Profissão Músico! Cuidado com Músicos ``farsantes`

Autor Mensagem
Ednilson Cafex
Veterano
# jul/04 · Editado por: Ednilson Cafex


Estamos no ano 2004. E por incrível que pareça, nos tempos de hoje, a profissão de músico está cada vez mais descaracterizada em nosso país. São tantos os dublês que aparecem por aí se intitulando músico que chego a ter pena dos que ralam pra caramba numa faculdade de Música para ter o diploma em mãos. Na coluna dessa semana gostaria de por em pauta a batalha de nós músicos nesse mercado. Mercado esse infestado de ``músicos farsantes`` que ocupam o lugar de quem estudou e se formou.

Recebo mensagens diariamente com pessoas que se consideram injustiçadas por terem talento, mas não reconhecido ao passo que outras que nem sequer estudaram estão no auge da fama. Pois é, antes de encararmos a profissão de músico no Brasil, devemos nos atentar para esse fato que é bastante comum acontecer. Infelizmente os dublês de músicos estão tirando espaço dos verdadeiros músicos. Isso é desanimador, visto que quem deseja entrar de cabeça nessa carreira acaba desistindo antes da hora por culpa do que relatei acima.

Mas ponho em questão o seguinte: será que não é preciso estudar e trabalhar mais pra ser músico? Eu tenho uma opinião pessoal, mas claro que estamos numa democracia e cabe cada um achar o que seria melhor seguir. Acredito que o músico que quer ser alguém na vida deva seguir exemplos dos caras que batalham muito. Imagine se Carlos Bala, baterista de Djavan, não tivesse estudado a beça e tivesse vivido apenas na ilusão de ser famoso? Mas não. Bala estudou pacas, tocou em banda de baile, tocou com pessoas boas, ruins, e hoje está aí. Esse é o verdadeiro músico.

Vamos pensar em ser músico como uma pessoa que quer ser engenheiro: precisamos ter a vontade, estudar muito, trabalhar - muitas vezes ganhando o normal de alguém em início de carreira, ou seja quase nada - e aquela pequena dose de sorte. Vamos pensar mais nisso como uma fórmula de sucesso em vez de ficar se lamentando pelo que os outros estão fazendo. Sei que é revoltante ver, na crista da onda, algum cantor que não sabe sequer ler uma partitura ou tocar um instrumento, se dizendo músico por aí. Mas lembre-se: Se já estudando e ralando continua difiícil, imagina se ficarmos parados no tempo e no espaço observando esses fatos acontecerem seguidamente? Temos que responder no campo de trabalho. Invista em sua carreira de músico. Não abandone ela por causa desses detalhes que mancham a imagem dessa profissão.

Cabe a nós, músicos, começarmos a debater para achar soluções aos nossos problemas. Caso contrário, é inevitável que sejamos vítimas de nossa própria ignorância social. Temos que entrar nessa profissão de cabeça erguida. Estudar e se aprofundar é preciso. Não deixe com que esses exemplos negativos se transformem em um espelho em sua carreira. Um dia teremos esse reconhecimento e quando ele chegar estaremos prontos para o sucesso.

Até a próxima, isso foi para quem ralou numa faculdade que nem eu que ás vezes eu fico indignado com músicos farsantes ou seja, muitas vezes músicos ``MIDI``.

Wolfram
Veterano
# jul/04
· votar


Concordo em parte com você, tem gente que nasceu com o dom musical cara...sou baixista e posso citar o Billy Sheehan por exemplo, ele é muito bom e não entende quase nada de teoria

Zedin
Veterano
# jul/04
· votar


A teoria importa para os que se importam com ela. Os autodidatas não perdem em nada o seu dom.

Soulface
Veterano
# jul/04
· votar


Mas toda regra tem sua exceção...
Agora eu não sei, mas até uns tempos atrás. o Gabriel "O Pensador" não sabia tocar um instrumento sequer. E no entanto, os trabalhos dele merecem muito respeito na minha opinião.

MacCa
Veterano
# jul/04 · Editado por: MacCa
· votar


Eu concordo que o estudar é fundamental na música, mas tem nuito músico talentoso, que estudou por outros meios (não em faculdade), e sabe muito por métodos empíricos, e eles não podem ser desprezados.

king_arthur
Veterano
# jul/04
· votar


MacCa
concordo... hoje em dia nao precisa ter faculdade pra ser musico...

mas tb nao podemos confundir um guitarrista, cantor, tecladista, baixista, baterista ou gaitista(acho que nao esqueci d ninguem, nao quero comete injustica) que estudou a vida toda seu instrumento, mas nao fez faculdade de musica pra ter outra opcao caso nao der certo de jeito nenhum... com um mc serginho da vida... pra esses cara que leem partitura e tal e tal, os dois sao a mesma merda e nao eh por ai nao...

outra injustica cometida eh nao considerar bateristas ou percussionistas musicos... nao vo nega que no inicio ateh eu era assim, mas pensei bem e vi que nao era por ai... imaginem um baterista... esse cara estudou tanto quanto qualquer outro ai... ele merece um prestigio... o q eh musica sem percussao?? eu comecei a pensa nisso e minha visao comeco a muda, comeco a se expandi... nao tenho mais aquela visao reta de cavalo guiado... eu olho para os lados agora...

Arthur Barlow
Veterano
# jul/04
· votar


pra ser musico num precisa fazer faculdade de musica
mas comeco a minha no ano q vem

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


nada a ver, a arte não está restrita aos bancos escolares.

CIERAIS
Veterano
# jul/04 · Editado por: CIERAIS
· votar


as pessoas(musicos) tambem precisam saber diferenciar musica =sucesso/fama
um bom profissional não precisa ser famoso e aparecer na TV
ser feliz na musica não é só arrastar multidões e sim o respeito de profissionais da area ou não, que ai sim justifica um bom profissional.
é muito mais q isso!

marcioazzarini
Veterano
# jul/04
· votar


Eu me considero músico... Apesar de não ter profundos conhecimentos teóricos, muito menos um diploma de músico (apenas em Análise de Sistemas), já tirei alguma grana com a música, e me dedico ao máximo em meu instrumento e a música como um todo.

a arte não está restrita aos bancos escolares.

Sincero
Veterano
# jul/04
· votar


Eu acho que se vc quer lecionar musica, vc tem que fazer faculdade ou algum curso para poder lecionar. A teoria musical tem sua importância sim, pode não ser o mais importante, mas se vc tem uma boa noção de teoria vc já está bem encaminhado. Eu vejo o mercado de trabalho para o musico da seguinte forma: Vc pode acompanhar os cantores que estão fazendo sucesso; Vc pode montar bandas de baile (que ganham um dinheiro bom); Vc pode trabalhar fazendo arranjos em estudios, jingles e etc. Bem, tem um mercado considerável para o músico, mas dificilmente eu vi um musico que não sabia ler partitura se dando bem na música. Não to dizendo que é impossível, mas é mais dificil.
Só estou alertando para aqueles que acham que teoria não é tão necessária assim, que dependendo de como vc quer ganhar dinheiro com a música, precisa aprofundar os conhecimentos. Já perdi alguns trabalhos bons por não saber ler uma partitura, agora estou correndo atrás do tempo perdido.

Se vc tem facilidade de aprender teoria sozinho, ótimo continue estudando, mas se vc notar que está começando a "travar" no estudo, procure alguém que possa ajudar ou até mesmo uma escola de música, isso não é motivo pra se sentir rebaixado.

CIERAIS
Veterano
# jul/04
· votar


Sincero
verdade.....mera ilusão

enquanto um musico estuda sozinho existe milhares com mesmo talento e até mais que o seu por ai estudando dia e noite.
não existe musico q sai tocando e aprende tudo sozinho(muito raro) ....talento e tecnica auxiliada com bons professores são essenciais para uma formação COMPLETA.......e não meia boca!

Sincero
Veterano
# jul/04
· votar


CIERAIS
Exatamente, mas não podemos dizer que não exista com certeza, mas é muito dificil vc aprender teoria sozinho, pois não vai ter quem falar pra vc, o q vc acerta e o q vc erra.
Bem eu prefiro estar estudando no conservatório, pois já cansei de ficar quebarndo a cabeça estudando sozinho (antes de entrar no conservatório estudei 6 anos sozinho)

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


eu estudo sozinho desde 1987. meu primeiro violão eu peguei na argentina, era de um guerilheiro morto pela ditadura, irmão da minha mulher.

tive que parar pra terminar a faculdade de direito, fiquei mais de 6 anos sem pegar na viola.

voltei a poucos anos com o maior gáz, pois já não estava passando fome e sem ter onde morar. Graças à advocacia.
quer dizer que não posso ganhar dinheiro com minha arte por não ter faculdade de música?

sei não.

Sincero
Veterano
# jul/04 · Editado por: Sincero
· votar


Claudio Natureza
Não digo que vc não possa ganhar dinheiro sem faculdade, como tb vc não precisa ter uma faculdade para ser bom músico, mas por experiência própia sem conhecimento dificilmente vc se consolida no meio musical. Quem fica tem que ser muito bom, e geralmente os melhores são os que mais estudaram. Mas ai vai de cada um trilhar seu caminho...

Só que o fato de eu querer estudar, não me torna menos artista

AgSarola
Veterano
# jul/04
· votar


Na vida existem músicos e tocadores e cantadores!!! Músicos são muito poucos, tem que ter dom, estudo, esforço com em qualquer profissão... Tocadores e cantadores são aqueles que levam por diversão... as vezes fazem até sucesso.... mas o conteúdo e profundidade da obra são razos....

AgSarola
Veterano
# jul/04
· votar


Música é arte... ser estudado ajuda muito... mas não define nada.... sem estudo pode também ser um excelente músico.... Na arte vale o talento e lógico que um estudo formal ou não tem que fazer parte!!!

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


Esta é uma questão delicada. Conheço pessoas que fazem trabalhos de engenharia civil e arquitetura e no entanto não são consideradas nem engenheiro nem arquiteto, por não ter formação acadêmica, pois a maioria delas tem até o 1° gráu apenas. Na música seria diferente? Não sei. Você conseguiria um emprego de professor de música em alguma faculdade, sem ter o diploma de "Músico"? São coisas pra gente pensar. Eu pelo menos não me considero "Músico", só porque toco Chopin, Bach, Carcassi ou Dilermando Reis no violão. Espero não polemizar. Esta é a MINHA opinião.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


dou maior valor a quem estuda, mas na música popular, assim como na arte naif, dá pra colocar sentimento e construir lindas melodias sem muita técnica, há espaço para todos, pena que muitos que estudam pra caralho se vendem à péssima música e muitos que não têm o menor talento e nenhum estudo conseguem se sobressair.

mas, insisto, em se tratando de arte, o academicismo não reina sozinho.

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


dá pra colocar sentimento e construir lindas melodias sem muita técni

Concordo plenamente

pena que muitos que estudam pra caralho se vendem à péssima música

Concordo plenamente

e muitos que não têm o menor talento e nenhum estudo conseguem se sobressair.

Concordo plenamente

em se tratando de arte, o academicismo não reina sozinho

Concordo plenamente

Mas a questão é: Eu posso sair por aí fazendo propaganda de que sou músico, simplesmente porque toco violão e entendo de teoria musical, sem realmente ter um diploma desta disciplina?

Zedin
Veterano
# jul/04
· votar


nada a ver, a arte não está restrita aos bancos escolares.
Música é arte...

Não me rotulo como "Músico". Estudei teoria, mas muito pouco... Resolvi ser autodidata, mas acho q esse "pouco" que estudei contribuiu muito para eu poder ser um "autodidata" hoje. É muito difícel você ser um autodidata totalmente sem nunca alguém lhe ter ensinado alguma coisa. Umas das coisas que encontro dificuldade é a questão de ler e escrever partituras. Tenhu várias músicas, e para registrá-las preciso de algum profissional que escreva elas.
Mas sou totalmente contra teoria, acho q a arte devia fluir naturalmente... Mas como a sociedade exige conhecimentos e existem muitos que se dedicam totalmente aos estudos, rechonheço que fazem isso pq realmente amam aquilo, dou grande valor a essas pessoas também.

Sincero
Veterano
# jul/04
· votar


Zedin
Ok, então você vai ter que pagar para alguém poder escrever suas músicas, caso vc tenha que registrar.

O que não entendo é só pq um cara estuda teoria ele não possa fazer com que a musica flua com sentimento. Teoria não mata a composição, alías ajuda e muito.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


Mas a questão é: Eu posso sair por aí fazendo propaganda de que sou músico, simplesmente porque toco violão e entendo de teoria musical, sem realmente ter um diploma desta disciplina?

o que vc apoia chama-se "reserva de mercado", e normalmente nas carreiras que envolvem a arte, não existe.

vc para ser bailarino (ops), não precisa de faculdade de dança.

vc para ser artista plástico, não precisa de faculdade de belas artes.

assim como o músico não precisa ter diploma de faculdade de música.

se o que vc defende fosse acolhido pela lei, a arte seria castrada, por isso a diferença para a engenharia, a medicina, a advocacia, que não são arte e lidam com valores como a saúde, a vida e a liberdade alheia.

Além do que, a reserva de mercado tem a ver com a sociologia, quem está no poder protege futura profissão dos seus descendentes e de seu grupo social.

afinal, a maioria dos filhos dos ricos se dirige para essas profissões.

até há bem pouco tempo, o músico era considerado um marginal, assim como o ator.

vc tem todo o direito de defender sua profissão.

mas, eu sou a favor da arte livre.

Sincero
Veterano
# jul/04
· votar


Claudio Natureza
ok, mas uma coisa que muito mas além que isso. Antes de vc ter um diploma, vc tem que ser muito bom no que faz, não que só por que um cara fez faculdade ele seja automaticamente melhor do que um outro que não fez, mas o cara vai ter um conheceimento consideravel.

Eu estudo música, já fui autodidata e cheguei num patamar que não avançava. Procurei uma escola e vi que se tivesse começado a estudar muito antes eu teria aproveitado mais. No fim do ano pretendo prestar a minha faculdade de musica.

Se vc não precisa de teoria, ótimo torço muito por vc e espero que vc alcance todos os seus objetivos na arte da musica. Mas eu acho que preciso estudar, pelo menos para fazer o que eu quero na música.

A teoria e o estudo da musica podem não ser tudo na música, mas eles não podem ser descartados.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


concordo, se pudesse voltar no tempo eu nunca iria estudar direito, e sim música, mas, a vida me levou pra outro lado, hoje tá meio difícil estudar com alguém, vou continuar com muita fé em mim e com a mente aberta pra ouvir pessoas como vcs.

Sincero
Veterano
# jul/04 · Editado por: Sincero
· votar


Então Viva a musica

Eduardo Henrique
Veterano
# jul/04
· votar


Ednilson Cafex

cara eu acho o seguinte não tem nd a ver soh pq tal pessoa não fez faculdade de musica ela é um "farçante" ou esta robando o lugar de quem fez soh pq fez é um musico DE VERDADE? ta certo que tem coisas que eu concidero mt ruim fazendo mt sucesso mais tem gosto pra td! acho que força de vontade vale mt mais do que um diploma na mão... eu acho... ;D

Soulface
o Gabriel "O Pensador" não sabia tocar um instrumento sequer. E no entanto, os trabalhos dele merecem muito respeito

o cara é inteligente pacas e no seu primeiro disco da pra ter uma noção do tannnto que ele batalho pra poder mostrar suas ideias força de vontade pura... tem letras dele que eu considero MT :D

MacCa
estudar é fundamental na música, mas tem nuito músico talentoso, que estudou por outros meios (não em faculdade), e sabe muito por métodos empíricos.

concordo! falo exatamente o que eu penso ;)

CIERAIS
as pessoas(musicos) tambem precisam saber diferenciar musica =sucesso/fama
um bom profissional não precisa ser famoso e aparecer na TV


concordooooo realmente ta mttt alem disso ;D

Sincero
se vc notar que está começando a "travar" no estudo, procure alguém que possa ajudar ou até mesmo uma escola de música, isso não é motivo pra se sentir rebaixado.

concordo.. bom exemplo de força de vontade =D

Claudio Natureza

parece filme no que vc disse do seu primeiro violão huaihai ;)

Zedin
Veterano
# jul/04 · Editado por: Zedin
· votar


O que não entendo é só pq um cara estuda teoria ele não possa fazer com que a musica flua com sentimento. Teoria não mata a composição, alías ajuda e muito

Concerteza ajuda muito, eh como falei no meu caso. E concerteza também o kra que estuda muito pode fazer com a música flua com sentimento como o autodidata, eu disse no sentido de compor sem ficar preso a regras tecnicas e talz, compor com espontaneidade sem saber o que está fazendo mesmo... deixar a arte fluir naturalmente, mas aí vai de cada um.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


parece filme no que vc disse do seu primeiro violão huaihai ;)

e o pior é que eu ainda quebrei o violão do irmão da mina no ventilador do trem...rs parece comédia, isso sim...rs

Al Majíd
Veterano
# jul/04
· votar


Sincero

Você falou uma coisa bem séria: Eu também sempre fui autodidata e fiquei estagnado em uma certa hora. O que me fez avançar mais, foi o fato de eu ter amizade com músicos formados e eles me deram muitos toques.

Teoria musical não tira inspiração e não mata a composição. Pelo contrário estudar teoria é como alfabetizar-se no mundo da música. Teoria e prática andam juntas. Imagine se um grande escritor, cheio de inspiração, não soubesse escrever o português, ou seja não soubesse se expressar pela palavra escrita? Ele teria que ditar a alguém tudo o que viesse em sua cabeça. A teoria certamente pode não ser tudo, mas depois que você consegue aprendê-la, percebe o quanto ela fazia falta. No caso do músico compositor e principalmente o músico instrumental, suas palavras escritas são as semibreves, as semínimas e colcheias. Seus pontos de aumento, seus ligados e suas pausas. Seus pizzicatos e suas quiálteras. Que seria de nós se não houvesse a teoria musical, a música propriamente escrita?? Quanta música boa e antiga, não conheceríamos hoje? Perderíamos Bach, Mozart, Beethoven, Vivaldi, Chopin.

Existem pessoas que conseguem assimilar bem a teoria e a prática sem precisar de professor. Mas são casos singulares.

E numa faculdade, se estuda música de forma profunda. Te ensina teoria, percepção musical e história da música. Te ajuda a desenvolver o ouvido.

E nada disso acaba ou limita com a inspiração. Pelo contrário, dá asas maiores a ela, para que possa voar mais alto.

Amplexos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Profissão Músico! Cuidado com Músicos ``farsantes`