Função social da música

Autor Mensagem
Claudio Natureza
Veterano
# jul/04 · Editado por: Moderador


ontem conheci uma dupla chamada Keops e Raoni, que são gêmeos e tocam uma espécie de hip hop acústico com influência de música nordestina.

os moleques têm letras muito enganjadas, falando sobre prostituição infantil, trabalho escravo, meninos de rua, mendigos.

confesso que mesmo com 44 anos, me senti influenciado pelos caras, que têm uma proposta de trabalho enganjado, com boas músicas e com uma proposta de atitude.

somos do rio, e aqui esses problemas geram muita violência e uma certa desesperança na galera. e me senti meio alienado perto dos caras, já que minha criação, apesar de ser também de protesto, é mais livre, fala de tudo.

pergunto: será que todos devem se voltar para uma revolução em suas atitudes e em sua arte, ou devemos permanecer como meros espectadores de um drama que pode acabar nos atingindo?

yield
Veterano
# jul/04
· votar


Se o cara tiver talento pra fazer musica de protesto, como o Rage against the machine, algumas do pearl jam ou o rappa tudo bem, não pode ser é uma coisa forçada que nem tem uns por aí.

hell_
Veterano
# jul/04
· votar


:) humf... odeio musicas que falam da realidade... pra mim algumas realidades deveriam ser escondidas mesmo hEAIUOEhAUE

gustavo macaco
Veterano
# jul/04
· votar


eu acho do caralho.

coisas como "burguesia", "brasil", "o tempo não pára" do cazuza; "sapato 36" do raul; "perfeição" e "que país é este?" do renato; "o que sobrou do céu" e "me deixa" do yuka realmente valem a pena não só pela música, mas principalmente pelas letras.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


:) humf... odeio musicas que falam da realidade... pra mim algumas realidades deveriam ser escondidas mesmo hEAIUOEhAUE

é impossível fugir da realidade, ainda mais quando éssa realidade atinge a todos, sem exceção.

aqui no rio neguinho sai de casa sem saber se volta, se vai ser vítima do bandido ou da polícia, ou de uma bala perdida.

eu acho isso triste, e a fuga pra outra cidade é covardia, ainda mais quando a outra cidade daqui há anos vai sofrer do mesmo mal. dou maior apoio às músicas enganjadas, mas não gosto de "tolher" minha criação.

perguntaram a um dos gêmeos o por que de fazerm músicas tão tristes, algumas delas pesadas, e por que não "falavam de amor" a resposta deles foi que falavam sim de amor, amor ao próximo.

hell_
Veterano
# jul/04
· votar


ah eu odeio cara... esses protestos pra mim tao mto manjados =| tpo o objetivo de conseguir melhores condições através da musica... nunca foi atingido

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


vc conhece o afroreggae? é um projeto baseado na educação e na profissionalização através da música, talvez o que esteja manjado seja o protesto genérico, mas, acho que denunciar problemas localizados, que não são de conhecimento das massas, como trabalho infantil, a falta de proteção ao menor, a atração que o tráfico exerce sobre crianças, coisas assim, que são parte da realidade que muitos insistem em não ver, seja importante sim, afinal, vc não tem esperança num mundo melhor?

hell_
Veterano
# jul/04
· votar


ah... ja esses projetos funcionam
+ tpo eu me refiro a letras de musicas... n adiantam nada cara... =(
e sinceramente, nao creio em um mundo melhor =P

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


que isso velho, não seja tão pessimista, o negócio é lutar contra esa porra toda, pelo menos na atitude, ou participando através de projetos. vc é músico, tem o poder de conscientizar nas mãos! vá a luta.

gustavo macaco
Veterano
# jul/04
· votar


o rappa tem uns projetos sociais bem legais junto á ong fases (ou phases? nao sei) no rio de janeiro. a questão nao é so a letra, mas o que se faz pra ajudar além disso.

hell_
Veterano
# jul/04
· votar


ah sei lah =/ eu nao creio mto... n tenho fé... =/

stratopeido
Veterano
# jul/04
· votar


acho legal a iniciativa mas eu pelo menos quando ouço musica eh pra desligar mesmo.. ja bastam esses programas estilo do Datena pra saber oq e realidade.. realidade ta ai, pelo menos pra mim musica eh pra sair da realidade.. igual jethro tull, vc ouve thick as a brick se for analizar as letras o kra ta xingando meio milhao, mas como ninguem entende porra nenhuma do q ele fala vc acaba esquecendo da letra, e viaja na melodia da musica..

Sincero
Veterano
# jul/04
· votar


Na minha opinião poderia se educar com música. Não sair metendo o pau no sistema falando que isso aqui tá errado, mas não apontando e dando uma dica do que seria certo, como alguns fazem por ai.

Acho assim, função social é de todo cidadão que pode colaborar. Musica é arte e entreterimento, usar a musica pra educar e formar um cidadão e não usar a musica como porta estandarte de protestos sem sentido. Tipo o Rappa, tem sua músicas de protesto mas além disso eles fazem seu papel social com a comunidade.
Precisamos mais é de cidadãos e governantes concientes e menos músicos de protesto, que protestam apenas para vender o própio jabá.

sandra
Veterano
# jul/04
· votar


A música tem uma função importantíssima na nossa vida, encontre um só brasilero que não goste dela...
Apóio completamente atitudes de bandas como O Rappa & cia ltda, não dá pra esconder a realidade, mas também não dá pra sair quebrando o cacete por aí...
Com certeza, é mil vezes preferível fazer música falando da realidade social do que fazer música pra ficar esfregando a bunda na câmera do "Domingo Legal" ou pra expôr aquelas "coisas" horrorosas tipo "Lacraias e Serginhos", "Cachorras preparadas", "Tchans" e todo aquele lixo dominical que a gente tem na televisão brasileira, que dá vontade de vomitar...sinceramente, eu acho que eu ganharia um infarto c tivesse que passar um domingo assistindo aquela enxurrada de merda da tv aberta...
O brabo é que hj no Brasil qualquer bestão que saiba gritar "vai lacraia", "vem meu cachorrinho (a puta da sua dona) tá chamando" e conseguir juntar R$1000 (muitas vezes ainda roubando) grava cd e se acha artista....
Isso me dá nojo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O mais pior de ruim de tudo são os brasileiros que se prestam a ir até o camelô comprar cd pirata das bandas de verdade.......
Ateh vou parar de escrever pq eu já me indignei demais por hora.....hehe

stratopeido
Veterano
# jul/04
· votar


sandra

nossa, quanto odio em seu coraçao

TASIVA
Veterano
# jul/04
· votar


sandra
nem musica de verdade se vende em camelô...ja reparou..tmb os caras tem a abaixar um cadinho o preço do cd neh....

sandra
Veterano
# jul/04
· votar


stratopeido
Capaiz, mas tb tem muito amor aqui dentro do meu coraçãozinho, naum precisa ficar com medo...

stratopeido
Veterano
# jul/04
· votar


sandra

;*

sandra
Veterano
# jul/04
· votar


TASIVA
Pois eh, mas isso eh pela exploração das gravadoras, por isso o cd fica assim caro...

TASIVA
Veterano
# jul/04
· votar


sandra
sim quem recebe mais eh a gravadora....concerteza...eu acho q devia explorar menos....pq um dia um vi um cd por 103 e 7 centavos....porra...daqui a pouco ja taum bocoitando tudo....e o camelô vai ficar bilhonario....ele vendo por 5 reais...um cd de 50...60...reais neh...

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


estou saindo agora para uma reunião com OS "EXECUTIVOS" DA sony, além de amigo da dupla que falei, sou advogado deles, e eles assinaram com a sony por quatro anos para a gravação e distribuição de 4 cds. já se passaram 1 ano e 8 meses e nada, vou com o pai dos caras dar uma dura neles, se não se comprometerem a gravar um cd até o final do segundo ano, vou rescindir o contrato e entrar com uma ação por perdas e danos, eles alegam que estão duros, mas gravam umas bostas comerciais que só fazem deseducar o povo, a escrota da empresária, que já foi empresária da Ana Carolina e da Cássia Eller, eu já consegui tirar da reta, pois a muquirana só quer ganhar com a arte alheia e não coloca um centavo no trabalho. nossa intenção é livrar os garotos (16 anos) dessa corja de vampiro fdp e possibilitar que eles façam um trabalho enganjado e independente, chega de gravadora multinacional atrapalhando a arte brasileira, chega de empresário safado, a hora é essa, como disse o Lobão ontem no circo voador, chegou a hora da verdadeira música tomar conta do seu destino...fuiiiii.

gustavo macaco
Veterano
# jul/04
· votar


Claudio Natureza
o lobao tem um puta trabalho legal nesse sentido cara. ele ta dexando mto neguinho de gravadora incomodado.

sandra
Veterano
# jul/04
· votar


TASIVA
Eh verdade, isso eh muito triste, assim o pessoal vai comprar cd original do bonde do tigrão por 15 pila...

edegard
Veterano
# jul/04
· votar


po velho, ta td errado! naum eh soh musica naum, a TV eh a pior merda q existe! a mtv ateh tenta fazer uns projetos legais, tem ateh uma propaganda deles q diz pra vc desligar a Tv e ir ler um livro... pode ser ateh hipocrisia, mas memo assim vc naum ve a globo ou o sbt fazer isso...
como eh q naum vao comprar cd no camelo? quem paga 30 reais num cd NACIONAL? os internacionais sao bem mais caros...
agora, a respeito das letras, ja eh foda sair na rua correndo e com medo, ai qdo chego em casa vou ouvir a mema merda q passei na rua? quero ouvir alguma coisa pra relaxar neh...

sandra
Veterano
# jul/04
· votar


edegard
Claro que tem que haver músicas que falem de coisas boas, que inspirem o coração, que falem do amor, que embelezem a vida, mas da realidade naum dá pra fugir...

Grosskopf
Veterano
# jul/04
· votar


Muito bom tópico!
Esse ano na faculdade precisei apresentar um trabalho sobre o Hip-Hop, então tive oportunidade de conhecer um pouco mais desse movimento, lendo inclusive o "Livro Vermelho do Hip-Hop" (não me lembro o nome do autor) que está disponivel online em algum site sobre Hip-Hop, se me lembrar qual, coloco aqui o link! Antes achava o Hip-Hop completamente estupido, mas minhas idéias mudaram! E acontece que o consumidor de albuns de Rap, é muito mais consciente que até o consumidor de albuns de Metal, o que me espantou foi a preferencia desse publico por almbus de bandas nacionais, ao inves de buscar o artista estrangeiro!
Sobre a arte engajada e não engajada, sempre vai ter os contra e os a favor, isso é certo, acontece que um mundo como o nosso hoje, é quase impossivel não usar letras de música como protesto, pois a alienação é tão grande que é dificil sobreviver ao meio desse pessoal "malhação" (telenovela = doutrina global)! Numa aula um professor passou um texto sobre a vida de um autor cubano, também não me lembro o nome do sujeito, mas foi ele que escreveu as estrofes de "guantanamera" que mais tarde virou musica! E esse cara na minha opinião é um simbolo de arte engajada bem feita, assim que recomeçar as aulas eu tenho como colocar o nome do sujeito!
Me desculpem, falar que na Mtv passa algo perto do que podemos chamar de educativo, é idiotice!

Grosskopf
Veterano
# jul/04
· votar


Muito bom tópico!
Esse ano na faculdade precisei apresentar um trabalho sobre o Hip-Hop, então tive oportunidade de conhecer um pouco mais desse movimento, lendo inclusive o "Livro Vermelho do Hip-Hop" (não me lembro o nome do autor) que está disponivel online em algum site sobre Hip-Hop, se me lembrar qual, coloco aqui o link! Antes achava o Hip-Hop completamente estupido, mas minhas idéias mudaram! E acontece que o consumidor de albuns de Rap, é muito mais consciente que até o consumidor de albuns de Metal, o que me espantou foi a preferencia desse publico por almbus de bandas nacionais, ao inves de buscar o artista estrangeiro!
Sobre a arte engajada e não engajada, sempre vai ter os contra e os a favor, isso é certo, acontece que um mundo como o nosso hoje, é quase impossivel não usar letras de música como protesto, pois a alienação é tão grande que é dificil sobreviver ao meio desse pessoal "malhação" (telenovela = doutrina global)! Numa aula um professor passou um texto sobre a vida de um autor cubano, também não me lembro o nome do sujeito, mas foi ele que escreveu as estrofes de "guantanamera" que mais tarde virou musica! E esse cara na minha opinião é um simbolo de arte engajada bem feita, assim que recomeçar as aulas eu tenho como colocar o nome do sujeito!
Me desculpem, falar que na Mtv passa algo perto do que podemos chamar de educativo, é idiotice!

Claudio Natureza
Veterano
# jul/04
· votar


a arte é livre, mas o homem precisa lutar para ser.

CIERAIS
Veterano
# jul/04
· votar


as pessoas reclamam das gravadoras mas só procuram artistas desse meio....e qdo formam bandas, fazem cópia daquilo o q querem fugir....
A nossa geração MTV mete o pau naquilo o q acham de má qualidade e consomem um produto pior ainda,achando q aquilo é musica...as pessoas(alguns musicos) precisam aprender q musica não se define a um ritmo ou movimento....e procurar conhecer coisas diferentes e não se fechar em seu proprio mundo sem argumentos.

qdo falamos em musicas tocamos em um assunto importante a todos: que é a nossa cultura e identidade.
respeitando cada um o espaço do outro!

marcioazzarini
Veterano
# jul/04
· votar


Claudio Natureza
Parabéns pelo tópico!

Acho q não é só em letras q podemos nos espelhar, mas através de atitudes. Uma pessoa num palco com um microfone na mão tem muito mais poder do que podemos imaginar, e se souber extraír algo de positivo disso, melhor ainda. Mas não adianta nada só falar. Atitude deve estar no dia a dia.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Função social da música