Afinal, o que é qualidade? (post longo)

Autor Mensagem
Fencer
Veterano
# fev/04 · Editado por: Fencer


Sabem o que me intriga mesmo?

Não é raro ver pessoas acostumadas a tomar vinhos de baixa qualidade - produzidos com as chamadas uvas viníferas, que não são as varietais clássicas utilizadas na vinicultura como a Cabernet Sauvignon, a Merlot e outras mais - rejeitarem o sabor de uma bebida mais apurada.

Não é raro ver pessoas acostumadas à arte figurativa rejeitarem a beleza de algum abstracionismo ou mesmo a força de expressão de um quadro cubista.

Não é raro ver pessoas acostumadas a uma literatura mais rasa - como os livros de Paulo Coelho ou da série Harry Potter - rejeitarem os grandes clássicos da litratura que atravessaram séculos sempre atuais.

Não é raro ver pessoas acostumadas a essa música que se baseia mais no aspecto de entretenimento barato do que em padrões estéticos mais elevados rejeitarem a complexidade do jazz, da bossa nova, do heavy metal ou até mesmo de qualquer música instrumental.

Isso me leva a pensar: Não é um paradoxo que as coisas boas sejam rejeitadas? Não é da natureza humana escolher sempre o melhor?

A única explicação que eu encontro para isso é que antes de escolher o melhor, as pessoas preferem escolher o mais fácil: um vinho que tenha apenas gosto de uva e álcool, um quadro em que um pombo seja um pombo e nada mais, um livro que traga somente as respostas e não as perguntas e uma música que as façam bater o pé ao som de um ritmo qualquer enquanto suas cabeças estão em outro lugar qualquer.

Eu fico com a pergunta: serão qualidade e simplicidade duas palavras incapazes de coexistir na mesma frase? Ou o conceito que corriqueiramente temos da palavra qualidade é que precisa ser revisto?

Só estou provocando um pouco...

Keep rocking!

Unknown
Veterano
# fev/04
· votar


Qualidade significa satisfazer o consumidor... Assim sendo, é uma coisa pessoal, o que implica consequentemente que, caso a pessoa goste do sabor de uva e álcool, isto terá qualidade para ela...

Não é um paradoxo que as coisas boas sejam rejeitadas?

Gosto é pessoal... O seu "coisas boas" pode ser "coisa ruim" para fulano... Você tá certo? Sim e não... É bom pra você, mas não quer dizer que tenha que ser bom para os outros... Se todo mundo gostasse de uma coisa só seria chato pra caramba...

Rider on the storm
Veterano
# fev/04 · Editado por: Rider on the storm
· votar


Muito bem pensado esse topico, uma explicação para isto talvez esteja no fato da maioria das pessoas, pelo menos no Brasil, viverem em condições precárias, o que as força na luta pela sobrevivência a abrir mão da cultura, um exemplo disso é que é realmente uma árdua tarefa encontrar em favelas alguém q goste de arte, literatura, ou até mesmo rock. Não por culpa deles, mais sim pelo ambiente inóspito, em que tudo que conhecem é o que passa no programa do ratinho ou na novela. Talvez o dia em que a mídia tiver interesse real em educar o povo e mostrar cultura ao povão independente do ibope as coisas possam começar a mudar .

the_paranoid
Veterano
# fev/04
· votar


Fencer
eh cara, como o Unknown disse a qualidade em algumas vezes eh por gosto, e isso eh diferente d pessoa pra pessoa

Soulface
Veterano
# fev/04
· votar


(post longo)
hauheuaheuaeheuheuheauaheueahaeua!

Fencer
Isso é justamente oq me intriga. Afinal, qualidade é o q é melhor ou o q achamos ser melhor? E seguindo a mesma filosofia de pensamento, qualidade seria o mesmo q facilidade?
É óbvio q cada pessoa vê e sente as coisas do seu jeito, e por isso tenham gostos e convicções diferentes. Mas é certo esperar q outras pessoas passem a pensar como vc? Como eu sempre falo aki, oq é bom pra uma pessoa pode não ser para outra.
Eu acho q o equívoco é associar a qualidade à prática, ao impacto q isso causa sobre a massa. E não á escência (escrevi certo isso?), à teoria, ao verdadeiro sentido da palavra "sentimento".

Rider on the storm
Veterano
# fev/04
· votar


Eu acho que não é tão simples dizer que ''gosto é gosto'', pois se fosse assim, e as pessoas gostassem aleatoriamente das coisas independente da qualidade, seria coincidência a maioria das pessoas de classes C e D gostarem de pagode e naum rock ? Tenho essa duvida, eu acho que o que falta é oportunidade e acesso

Soulface
Veterano
# fev/04
· votar


seria coincidência a maioria das pessoas de classes C e D gostarem de pagode e naum rock
Isso pra mim é nada mais doq a influência do meio em q vivem.

the_paranoid
Veterano
# fev/04
· votar


eria coincidência a maioria das pessoas de classes C e D gostarem de pagode e naum rock ?
bom cara, eu achu q enqnt somos bebes tudo q nos associamos em otras pessoas, na televisao etc, fica na nossa mente e apartir dessas coisas q aprendemos eh da onde tiramos nossa formação como pessoas, lógicu estamos sempre em constante aprendizado, mas o principal ocorre ateh a adolescencia, pois depois dela eh dificil ver alguem mudando totalmente o geito d ser. eh mais uma questão de influencia. no meu ponto de vista...

Fencer
Veterano
# fev/04 · Editado por: Fencer
· votar


Soulface

É... já coloquei uma placa na porta dizendo que o post era longo para deixar a turma mais apressada de sobreaviso.


Rider on the storm

A qualidade é mais facilmente mensurável em outros produtos que não os culturais. Uma cadeira produzida com material inferior, com acabamento de segunda e estofada com trapos é indiscutivelmente uma cadeira de menor qualidade do que outra construída em madeira nobre, com acabamento bem lapidado e estofada com espuma.

Mesmo quando as pessoas não têm acesso - poder aquisitivo - para comprar um móvel como esse, elas sabem, instintivamente, que a segunda cadeira é melhor.

Já isso não acontece com a música, entende meu ponto? Eu não entendo é o por que de as pessoas não se apaixonarem imediatamente pelo que convencionamos chamar música de qualidade. Isso não deveria precisar ser conquistado... ensinado... deveria ser tão automático quanto a escolha da segunda cadeira.

É isso que me faz questionar, às vezes, se realmente se pode falar em música de qualidade, embora eu me recuse a colocar Ron Carter e MC Serginho no mesmo barco.

Que te parece?

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/04
· votar


Ah, isso é bem delicado, acho que cada pessoa tem sua definição de qualidade.
É aquela velha história do "hero, or a zero?" Só muda uma consoante mas faz muita diferença.
O que pode ser uma coisa ótima para um, pode não ser para outro.

A qualidade sempre existiu. Para cada pessoa, no próprio universo que gira em torno da cabeça dela. Doistovsky fez livros para pessoas que acham que ele é bom. Essas pessoas veem que ele tem qualidade. Mas essas mesmas pessoas podem achar que Bukowsky é apenas mais um velho bebado fanfarrão, que não tinha nada de poético. E o contrário pode acontecer tambem, da pessoas adorar bukowsky e desprezar doistovsky.

Depende muito. Acho que cada pessoa tem o direito de gostar do que quiser. Eu não sou melhor do que um cara que ouve eguinha pocotó, e muito menos ele é melhor que eu.

A diferença é o jeito que a pessoa encara a pintura, a arte ou a música. Um pode ver um quadro impressionista apenas como um monte de borrões desconexos. Um cara que gosta de arte pode gostar daqueles borrões e achar genial.

Mas ainda acho que o povo é muito preguiçoso mesmo para se aprofundar. usando um exemplo mais atual, e moderno temos o fotolog, que para mim, o dono de fotolog não deixa de ser um blogueiro preguiçoso, que por não ter vontade de fazer textos, poe fotos, que são muito mais fáceis de ele expressar o que ele quer dizer.

E teje dito.
Ou não.

(sei lá, devo ter falado um monte de merda, mas isso é culpa do maldito sucrilhos que eu comi agora.)

the_paranoid
Veterano
# fev/04
· votar


Fencer
eh q uma cadeira eh uma coisa mais material, uma coisa fisica, vc procura um estado de discanso nela. jah na musica eh uma coisa feita para agradar seu cerebro, por algum motivo, alegria, relaxamento, acompanhamento, trizteza etc. em alguns casos musica representa em nosso cerebro uma questao sub-consciente, pelo fato de vc escutar musica ou ir num show cheio de gente t vm o bm estar de estar com pessoas e vc pode associar diretamente (no subconciente) musica com a alegria d estar com amigos. o cerebro eh algo mais complicado de se agradar

Bruce_Dickinson
Veterano
# fev/04
· votar


Fencer (essência, valeu?)

Rider on the storm

Eu concordo, sempre tive uma convicção de que o meu gosto pra certas coisas é mais "apurado" do que o dos outros; principalmente na música. Não dá pra acreditar que alguem ouça funk popular e ache melhor que rock, metal, blues ou jazz; e como eu disse em outro tópico, eu já tive uma fase pra todo ritmo, e parei no metal. Isso não foi uma evolução?

Rider on the storm
Veterano
# fev/04
· votar


Eu acho q isto ocorre por que pessoas sem acesso a internet, tv a cabo e outros meios, conhecem musicalmente apenas o que toca na rádio ou em programas de auditório que na sua maioria é um lixo, ou então o rap, q é a forma que esse povo encontrou de se expressar sem nenhum conhecimento de melodia, acordes ou afinacao. É impossivel alguém conhecer musica nessas condições, por isso q eu naum acho q gosto seja apenas gosto. É diferente de preferencia, como alguem prefirir PInk floyd a Led Zeppelin ou vice-versa, esse é o meu ponto de vista

Fencer
Veterano
# fev/04
· votar


Bruce_Dickinson

Não fui eu que escrevi escência, cara... foi o Soulface endereçando a mim.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/04
· votar


Mas tambem tem as pessoas estagnadas, que se recusam a mudar de opinião, tem aquele ditado "é próprio dos sábios mudar de opinião", mas essas pessoas não agem como tais.

Parece ser apelativo de mais um novo estilo de música diferente do que ela cresceu ouvindo.
Parece ser apelativo demais, pessoas diferente de vocês, com diferentes opiniões.
Parece ser apelativo demais uma vida com novas experiências.

A pessoa vive duma maneira que não fazem nada para sair daquilo. E nem pretendem fazer. Então vivem com as mesmas pessoas, na mesma rotina, com o mesmo pequeno grupinho, com as mesmas pequenas idéias.

(eu já to ficando louco, nem sei mais do que eu to falando, me ignorem ahah)

Fencer
Veterano
# fev/04
· votar


ServeTheServants

Larga essa tigela de sucrilhos, rapaz! Não foi pra isso que tua mãe te pôs no mundo!

Soulface
Veterano
# fev/04
· votar


Mas tambem tem as pessoas estagnadas, que se recusam a mudar de opinião
E tem akeles q mudam rapidamente pra não se sentirem do lado de fora.

Fencer
Veterano
# fev/04
· votar


Soulface

Se forçarmos um pouco a barra essa própria mudança constante para se adaptar a um grupo não deixa de ser estagnação, como disse o Serve...

Soulface
Veterano
# fev/04
· votar


Fencer
E na minha opinião, aki mesmo no fórum tá cheio de neguinho assim. Não estou criticando ninguém, uma vez q isso se tornou tão normal q não é visto como defeito.

Rider on the storm
Veterano
# fev/04 · Editado por: Rider on the storm
· votar


Fencer

Meu ultimo post eu tinha feito sem ler o seu argumento da cadeira. Fizesse eu refletir .

Voce escreve para alguma revista ?


Bom ai vai a minha opiniao

As pessoas escolhem a cadeira mais bela e ornamentada pois tem noção do que é chique, alinhado e de bom gosto, pelo que aprendem vendo a novelas da rede globo em que sempre tem uma família rica na historia. O mesmo não ocorre com a música, pois o som tem algo viciante, sempre que uma pessoa começa a escutar determinada musica por muito tempo esta acaba lhe soando agradável, e depois de um tempo enjoativa, principalmente quando a qualidade é questionavel, existem estudos cientificos nesse campo. Talvez por isso o pagode, o funk, axé, e todas essas ondas passageiras bomabardeadas pela mídia de tempos em tempos tem data de validade muito perecivel. Que lhe parece?

Eu não vejo outra explicação que não seja essa, ou a falta de acesso para alguem prefirir a eguinha pocotó a wish you were here por exemplo

Fencer
Veterano
# fev/04 · Editado por: Fencer
· votar


Rider on the storm

Concordo... Os sentidos são muito volúveis mesmo, e isso nos concede essa dádiva (maldição?) de nos acostumarmos a qualquer coisa na vida.

Mas esse movimento de grandes ondas que explodem, saturam e morrem nem diz respeito apenas ao gosto popular. Dentro de todos os estilos musicais isso também acontece: temos a época do heavy com guitarras galopantes, e a época de bases mais fraseadas... no jazz vamos ter grandes ondas de walking bass, outras em que as linhas mais complexas vão reinar absolutas.

É certo que o ouvido se acostuma a determinados padrões melódicos, ou harmônicos mas em oposição a essa capacidade de se acostumar, temos também aquela outra, que nos faz andar para a frente, que é a de nunca estarmos satisfeitos com as coisas.

Talvez isso tenha ficado enraizado na essência do homem desde a época em que todos os povos eram nômades: mudanças nos são necessárias.

Mesmo para os estagnados...

(E não... não escrevo para qualquer lugar, exceto para um pseudoblog que tenho. Viver de palavras é quase tão impossível quanto de música por aqui, parceiro, e alguém precisa pagar o aluguel).

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/04
· votar


Fencer
Passa o endereço do blog ai _o/

Fencer
Veterano
# fev/04 · Editado por: Fencer
· votar


ServeTheServants

Assim, na frente de todo mundo? Não... vocês vão ficar sabendo muitas coisas da minha vida para usar contra mim no tribunal. Um dia eu te conto...

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/04
· votar


Fencer
Ahaha, ok então ... mas eu vou cobrar hein.

Soulface
Veterano
# fev/04
· votar


Um dia eu te conto...
Q lindo isso... (c liga cara, isso é um tópico sério e vc vem com essas piadinhas)

Fencer
Veterano
# fev/04
· votar


Soulface

Sério? Sério mesmo é leão-de-chácara de bailão, cara. Se eu fosse levar as coisas a sério estaria escrevendo de um cyber-café no hospício.

Soulface
Veterano
# fev/04
· votar


Fencer
E eu estaria trabalhando neste momento! hehehehe!
Aliás, oq q vc faz da vida? é q vc tá sempre a madrugada inteira aki cara...

Rider on the storm
Veterano
# fev/04
· votar


Soulface

O mesmo que nós de certo que estamos aqui tambem 3 e meia da manha de uma terça feira

the_paranoid
Veterano
# fev/04
· votar


Aliás, oq q vc faz da vida? é q vc tá sempre a madrugada inteira aki cara...
me defendo dizendo q estou aqui para aumentar meu conhecimento em musico ou ql qr otro assunto mesmo naum sendo indereçada a pergunta a mim... eu so vagabundo memso

Soulface
Veterano
# fev/04
· votar


Rider on the storm
C é novo aki né? Seja bem vido cara. É q no meu caso, eu estou no trabalho. Moro no Japão!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinal, o que é qualidade? (post longo)