Buja Veterano |
# 28/mai/26 08:38
· votar
Ismah EU pessoalmente não acho que o Moises tenha acertado no que faz hoje. Ele é muito bom em outras coisas, que não são geracionais.
Voce disse tudo aqui!
O moises é excelente em separação de stems. Mas nao geração de audio. O suno.ai é bem melhor nesse quesito, apesar de que, até agroa, nao vi ia gerar nada criativo. Gera coisas legais, sim, mas sempre é bem dentro do esperado e muitas vezes monotono, sem ousadia nenhuma.
|
PguitarMaxx Veterano |
# 28/mai/26 16:16
· votar
Acho que teve um momento que essas ferramentas (tipo suno) impressionaram de fato. Em outro momento, até assustaram.
Mas hoje, no que diz respeito a músicas criadas com IA, eu sinto que tá saturando. O "som de suno" já tá causando enjôo em bastante gente.
E é louco porque nos anos 80 e 90, gravar um disco exigia alugar um estúdio que custava milhões de dólares em equipamentos. O Rick Beato tem um vídeo exatamente sobre isso. Quando os pcs ganharam poder de processamento para rodar o pro tools, qualquer músico com um PC e uma interface de áudio no quarto passou a ter um estúdio em casa. Os grandes estúdios, presos aos custos de manutenção altíssimos, sofreram a porrada. Essas empresas de IA (tipo Suno, Udio e a própria OpenAI) estão gastando bilhões em data centers colossais. Se amanhã os PCs forem capazes de rodar essas IAs localmente (e serão), manter esses servidores gigantescos deixará de ser um modelo de negócio lucrativo, e essas empresas sofrerão o mesmo destino dos estúdios antigos. Se você parar pra pensar, a comunidade de código aberto avança muito rápido. Hoje, se você tiver um PC parrudo, já consegue gerar música sem depender da nuvem.
|