Música e inteligência

    Autor Mensagem
    Musical Man
    Veterano
    # mar/11


    Venho abordar nesse tópico um assunto sobre o qual me interrogo muito. Música e inteligência. Como as duas estão ligadas?

    Gosto do que a teoria das inteligências múltiplas, de Gardner diz. Então, partindo dessa teoria, temos habilidade musical como inteligência. Requer raciocínio rápido para executar escalas, música requer coerência lógica, matemática.

    Então. O que vocês pensam disso?

    Doggy
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Não penso que saber algo sobre teoria musical deixe alguem "mais inteligente"... Tocar um instrumento é como falar, quando começamos a falar quando bebês, sabemos o que é uma bola, por exemplo, mas não entendemos por quê.

    Assim como na música, sabemos o que é um E maior, mas não sabemos exatamente por quê.

    Quando crescemos, vamos adquirindo vocabulário e começamos a formar frases fluentemente. A fala é simplesmente um improviso.

    E, voltando à música: Aprendemos escalas, harmonia e tudo mais e ficamos mais fluentes em nossos instrumentos.


    Logo, acho que não há nada de especial na relação "teoria musical/inteligencia". É algo natural, só que alguns aprendem isso, outros não, tal como uma linguagem de sinais, por exemplo, é um meio de fala, mas poucos compreendem.

    Abç

    -Dan
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Já ouvi falar sobre inteligencia musical, mas não sei bem o que é isso e nem se existem teorias sobre.

    Gaiteiro15
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    -Dan

    Howard Gardner e Daniel Goleman pra ti.

    -Dan
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Gaiteiro15

    Howard Gardner e Daniel Goleman pra ti.


    Não rola aquela sinopsinha esperta?

    Gaiteiro15
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    O do Gardner se não me engano se chama Inteligências Múltiplas ou Teoria das Inteligências Múltiplas, não lembro bem. Sua teoria diz que a inteligência humana não é algo único e indivisível, determinável, mas sim que poderia ser dividido em várias inteligências, entre elas a musical.
    O do Goleman se chama Inteligência Emocional, foca mais nesta, que seria uma das inteligências da teoria do Gardner, mas fala muito também desta teoria, reafirmando-a.

    voltamos na próxima semana com mais um Agenda Literária.

    Natis
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Música e inteligência: - simples vai estudar Bach(J.S.) aí você vai ver o que é um verdadeiro gênio!!!

    Allan.Melo
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Tem um Bach maneiro aqui.

    Um monte de cachaça da hora.

    diplickers
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    tentado divulgar nova musica, total demo ainda.... oq acham?

    http://www.youtube.com/watch?v=nPLe7R8vH6A

    Musical Man
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Sobe!

    Será que só eu e mais 8 pessoas acham esse assunto interessante?

    Gaiteiro15
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Será que só eu e mais 8 pessoas acham esse assunto interessante?

    Tente criar um tópico pondo em cheque a sexualidade do Luan Santana que tu chega nas 30 pgs. em menos de uma semana.

    Musical Man
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    HAHAHAHAHA!

    O pessoal se preocupa mais com a sexualidade do cara do que com a musicalidade.

    Mas falando sério, eu acho esse um assunto interessantíssimo. Porque, apenas pelo fato da música seguir um tempo, com determinadas notas dentro de cada batida, escalas, matematicamente ligados entre sí, eu acho isso por sí só inteligente. Mas gostaria de me aprofundar mais no assunto. Uma boa pedida é ler o livro de Gardner.

    Codinome Jones
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Pessoas inteligentes gostam de Pink Floyd.

    Musical Man
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Pink Floyd é genial mesmo. E talvez por não ser uma coisa facilmente digerível de primeira, muita gente não goste.

    Gaiteiro15
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Musical Man
    O pessoal se preocupa mais com a sexualidade do cara do que com a musicalidade.

    Quando não há musicalidade só nos resta a sexualidade mesmo...

    i'm kidding.

    O assunto é muito interessante. Eu esta visualizando esses dias um clipe do Rush, e tinha três caras tocando violão, acompanhando o trio, e um deles era portador de Síndrome de Down, achei muito legal e no dia contei à minha professora de biologia e ela disse que realmente os portadores desta síndrome têm bem menos limitações do que todo mundo pensa.

    Bem interessante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Música e inteligência