Estágio em estúdio

    Autor Mensagem
    G.Emidio
    Membro Novato
    # ago/19 · Editado por: G.Emidio


    Boa noite.
    Estou entrando na área da produção musical, dando ênfase em mixagem e masterização, gostaria de ter a experiência de um estágio em estúdio, estágio não remunerado, para realmente me acrescentar conhecimento, posso fazer faxina do local em troca, ou algo do tipo, realmente tenho interesse em aprender mais da área de produção musical e ajudo no que for necessário, estou com 19 anos e sou da cidade de São Paulo.
    Grato desde já a todos

    vinibassplayer
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    kra, acho mais facil vc ir nos estudios daí da regiao, ir ficando amigo dos kras e ir absorvendo conteudo

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    G.Emidio
    opa boa noite amigo, acho que é a melhor maneira de ingressar na area, foi assim que eu comecei e acho que é assim que 90% da galera começa
    acho que vale ir atras nos estudios, e tope qualquer parada, nem que tenha que servir café pros musicos, vai observando o workflow, tire suas duvidas, demonstre interesse e etc
    o pessoal tende a ser mais aberto nessa area, mas tem que ser certeiro, vá pros estudios certos

    ejames
    Membro Novato
    # ago/19
    · votar


    Apesar da música como um todo ser um meio bem expansivo, geralmente existem nichos bem específicos quando se trata de produção. A coisa do "networking" é essencial, mas não existe uma fórmula para se realizar isso.

    Muitas faculdades atualmente estão disponibilizando cursos de produção fonográfica e/ou áreas relacionadas, onde se concentram pessoas alinhadas ao seu objetivo. São meios muito bons para conseguir contatos com músicos e produtores de todos os níveis, desde o amadores até os profissionais renomados. A ideia romântica de começar lá por baixo e ir escalando até o topo pode até existir, mas nem sempre reflete a realidade pois a produção é um meio cada vez mais concorrido e exigente, então a profissionalização é essencial. Não quero te desmotivar em qualquer sentido, mas nem tudo é conto de fadas.

    Antes de qualquer coisa acho importante bater num ponto - qual teu objetivo com produção? O que exatamente te motiva a seguir esse caminho? O que você idealiza como ser um produtor musical?

    MatheusMX
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Tente fazer um curso com produtores que já tem nome e experiência, isso facilitará bastante pra vc nessa questão de conhecer estúdios e pessoas que possam te oferecer esse estágio.
    Dê uma olhada no curso do Paulo Anhaia.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    G.Emidio
    Perdoe minha sinceridade, mas se tá se aventurando na área de produção e nem sabe por onde começar... já tá começando mal.

    Quem são os caras que você admira dentro desse cenário? Comece por eles.
    O não você já tem...

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    sandroguiraldo
    Ninguém nasce sabendo tudo amigo, ainda mais nessa área onde não existe tanta regulamentação e etc
    O pontapé inicial é o mais importante, saber o que estudar, onde estudar, aonde investir o dinheiro (quais cursos, quais equipamentos)
    Eu ingressei nessa área tão ou mais perdido que ele 5 anos atrás dando a cara a tapa, aprendendo na marra, conheci os profissionais certos na minha cidade e hoje sei 10000% mais do que sabia antes, estou "crescendo" e espero logo poder investir em mais cursos

    sandroguiraldo
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    The Man Who Sold The World
    O que eu quis dizer é: se você pretende começar numa área, quem são as pessoas de referência? Digo, em quem você se espelha?

    Por exemplo, eu que sou fora do ramo... a primeira referência que me vem a mente é o Paulo Anhaia. Sendo de SP, seria primeira pessoa que procuraria.
    Nem que fosse pra varrer o chão do estúdio.

    Não sei se consegui me fazer entender, mas é nesse sentido. Ele não cita nenhuma referência...

    Ismah
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Pois é... Vendo de dentro do mercado, as pessoas sempre querem entrar no ramo, mas querem entrar pela porta dos fundos...
    Conheça o meio, conheça estúdios, frequente estúdios com bandas, workshops, lojas de música, cursos... Conheça a galera... Tem MUITO nego que não sabe quase nada, mas que conhece essa galera...
    No ao vivo, todo mundo quer começar operando uma SD8. Ninguém em sã consciência, entrega uma console na mão de alguém que começou ontem, e não tem histórico nenhum. Vai começar batendo caixa, descarregando caminhão, e ainda vai ter que se esforçar pra ter gás pra ficar "no bico"...
    A intenção é boa, mas estúdio está cada vez mais retraído. Duas pessoas, no máximo 3 trabalham... A limpeza, vem alguém de fora fazer...

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    gostaria de ter a experiência de um estágio em estúdio
    quando você diz estágio está se referindo aquele estágio que é obrigado em faculdade? ou é somente se referindo a ficar deseverino
    em um estúdio e com isso ficar aprendendo, sem vinculo oficial de faculdade

    estágio não remunerado
    https://blog.estagiarios.com/estagio-nao-remunerado/
    se enquadra nisso?

    posso fazer faxina do local em troca, ou algo do tipo, realmente tenho interesse em aprender mais da área de produção musical e ajudo no que for necessário
    faxina sera encarado com desvio de função/finalidade ,
    se não for através de uma faculdade será enquadrado como trabalho escravo!

    lembrando que boa parte dos estúdios que conheço aqui na região é daquele que o cara pegou uns cômodos na casa e fez seu estúdio onde o dono é o faz tudo, cuida da gravação e da faxina, com horários malucos qe vai de acordo com o cliente e a necessidade, e boa parte nem tem CNPJ

    os maiores onde já entra mais pessoas, os donos são os faz tudo e tem lá alguém de secretario(a) que também e alguém que faz a faxina e o café, todos registrado em carteira

    essa coisa de ajudar sem rendimento pra obter conhecimento, pode ser lúdico, bonito pra contar na biografia quando ficar famoso, mas não vira

    qualquer um com um neurônio a mais não coloca alguém assim no seu estúdio, sabe que é processo trabalhista, no máximo te deixa lá dar uma olhada ver como funciona e depois de uma semana começa a te tirar de lá porque toda hora você ta no cangote, agora se for um estágio de faculdade ai é outra coisa e sempre com contrato

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estágio em estúdio