Truques para serem usados em estúdio

    Autor Mensagem
    Marcão
    Veterano
    # mar/03


    Pessoal estou curtindo muito ultimamente os equipamentos e as técnicas que os caras usam para gravação.
    Este tópico é pra debater o que equipamento os caras costumam usar, quais técnicas, e o que vcs acham que é a receita para uma boa gravação.

    caíto
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Receita para uma boa gravação... São bons arranjos e bom desempenho por parte dos integrantes da banda... Simples assim, hehe :)
    Mas existem algumas técnicas maneiras para gravação:

    Microfonar ou ligar direto em linha?
    O ideal para gravar sons distorcidos é microfonar o ampli, mas sons limpos podem ser ligadas direto em linha mesmo. No caso do violão, é obtido melhor resultado quando gravado microfonado mesmo, usando dois ou três microfones (um mais próximo do violão e outro captando o som do violão no ambiente).

    Guita e os efeitos...
    É muito comum nas gravações dobrar as guitas, deixa o som mais cheio. E o reverb, muito usado pelos músicos no palco, costuma embolar muito o som nas gravações. Nem tudo que sai bom ao vivo, sai bom na gravação. E o ideal é que a guita grave com cordas novas e regulada.

    Outros instrumentos e vocal...
    Aqui no cifraclub, tem um texto super interessante de técnica de vocal com o microfone, me ajudou muito, já... tudo o que tá escrito pode ser aproveitado.
    A afinação é muito importante. Todos os intrumentos são sempre afinados pelo mesmo afinador, ou pelo teclado. É importante também verificar a afinação de tempo em tempo, ou a cada música gravada.
    E outra coisa, eu costumo gravar direto com baixo em linha... Mas tem baixistas que conheço que gravam duas linhas de baixo: uma microfonada e a outra direto na linha mesmo, e depois misturam o som...

    falaí, baixistas do Cifraclub, como vocês costumam gravar?

    caíto
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Ah! Mais uma coisa... Caso for fazer uma série de músicas, é bom variar os instrumentos, os timbres e efeitos... Para não ficar o mesmo tipo de som em todas as músicas...

    WalterPR
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Uma coisa que tem nego em Curitiba fazendo... É legal fazer gravação no estilo "todo mundo ao vivo"? Tem muito estúdio gravando assim aqui... e pra piorar gravam no cakewalk com cada instrumento em uma faixa (ou seja, guitarras, bateria e voz acabam capitando o vazamento dos outros sons, e fica aquela caca, no meu ponto de vista).

    Vocês acham válida essa postura?

    E como vocês fazem para gravar músicas com quebra de andamento e com aumento do andamento?

    Digao
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Walter: A vantagem e q e mais barato hehe, dai nao da pra exigir muita qualidade... E isso compromete a mixagem tb por causa dos vazamentos... eu ate hj so gravei assim...

    Mas acho q o mais importante numa gravacao e a mixagem... No comeco vc tem q se preocupar com timbragem (minimo de efeitos possivel, deixa pra colocar eles na mixagem) e microfonacao, depois, toque de modo q vc nao tenha q se esforcar muito (e melhor coisas simples bem feitas do q trechos super complicados q fiquem "quadrados")... Dai q vem a parte mais importante e q nao depende so de vc, a mixagem, la vc pode mexer em tudo e regular de uma forma q fique bom... E claro q isso so serve pra quem grava por pistas pq ao vivo a mixagem fica bem comprometida...

    Resumindo, se vc quer uma gravacao de qualidade grave por pista, ensaie bem as musicas antes de ir pro estudio (pre-producao) pra na hora de gravar nao ter aquele papo (a isso podia ficar melhor se fosse assim...), tente fazer coisas simples para nao ter q fazer 58 takes (na minha opiniao a partir do 3 take vc nao toca da mesma forma pq vc esta preocupado em tocar sem errar ao inves de tocar bem...), escolha um bom estudio (produtor se tiver) e tenha paciencia e sangue frio (vc sente o seu bolso esvaziando) na hora da mixagem pq e ai q vai definir se o trabalho ficou bom ou nao...

    Leiam nesse site www.rockonline.com.br na coluna pre-producao do Marcelo Sussekind q ele da umas dicas bem legais...

    WalterPR
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    E ae digão... C conhece um estúdio legal aqui em Curitiba pra fazer gravação?

    Digao
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Eu conheco so os vagabundos mesmo (em termos)hehe... Tem o clinica (acho q e esse o nome) q fica no alto da XV so q la e R$ 60 a hora, dai fica foda...

    Max
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    usar simuladores de ampli é uma boa saida...
    o simulador direto pra grava...valeu...

    guitarg3
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    WalterPR

    cara o ultimo cd do cpm foi gravado se nao me engano com a banda tocando toda junta.. pelo rick bonadio.. e o resultado ficou bom

    eles dizem q qndo gravam tds tocando junto o som parece q se encaixa melhor..

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    guitarg3
    Porra tu ta de sacanagem né?

    7 anos depois tu responde o cara

    henriique
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Thiago Yoshiki
    pode cre né o cara q fez o topico acho q ate ja esqueceu

    dibass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    caíto
    Aqui no cifraclub, tem um texto super interessante de técnica de vocal com o microfone,

    ...e onde eu acho este texto?? please!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Truques para serem usados em estúdio