Nova exigência dos Correios (Nota Fiscal ou Declaração de Conteúdo) e o Mercado Livre

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# jan/18


Pípou.... Como o assunto "correios" é frequentemente falado aqui, achei por bem criar o tópico pra falar de mais uma exigência que os Correios criaram pra postagens.

A partir de agora é obrigatória a anexação de Nota Fiscal (NF) ou uma Declaração de Conteúdo (DC) na embalagem. Quem já emitia NF não terá problemas. A questão é quem não emitia....

A regra é obrigatória a partir já de 02/janeiro/2018, contudo, por questão de adaptação, o Blog Correios informa que, até 31/janeiro/2018 a NF ou DC poderão estar dentro da caixa, contudo precisa ser informado no exterior da caixa (etiqueta, anotação, carimbo...) que o documento exigido encontra-se dentro do pacote. A partir de 01/fevereiro/2018 é obrigatório fixar o documento na parte externa da caixa.

No site dos Correios há uma página que disponibiliza um modelo de DC para impressão.

Em tese, a nova exigência visa verificar com mais eficiência o recolhimento de tributos... De qualquer forma, em regra já era adotada por várias transportadoras. Já cansei de receber encomendas com a nota fiscal anexada num plástico colado fora do pacote.

Aí surgem algumas dúvidas, né.... Principalmente pra quem vende esporadicamente no Mercado Livre, como eu, e não tem Pessoa Jurídica... Ontem vendi um produto e na hora de gerar a etiqueta do Mercado Envios, foi gerado automaticamente também uma DC já com tudo preenchido (dados do remetente, dados do destinatário, descrição do produto, quantidade...), exceto o valor do produto. Vem em branco o campo... Então dei uma pesquisada na internet e percebi que ninguém preenche esse campo de valor, permanecendo em branco mesmo...

Minha dúvida é se em algum momento terei que recolher ICMS.... Procurei a legislação que definiu esse procedimento, mas não achei em lugar nenhum. Parece que fazem de propósito pra ninguém achar mesmo.

Na DC vem o seguinte texto:
Declaro, não ser pessoa física ou jurídica, que realize, com habitualidade ou em volume que caracterize intuito comercial, operações de circulação de mercadoria, ainda que estas se iniciem no exterior, que o conteúdo declarado e não está sujeito à tributação, e que sou o único responsável por eventuais penalidades ou danos decorrentes de informações inverídicas.

Geram algumas complicações... Agora os bandidos que roubarem encomendas dos correios poderão até fazer uma triagem dos produtos que desejarem......

E os Sex Shops vão falir... rsrs... Acho que pouca gente irá ter coragem de comprar produtos de "saliência" pela internet agora, já que todos saberão o que tem dentro.... Hahaha.

Enfim, brincadeiras à parte, durante um tempo certamente vai haver muito tumulto nas agências dos Correios, pois muita gente não vai querer declarar o conteúdo.....

Segunda-feira irei postar uma encomenda e informo aqui como foi.
Quem for tendo experiências sobre o assunto, vai postando aqui também....


Um aceno de longe!!!

makumbator
Moderador
# jan/18 · Editado por: makumbator
· votar


Del-Rei

Já até tem um tópico recente feito sobre isso. Tem que ver se isso ai vai “pegar” aqui no Brasil, ou vai ser mais uma letra morta de legislação.

Sobre as sex shops, dá pra usar eufemismos para atenuar o nome real das paradas. Basta ter imaginação! Hahah. Consolo pode virar “instrumento protuberante emborrachado” ou alguma bobagem parecida

Del-Rei
Veterano
# jan/18
· votar


makumbator
Já até tem um tópico recente feito sobre isso.

Putz. Foi mal. Dei uma pesquisada, mas não achei nada.
Cola o link dele aqui que eu fecho o tópico em seguida.

:/

“instrumento protuberante emborrachado”
rsrsrsrs....

Um aceno de longe!!!

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


makumbator
Sobre as sex shops, dá pra usar eufemismos para atenuar o nome real das paradas. Basta ter imaginação! Hahah. Consolo pode virar “instrumento protuberante emborrachado” ou alguma bobagem parecida

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

"Aliviador de tensão genital masculino/ feminino."

Alguns produtos eróticos podem vir em embalagem de pedais de efeito - daria certo, lembram do pedal Exciter? E do Vibrato?? Seriam quais produtos eróticos??

makumbator
Moderador
# jan/18
· votar


Del-Rei

É que o tópico foi movido para o OT.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/332756/

Mas deixa esse aqui aberto. Se a moderação quiser apaga ou funde os dois.

Fernando de almeida

Tem também pedal de tremolo, que pode ser usado junto com o de vibrato pra dar uma aquecida nos momentos picantes.

metal_ofender
Membro Novato
# jan/18
· votar


Quando eu era mais novo eu sempre comprava camisinha pelo Mercado Livre pq tinha vergonha de comprar.

Ismah
Veterano
# jan/18
· votar


Quero meu tópico de volta! Uma p*$# sacanagem ir para no buraco negro que é o OT... Se tivesse a opção teria apagado aquele tópico, estar postado lá e NÃO estar postado é a mesma coisa...

Del-Rei
ntão dei uma pesquisada na internet e percebi que ninguém preenche esse campo de valor, permanecendo em branco mesmo...

Só que se extraviar a encomenda, o estorno também vai vir "em branco", ou seja: nadica de nada!

Sex Shops vão falir

Essa piada é boa, mas na prática, posso descrever qualquer item de uma Sex Shop como "produto de uso íntimo", que vai de cuecas a qualquer coisa que tu possa imaginar... Logo, pelo que parece, não sou obrigado a dizer que é um iPin 7, posso dizer apenas uma descrição genérica de "aparelho de celular".

makumbator
Moderador
# jan/18
· votar


Ismah
Quero meu tópico de volta! Uma p*$# sacanagem ir para no buraco negro que é o OT... Se tivesse a opção teria apagado aquele tópico, estar postado lá e NÃO estar postado é a mesma coisa...

Hahahah! Pois é, acho que o melhor seria a moderação fundir os dois tópicos (juntando os comentários dos dois em um único), e então manteria o tópico aqui, sem ir para o OT.

Ismah
Veterano
# jan/18
· votar


Até onde sei, isso não é possível... Se for, eu me volutario para tirar os tópicos repetidos...

makumbator
Moderador
# jan/18
· votar


Ismah
Até onde sei, isso não é possível...

Sério? Quase todo fórum phpbb que frequento tem essa função, mas não sei se minibb (como aqui) tem isso.Parece algo tão básico

Ismah
Veterano
# jan/18
· votar


Se o sistema de patentes é manual rsrs
Reclama com o tio Sam - literally.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Ismah
qualquer item de uma Sex Shop como "produto de uso íntimo", que vai de cuecas a qualquer coisa que tu possa imaginar
UI


Reclama com o tio Sam - literally.
kkkkkkkkkk

renatocaster
Moderador
# jan/18
· votar


Pessoal, a respeito do outro tópico que o Ismah havia aberto para falar sobre este assunto ter sido movido para OT:

O tópico trata sobre um tema que é uma nova exigência dos Correios, ou seja, ao meu ver é um assunto que não interessa somente a quem compra instrumentos musicais e afins. Logo, como é um tema "global", que não está restrito apenas a qualquer coisa ligada à música, em tese o local devido para discutir sobre isso é o OFF TOPIC. Simples assim.

O problema é que ao longo do tempo se acostumaram a postar tópicos sobre isso aqui. Qualquer tópico relacionado a algum assunto dos Correios é postado aqui no "Música em Geral", como se o serviço que os Correios presta fosse exclusivo para quem comercializa instrumentos musicais e afins.

Enfim, já que parece irreversível essa questão (de que todo tópico sobre Correios é postado aqui), então acho melhor esse tópico continuar ativo e o outro que foi movido para OT o Ismah pode fechar, caso queira. Ou simplesmente deixe-o cair no esquecimento.

Ismah
Veterano
# jan/18
· votar


Restrito? Não, não é. De onde tirou essa ideia?
Agora que é de interesse geral, e principalmente importante para nós, que compramos 90% das coisas importadas...

makumbator
Moderador
# jan/18
· votar


Ismah
Restrito? Não, não é. De onde tirou essa ideia?

Mas ele disse justamente que não é restrito. Dentro do raciocínio dele se não é restrito ao mundo da música (e obviamente não é) o local mais adequado seria o OT. Faz sentido, apesar de lá quase sempre descambar pra brincadeira (e por isso prefiro por aqui).

renatocaster
Moderador
# jan/18
· votar


Ismah

Agora que é de interesse geral

Então, justamente. Por não ser restrito e ser de interesse geral (músicos, não músicos, etc) o assunto deveria ser associado ao OT, por ter abrangência. Eu acho que o problema em si não é nem o fato de o tópico estar aqui ou lá, e sim a forma de se debater. Aqui a conversa tem um tom mais de seriedade, lá geralmente dão uma avacalhada.

mas como eu disse, já ficamos acostumados a discutir qualquer tema ligado aos Correios aqui, esse tópico não é o primeiro. Por isso causou estranheza a remoção do tópico para o OT. Mas o assunto também poderia ser debatido perfeitamente por lá.

renatocaster
Moderador
# jan/18 · Editado por: renatocaster
· votar


makumbator

Dentro do raciocínio dele se não é restrito ao mundo da música (e obviamente não é) o local mais adequado seria o OT. Faz sentido, apesar de lá quase sempre descambar pra brincadeira (e por isso prefiro por aqui).

Pois é, eu também acho. Foi uma tentativa frustrada minha de colocar as coisas no seu devido lugar, rsrsrs. Já temos o hábito de abordar esse tema aqui, então vamos manter, paciência. Desculpem pelo transtorno aí, podem continuar a discussão.

E Ismah, vamos colocar dessa forma: deixo um "crédito" em aberto contigo, por conta do meu "equívoco". Então, se no futuro vc precisar fechar, abrir, mover, apagar, editar algum tópico e/ou mensagem sua, pode falar diretamente comigo.

Ismah
Veterano
# jan/18
· votar


PODER pode, mas na prática, não aparece sequer na pesquisa do fórum. Não existem notificações do que é postado no OT, salvo para o autor. Podemos questionar que falta o botão "acompanhar tópico", mas sabemos que salvo o voluntariado de vocês, ninguém olha pelo fórum... Enfim, não vamos banalizar aqui...

renatocaster
Moderador
# jan/18
· votar


Ismah

na prática, não aparece sequer na pesquisa do fórum. Não existem notificações do que é postado no OT, salvo para o autor.

Pois é, tem isso também. Os tópicos criados no OT vc tem que acompanhar in loco, tem que ser um membro frequente de lá para acompanhar as discussões.

Del-Rei
Veterano
# jan/18 · Editado por: Del-Rei
· votar


Ismah
Só que se extraviar a encomenda, o estorno também vai vir "em branco", ou seja: nadica de nada!

Então, mas no caso de vendas pelo ML, creio que o ressarcimento deva ser com o próprio ML, visto que o Mercado Envios tem seguro... Não sei ao certo como seria isso, e provavelmente um processo lento.

Mas.... Mesmo não sendo envio decorrente de venda pelo ML, creio que ainda dê pra fazer envio com seguro, pagando por ele. Mesmo quando não for envio de transação comercial.

Uma coisa é a exigência de DC/NF, que tem fins fiscais. Outra é a contratação de seguro, pra resguardar o remetente em caso de extravio/roubo. Vejo como coisas diferentes. O valor da DC não necessariamente precisa ser o mesmo do declarado no seguro.

Na verdade, acho isso bem confuso. E vamos descobrindo algumas coisas na prática. A ideia do tópico era essa.

Um aceno de longe!!!

renatocaster
Moderador
# jan/18
· votar


Del-Rei

Segunda-feira irei postar uma encomenda e informo aqui como foi.

Fala aí, cara! E aí, já postou?

Del-Rei
Veterano
# jan/18
· votar


renatocaster
Opa... Acabei de postar.
Foi uma venda do ML.
Vem quase tudo preenchido da DC que o ML emite, ficando em branco somente o valor e peso.

Chegando na agência, a atendente brincou e disse sorrindo "Tá louco que a descrição do produto vai ficar à vista? Os ladrões não precisam saber o que estão levando.... Vamos dobrar isso aqui!". E muito gentilmente pegou um estilete, abriu o plástico, retirou o papel de dentro e deu mais uma dobrada, de forma que só ficassem expostos os dados do remetente e destinatário.

E falou que o peso precisaria ser preenchido também... Ela colocou o pacote na balança e anotou o peso na DC. Essa parte acho que quem for fazer em casa pode ser no chutômetro mesmo. Coloca um peso aproximado e manda brasa. Até porque nem todo mundo tem uma balança boa pra isso (acho que aquelas de banheiro não servem pra isso).

Depois ela colocou a DC dobrada dentro do plástico e fechou com durex.

Vou acompanhar pelo rastreamento pra saber se vai ter alguma surpresa. Um tempo atrás tive uma encomenda enviada pro Nordeste que foi retida para fiscalização, mas logo depois foi liberada. Não tinha nota fiscal e era um produto usado....

Um aceno de longe!!!

ogner
Veterano
# jan/18
· votar


Del-Rei
Imprimi hoje a etiueta de uma venda minha no ML ( um pedalboard grande ) saiu esse papel ae tb!!! Amanha vou colocar no correio!
Esse papel tem q ir or fora, junto a embalagem??? a mostra?? ( porem sem mostrar a desc do item, é isso? )

makumbator
Moderador
# jan/18
· votar


Del-Rei
Um tempo atrás tive uma encomenda enviada pro Nordeste que foi retida para fiscalização, mas logo depois foi liberada.

É que os governos do nordeste são ainda mais sedentos e burocráticos nessa fiscalização. Tem vendedor do ML que nem vende mais pra alguns estados nordestinos por conta disso.

Del-Rei
Veterano
# jan/18 · Editado por: Del-Rei
· votar


ogner
O papel é obrigatório ir, porém, segundo o Blog dos Correios, até o final de janeiro pode ir dentro do pacote, mas precisa haver uma menção na caixa (carimbo, etiqueta, anotação...) dizendo que o documento está dentro.

Mas, honestamente, acho que pode ter agência encrencando com a documentação dentro do pacote... Nunca se sabe.

A partir de fevereiro tem que ir por fora, obrigatoriamente. Aí, por orientação da funcionária da agência, é bom dobrar a DC de forma que fiquem expostos somente os dados de remetente e destinatário. Coloca um peso aproximado aí, data, assina... E manda brasa.

makumbator
Verdade....

Um aceno de longe!!!

ogner
Veterano
# jan/18
· votar


Del-Rei
A partir de fevereiro tem que ir por fora, obrigatoriamente. Aí, por orientação da funcionária da agência, é bom dobrar a DC de forma que fiquem expostos somente os dados de remetente e destinatário. Coloca um peso aproximado aí, data, assina... E manda brasa.

Saquei! Valeu!

renatocaster
Moderador
# jan/18
· votar


Del-Rei

Aí, por orientação da funcionária da agência, é bom dobrar a DC de forma que fiquem expostos somente os dados de remetente e destinatário.

É, faz sentido mesmo isso. Quando recebo encomendas de compras online, eles já mandam assim (de lojas, aí no caso é a NF de pessoa jurídica), mas nunca dá para ler qual é a descrição do produto. Vem sempre dobradinha mesmo, dentro de um invólucro de plástico.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jan/18
· votar


Se essa moda pegar, os Correios irão quebrar de vez. As pessoas vão passar a mandar encomendas por outros meios, e o único serviço deles que ainda dá lucro vai perder pra concorrência.

Embora os Correios quebrando seja uma excelente notícia...

ogner
Veterano
# jan/18
· votar


Felipe Stathopoulos
Se essa moda pegar, os Correios irão quebrar de vez. As pessoas vão passar a mandar encomendas por outros meios,

Pq, cara?? Acha muito burocratico???

Del-Rei
Veterano
# jan/18
· votar


Felipe Stathopoulos
O Correio não quebra... É estatal.

E tem monopólio sobre alguns serviços postais. Logo, mesmo que a concorrência quisesse, não poderia competir. Foda. Por isso pode se dar ao luxo de cobrar uma fortuna pra entregar uma carta ou um telegrama. E não podemos fazer nada além de reclamar. Assim como a Petrobrás tem monopólio na questão do petróleo... Então, pode aumentar a gasolina o quanto quiser.

No mais, essa exigência de nota fiscal já é exigida por várias transportadoras. Pelo menos aqui no RJ, há anos as transportadoras não enviam mais sem nota fiscal, e nem tinha opção de declaração de conteúdo. Sem nota, não enviam.

Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nova exigência dos Correios (Nota Fiscal ou Declaração de Conteúdo) e o Mercado Livre