Tipo de música/ritmo por região no Br

    Autor Mensagem
    jorget
    Membro Novato
    # dez/17 · Editado por: jorget


    Saiu uma reportagem num jornal das preferenciais de ritmos no Br e fiquei surpreendido ate de 3 coisas: que o Forro e axe não dominam o Br (pensei que ainda era, mas estão só no NE), que o pancadao, funk e gospel já tomam conta do Br e que ate o Rock tem boa audição em muitas regiões (tem ate Reggaeton e Reggae e muitos generos). Muito interessante (com mapas)

    Mapas mostram onde estão fãs de artistas e gêneros, segundo YouTube


    http://arte.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/musica-muito-popular-brasi leira/geografia/

    jorget
    Membro Novato
    # dez/17 · Editado por: jorget
    · votar


    OBS: é pesquisa de audições no Youtube
    (moderação, favor me corrigir o título pra "música"

    Buja
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Nas minhas pesquisas pessoais, cheguei a outra conclusão:

    http://williamdeveloper.com.br/imgshare/info-music.png

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Legal essa reportagem. Não aponta lá grande coisa mas dá uma ideia interessante pra todo mundo saber onde mirar.

    jorget
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    mapa geral

    https://www.4shared.com/photo/DQrBEZysei/musicas-ritmos-Br.html

    JJJ
    Veterano
    # dez/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    A maioria das coisas que se ouvem tá mais pra "musuca" mesmo...

    Wade
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Conclusão: pessoas do centro-oeste e norte não ouvem música.

    Synth-Men
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Legal!

    RJ - capital e metropolitano

    Funk, Funk Melody, MPB, Pop Rock, Baladas Internacionais, Blues, Pagode, Samba, Heavy Metal, Progressivo.

    Agora tem muitos estabelecimentos que os donos são evangélicos, aí está rolando muito deste tema também. Eu morava perto de um que ficou famoso. O Cantinho Gospel. Ótima comida e lugar também Só toca música gospel.

    Ismah
    Veterano
    # dez/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Wade
    Conclusão: pessoas do centro-oeste e norte não ouvem música.


    Errado.
    Conclusão: pessoas do centro-oeste e norte não tem acesso (ou tempo para) a internet.

    MrTripleDouble
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Nas minhas pesquisas pessoais, cheguei a outra conclusão:

    http://williamdeveloper.com.br/imgshare/info-music.png


    Bem isso mesmo, infelizmente...

    JoséDaSilvaSauro
    Membro Novato
    # dez/17 · Editado por: JoséDaSilvaSauro
    · votar


    Wade

    Li o caderno inteiro uns dias atrás. Não ter bolinha com cor forte ou não ter bolinha nenhuma, não significa que eles não escutam música. O mapa foi feito por número de acessos em um raio de 50 km. Ou seja, fora do sudoeste, do litoral do nordeste e da região sul do Brasil, as distâncias das cidades são maiores. Logo, é menos provável que se tenha bolinhas ali. Mas, não significa que eles não escutam, é a metodologia que dá a entender isso.

    No mapa, do Jorget, que só tem sertanejo no centro-oeste, tá muito enganado. Já é a música mais escutada do Brasil. O sudeste inteiro e o Paraná escutam muito, mas é muito mesmo, sertanejo.

    Um exemplo, o Rio de Janeiro (capital), que era a "resistência" contra o sertanejo já teve vários dvd's gravados recentemente. E, até no carnaval, já teve sertanejo por lá.

    JJJ
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Pô, tiraram a melhor parte do tópico... Deixa "musuca" mesmo...

    entamoeba
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    O que me chamou atenção foi destaque dado à citação da Marília Mendonça:

    Eu sou o feminismo

    Só se adaptar músicas machistas escrotas sem colocar uma vírgula de dignidade for a definição dela de feminismo.

    jorget
    Membro Novato
    # dez/17 · Editado por: jorget
    · votar


    O engraçado em música é que ritmos pelo Br e mundo se podem comparar a atual bolha do Bitcoin (de U$ 100 a alguns anos a U$ 20mil semana passada), a aumentos absurdos e logo explodir (ou implodir) a tamanho/valor pífio: o Forró eletrônico (e universitário) que explodiu no Br dos anos 90 a 2000, nesta década diminuiu tanto, que nesse mapa hoje aparece como o mais "pobre" e menor ritmo do país em números de audições, tendo chegado a ser o maior ritmo do Br há 10 ou 15 anos atrás (alguém lembra o tal de "aviões" e "calcinha preta", aparecendo ate demais nos shows de fins de semana na Globo, novelas e outros canais e hoje nunca mais divulgados).

    Absurdo bolhas de bitcoins nas músicas, mas é a realidade (será hoje a vez dos sertanejos entamoeba? Se for, mapa furado desse jornal)

    entamoeba
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    JoséDaSilvaSauro
    No mapa, do Jorget, que só tem sertanejo no centro-oeste, tá muito enganado. Já é a música mais escutada do Brasil. O sudeste inteiro e o Paraná escutam muito, mas é muito mesmo, sertanejo.

    Se estão enganados ou não, eu não sei. Tem que avaliar a metodologia e interpretar as conclusões. De fato, aqui (Paraná) é o inferno sertanejo. Não se ouve outra coisa.

    Mas temos que levar em consideração que não participamos de todos os estratos sociais, que não temos acesso ao que pessoas relativamente próximas de nós consomem. Boa parte da classe média só toma conhecimento do que está sendo tocado para o estrato mais baixo quando a coisa chega ao Faustão.

    jorget
    será hoje a vez dos sertanejos entamoeba?

    Vou te falar que essa regra não me engana já faz algum tempo. A lambada sumiu, mas o axé persiste. O sertanejo já teve uma primeira onda (Leandro e Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano, João Paulo e Daniel) e voltou com mais força. O pagode romântico ainda tem muito espaço, vide aquele mala do Tiaguinho.

    Acho que o forró sumiu porque tinha um sotaque (musicalmente falando) muito forte. Era "nordestino" demais e o sudeste tem desprezo pelo nordeste.

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    jorget

    Pô, mas e o Garota Safada tá aí!
    Aviões do Forró também tá na ativa... Tá melhor agora só com o Xand, mas as demais canários, tão bem na carreira solo...

    Calypso tá no meio termo do gênero, mas tá aí... Virou XCalypso (?!) sem a Joelma, e agora virou Banda X...

    Podem não dar audiência no u2b - que é o que a referenciada reportagem trata - mas os caras estão aí...

    Eu gosto desse site, que se baseia por rádio (acho que TV também)...

    www.connectmix.com.br/ranking/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tipo de música/ritmo por região no Br