Ajuda com equipamentos de gravadora

Autor Mensagem
olhosdefogo
Membro Novato
# out/17


Olá! Estou com planos de fundar uma gravadora/selo musical, e gostaria de saber conselhos sobre como ligar o equipamento. Se a mesa de som tiver USB, pode ligar direto no computador? A Mesa de som substitui a placa de som nesses casos ou ainda precisa ter uma? E quando não tem, é interface normal? porque ja olhei e algumas interfaces tem entradas totalmente diferentes da saida da mesa. E aproveitando, como vocês sugerem que eu faça para convencer os artistas a assinar comigo, e como vocês sugerem que seja a distribuição dos lucros?

Ismah
Veterano
# out/17
· votar


Gravadora quase sempre foi responsável pela produção das coisas... O estúdio é outra coisa...

Se a mesa de som tiver USB, pode ligar direto no computador?

Poder pode... Porém como os dados trafegam por esse sinal? Multicanal ou master L/R?

A Mesa de som substitui a placa de som nesses casos ou ainda precisa ter uma?

Depende de muita coisa... Sua mesa de som tem suporte a multicanal via USB? Sua máquina consegue processar toda a informação necessária?

como vocês sugerem que eu faça para convencer os artistas a assinar comigo, e como vocês sugerem que seja a distribuição dos lucros?

Do ponto de vista direto, quanto mais lucro tu obtém, melhor para ti... Se o artista concorda em ficar com 0,01% dos lucros, é problema dele... Mas não se iluda, venda de disco não dá dinheiro mais, desde que a internet se popularizou...

GuitarHome
Veterano
# out/17
· votar


olhosdefogo
Se a mesa de som tiver USB, pode ligar direto no computador? A Mesa de som substitui a placa de som nesses casos ou ainda precisa ter uma? E quando não tem, é interface normal?

Existem mesas que já trabalham como interface também e mesas que não, aí seria necessário uma nesse caso.

Lelo Mig
Membro
# out/17
· votar


olhosdefogo

Mano, na boa... Esquece o equipamento, por ora, e começa a estudar e depois estagiar/praticar no ramo.

Voce não sabe ligar uma mesa de som e quer produzir terceiros?
Não to querendo desanimar não, mas tu tem que comer muito feijao rapá!

Ismah
Veterano
# out/17
· votar


Lelo Mig

Ele pode contratar terceiros (tipo eu rsrs), para fazer o serviço, e só quer orientação para comprar o equipo...

fernandotieppo
Membro Novato
# out/17
· votar


Rapaz, se tu quer abrir uma gravadora/selo primeiro tem que estudar e muito produção musical, mas se tu quer montar um home-studio pra começar a brincar tu vai é precisar de um bom computador (se tratando de produção musical nada supera os Macs na minha opinião), uma boa interface, monitores e tudo mais... no youtube tu encontra alguns guias sobre isso.

Wade
Membro Novato
# out/17
· votar


A gravadora/selo não é responsável diretamente pela gravação em si. O que você quer montar é um estúdio, que pode ser ou não linkado com o selo. Gravadoras pequenas (e até algumas grandes) terceirizam o serviço de gravação com algum estúdio e cuidam apenas da produção e distribuição.

Mas como já disseram aí, você tá bem verde pra abrir uma gravadora confiável que os artistas se interessem em fechar acordo. Imagine você investir seu dinheiro/trabalho numa gravadora em que o encarregado não sabe sequer ligar uma mesa de som... A não ser que você contrate pessoas especializadas enquanto estuda, porque aprender esse ofício leva tempo.

MatheusMX
Veterano
# out/17 · Editado por: MatheusMX
· votar


e como vocês sugerem que seja a distribuição dos lucros?

lucros?
vá com calma, rs

olhosdefogo
Membro Novato
# out/17 · Editado por: olhosdefogo
· votar


pessoal, os conselhos que vocês me deram são excelentes! Mas minha parte, como falado pelo Ismah, é ser a parte administrativa e contratar alguem pra por a mão na massa (alguem sabe quanto custa um estagiario remunerado alias?) Mas, como dito pelo Lelo Mig, tenho que estudar e praticar, mas eu já estou fazendo isso! Preciso apenas saber ligar o equipamento e o que tenho que comprar. Desculpe-me se estou parecendo arrogante


E enquanto a distribuição do lucro, eu estava me referindo a quantos % pra mim e quanto pro artista

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/17
· votar


olhosdefogo
Eu não to entendendo... vc quer produzir, gravar, produzir e gravar, ou só ter um estúdio de gravação e somente administrar? Se for o último caso, comece por esse ponto: pra compensar o investimento, vc tem que estar apto a botar o equipamento pra rodar em qualquer horário pra abranger um público maior, e pra isso, precisará de isolamento acústico, e independente do horário é necessário algum tratamento acústico (isolamento e tratamento é diferente). Começe por aí.

Se vc vai trabalhar com um artista, pode pegar uma parte do lucro, se vc é somente o dono do espaço e dos equipamentos e não vai trabalhar na música, vc só pode cobrar pelo uso do equipamento, e não pelo resultado atingido. Caso vc tenha um funcionário contratado para trabalhar com o artista, aí sim então vc (na verdade a organização que é vc+funcionário) podem ficar com uma parte do lucro, mas normalmente, mesmo nesses casos, cobra-se somente pelo resultado atingido (música ou álbum gravado). Você pode cobrar por hora de trabalho, por música, por álbum, etc...

Voltando pra parte de estrutura e infraestrutura, comece a pensar e dividir ou não os cômodos do espaço disponível, dependendo do objetivo (ensaio, gravação isolada dos instrumentos, gravação de vários instrumentos em tempo real, algum misto ou híbrido disso). Depois de estabelecido o espaço e objetivo, você poderá pensar em qual é o equipamento mais adequado para o teu caso. Isso porque dependendo do cenário que vc pretende gravar, os métodos são um pouco diferentes, logo, as ferramentas mais adequadas também são um pouco diferentes.

Pra saber qual objetivo vc vai caminhar, vc pode optar por seguir o que vc acha mais daora (eu, por exemplo, curto gravação da banda toda em tempo real), ou pode realizar uma pesquisa de mercado pra ver qual é a maior demanda (normalmente é ensaio).

Sobre o estagiário, considere o salário mínimo mais encargos, vai custar uns 1.5k por mês pra vc.

Então é isso aí. Pesquise sobre tratamento acústico, isolamento acústico, monitores de audio, e microfones.
Indicações:
Tratamento com bass trap e sonex, isolamento com tijolo e madeira+lã de rocha, monitores Yamaha Hs5, microfones Shure Sm57 e Sennheiser MD 421, mesa de som Mackie ProFx12.

sandroguiraldo
Veterano
# out/17
· votar


olhosdefogo
Me parece que você está confundindo gravadora com estúdio de gravação.

entamoeba
Membro Novato
# out/17 · Editado por: entamoeba
· votar


Quem abre selo/gravadora é macaco velho, gente do meio que já conhece o caminho das pedras.

Sem contatos e muito conhecimento de mercado, a chance de algo assim dar certo é próxima de zero.

HotLicks
Membro Novato
# out/17
· votar


olhosdefogo
Vc deve definir o que quer fazer. Como dito: gravadora/selo não é o mesmo que estúdio de gravação. Claro, vc pode ter os dois, mas não confunda-os. Atente-se também para as diferenças entre produtor musical e produtor artístico.

Se vc quer produzir e administrar bandas e artistas, concentre-se nisso. Entre em contato com produtores e selos independentes para conhecer práticas e valores de mercado. Entre selos pequenos e bandas iniciantes o mais comum é o escambo mesmo.

O lado da gravação vc pode terceirizar. Por que vai gastar um monte de $$$ pra montar um estúdio, se esta não for a atividade fim? Contrata a banda, paga o estúdio pra ela gravar e depois as partes negociam. Neste caso, podem ou não estar incluídos os valores com o produtor musical, engenheiro de som e masterização. Em estúdios pequenos, geralmente, o dono do estúdio faz tudo.

HL

Casper
Veterano
# out/17
· votar


Sem contatos e muito conhecimento de mercado, a chance de algo assim dar certo é próxima de zero.

corrigindo:

Sem contatos e muito conhecimento de mercado, a chance de algo assim dar certo é abaixo de zero.

DuBarzinho
Membro Novato
# out/17
· votar


olhosdefogo

Jovem! há um problema com a sua pergunta, o pessoal está tentando te ajudar más você precisa adquirir muito conhecimento (estou deduzindo isso pela pergunta que você fez).

Se aqui fosse um fórum automotivo sua pergunta seria mais ou menos assim "Quero fabricar carros! Como encaixo a vela no motor!"

Entendo que sua vontade é trabalhar com algo ligado a música porém você precisa entender um pouco mais do negócio para chegar ao que você está propondo.

Casper
Veterano
# out/17
· votar


Caro olhosdefogo:

Tem outra questão envolvida.
Para a banda estar disposta a
pagar para gravar em um estúdio,
ela espera entrar e ver isso:

0u0

Porque de outra forma ela grava
em casa. Tem um dinheirinho bão
nesse rack.

olhosdefogo
Membro Novato
# out/17
· votar


Pessoal, valeu ai mas eu sei a diferença entre estudio e gravadora, eu quero ter OS DOIS ao mesmo tempo. Eu já pesquisei o mercado e os equipamentos, já consegui aprender as coisas e inclusive já tenho meus meios de distribuição. Eu só queria dicas com os artistas no momento! Excelentes conselhos vocês estão me dando (sinceramente muito obrigado a todos, exceto quem ta falando que vai dar errado). Eu quero gravar e produzir os artistas, e gostaria de dicas sobre como convencer os artistas por favor. Desculpe se pareço arrogante.

entamoeba
Membro Novato
# out/17
· votar


Ó!

http://www.homestudio.com.br/

Talvez ajude...

Wade
Membro Novato
# out/17 · Editado por: Wade
· votar


Cara. Um home estúdio simplesinho é bem possível hoje em dia e dá pra brincar muito de boa, fazer uns trabalhos legais, estudar, etc.

Já um estúdio PROFISSIONAL, pra atender UMA GRAVADORA, não vai ser um estudiozinho simples.

Um estúdeio de médio/grande porte custa caro. MUITO caro. São MUITOS equipamentos necessários, além de LOCAL específico e TRATADO. Isso fora pessoas ESPECIALIZADAS pra operar tudo isso.

E no caso de ser um estúdio que também funciona como um selo pra produção e distribuição, ainda vai ter que ter mais gente pra tratar dessas coisas. Produtores ARTÍSTICOS, advogados, representantes comerciais e, acima de tudo...CONTATOS. Muuuuuitos contatos.

Porém...tudo se começa de algum lugar, né. Se vai mesmo trilhar esse caminho, boa sorte o/

Mas isso pensando em algo mais ou menos nos moldes de gravadoras do passado, quando isso dava rios de dinheiro.

Conheço vários estúdios funcionais aqui na cidade que são de certa forma simples e se o cara quisesse poderia "fundar" um selo. Mas é aquilo, seria tudo numa onda bem amadora e independente. Nada perto da formalidade dos tempos de ouro das gravadoras.

sandroguiraldo
Veterano
# out/17
· votar


olhosdefogo
Eu tenho visto diferentes artistas e profissionais de diferentes estilo dizendo que não se ganha mais dinheiro com gravadora e vendagem de cds.

Acho que o que você quer ser na verdade é uma produtora, tipo agenciar shows pros artistas do seu casting. Em tese, é um pouco diferente de ser gravadora.

Procure pela AW Produções no google e entenda o que quero dizer.

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/17
· votar


olhosdefogo
Vc quer saber como convencer artistas. Ora, isso não é lá tão difícil. O que vc precisa é ter um diferencial em relação a seus concorrentes. Quem são seus concorrentes? Normalmente, tudo que o músico busca é: bom apoio técnico, gente com contatos pra arrumar lugar pra tocar, festival, gente pra ajudar no marketing, disponibilidade de horários bons pra gravar, disponibilidade de espaço e equipamentos de ponta pra tocar e gravar, etc... deixei por último a parte mais importante. Como todo negócio, é importante o dinheiro também. É só se colocar no lugar do artista, tenha empatia. Dependendo de que artista vc estiver lidando, pode ser que outras coisas paralelas ao trabalho e ambiente também tenham uma influencia positiva ou negativa. Pense por exemplo se estivesse trabalhando com o Sid Vicious, seria um atrativo se vc tivesse um contato que arrumasse uma branquinha da boa. Peguei este exemplo só pra ilustrar que ás vezes tem atrativos que não estão diretamente ligados ao trabalho a ser desempanhado.

ejames
Membro Novato
# out/17 · Editado por: ejames
· votar


olhosdefogo
já pesquisei o mercado
já consegui aprender
já tenho meus meios de distribuição

Acontece que tudo isso não bate com isso:
queria dicas com os artistas no momento

Cara, desculpa a grosseria, mas se você realmente tivesse o conhecimento necessário que acha que tem, "dicas com artistas" seria o menor dos seus problemas. Você não tem a mínima ideia do que é um estúdio e uma gravadora de verdade, ou então não está sabendo se explicar.

Tu tá ciente que montar um estúdio profissional custa o preço duma casa - e isso só em equipamentos?

Por acaso você é essa figura aqui?

olhosdefogo
Membro Novato
# out/17
· votar


ejames não. Acho que minha saga nesse topico acabou :D Obrigado, minhas duvidas foram respondidas e eu recebi excelentes dicas. Muitos acham que eu quero uma produtora, e na verdade eu quero uma produtora e uma gravadora ao mesmo tempo. Ja tenho tudo que preciso, agora é juntar tudo em uma coisa só

Agradecido, Olhos de fogo

Ismah
Veterano
# out/17
· votar


olhosdefogo
alguem sabe quanto custa um estagiario remunerado alias?

Cara, primeiro tu precisa de um CNPJ, e muita bala na agulha... Nessa parte de produção/gravação, tem gente com mais estrada que eu pra falar, mas eu to no bussiness a tempo suficiente pra entender como a música como mercado funciona... Honestamente, tu não precisa de um ESTAGIÁRIO, tu precisa de um PUTA PROFISSIONAL, para fazer o trabalho que TU NÃO é capaz de fazer:

No estúdio: captar, gravar, mixar, e masterizar... ou seja, tudo...
No marketing: ???
Na parte legal (contratos, registro de músicas, marcas etc): ???
Na parte comercial: ???

Sem contatos e muito conhecimento de mercado, a chance de algo assim dar certo é abaixo de zero. (Casper)

E não, tu não parece arrogante... Tu ÉS arrogante.

acabaramosnicks
Eu não to entendendo... vc quer produzir, gravar, produzir e gravar, ou só ter um estúdio de gravação e somente administrar?

Em tese, Rick Bonadio, é um puta produtor... Mas na prática, a uns 20 e muitos anos, ele é mais um empresário "caçador de talentos", que qualquer outra coisa...
Tem um time de gente igual ou melhor que ele, fazendo o trabalho em si, e que trabalha para ele sob salário - logo sem a preocupação de que precise correr atrás de cliente, precisa emplacar algo, etc... Ele? Pesquisa, palpita, e assina as coisas que outros fizeram...

na verdade a organização que é vc+funcionário) podem ficar com uma parte do lucro

NORMALMENTE, quem produz recebe uma parte, quem executou recebe uma parte, quem gravou, etc etc etc...

Casper
Para a banda estar disposta a
pagar para gravar em um estúdio,
ela espera entrar e ver isso:


Eu discordo... Muita banda, sabe menos que o cara do tópico quanto a estúdio, sabem tocar (e nem sempre bem), tem a vontade e a grana pra gravar...

olhosdefogo
Eu quero gravar e produzir os artistas, e gostaria de dicas sobre como convencer os artistas por favor. Desculpe se pareço arrogante.

Essa é a pergunta de 1milhão de dólares em qualquer negócio...

Casper
Veterano
# out/17
· votar


Caro Ismah:

As pessoas que eu tenho contato tem mais
ou menos o mesmo perfil: são amadores
com um certo poder aquisitivo e tem na música
seu passatempo principal. A maior parte tem
seus estúdios caseiros bem equipados, e
só usam serviços externos eventualmente.
Mas quando usam, usam por algum recurso
específico (leia-se equipamento com preço
astronômico e/ou local com acústica
extremamente controlada). Por isso citei
o tipo de equipamento procurado.

Mas pode ser que a maioria realmente não
se importa com isso.



Caro olhosdefogo:

Boa sorte em sua empreitada!

Lelo Mig
Membro
# out/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Galera, na boa, vocês todos piraram ou eu que sou tosco?

O guri não sabe ligar uma mesa de som! E vcs gastando o português? Pelamor de meus filhinhos!! Isso é Troll.

Wade
Membro Novato
# out/17
· votar


Ele? Pesquisa, palpita, e assina as coisas que outros fizeram...

Que ele usa o nome dele em tudo que puder no Midas eu não duvido, mas ele põe muito a mão na massa sim.

Quando alguém paga pra gravar lá, quer que ELE faça a mixagem. E de uns anos pra cá, tem uma coisa legal lá que a banda acompanha a mixagem lá na sala ou ele grava todo o processo e manda pra banda ver que é ele mesmo que tá fazendo.

Negócio é que o cara é tão pica que mixa uma música de cabo a rabo em 30 ~ 40 min.

Também tinha um certo preconceito em relação a ele. Por todo o holofote em cima do cara, toda a pinta de show businessman e tal. Mas depois que comecei a acompanhar mais de perto vi que o cara realmente é muito, muito bom.

Ismah
Veterano
# out/17
· votar


Eu nunca disse que o Bonadio era um mau profissional! Ele é um excelente profissional, e uma grande pessoa - até hoje não conheci ninguém que pede "por favor" até pra espirrar...

Agora que ele põe a mão na massa, não... O MIDAS tem ele como PRODUTOR, engenheiro de mixagem a anos e anos foram outros... Um exemplo deles foi o Paulo Anhaia...

olhosdefogo
Membro Novato
# out/17
· votar


cara, EU SEI ligar uma mesa de som! Tinha feito essa pergunta MUITO tempo atraz.... Eu tenho marketing, contatos, gente em mente e tudo mais que voces dissem que eu preciso!

Obrigado pelo "Boa Sorte" casper

Lelo mig, eu não sou troll.

Ismah
Veterano
# out/17
· votar


Eu também sei ligar um foguete, isso não me torna um astronauta... Sei ligar o fogão, mas isso não me torna um mestre cuca...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda com equipamentos de gravadora