A genialidade de Kurt Cobain

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# jun/17
· votar


Na minha opinião o Kurt Cobain era um gênio louco que tinha de nada muito e de muito um pouco...
Na minha opinião, ele só meteu aquela bala na cabeça pq a Courtney Love não foi mulher suficiente pra impedir.

Ismah
Veterano
# jun/17
· votar


Luiz_RibeiroSP

Não quis tirar a genialidade de ninguém, mas quis dizer que ciência e arte nem sempre se relacionam - por isso citei " Da Vinci pintor " e não apenas Da Vinci...

locostras
Membro Novato
# jun/17
· votar


https://soundcloud.com/bruno-innarelli/solo

-Saved
Membro Novato
# jun/17
· votar


Ramsay

Não tem desculpa pelo que ele fez. Se a mulher não teve punch, era pra ele ter tento e não abandonar uma filha...

Julia Hardy
Veterano
# jun/17
· votar


Você teria razão se soubesse do que está falando. O cara era doente, cacete. É muito fácil falar que os outros tem que ser isso ou aquilo. Só que não é. Se fosse, não existiria esse tipo de coisa. A quantidade de bosta que eu li nos últimos dias sobre a morte do Chris Cornell é revoltante. Além de ser o tipo de comentário que não acrescenta nada, piora a situação. Mas, é sempre assim. Existe mais gente pra te ver cair do precipício do que pra estender a mão.

locostras
Membro Novato
# jun/17
· votar


É que o cara deixou o sucesso subir...

Lelo Mig
Membro
# jun/17
· votar


Gurizada!!

Por favor... Ninguém enfia um rifle na boca e espalha os miolos pela sala porque não tem nada pra fazer.

Dá mesma forma ninguém dorme todo cagado e mijado dividindo seu espaço com ratazanas, bem louco de pedra, porque acha legal.

Isso é doença... Doenças sérias potencializadas por inconsequência, mas é doença.

Já tive problemas com excesso de drogas em banda que toquei e o efeito devastador na pessoa e ao seu redor. E não era "coleguinha" não, era (é) brother, amigo de infância. (Hoje está limpo, há alguns anos, mas com sequelas marcantes).

Cuidado ao apontarem dedo e fazerem alguns julgamentos com base em moral.

-Saved
Membro Novato
# jun/17 · Editado por: -Saved
· votar


Existe mais gente pra te ver cair do precipício do que pra estender a mão.


Não da pra estender a mão pra quem ja caiu.
Fora isso, se uma pessoa tem os melhores motivos pra fazer alguma coisa, isso nao justifica se é certo ou não.
O que é errado é errado, se foi feito por motivo x, continua sendo errado.

Acabo aqui a conversa porque ja percebi que não rola falar algo que alguém não concorda sem receber uma descarga de raiva nesse fórum.

locostras
Membro Novato
# jun/17
· votar


Se o Nirvana ditou modinha então se a banda existisse hoje será que haveria a MTV mandando nas crianças?
E internet? E TV? Kurt Cobain mandou bala.
O rock está morto? Ou evoluiu?
Será que a MTV continuaria a criar e continuar kill our profets?

locostras
Membro Novato
# jun/17
· votar




Casper
Veterano
# jun/17
· votar


Caro locostras:

A MTV teve uma certa influência em um período
restrito, pré internet, não nego o fato. Certamente
o Nirvana foi um produto interessante em um certo
momento, para a MTV, também é verdade. Esse
paralelo com a MTV tem mais um ponto em comum:
os dois morreram por falta de gerenciamento.

Eu já disso isso aqui, mas repito: eu já fui em
muito show ruim em minha vida. mas em 1993,
no Hollywood Rock em São Paulo, ficou em
minha memória um show de horror de amadorismo
e falta de vontade.

Ismah
Veterano
# jun/17
· votar


A MTV morreu? Não me convidaram pro funeral então hehehe
A MTV ainda é bem forte lá fora, a empresa dona do canal atua bastante no Brasil ainda...

em 1993,
no Hollywood Rock em São Paulo, ficou em
minha memória um show de horror de amadorismo
e falta de vontade.


Isso transparece no último DVD. É nítido em várias e várias músicas que o Kurt não tá afim de tocar, talvez de estar ali e tal. É mais evidente na versão sem cortes.

Mas de modo geral, o Nirvana era amador. Uma banda jovem, que fez muito sucesso, um dia eles não eram ninguém, nem uma banda, no outro eram multimilionários... G'n'R foi quase a ruína pelo mesmo motivo, e eles não eram problemáticos, e já estavam na 3ª/4ª banda...

locostras
Membro Novato
# jun/17
· votar


Ele queria ser levado e sério e não conseguiu.

Lelo Mig
Membro
# jun/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


locostras

"Ele queria ser levado e sério e não conseguiu."

Quem é levado à sério quando passa 24 hs por dia chapado e fazendo merda?

Infelizmente, estes junkies são bobos da corte. São roubados, explorados, e descartados quando não há mais o que se tirar deles.

Uma hora, neguinho têm de amadurecer... o Dave Grohl, era do Nirvana também. Cresceu, assumiu que tinha se tornado adulto, que a palhaçada tava perdendo a graça e custando suas vidas...

Hoje, se bobear, é o maior rock star da atual geração.......Faz um trabalho honesto, se diverte, ficou milionário... e, hoje, é levado à sério.

locostras
Membro Novato
# jun/17
· votar


Lelo Mig
então você concorda comigo?
que Kurt elevou a mente da "geração x"?

Lelo Mig
Membro
# jun/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


locostras

Deixa te explicar uma coisa:

Tenho um inglês mediano para bom, em leitura e escrita. E mediano para fraco em conversação.

No entanto, para música ele é muito fraco. Não entendo 20% do que esta sendo cantado e prá ser sincero não me preocupo muito com isso, muito pelo contrário, quando ouço bandas como Nirvana, agradeço imensamente ser um semi analfabeto em inglês.

90% das letras do Kurt Cobain foram uma merda, um apanhado de frases idiotas e nojeiras para "chocar" as adolescentes burguesas.

Repito, eu gosto de muitas músicas do Nirvana, têm coisas bem legais. Mas nada de novo, de genial, nem de revolucionário... tanto é que a atual geração já nem sabe mais quem foi o Nirvana.

O Kurt não "elevou a mente da geração X".....o máximo que ele fez, foi "elevar a temperatura da mente dele até fritar".

Ainda que meu gosto por Pearl Jam não vá muito além do Ten, só para citar duas bandas da mesma época e oriundas no mesmo cenário, vá na rua e pergunte prá uma dezena de escolares e transeuntes se conhecem uma ou outra banda...

... garanto que Pearl Jam é muito mais influente que o Nirvana.

O Pearl Jam é uma espécie de U2 do grunge... Não tô falando em melhor ou pior, tô falando em tornar se, realmente, uma influência na cultura pop e não num reduto/nicho insignificante.

Este tipo de avaliação, não pode ser pessoal... A MINHA banda favorita do movimento grunge foi o Soundgarden e Badmotorfinger e Superunknow os álbuns mais influentes prá MIM.

E o que isso significa? ...nada!

sandroguiraldo
Veterano
# jun/17
· votar


-Saved
Não da pra estender a mão pra quem ja caiu.
Espero de verdade que isso nunca tenha acontecido na sua família.
Pra bem ou pra mal, essa é a última alternativa: deixar de ajudar quem caiu.

e eles não eram problemáticos
Imagina de fossem...

Uma hora, neguinho têm de amadurecer... o Dave Grohl, era do Nirvana também. Cresceu, assumiu que tinha se tornado adulto, que a palhaçada tava perdendo a graça e custando suas vidas...

Hoje, se bobear, é o maior rock star da atual geração.......Faz um trabalho honesto, se diverte, ficou milionário... e, hoje, é levado à sério.

Concordo, o Dave Grohl está quase no patamar de lenda... quase que uma "instituição" e olha que nem gosto da banda dele.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/17
· votar


Lelo Mig
Nirvana, tal qual o Radiohead hoje, foi uma banda importante, mas que, vista de "longe", de hoje, foi quase que superestimada. Tem boas músicas sim, mas na maior parte é apenas "punk rock" como havia antes e depois deles.
Kurt Cobain foi uma pessoa doente que não suportou (como quase todo mundo) as pressões do superestrelato e foi elevado à categoria de "porta voz de uma geração", coisa que ele não queria. Reconheço a sua importância e sua qualidade como compositor (não que ele seja "gênio" ou coisa do gênero) e tenho pena do seu fim melancólico causado por uma doença "braba"...
-Saved
Acabo aqui a conversa porque ja percebi que não rola falar algo que alguém não concorda sem receber uma descarga de raiva nesse fórum.
Não se trata de concordância ou discordância, se trata de que você está partindo de uma premissa errada.
Não se trata de "raiva", mas sim de pessoas que SABEM que esse problema médico é muito mais que "erro" ou "vontade" como você equivocadamente supôs.
Abçs

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


A gente quando vai crescendo vai abrindo mais a mente.
Antigamente eu virava fã de uma banda quando gostava das musicas.
E hoje eu percebo que, apesar de uma musica ser feita por uma banda, há como ser fã das musicas e não gostar da banda.

E isso aconteceu muito comigo de uns anos pra cá.
O Nirvana é uma delas. Tem uns 10 musica que gosto bastante. Mas detesto a banda, a ideia que passavam, o jeito de se vestir e portar, o comportamento no geral.
A musica é boa, a banda foi uma estrume total.

O mesmo tem acontecido com RHCP pra mim.
Eu sempre fui fãzaço deles. Mas agora com a internet e maior acesso a vida e dia-a-dia dos caras (youtube, twitter, instagram), vejo que as musicas sao excelentes, mas a banda uma merda. E muitas outras são assim. Na verdade, a grande maioria das bandas vejo isso.

Então, no titulo do topico, digo que Kurt Cobain não foi nenhum genio. Ele so compos boas musicas. Mas como pessoa era um doente. Assim como tem muitos por ai soltos na sociedade, exatamente do mesmo jeito, que pegam onibus com voce, andam pelas ruas da cidade, se vestem de trapos, e dormem nos bancos de metrô. São doentes. Mas podem ser bons compositores, artistas, costureiros, arquitetos ou qualquer outra coisa.

locostras
Membro Novato
# jun/17
· votar


Então os filósofos gregos foram todos idiotas e inconsequentes por criar leis física sem fazer descobertas apenas por não provar a veracidade destas leis...e foram provadas posteriormente.
Ah seus moleques!

MMI
Veterano
# jun/17
· votar


Lelo Mig

Acho que o fato de não entender o que se canta é quase desprezível mesmo. Já ouvi Michel Teló na Espanha, Gilberto Gil na Italia, hoje o tal de Despacito é um hit mundial... Em muitos lugares ninguém entende uma palavra do que está sendo cantado. Da mesma forma que o tal do gutural no metal... A dicção perfeita, palavras bem articuladas ficou para um tempo do Sinatra, Nat King Cole e sei lá quem... O grunge teve esta estética, mesmo o Pearl Jam tem momentos ininteligíveis do Vedder (até o João Gilberto fez isso, kkkk). O grunge teve sim sua época, influenciou até na maneira ser e vestir em um momento. Mas dizer que elevou a mente? Se elevar for ficar alto, chapar o coco, pode ser... Chamar o Kurt de gênio? Não, menos... Eu não o classificaria como um de forma nenhuma. Foi bom, teve mais que quinze minutos de fama - no mundo! - sendo incontestavelmente um grande nome da música. Mas ainda só uma peça a mais no grande palco da indústria midiática.

Concordo com o que disse. Até o fato que o Pearl Jam fica muito acima, até porque na minha opinião tem um guitarrista (Mike McCready) que acho muito legal em algumas coisas que faz.

renatocaster
Moderador
# jun/17 · Editado por: renatocaster
· votar


É...o Kurt Cobain fez umas coisas legais sim, pelo Nirvana. Isso é inegável.

Mas, vamos deixar assim, né? Ficar tentando maximizar ou minimizar os feitos, é uma baita perda de tempo. Fez o dele, marcou seu nome na história, e é isso. Assim como vários outros.

Não foi nenhum gênio, mas também não foi nenhum retardado ou completo débil mental. Fez o que fez, ficou a marca, e ponto.

renatocaster
Moderador
# jun/17
· votar


undefinedLelo Mig

Ainda que meu gosto por Pearl Jam não vá muito além do Ten

Acho que até o "No Code" o Pearl Jam fez muita coisa legal. Depois disso, eles foram perdendo um pouco a mão, aí o troço ficou com um viés mais comercial mesmo.

garanto que Pearl Jam é muito mais influente que o Nirvana.

Não sei não, tenho as minhas dúvidas.

Lelo Mig
Membro
# jun/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


renatocaster

"Acho que até o "No Code" o Pearl Jam fez muita coisa legal."

Meu problema com o Pearl Jam é pessoal... nada contra a banda, até os acho bastante competentes... mas "PARTICULARMENTE" aquele jeito do Eddie Vedder cantar (parece que tá com uma batata quente na boca) me irrita, então eu tenho uma certa implicância mesmo... não é análise isenta, como seria o correto.

"Não sei não, tenho as minhas dúvidas."

Acho que, fora do meio musical, o Pearl Jam acabou se tornando a mais popular das bandas oriundas do movimento grunge e creio que viraram uma espécie de U2.

Mas, você pode esta certo em sua dúvida sim...

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


Do Kurt nem osso existe mais e nós aqui discutindo se ele é genio ou ordinario.
O comentario do renatocaster fechou a tampa do caixao igual um apito final de um 0x0 aos 49 do segundo tempo. Nao tem discursão.

renatocaster
Moderador
# jun/17
· votar


Lelo Mig

Acho que, fora do meio musical, o Pearl Jam acabou se tornando a mais popular das bandas oriundas do movimento grunge e creio que viraram uma espécie de U2.

Vc está completamente certo na sua análise. Inclusive a analogia com o U2 é perfeita, pois os casos realmente são bem similares.

O Pearl Jam sem sombra de dúvidas é a banda com a carreira mais sólida dentre as outras do seu segmento. O lance é que com o Nirvana aconteceu aquilo que aconteceu com Jimi Hendrix (guardadas as devidas proporções). Ou seja, virou lenda.

A gente nunca saberá se o Nirvana teria seguido em frente construindo uma carreira sólida se não fosse a morte do Cobain. Na minha opinião, não teria sido, mas como ter certeza?

Então, por isso fiz a comparação com Hendrix. A gente também não sabe o que teria acontecido com a carreira dele se não tivesse morrido tão cedo. Então esse aspecto de ter virado "lenda" ou "mito", conta muito no quesito influência. Mas claro, isso pode variar de caso para caso.

Lelo Mig
Membro
# jun/17
· votar


renatocaster

O impacto que Nevermind teve e, o faz presente, em 10 dentre 10 listas de álbuns mais influentes de todos os tempos, é um fato, muito além do, gosto x não gosto.

Isso não discuto. Só quis deixar claro pro autor do tópico que, em minha opinião, isso nada têm a ver com o fato do Kurt ser ou não um gênio. É aqui que acho que a moçada confunde as coisas...

Casper
Veterano
# jun/17
· votar


Caro Lelo Mig:

...não entendo 20% do que esta sendo cantado...

Fique feliz! O próprio Kurt Cobain não entendia
30% do que ele mesmo estava cantando, e os outros
integrantes da banda não entendiam 70% do que
estava sendo dito. O senhor está no lucro!

renatocaster
Moderador
# jun/17
· votar


Lelo Mig

O impacto que Nevermind teve e, o faz presente, em 10 dentre 10 listas de álbuns mais influentes de todos os tempos

Engraçado que o Nevermind foi o disco do Nirvana que mais "bombou", mas eu curto muito mais o "Incesticide".

locostras
Membro Novato
# jun/17
· votar


Se Kurt Cobain não era gênio contra vem as suas apresentações ao vivo viscerais e apaixonadas e também não seria tão amado e odiado ao mesmo tempo pelos fãs da banda que iam aos clubes onde o Nirvana tocava.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A genialidade de Kurt Cobain