É errado tirar as músicas desse jeito?

    Autor Mensagem
    Peter_MusicoIniciante
    Membro Novato
    # nov/15 · Editado por: Peter_MusicoIniciante


    Eu vou sei todos os campos harmônicos, então coloco a música para tocar,caço o tom e consigo encaixar os acordes, mas tenho dificuldade de perceber que tem acorde com baixo invertido.

    Tiro a música e eu acho que tem um acorde D,mas depois vou conferir a cifra, e vejo que tem acordes invertidos, ou seja na verdade o D era um D/F# ou é com nona e eu não percebo.

    Eu pego e toco a música do jeito mais simples, e consigo toca-la, e errado fazer isso?

    One In A Million
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Se você consegue tocar, então não é errado não!

    Eu também ainda não consigo perceber alguns desses intervalos aí ou todas as notas do acorde do ouvido, pelo menos nas primeiras tentativas. Isso aí se aperfeiçoa com o tempo, acho.

    Até acho que esse é jeito é mais legal, faz você entender mais os campos e acordes e perceber melhor os sons.

    demian e eduardo
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Olha eu também faço isso. eu ACHO que não é errado, sempre tiro a musica com cifras básicas e depois coloco acordes da forma que acho que fica mais legal

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Peter_MusicoIniciante
    Uma dia para pegar estas inversões, é tirar a música pelo baixo. Sobre olhar na cifra e ver que é de outro jeito, tome cuidado, existem muitas cifras boas mas também existem muitas cifras porcarias, não confie somente nelas, treine sempre o seu ouvido.

    JJJ
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Peter_MusicoIniciante
    Eu vou sei todos os campos harmônicos, então coloco a música para tocar,caço o tom e consigo encaixar os acordes, mas tenho dificuldade de perceber que tem acorde com baixo invertido.
    Tiro a música e eu acho que tem um acorde D,mas depois vou conferir a cifra, e vejo que tem acordes invertidos, ou seja na verdade o D era um D/F# ou é com nona e eu não percebo.


    Não tem nada de "errado" com nenhuma "fórmula" de pegar música. Existem, talvez, formas mais ou menos "eficazes" pra cada pessoa, mas desde que se consiga, tudo bem... é o seu jeito.

    Agora... ao "pegar" uma música e fazer uma versão, não é obrigatório que tudo seja rigorosamente igual à original. O que vale é se ficou agradável pra você. Até mudar acordes (às vezes radicalmente!) é aceitável (desde que fique claro que é a SUA versão de uma música).

    Mas se o objetivo é fazer igualzinho e estiver em dúvida, sugiro que procure a partitura, pois nas cifras é frequente haver muitos erros (afinal de contas, quem "tira" a música é alguém que pode ter tido dúvidas, como você...).

    Outra coisa: às vezes os instrumentos se "complementam" e criam harmonias mais complexas sem que ninguém esteja tocando, efetivamente, o "acorde" que soa aos nossos ouvidos. Por exemplo: nesse caso que você citou (o D com baixo em F#), um violonista poderia estar fazendo só o ré perfeito maior e o baixista tocando o F#...

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    e vejo que tem acordes invertidos, ou seja na verdade o D era um D/F# ou é com nona e eu não percebo.

    nessa hora observe só a linha do baixo
    baixo invertido geralmente aparece fazendo algum caminho com um dois tempos no máximo um compasso

    C/C G/B Am/A C/G

    diferente de aparecer na cifragem do nada um acorde de Am/F# que fique um compasso ou dois, quando na verdade esse pode ser um acorde de Fa# meio diminuto

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Vai assustar o cara assim.

    Peter_MusicoIniciante
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Eu não entendo muito sobre harmonia, sei os campos harmônicos básicos, eu tiro a música com acordes simples e depois vou colocando acordes tipo com nona, quarta,etc.

    JJJ

    Essa sobre o baixo estar fazendo um F# e o violinista um D, eu já tinha pensado sobre isso, achei bem interessante, eu tenho que aprender ler partituras, ainda não sei.

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Só que inversão de acordes não tem nada a ver com ler partitura. Na guitarra e no baixo, é um pouco mais complicado tratar de inversão de acordes, nas teclas é mais fácil, e nos naipes ainda mais.

    Wade
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Tirar dissonâncias de ouvido exige um domínio desgraçado. Se consegue tirar os acordes naturais e tocar a música soando bem, não está errado. Para tocar absolutamente idêntico à original, parta pra cifras/partituras.

    pianoid
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    tocar de ouvido é tão difícil que há séculos a humanidade tem desenvolvido e aprimorado sistemas de notação para facilitar o registro e difusão de músicas e a educação, sincronia e a harmonia entre músicos

    mas são tempos bárbaros, vamos reinventar o tambor...

    kiki
    Moderador
    # nov/15
    · votar


    Peter_MusicoIniciante
    se voce conseguiu tirar os acordes corretos sem as inversões, tá certinho.

    as inversões de bordão são um extra, pra criar um baixo. sempre é possível eliminá-las, só que elas deixam a harmonia mais interessante.

    um outro jeito de tirar musica que algumas pessoas usam é ficar só caçando bordões e depois tentar preencher com acordes.
    assim as vezes acontece o contrario, voce acha que é um acorde mas na verdade é um bordão trocado.

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    pianoid
    tocar de ouvido é tão difícil que há séculos a humanidade tem desenvolvido e aprimorado sistemas de notação para facilitar o registro e difusão de músicas e a educação, sincronia e a harmonia entre músicos

    mas são tempos bárbaros, vamos reinventar o tambor...


    Que é difícil eu discordo, mas que é mais fácil ler é.

    Peter_MusicoIniciante
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    kiki


    Obrigado pela dica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É errado tirar as músicas desse jeito?