Harmonia, tirar musicas de ouvido

    Autor Mensagem
    kandrade1
    Membro Novato
    # jun/14


    Toco violão, e atualmente guitarra. Tem um tempo que toco violão, já tirei algumas coisas no ouvido, mas muita coisa ainda é um misterio pra mim. Estive estudando campo harmonico, e acho que fiquei um pouco preso, só ao que existe no campo, com isso não consigo compreender as outras notas, que 'não estão' no campo, por exemplo notas como Ebm6/Gb, fico preso as notas naturais. Pelas escalas já consigo descobrir o tom, mas tenho dificuldade de saber qual nota vem depois, o que encaixa melhor.
    Qual a dica que vcs me dariam?
    Não sei se expliquei bem o meu problema, mas é basicamente compreender como tirar musicas de ouvido...

    INNARELLI
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    tu deve tocar há uns 4 anos, né? faça mais um de popular, depois passe a violão clássico.

    kandrade1
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Toco a pouco menos de 2 anos, mas só olhando cifra mesmo, é o meu vicio, tudo que me vem a cabeça em tocar, vou logo olhar a cifra...

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    kandrade1
    Toco a pouco menos de 2 anos, mas só olhando cifra mesmo, é o meu vicio, tudo que me vem a cabeça em tocar, vou logo olhar a cifra...

    Então cara, tu tem que se desprender desse vício. Pega a música e vai martelando, comece na tentativa e erro (claro, resumindo essas tentativas à sua noção de campo harmônico). Com o tempo sua percepção vai aumentando. Coloque entre os seus exercícios o treino de percepção músical, pegue uma música que você gosta e tenta tirar as frases mais legais, ou até tirar a música inteira. Isso ajuda bastante.

    Hoje em dia eu sempre tento tirar as coisas de ouvido, só corro pra cifra quando to com muita preguiça ou quando não consigo tirar mesmo, coisas mais complexas que eu ainda nãosei.

    INNARELLI
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    cafe_com_leite
    isso quê vc disse está correto, na minha opinião, mas é com cifras que pega ouvido e o clássico serve pra fazer o que se aprendeu com o ouvido.

    kandrade1

    Toco a pouco menos de 2 anos, mas só olhando cifra mesmo, é o meu vicio, tudo que me vem a cabeça em tocar, vou logo olhar a cifra...
    está no caminho certo. mas não me leve muito a sério não, ouça o cafe_com_leite.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    INNARELLI
    O véi, tem hora qu não sei o que tu tá falando huahuahua.

    mjcmello
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Pelas escalas já consigo descobrir o tom, mas tenho dificuldade de saber qual nota vem depois, o que encaixa melhor.

    Por isso que música é arte. Se fosse previsível não seria arte, seria "exatas".

    mas é basicamente compreender como tirar musicas de ouvido.

    Pra tirar música de ouvido tem que se acostumar com a sonoridade dos intervalos, campo harmonico, etc.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Harmonia, tirar musicas de ouvido