Musicas de Taverna

    Autor Mensagem
    Filipeffv
    Veterano
    # nov/15


    Quem sabe alguma músicas meio celtas, medievais? Que falam de histórias épicas, fantasia, etc.
    Sem ser Metal, no estilo de The Bard's Song, Age of Agression, The Misty mountains Cold, etc

    Wade
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Soundtrack de Skyrim o/

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Filipeffv

    É meio complicado definir música de tabernas, já que geralmente músicos profissionais executavam obras para nobres rs

    Tem muito folk assim, geralmente ele vem associado ao metal.

    Haggard



    Mais moderninho, na onda que vc quer temos o que chamo de "american-irish folk", um folk-rock popular na costa oeste. Ele é diferente do southern rock, mas parende próximo.



    Filipeffv
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Não conhecia Haggard, muito bom...Bem original.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Felipeffv

    Olha bem dizer hoje em dia quase não existe mais música de Taverna.
    Muito raro.
    Muito do aqui tem até pode levar no nome a palavra Taverna, mas que na verdade é uma espécie de estabelecimento comercial normal como qualquer outro no ramo da alimentação e fornecimento de bebidas.
    E a música Celta propriamente dita é desconhecida, ficaram somente alguns resquícios que se mantiveram até certo tempo pela comunicação oral, mas hoje em dia não existe, pois na verdade ninguém sabe como era a verdadeira música celta, certamente tinham um outro sistema de afinação totalmente diferente do modelo atual.
    Então música Celta é uma invenção moderna.
    A Cultura Celta foi extinta.
    Um bom exemplo é a dita "Harpa Celta", tem até pedais e mecanismos sofisticados e consistente com a afinação moderna.
    É uma invenção mais recente, pois os Celtas certamente não tinham tecnologia mecânica para fazer algo parecido.
    Agora por uma questão comercial e até de ativar o turismo aos países da Gran Bretanha inventaram esta de música Celta, claro pegou uma certa parte de instrumentos mais antigos, mas a maior parte dos instrumentos utilizados hoje em dia vem de outras culturas e não da Celta original.
    E óbvio deu a impressão que estes países sabem cultivar as suas antigas tradições, o que cai bem, mas não corresponde a realidade histórica.
    Assim como tem cidades hoje em dia, que inventam a festa de tal produto, ou bebida, e depois quando passa 20 anos já é uma tradição, mas é moderno.
    Mas tradição antiga é outra coisa.
    Já a música medieval até o renascimento era mais baseada nos trovadores que cantavam música profana, mas hoje em dia também não existem mais trovadores.
    O que ficou foi a música folclórica que foi evoluindo com o passar do tempo, também por tradição oral até chegar aos dias de hoje, onde tudo fica registrado seja em tablaturas ou partituras.
    No período Barroco existia uma tradição que com certeza deve ser mais antiga, que era chamada de música de mesa, onde um pequeno grupo de músicos executava peças feitas para isto para acompanhar os convivas em suas confraternizações antes, durante e depois das refeições.
    Era costume de muitas confrarias, guildas e pessoas com interesses em comum, se reunirem em grupos em determinados dias nas Tavernas, numa reunião mais seletiva onde só os membros deste grupo se reuniam com uma certa exclusividade.
    Então a verdadeira música das Tavernas são estas mais ligadas as estas antigas confrarias.
    Mas hoje bem dizer não existem mais estas Tavernas neste sentido, hoje esta mais para um bar ou restaurante com música própria, que não tem nada a haver com as músicas de Tavernas.
    Mesmo na Europa hoje em dia, não existe mais, tem até grupos folclóricos ou ditos "Celtas", mas repito é uma coisa moderna.
    O que caracteriza música de Taverna é que além de contar com um pequeno grupo de músicos, conta principalmente com uma certa unidade de pensamentos em comum, conservam e tem tradições antigas, um grupo social, que tem interesses em comum.

    Agora, com relação aos vídeos apresentados como música de Taverna, não tem nada a haver, papel, htm, editor de texto de computador aceita tudo, mas não vi e escutei nada de legítimo, nem perto das antigas tradições
    Estas músicas são modernas e muito ruins de baixíssima qualidade e de gosto duvidoso.
    E também os instrumentos modernos e outros sons (como de Coral) que são incompatíveis com a verdadeira música de Taverna, é sempre um pequeno grupo de músicos, normalmente é acústico (Violões, quartetos de cordas, flautas e percussão de mão, e instrumentos de determinadas etnias) dependendo das instalações e da infraestrutura do local, pode ter um órgão, um teclado moderno e até piano e uma bateria , mas o normal é o instrumento dos próprios músicos fáceis de transportar.
    No mais os próprios músicos são os que cantam as peças.
    E um ponto importante é que os músicos fazem parte do grupo, não são contratados ou externos, são músicos que compreendem a cultura que estão inseridos.
    E conforme as refeições e bebidas são servidas se alternam em cantar e tocar, pois são parte integrante do grupo ou confraria.
    Muitas composições próprias e a música tradicional do grupo que pode ser bem extensa, é uma forma acima de tudo de manter as antigas tradições, o novo e o moderno até podem ter espaço mas o foco é tradicional, são músicas e estilos até de compositores já falecidos, e músicas que o grupo faz questão de manter, e as letras são inspiradoras no sentido em comum do repositório musical da cultura que representam, seja étnica, profissional, e de antigas confrarias, que tem a sua própria música.
    Esta música na linha do tempo tem um certa integridade, mesmo uma música mais moderna (composição atual) pode ser comparada com uma feita por exemplo a dois séculos atrás, tem integridade com os temas e as letras que tratam especificamente da linha geral do grupo que pertencem.
    Não é música de pinguço, dos que bebem até cair, na verdade a música vai acompanhar uma refeição onde as pessoas bebem com moderação.
    Mas nos dias de hoje é muito relativo classificar uma música como de Taverna, a própria expressão caiu no esquecimento, é mantida somente por pequenos grupos, onde não é qualquer um que entra, onde acima de tudo se exige disciplina.

    Eu pertenci a um grupo seleto de músicos, que tinha uma espécie de Taverna, onde só entrava quem fosse convidado, tinha uma boa infraestrutura, composta por bar e restaurante, salas com sofás e cadeiras e um pequeno palco para os músicos se apresentarem, e os casais até dançarem.
    Onde além de boa música com foco especial no Rock, "Confraria do Rock" (parte do nome, com estatuto e tudo), mas também consistia num espaço para se discutir filosofia, mas tinha regras, tinha hora para começar e hora para terminar, tudo dentro da decência, e não se discutia baixarias como a política nacional como exemplo.
    E tinha músicos excepcionais que faziam e produziam música de altíssima qualidade , só fui convidado a entrar lá por causa dos meus conhecimentos de computador e home estúdio pois a faixa etária era muito alta, e estavam precisando de alguém que entende-se mais da música pelo computador.
    A maioria dos membros era de idade avançada, poucos jovens.
    E esta confraria tinha membros de vários Estados, e ficava oculta escondida na Região Metropolitana, num amplo espaço mantida por um Mecenas.
    Se podia beber, fumar, dançar, comer discutir filosofia, só não podia ser negativo e ter pensamentos que não fosse de alegria e otimismo.
    Comida muito boa, e bebidas de todo o tipo nacionais e importadas que você puder imaginar, com um custo bem baixo.
    Uma beleza , uma confraria única..
    E aí neste caso até considero como uma verdadeira música de Taverna, muito embora fosse com foco na música moderna., mas de certa forma tradicional do bom e velho Rock and Roll, não esta música mal feita dos dias de hoje.

    Música de Taverna tem relação com um certo grupo de pessoas, que tem gostos em comum, é uma música simples, mas caprichada, não estas falsas músicas que tentam se rotular como de Taverna, que com todo o respeito não passam de excrescências como as postadas aqui.
    E o que existe hoje são invencionices, onde o pessoal se auto rotula, pega coisas mais antigas aqui e ali, e tem na verdade um objetivo comercial, e tentam se passar por tradicionais.
    Música de Taverna não é música comercial, é uma música para o pessoal, se divertir, alimentar e beber ouvindo uma boa música ao vivo, e todos os participantes se conhecem e tem coisas em comum, e não tem esta de penetra.

    Acredito que nos dias de hoje existam poucas Tavernas, e muito menos música de Taverna, o que hoje esta restrito a poucas confrarias.
    No sentido mais popular e moderno é música de bar, que consiste num repertório que atenda ao público em geral, mas repito não tem nada a haver com a verdadeira música de Taverna.

    E hoje em dia também, bem dizer não existe mais música de mesa.
    Isto músicas especificamente compostas para confraternizações onde todos se sentam a mesa para comer, beber e tratar de assuntos inerentes ao seu grupo.
    Esta aí uma boa ideia de quem puder resgatar parte disto na música moderna, e escrever letras e compor músicas que combinam com as pessoas sentadas à mesa, com suas discussões e falas do dia a dia, mas é claro, escrever sobre algo produtivo, não besteiras, como esta o nível de hoje, com certa profundidade e propósito de bom entendimento, não me refiro a música de bar, mas uma música mais caprichada seja nas letras, ritmo, harmonias e melodias.
    E lembrando novamente que música de mesa não é música de bêbado, que na verdade são pessoas inconvenientes e só atrapalham uma boa música de mesa e a confraternização em geral.
    A música de mesa é uma música de fundo, não pode atrair demais a atenção dos convivas, somente por alguns momentos, tem que ser agradável e até estimular a harmonia entre as pessoas que compartilham a comida, a bebida e a música.
    Mas também a música de mesa não pode ser vazia, tem que buscar um equilíbrio.

    6Strings
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Adler3x3

    Eu pertenci a um grupo seleto de músicos, que tinha uma espécie de Taverna, onde só entrava quem fosse convidado, tinha uma boa infraestrutura, composta por bar e restaurante, salas com sofás e cadeiras e um pequeno palco para os músicos se apresentarem, e os casais até dançarem.

    Deve ser massa participar de um grupo assim....

    Chuck Bluesbreaker
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Filipeffv

    Eu curto muito este estilo de música, apesar de não ser algo que eu escuto toda hora.

    Eu estava jogando Dragon Age Inquisition e tem um momento do jogo que eu entrei em uma taverna com uma Barda tocando e cantando, achei bem interessante, ainda mais no ambiente do jogo ficou perfeito. Aqui vão todas as músicas que ela toca:



    Outra música: Greenleaves, escuta a versão do Jeff Beck. Baita som!!

    Mais uma que eu nunca pesquisei a fundo: tem um show do Richie Blackmore que ele só toca esse tipo de música.

    Casper
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    In taberna - Carmina Burana
    Acho esse trecho sensacional.



    Filipeffv
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    tem um show do Richie Blackmore que ele só toca esse tipo de música.

    Ele tem uma banda mais a esposa: Blackmore's Night
    Muito massa!!

    mvrasseli
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: mvrasseli
    · votar


    GWENDAL


    Estão em atividade até os dias de hoje, acho que é esse tipo de música que você está procurando irmãozinho.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Musicas de Taverna