Sobre como os músicos lidam com composições sobre temas pessoais

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/15


    Sempre tive curiosidade em saber como alguns músicos lidam com as emoções ligadas a algumas de suas composições. Pra citar alguns exemplos de composições com conteúdo um tanto quanto forte e pessoal, temos "Canção pra Você Viver Mais" do Pato Fu (escrita pela Fernanda Takai em homenagem ao pai dela), "Pai" do Fábio Júnior (idem) e "Tears in Heaven" do Eric Clapton (escrita em homenagem ao filho dele que morreu aos 4 anos).

    Acabei de assistir um programa no BIS sobre o Eric Clapton e um jornalista contou que, em uma entrevista, o Eric Clapton afirmou que não toca mais a música "My Father's Eyes" pois os sentimentos sobre os quais ela fala não fazem mais parte da vida dele.

    E aí, o que vocês acham sobre o assunto? Será que os músicos conseguem "esquecer" os sofrimentos colocados em músicas e tocá-las toda noite nos shows?

    Ismah
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Somos humanos. Essa resposta é individual...

    sebber
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Também depende da "moral" do artista, se pode ou não se dar o luxo de escolher repertório com base no que quer, e não pensando no mercado/público consumidor.

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Cada um é um. Canto e toco minhas músicas sobre sentimentos passados tranquilamente. Mais importante é a relação que o músico tem com essas emoções. Canalizar algo tão subjetivo dentro de uma canção é algo que considero uma dádiva. Essa frase do Eric Clapton mostra de uma forma bem pessoal a maneira que ele trata suas músicas e seus sentimentos, vale para ele. Nesses casos, a música serve como o retrato de uma situação emocional pelo qual ele estava passando.

    kiki
    Moderador
    # mar/15
    · votar


    erico.ascencao
    Pra citar alguns exemplos de composições com conteúdo um tanto quanto forte e pessoal, temos "Canção pra Você Viver Mais" do Pato Fu (escrita pela Fernanda Takai em homenagem ao pai dela)
    curiosidade: quem escreveu foi o john (marido dela), que procurou captar o que ela sentia na hora, e ela aprovou.

    a arte pode ser um meio de botar pra fora coisas que voce não sabe por onde mandar.

    E aí, o que vocês acham sobre o assunto? Será que os músicos conseguem "esquecer" os sofrimentos colocados em músicas e tocá-las toda noite nos shows?

    esquecer acho que não. mas ao repetir aquele sofrimento varias vezes, acho que voce acaba "gastando" ele , é um jeito de trabalhar e reduzir ele.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    O Cicero fez um álbum chamado Canções de apartamento, do qual é o retrato musical e poético do momento que ele estava morando sozinho e sua namorada o tinha largado. Segundo o próprio, não gosta do disco, embora seja tão aclamado pelos seus fãs. Mas ele continua tocando as músicas porque tem apenas dois discos e o segundo tem menos de 30 min, além de não ter tanta aclamação do publico por ser menos fácil de digerir.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    erico.ascencao
    um jornalista contou que, em uma entrevista, o Eric Clapton afirmou que não toca mais a música "My Father's Eyes" pois os sentimentos sobre os quais ela fala não fazem mais parte da vida dele.

    Eu acho que algumas músicas podem ser usadas como válvulas de escape para determinadas situações, e com essas músicas o cara acaba formando uma relação afetiva. E, como toda relação afetiva, isso pode ter um fim. Se você não gosta mais de estar com sua namorada, você continuaria passeando com ela só para agradar as outras pessoas?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre como os músicos lidam com composições sobre temas pessoais