Sobre negar a discussão de temas "batidos"

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# fev/15 · Editado por: JJJ


Música pop vs música erudita!!!
Velocidade vs "feeling"!!!
A influência da madeira no som!!!

Muitos de nós temos ojeriza a estes e outros temas "batidos" e já discutidos à exaustão aqui no FCC, correto?

Eu mesmo, por várias vezes, já critiquei usuários mais novos, dizendo que tal assunto já foi muito falado e tal.

Mas... será que esta é a postura correta, do ponto de vista de um fórum de discussão???

Ok, ok... você aí que está lendo já deu sua opinião mais de mil vezes e não aguenta mais falar destas coisas. Entendo perfeitamente. Eu também. Mas e o usuário novato que acabou de entrar no fórum? Não pode expressar sua opinião só porque, em 2003, houve outro tópico debatendo o tema e ficou-se discutindo por anos a fio, até, digamos, 2008? Eles não teriam o direito de revisitar o assunto e debater, entre eles, o que nós já fizemos anos atrás?

Que fique claro: esta crítica não é ao FCC, que não proíbe reabrir um tópico velho para voltar algum tema ao debate. A crítica é a nós mesmos, veteranos, que achamos que já discutimos um assunto um tempão, então ninguém mais tem o direito de voltar ao mesmo!

Eu vou me policiar para nunca mais repreender um novato que queira discutir qualquer destes temas.

Em tempo: o tópico é a "discussão sobre a discussão", não sobre os temas específicos que citei como exemplo no começo, ok?

Lelo Mig
Membro
# fev/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

Eu, confesso, muitas vezes fico perdido em me posicionar contra ou à favor de algo aqui no FCC.

Exemplo: Fechamento de tópicos novos...

Concordo que se abre dezenas de tópicos iguais, que neguinho têm tendência a abrir tópico repetido, que não usa a busca e etc... concordo e isso é fato.

Mas, muitas vezes, vejo orientação para seguirem para determinado tópico que já esta com 10, 12 páginas e o assunto inicial totalmente desvirtuado. O guri pergunta lá e é desprezado porque aquele tópico saturou.

Estes dias mesmo, vi um tópico fechado e os links que postaram indicando outros tópicos para o "novato" esclarecer as dúvidas, não tinham nada a ver com o que ele havia perguntado. Acho que o modera nem leu a pergunta direito ou se equivocou geral.

Acho que todos erramos. Os novatos em não usarem a busca e repetirem tópicos, os mais velhos em não ter paciência com assuntos batidos e a moderação também, muitas vezes, em não "interpretar" corretamente a pergunta.

Mas, creio que é assim mesmo... não é fácil coordenar isso tudo. Acaba todo mundo errando, sendo repetitivo, mas também acertando e querendo contribuir.

Acho o saldo final bastante positivo.......senão já tinha sumido daqui faz tempo.

LeandroP
Moderador
# fev/15
· votar


JJJ
Eu mesmo, por várias vezes, já critiquei usuários mais novos, dizendo que tal assunto já foi muito falado e tal.
...
Mas... será que esta é a postura correta, do ponto de vista de um fórum de discussão???


Quando eles utilizam um dos tópicos existentes não vejo nada de mais. Agora, se o cara cria um tópico novo só pra debater este tipo de assunto, não dá.

juninholiveira
Veterano
# fev/15
· votar


Ja me daparei com uma situação cômica: O tópico que o cara criou tem a minha dúvida, aí eu fui ler, e fecharam o tópico e botaram o link da busca, aí la nos resultados, eu entrava no link, e tava lá de novo, mandando usar a busca!
Não tem como ficar buscando ouro no FCC as vezes por um assunto bobo...

Acho que deveria haver uma política mais liberal quanto a isso. Td bem fechar os tópicos dos cara que querem comprar uma guitarra: "Eu toco Metallica e AC/DC e posso gastar até 600 reais, me indiquem uma guitarra" Aí td bem, tem que ser fechado msm. Mas acho que tem que rever as regras aí, chega a ser chato. Minha opinião... E logo logo esse tópico vai ser fechado, postei enquanto ainda da tempo.

RafaelBernatto
Veterano
# fev/15
· votar


Pra mim tem que fechar tudo. Rsrsrs.

O pessoal tem que aprender a andar com as próprias pernas... Pesquisar... Parar com essa mania de estrelismo... Isso aqui é um fórum de discussões.. Não é o Yahoo perguntas..

JJJ
Veterano
# fev/15 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig
LeandroP

Não falo de criar tópico novo. Mesmo reabrindo um tópico antigo, se o assunto já tiver sido dado por "esgotado" pelos veteranos, vem crítica... o cara fica até sem graça de dar a sua visão. Eu acho que isso esvazia um fórum.
E daí se nós já temos opinião formada? O cara não pode falar mais?

juninholiveira
E logo logo esse tópico vai ser fechado, postei enquanto ainda da tempo.

Pô, mas eu usei a busca e não achei nada parecido!!! kkkkkkkkkk

RafaelBernatto
Isso aqui é um fórum de discussões.. Não é o Yahoo perguntas..

Não entendi... estou me referindo justamente a discutir...

RafaelBernatto
Veterano
# fev/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


JJJ

Não falo de criar tópico novo. Mesmo reabrindo um tópico antigo, se o assunto já tiver sido dado por "esgotado" pelos veteranos, vem crítica... o cara fica até sem graça de dar a sua visão. Eu acho que isso esvazia um fórum.

Se é assim.. Sim.. Acho que o pessoal poderia pegar mais leve... Mas sinceramente.. Não vejo muito isso... Vejo a galera pegando no pé por desenterros cômicos.. De quando a pessoa responde uma pergunta bem antiga...

renatocaster
Moderador
# fev/15 · Editado por: renatocaster
· votar


JJJ

Cara, eu não sei se entendi errado, mas acho que não. Eu entendi que vc não abriu esse tópico com o simples intuito de discutir as regras do fórum. Eu entendi que vc queria discutir o comportamento dos usuários mediante discussões sobre assuntos já recorrentes. Então seria uma discussão sobre os usuários em si, e não sobre as regras. Estou certo ou errado?

Estou perguntando porque já pegaram o gancho para levar a discussão para este outro lado.

Lelo Mig

Estes dias mesmo, vi um tópico fechado e os links que postaram indicando outros tópicos para o "novato" esclarecer as dúvidas, não tinham nada a ver com o que ele havia perguntado. Acho que o modera nem leu a pergunta direito ou se equivocou geral.

Vc poderia por gentileza indicar o tópico onde ocorreu isso? Errar eu sei que todos nós erramos, e se isso aconteceu mesmo, o erro tem que ser reparado, e não deixá-lo no ar ou suspenso. Achar por achar não vale de nada, tem que verificar de fato o que ocorreu.

Porque essa sua colocação "Acho que o modera nem leu a pergunta direito ou se equivocou geral" indiretamente joga a moderação contra os usuários. Um usuário mais novo ou menos esclarecido sobre o funcionamento do fórum ao ler isso vai achar que essa é uma prática comum da moderação, o que não é verdade.

Eu procuro ser um moderador que busca o esclarecimento para agir com transparência aqui no fórum, assim como tenho certeza que é essa a postura dos demais moderadores. Na condição de moderador eu me senti incomodado com essa sua observação e gostaria de esclarecer o que aconteceu sobre o tal tópico que vc mencionou.

shoyoninja
Veterano
# fev/15 · Editado por: shoyoninja
· votar


JJJ
Mas maninho, será que o ponto comum desses temas aí é que foram discutidos a exaustão?

Ou o problema é que são sem pé nem cabeça mesmo? Velocidade vs Feeling, é como discutir Maçã vs Garfos...


No mais, na minha opinião usar a busca e saber o que está rolando antes de escrever é algo bacana aqui e foi construído aos poucos. Tenho certeza que um grupo qualquer do Facebook tem trocentas postagens por dia falando sobre como "a banda que eu gosto é gostável", mas não sai nada que preste.


Agora, eu acho que dá para ser mais gentil sim, não na questão dos moderadores fechando tópicos repetidos, mas na questão da reação dos outros usuários. Membros novatos não conhecem bem o "código de ética" local e, às vezes, eu acho que a galera bate um pouco forte sim hehe.

Lelo Mig
Membro
# fev/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


renatocaster

Renatão.......vou tentar achar o tópico que citei (não lembro agora de cabeça), vou dar uma fuçada e te passo o link!

"Indiretamente joga a moderação contra os usuários. Um usuário mais novo ou menos esclarecido sobre o funcionamento do fórum ao ler isso vai achar que essa é uma prática comum da moderação, o que não é verdade."

Não foi essa a intenção... foi mal!

JJJ
Veterano
# fev/15
· votar


renatocaster

Você entendeu certíssimo! Até grifei lá que não era crítica ao FCC.

shoyoninja

Foi só um exemplo (infeliz, mas me veio à cabeça... rs) e eu concordo contigo.

renatocaster
Moderador
# fev/15 · Editado por: renatocaster
· votar


JJJ

Então, basicamente vc tocou no assunto da clássica "desenterrada", não é? Que o cara vem, upa um tópico antigão, e a gente fica zoando de pá de ouro, coveiro, etc...

É, nesse aspecto em si eu sou contra essa prática. Pois isso afugenta o usuário novato do fórum, que ainda não está habituado as brincadeiras do dia a dia que por aqui ocorrem. Mas isso é um mal que atinge aos mais diversos fóruns, até os gringos.

Nesse caso, existem 2 tipos de situações distintas:

1) Aquela que o cara upa um tópico antigo, mas que o assunto ainda está "vivo". Nesse caso eu não acho as brincadeiras um lance legal, pois o cara upou o tópico com uma finalidade, onde o debate pode ser reaberto e enriquecido. E tem um fator agravante: Um user novato cria um novo tópico repetido e é advertido pela moderação para usar a busca e continuar o assunto num tópico já existente. Aí o cara assim o faz, upa o tópico antigo e é chamado de coveiro, pá de ouro, ou é repreendido. Aí é complicado...

2) Aquela que o cara upa o tópico antigo por upar, sem um objetivo específico, ou com a intenção de floodar, trollar...No caso dessa segunda situação eu acho a brincadeira válida, ou até mesmo uma "chamada na chincha" por parte dos users mais experientes.

LeandroP
Moderador
# fev/15
· votar


Os engraçadinhos que tiram onda porque o cara postou em um tópico antigo é advertido. Então se ficar de gracinha, escrevendo "pá de ouro", etc, vai levar advertência.

JJJ
Veterano
# fev/15
· votar


renatocaster

Não me refiro a "qualquer" desenterrada.

É mais o cara que tenta levantar alguma discussão sobre um tema já muito discutido. E leva porrada porque vários de nós já não aguentam mais discutir aquele assunto.

Mas, vendo do ponto de vista deles, é um assunto "novo"... sacou? Eles devem ter o direito de falar sobre, sei lá... "técnica vs feeling", por exemplo, mesmo a gente achando ridículo... Faz parte da "caminhada" dos caras...

Se o sujeito entra no fórum, faz uma pergunta e toma chumbo... vai embora! Com toda razão, né?

renatocaster
Moderador
# fev/15
· votar


JJJ

Hum, saquei! Agora entendi melhor o seu ponto de vista, rsrsrsrs. E de fato, vc está certo. Concordo contigo. Um determinado assunto que já se tornou cansativo para nós, pode ser uma novidade para alguns.

ogner
Veterano
# fev/15
· votar


JJJ
Eu simplesmente nem entro mais em tópicos desse tipo:

Placa de som
Montar home estudio
Felling
Velocidade
Madeira

E esse tipo. Deixo pros novos questionadores que os novos respondedores o façam.... hehehehehe!!!

Ate pq tem tudo na busca.... A busca é bagunçada, burra?? Sim. Mas tem tudo lá.... 1 hora de leitura não mata ninguém!! ahuehuhuehua

Se alguém tem qualquer duvida, duvido que em 1 hora, concentrado, sem feice, zap, e etc, aqui no FCC ele não resolva o problema...

Mas quem tem 1hora pra "perder" ?? lendo... :))

Buja
Veterano
# fev/15
· votar


Eu concordo em partes com o criador do topico: JJJ

Nao deveriamos negar a discursão de um tema, de novo, a usuários mais novos, so por isos já foi debatido.
Afinal, TODO dia tem gente debatendo, religião, política, medidas sócio-ambiento-economicas, romance, filmes, etc, o kcte, tudo de novo sem cansar. O mesmo feijão com arroz de sempre.

Quer discursão mais repeteca do mundo que discutir campeonato brasileiro TODO santíssimo ano? Ninguem reclama disso.

Mas agora vai minha opinião:
Qual é a diferença de discutir vez após vez se 90 minutos de partida de qualquer clássico, e discutir tópicos de temas repetidos?

É que a informação dos tópicos geralmente NAO muda. É, isso mesmo.

Vamos discutir sobre o jogo do Galo e do Cruzeiro?
Ah eu acho que foi impedimento...eu acho que foi penalti...o juiz foi ladrão.
Tema: Antigo, mais velho que andar pra frente.
Característica: Lance diferente, situação diferente.

Vamos discurtir sobre madeiras: O que é melhor para uma les paul? Mogno, ash, alder, agathis?
Tema: Antigo
Caracteristica: A mesma coisa. Todo mundo sabe quase que indubitavelmente que o mogno tende a ser melhor aplicado numa les paul e o alder numa strato.

E sobre feeling? Que é melhor de ouvir? Cromatismos a 600 bmp ou semibreves com caretas a la Paulo Heineken ?
Tema: Antigo
Caracteristica: Antiga. Todo mundo sabe que indubitavelmente da pra escutar 1 hora de música com felling e expressividade, mesmo com caretas, que 10 minutos de 1..2..3..4 a 600 bmp.

Se as discursoes antigas, pelo menos permeassem caracteristicas mais novas, madeiras recentemente usadas, estudos e novas descobertas, enfim, mesmo que saibamos que é a "discursao é antiga", mas sao recheadas de debates/prova novas, nao deveriamos ter tal preconceito.

renatocaster
Moderador
# fev/15 · Editado por: renatocaster
· votar


ogner

Mas em tópico sobre strats vc vem seco pra entrar, mesmo que seja repetido :)

auheuhauheuhauhe!

entamoeba
Membro Novato
# fev/15
· votar


Assuntos batidos não são assuntos esgotados!

Alex guitar man
Veterano
# fev/15 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Acho legal discutir assuntos antigos, as vezes rola um revira volta e quem ja tinha opnião formada muda de ideia..

Mas criar um topico atoa é outra historia...

Eu mesmo só um cara que vive batendo na mesma tecla, os mesmo assuntos, não enjoo..

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# fev/15
· votar


Slash vs Malmsteen: gosto dos dois, diversidade > segregação.

Velocidade vs feeling: velocidade é uma ferramenta, feeling é talento. e uma coisa não exclui a outra.

Pop vs Erudito: ouço os dois, diversidade...

madeira: ninguém morre por que o corpo da guitarra é de rosewood ou alder ou qualquer mimimi, n estou nem ai.

entamoeba
Membro Novato
# fev/15
· votar


Acho engraçado que tem muita gente que participa de um fórum se esforçando para evitar o diálogo!

Acontece que as vezes aparece um conflito entre impressões, e a "boa educação contemporânea" manda que se evoque racionalizações pré-fabricadas visando encerrar a discussão. Aí, ao invés de falar sobre o assunto, o máximo que você consegue é ficar combatendo a porra das racionalizações!

Respeitar o outro não é aceitar qualquer porcaria que o outro diga! Parece que as pedagogas das escolas que estudei encarnaram em uma geração! É isso, é o sertanejo ubíquo...

Ó céus! Que merda estamos virando?!

krixzy
Veterano
# fev/15 · Editado por: krixzy
· votar


Buja
Caracteristica: Antiga. Todo mundo sabe que indubitavelmente da pra escutar 1 hora de música com felling e expressividade, mesmo com caretas, que 10 minutos de 1..2..3..4 a 600 bmp.

Ah vei, agora vc iniciou a discussão técnica x feeling episódio 666.

Quem disse que não dar pra fazer 1h de expressividade tocando a 600 BPM*? Quando vem falando assim é por que não consegue fazer nem o exercício 1234 a 60 BPM.

huehueheuheuehuehueheu....

Falando sério agora, já zuei uns carinhas ai chamando de pá de outro, mas no caso, eram tópicos de dúvidas que já foi resolvido a anos, tipo "minha guitarra ta chiando" ai passados uns 10 anos o cara upa pra dizer que deve ser aterramento, pow, o cara upou um tópico de 10 anos pra só pra dizer ao cara que nem lembra mais do tópico que criou, que o problema dele devia ser aterramento, esse tipo de cavada de tópicos parece mais trollagem.

Concordo com o JJJ na questão dos novatos, as vezes a galera fica ai reclamando porque o FCC ta paradão, mas quando entra um novado com uma dúvida em algo já batido ninguém vai lá pra ajudar o carinha, se o cara cria uma conta no forum pra tirar uma dúvida e não tem resposta, pra que ele vai continuar participando?

Tem novado ai que não faz a menor ideia de usar a busca, quem aqui nunca levou uma advertência por alguma noobisse? Quem aqui leu as regras antes de criar um tópico?

Acho que raramente alguém vai procurar ler regras, eu mesmo nunca li todas as regras, só de ler a palavra "regras" já me vem a cabeça um texto enorme pra mim ter que ler, vou nada ler isso, só soube das regras básicas depois de ser adivertido pela moderação.

Acho que falta só um pouco de paciência dos usuários experientes e relação aos novatos, se querem um forum ativo e movimentado tem que ser atrativo e ter uma boa recepção pra trazer mais usuários ativos, já vi muito novato criando tópico ai falando que já acompanhava o forum a algum tempo, mas nunca criou uma conta até sentir a necessidade de criar um tópico, esses usuários sem conta ai poderiam criar contas e participar mais.

Outra coisa já discutida aqui, é sobre uma melhorada ai no forum né, já passou da hora, isso aqui ta vencido já, cadê a foto em baixo no nick do usuário? E essa aparência que não muda, porque as fotos não ficam aparecendo como os vídeos do u2b? Lembro de um tópico ai cheio de dicas ai pro forum, tudo bem que não são obrigados a mudar e o atual é totalmente utilizável, mas uma renovada é sempre bem vinda.



Olha só o tópico que o carinha cavou agora pouco:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/273850/

Se chegar um lá negativando o carinha é tenso, ele curte da banda, e tá afim de discutir sobre ela, nenhum problema.

Lelo Mig
Membro
# fev/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba

"Ó céus! Que merda estamos virando?!"

O grande pensador, Falcão, descreve este fenômeno como:

Síndrome da Baitolagem Adquirida..........kkkkkk

JJJ
Veterano
# fev/15 · Editado por: JJJ
· votar


ogner
Deixo pros novos questionadores que os novos respondedores o façam.... hehehehehe!!!

Tudo bem, nem você, nem eu, nem nenhum veterano tem a obrigação de entrar, mas vale a velha máxima: "se não quer ajudar, pelo menos não atrapalha", né? rs
Sempre há quem queira voltar ao assunto...

Buja

Se eu te entendi bem, você defende que as velhas discussões só teriam sentido de serem reativadas, caso houvesse algo novo a dizer. É isso?
Sei lá, cara, acho que não... Mesmo que o sujeito tenha uma opinião que alguém já expressou em, digamos, 2006, porque não teria o direito de querer levantar o debate de novo? Como eu disse acima, nenhum de nós é obrigado a voltar ao tema, mas pode haver quem queira.

entamoeba
Assuntos batidos não são assuntos esgotados

Exatamente! Sempre pode haver quem queira voltar ao assunto. Imagina um tópico do início do fórum (2002, acho) sobre, digamos, as diferenças entre braço colado e parafusado. Deu 15 páginas, todo mundo falou tudo. Ai um cara entra hoje, quer conversar sobre o assunto, desenterra, dá a sua opinião e... toma o maior cacete de um monte de veterano! Ou seja: não se pode mais falar nisso, porque em 2002 o assunto já foi discutido??? Ora, se fosse eu, quando garoto, enfiava a viola no saco e nunca mais aparecia. Claro que, hoje, macaco velho, tô nem aí, não vou deixar de dar meu pitaco se quiser e dane-se o mundo que meu nome não é Raimundo... mas muitos que entram aqui são praticamente crianças. E é meio piegas dizer isso, mas elas são o "futuro" do fórum... rs

Alex guitar man
Acho legal discutir assuntos antigos, as vezes rola um revira volta e quem ja tinha opnião formada muda de ideia

Exato! E, se for ver bem, todos os "grandes temas" já foram super discutidos. Se não se puder voltar a eles, sobra o quê? Apenas os "lançamentos de novidades" e "Olha a minha versão de Sweet Child O' Mine" e "Que baixo eu compro com 500 reais"... Os grandes temas SEMPRE são discutidos, pisados e repisados em jornais, revistas, documentários. É normal e salutar!

Lelo Mig
Membro
# fev/15
· votar


JJJ

Alguns temas devem e serão debatidos sempre.......é que nem a história do ovo e da galinha, não têm jeito!

Não tem essa de assuntos tabú......é o que acaba movimentando o fórum, inclusive as reinterpretações do mesmo tema.

É assim em qualquer fórum do mundo.....90% das discussões são sobre valvulado x transistor, velocidade vs feeling, slash contra rápa, e etc.

Vamos em frente!

juninholiveira
Veterano
# fev/15
· votar


Se não for pra discutir tema repetido, transforme o FCC em uma enciclopédia direto, faz um compêndio com todos os assuntos e joga na internet. Aí deixar de ser fórum de discussão, já que não se pode discutir, msm que seja o msm assunto, mas não as mesmas pessoas.

ogner
Veterano
# fev/15
· votar


JJJ
Sim atrapalhar é sacanagem.

Difa-se da passagem, antigamente eu ate denunciava topicos
Repetidos. Mas nem me lembro do ultimo q cagoetei...deve ter mais de 1 ano...

Iversonfr
Veterano
# fev/15
· votar


JJJ

Tem um tipo de tópico que vive sendo fechado que as vezes penso se não poderia ficar aberto, algo do tipo "qual fuzz comprar"? Sabemos que todo ano entra uma tonelada de equipamento no mercado, não vai ser em um tópico de 10 anos atrás que o cara vai achar a resposta. Por outro lado, se não gostou do tópico repetido ou chato, simplesmente não responda, quem se dispuser a ajudar que o faça. Por um terceiro lado, usando sempre o mesmo tópico é legal para o assunto ficar todo reunido/concentrado em um único lugar facilitando para outros users. Uma maneira legal são os tópicos fixos como o "qual guitarra comprar", mas aí a lista de tópicos fixos seria gigantesca e impraticável. Apesar dos pesares, concordo com o Lelo Mig quando diz que o saldo final é bastante positivo.

rcorts
Veterano
# fev/15
· votar


Alex guitar man
Acho legal discutir assuntos antigos, as vezes rola um revira volta e quem ja tinha opnião formada muda de ideia..

Mas criar um topico atoa é outra historia...


Pois é, vivo mudando de ideia o tempo todo, e as vezes sem perceber, já mudei de ideia novamente. Por isso hoje eu tento passar minhas contribuições aqui menos como o dono da verdade e mais como alguém que tem uma opinião a respeito. Algumas coisas é óbvio que não se trata apenas de opinião. Se um cara como o Denis Warrens passa uma lição sobre um determinado modo grego é uma coisa. Notoriamente o cara entende e ajuda de bom grado. E acaba servindo mais para ensinar do que para discutir.

Acho que a moderação tem esse nome justamente por isso. Pois cabe aplicar as regras, porém sem perder o bom senso. Isso de que um tópico vai ficando com trocentas mil páginas e acaba saturando vale pra alguns temas, pra outros nem tanto. Por exemplo, o tópico de lutheria e o de ajuda pra quem quer comprar uma guitarra estão parecendo a saga de jogos do Super Mario, cansa só de pensar em listar, mas tem demonstrado que funcionam.

Agora, tem tópico que supostamente era para condensar um tema como modos gregos, mas o novato vai lá, deixa uma pergunta e quase ninguém aparece para ajudar. É um tópico zombie. Se der bobeira ainda mordem seu pescoço se você se arriscar a passar por lá.

Em certos casos, não vejo mal algum o novato abrir um tópico, expondo sua dúvida de forma clara, principalmente se apresentar possibilidade de revisão ou construção de conceitos, ou uma abordagem diferenciada de um mesmo tema. E se tiver alguma relevância (que pode ser julgada pela quantidade de pessoas interessadas em responder e pela própria qualidade das respostas) permaneceria aberto, caso contrário seria fechado.

O outro lado da moeda são aquelas coisas estapafúrdias como "quem é o melhor guitarrista de todos os tempos?" ou "o Chimbinha não toca nada". Esses a moderação deveria fechar nos primeiros 30 segundos.

prazo de validade...

Aproveito para deixar uma fagulha para reflexão, que até guarda alguma correlação com o assunto do tópico. Vejo que vários membros que eram bastante ativos há 10 anos, de alguns anos para cá sumiram do fórum. Alguns provavelmente até pararam de tocar, ou realmente não tinham nada para acrescentar ao fórum. Outros talvez tenham se cansado das mesmas discussões, dos mesmos mi mi mis e por qualquer motivo tenham perdido a paciência, ou a motivação em continuar a participar do fórum.

Bem, ainda cabe observar que assuntos que foram discutidos há 10 anos, como sobre a "influência da madeira no timbre", tornam periodicamente a ser discutidos e rediscutidos. Algumas vezes ainda rola uma nova abordagem, uma releitura. Outras vezes chega-se nos mesmos conceitos. É a impressão que tenho.

Fico pensando, os assuntos tem um prazo de validade? penso que não. E nós, talvez nossa hora tenha passado e sequer tenhamos percebido, ou não? vai saber né. Por isso, sempre tenho medo quando começo a me sentir dono de qualquer coisa, inclusive do meu espaço aqui no fórum. Penso que um limite saudável seja enquanto eu possa ajudar um membro novato, e não ao implicitamente dizer "baixa o tom rapá! sou veterano!".

Por enquanto vou passando por aqui, de vez em quando, aprendendo um tanto, ajudando um tiquinho. Enquanto fizer sentido, é o que há!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre negar a discussão de temas "batidos"