Por que no Brasil o povo em sua maioria não gosta de rock?

Autor Mensagem
fernando tecladista
Veterano
# mar/15
· votar


Hitman
"se fosse bom deslanchava"
...Nao eh bem assim que a industria musical funciona. Voce tem um cd, bom digamos, realmente bom. Da pra alguem de importancia que decide se você fica famoso ou não e o cara mal olha pra sua cara e diz "Quanto vou ganhar pra escutar isso?"



aqui está um erro, o cara monta uma banda de rock e quer se enfiar no mercado pop, no mercado do jabá, quer entrar no mesmo mercado desse sertanejo arrepiado, que é onde o "alguem de importancia" decide quem toca
quer fazer sucesso como uma cantora de axé com cachê pra cima de 100.000
---------------------------------------------
só pra ilustrar, eu acompanho outro seguimento que é música eletrônica (synths analogicos, baterias eletronicas, theremins moogs....
ai vira e mexe estou vendo gente pelo youtube, ai um dia vi um sujeito, não acho o cara revolucionário, mas gosto de ouvir, tem suas músicas proprias, coloca uns covers no meio do show (outro erro de banda por ai é não por pelo menos um coverzinho,porque até famoso faz isso pra mudar um pouco da sonoridade do show, fora que isso ajuda a ser encontrado na internet)

então o cara já tem cara de nerd, mexe com música eletronica (coisa de nerd) ai começou fazendo video pro youtube (coisa de nerd), começou a tocar em pubs de nerd e fez um show no " Assembly Computer Festival" extreme nerd
https://www.youtube.com/watch?v=XexJW54yQXY

lançou as músicas no itunes e pelo visto tá indo no caminho certo,

não está brigando por ai reclamando que os bares só tocam sertanejo, ou que a Midia é uma mafia, que as radios só tocam o que se paga que a TV é tudo uma panelinha
---------------------------------------------------------------------- ----------------
se sua cidade não tem cenario rock, vá a outra cidade
se tal bar não abre espaço para bandas novas, procure outro, ou abra um bar

já diz Miton Nascimento
"Todo artista tem de ir aonde o povo está"
e pensando assim já tocou até no Montreux Jazz Festival, nos EUA no final do ano passado..., no Jazz Day, no Jazz à Vienne


mas tem músico que acha que o povo vá aonde o artista está, fica dificil assim

krixzy
Veterano
# mar/15
· votar


sanabria
Percebo que o Brasil em geral não curte muito rock, a maioria do povo sempre gostou de sertanejo, samba etc.

Não é bem esse o caso, existe muita gente mesmo aqui que curte e muito rock/metal, observa os shows nos estados que vem bandas realmente boas, é lotado.

Se aqui tivesse bandas nacionais em um nível próximo ao Sepultura, tocando aqui dentro, o movimento ia crescer bastante, mas o que temos é só bandas simples, só mais do mesmo.


Esses outros gêneros ai que vc citou nem precisa ser bom, basta ser uma imitação barata de outra banda famosa que o povo curte, o publico não é nada exigente, basta comprar umas 3 ou 4 músicas boas dos outros ai, compor qualquer besteira pra completar o CD, arrumar um jeitinho de aparecer na TV, e sair pra fazer shows.

Xeper
Veterano
# mar/15
· votar


Se aqui tivesse bandas nacionais em um nível próximo ao Sepultura

Tipo o Krisiun que debandou pra europa pq não tem onde tocar por aqui?

Xeper
Veterano
# mar/15
· votar


Alguém já postou que rock era bem forte por aqui nos 90 e inicio dos 2000. Tinha Pitty, Charlie Brown Jr, Skank, Detonautas, Capital Inicial, CPM 22 e tudo isso tocava na rádio adoidado. Então se aparecer um roque na rádio pessoal vai curtir.
Vejo bastante gente falando do Malta hj em dia, se é sucesso eu não sei pq nem escuto mais rádio (sdds 89 e Transamérica).
Mas é um alguma coisa...

krixzy
Veterano
# mar/15
· votar


Xeper
Sei não em cara, pra mim krisiun ta anos luz de distancia do que é sepultura, tu ouve o CD inteiro e parece um CD de uma música só, a bateria chega é enjoada de tão manjada e repetitiva, o vocal nem se fala, não tem nem o que comparar.

E independente da banda ser boa ou não é sempre mais viável e inteligente ir até o público em vez de tentar levantar um movimento em um só lugar, nem o sepultura fica aqui, mesmo que sempre tenha público pra eles.

Headstock invertido
Veterano
# mar/15
· votar


krixzy
Se aqui tivesse bandas nacionais em um nível próximo ao Sepultura, tocando aqui dentro, o movimento ia crescer bastante, mas o que temos é só bandas simples, só mais do mesmo.

Aí eu devo discordar.
Temos bandas simples e mais do mesmo na grande mídia.
O país tá cheio de bandas extremamente competentes.

O problema é que o Brasil tem sim muito público pra Rock, só que pra Rock que já chegou nas quebradas consagrado.

Show de banda gringa clássica lota. Um festival autoral vai meia dúzia de gato pingado.

Até mesmo se diminuirmos a escala, isso se aplica.

Por exemplo, mesmo aqui na minha cidade, quando as bandas mais "conceituadas" vão tocar, dá uma galera boa, guardadas as devidas proporções. Quando tem um show conjunto de umas 2 ou 3 bandas, mas que não são tão conceituadas assim, só aparece os amigos das bandas.

De nada adianta ter um mar de gente que curte Rock se esse mar de gente fica inerte. De nada adianta ter potencial pra algo se ficar só no potencial mesmo.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# mar/15
· votar


sanabria
Cara, ao invés de responder, eu gostaria que você me respondesse:

-Porque o povo da internet em sua maioria não conhece/não gosta de Samba e outras tradições populares de muito valor tanto dentro quanto fora do país?

Headstock invertido
Veterano
# mar/15
· votar


É engraçado. O Brasil tem boa aceitação pra bandas consagradas de fora. Mas essas bandas só foram consagradas porque um dia elas foram pequenas e receberam o apoio da sua cidade, região e país quando eram pequenas. O que raramente acontece por aqui.

Por isso importamos tanto Rock e exportamos o que até hoje? Sepultura, Angra e Sarcófago?

Xeper
Veterano
# mar/15
· votar


krixzy

Sei não em cara, pra mim krisiun ta anos luz de distancia do que é sepultura, tu ouve o CD inteiro e parece um CD de uma música só, a bateria chega é enjoada de tão manjada e repetitiva, o vocal nem se fala, não tem nem o que comparar.

Os 1º plays eram assim msm, hj em dia os caras desencanaram de ser uma britadeira sonora e tão fazendo coisa boa.
Mas sei lá, não conheço ninguém que goste de Sepultura que não seja fã de metal. Maioria conhece por ser aquela banda que tem uns cabeludo berrando enquanto tenta imitar o refrão Roots Bloody Roots.
É meio diferente do cara que escuta um Skank ou Frejat na rádio e gosta...

krixzy
Veterano
# mar/15
· votar


Headstock invertido
Sim, competente tudo bem, mas a música é boa? Porque fazer bem feito mas fazer algo manjado nada adianta, posta ai algumas sugestões pra mim ouvir.

Headstock invertido
Veterano
# mar/15
· votar


krixzy
mas a música é boa?

Boa pra quem? Pra mim? Pra você? Pra meu tio?

Isso é subjetivo, cara.

posta ai algumas sugestões pra mim ouvir

Prog / Instrumental


https://www.youtube.com/watch?v=lZALLKXd4uo


https://www.youtube.com/watch?v=xeT6CT4xEY4


https://www.youtube.com/watch?v=XtVlXUWLCoM

Heavy / Power Metal


https://www.youtube.com/watch?v=t2eaoIraEFM


https://www.youtube.com/watch?v=DvlE75Z0n2M


https://www.youtube.com/watch?v=Zch_hV38fok


https://www.youtube.com/watch?v=W9pXKIYhTCM

Thrash Metal


https://www.youtube.com/watch?v=9uYS3yHmh24

Folk Metal

Em Tupi-Guarani, mais folk que isso impossível.

https://www.youtube.com/watch?v=L11HRPYon7o


https://www.youtube.com/watch?v=iVe8yvstUhg


https://www.youtube.com/watch?v=Bjo5MGaPE0M

Metalcore


https://www.youtube.com/watch?v=GVRhqn4tIlY

Stoner


https://www.youtube.com/watch?v=J1x890Fmqkc


https://www.youtube.com/watch?v=2OJTPZFLHfQ


https://www.youtube.com/watch?v=UPz1nzkGzJc

Mais?

Xeper
Veterano
# mar/15
· votar


Porra, vou positivar infinitamente o post do Headstock invertido por ter lembrando do Macaco Bong

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


Headstock invertido
é bom ressaltar que esse show no Rio foi o maior público do Rush até hoje.

Mas o tópico é sobre Brasil, não é?...

Headstock invertido
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ

Sim. Eu só quis mostrar a dimensão da coisa. Não só lotou, como foi o maior público da banda até hoje em todo o mundo. E como tu disse, o Rush nem é tão "popular" assim.

Mostra que público pra Rock o Brasil tem de sobra.

Xeper
Conheci esses loucos há pouco tempo. Baita som!

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


Headstock invertido
Mostra que público pra Rock o Brasil tem de sobra.

Precisamente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


Headstock invertido
o Rush nem é tão "popular" assim.
Quando o sublime trio canadense esteve aqui ele já era uma das bandas mais consagradas do planeta, teve uma música veiculada num seriado da Rêde Globo de ampla audiência e tinha um seleto grupo de fãs e seguidores desde o fim da década de 70 (inclusive eu!), que faziam forte "bôca à bôca". Assim, não foi tão espantoso que o Maraca estivesse lotado, pois era "novidade", era a banda que tocava a "música do MacGyver", e teve grande divulgação na mídia. Eu fui ao show, e boa parte do pessoal que estava lá nem sabia bem do que se tratava e só conhecia a música da TV. O que foi espantoso mesmo foi a galera solfejando, "cantando" YYZ, isso surpreendeu até os caras da banda (e à mim também).
Em 1982, o The Police esteve aqui, tocando no Maracanãzinho, numa véspera de Carnaval e a banda era pouco conhecida dos "roqueiros" e o resultado foi um show com apenas 4500 pagantes quando a capacidade era de mais de 15000 naquela época.
Ou seja: Público tem...
Mas que público? Depende do que? Existe um "ambiente" para o Rock? Ele está na mídia? Etc, etc, etc.....
São muitos dados à serem analisados em uma "equação" sobre isso....
Abç

Headstock invertido
Veterano
# mar/15 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim sim. Quando disse que eles não são tão populares quis dizer, na verdade, que em comparação a outros artistas da época/vertente, eles sempre foram subjugados pela grande mídia e acabaram eles mesmos se isolando disso, como dito no Beyond The Lighted Stage. As aparições em TV e entrevistas são absurdamente poucas para uma banda do porte do Rush. Justamente quando apareceram uma vezinha, já foi o suficiente pra angariar um aumento considerável de público.

O Rush, mesmo se tornando o gigante que se tornou, sempre manteve a imagem daquela banda "cult", banda de nerd, de desajustados, etc...

Mas eu tô pra ver uma base de fãs mais incrível e fiel que a deles.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


Headstock invertido
Rush é um caso à parte... Não é uma banda comum.... E ainda contaram com a época em que apareceram, que não se repetirá mais...
Abç

Headstock invertido
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu costumo dizer que a humanidade perde tempo e dinheiro olhando pra fora procurando vida alienígena quando o Rush é a prova viva (e espero que seja viva por muito tempo) de que existe vida fora da Terra.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


Headstock invertido
Kkkkkk............
Abç

Lelo Mig
Membro
# mar/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Bertola

É isso aí... o Rush é uma exceção em vários sentidos.

O Canadá (que não têm grande tradição rock´n´roll), e o Rush, são uma prova de que a quantidade de bandas por centímetro quadrado não significam nada.

Hoje, a Finlândia é o país, com o maior contingente de Metal por habitante no mundo (53,2 bandas para cada 100 mil habitantes)..., isso se estende por todos países nórdicos...resultado: só bosta!

Só cabeludo de comercial de shampoo, fazendo o mesmo som, falando as mesmas coisas sobre os deuses nórdicos, as geleiras, glorificando as fanfarronices vikings e pagando de satanistas e falando mais da igreja e de jesus que os próprios cristãos......kkkk

Ahhh! Mas alguém irá dizer..........Pô mas a banda X é muito boa!

Caras, com tanta banda lá, se não acharem uma "meia dúzia" que faça algo que preste.......poderemos eleger como: "Túmulo do Rock".

Headstock invertido
Veterano
# mar/15
· votar


Eu curto o Teräsbetoni.


https://www.youtube.com/watch?v=MK4BxhrNf28

Lelo Mig
Membro
# mar/15
· votar


Headstock invertido

Prefiro o Massacration:



Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


Lelo Mig
Massacration Rules!
\m/!

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
era a banda que tocava a "música do MacGyver"

Pô, Bertola, o MacGyver já tinha acabado há décadas!... kkkkkkk

O que foi espantoso mesmo foi a galera solfejando, "cantando" YYZ, isso surpreendeu até os caras da banda (e à mim também).

O que foi aquilo, cara?! Acho que eu nunca vi nada igual na vida, em nenhum outro show... Coisa de louco... Inesquecível!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ
Pô, Bertola, o MacGyver já tinha acabado há décadas!
Mas ficou na cabeça da galera... Desde 1986....
Kkkkk...
Abç

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


rcorts
Volta na mesma questão. Sim, é difícil fazer sucesso apenas com o próprio suor. Mas pega a história das bandas que fizeram sucesso. O início foi com muito suor, mais uma grande carga de talento, mais originalidade e persistência, até alguém resolver investir sua grana e fazer decolar. Empresário artístico nada mais é do que alguém que vê no talento do artista uma forma de investir seu capital. Então via de regra, só o talento não garante o sucesso, mas sem isso é impossível.

A questao eh que de qualquer forma eh quase impossivel fazer sucesso.
Nos dois sabemos que talento nao eh a peca chave na industra e sim dinheiro, eh a exposicao que o dinheiro compra. Tá, você vai dizer, mas tem um sem número de sem talento algum hoje na mídia fazendo sucesso. E eu vou te dizer, tem gente sem talento hoje fazendo FAMA na mídia. Sucesso são outros 500. Mas ano que vem ninguém mais lembra. Felipe Dilon... quem mesmo? só um exemplo.

Entao ok, mas defina sucesso entao sem midia e sem uma carteira gorda por traz te bancando?
Um show com vinte pessoas? duzentos? Acho muuuito dificil conseguir um publico de mais de mil pessoas sem ser um festival ou na igreja grande que voce toca. Dinheiro eh a peca chave da coisa, se nao quiser aceitar isso, voce esta sendo ingenuo.

Agora pega Raimundos pra uma comparação. Depois que o Rodolfo entrou na onda de mi mi mis do tipo, o rock é o culpado por eu ser um mega otário, aí a banda sofreu suas maiores derrotas. Hoje os caras tentam sobreviver como podem. Infelizmente aquele otário do Rodolfo era o elemento X na banda, e fez falta. Mas tenho certeza de que quem curte rock, ainda que não seja fã, no mínimo conhece Raimundos.

Nao posso entrar em assuntos muito regionais, principalmente bandas brasileiras pois nao tenho muita base para falar, portanto, perdoa-me!

JJJ
Santo de casa não faz milagre... hehehe
E eh por isso que algo que esta abaixo nao eh valido, pois rush na sua era aqui era algo fortISSIMO na cultura canadense.
Uma palavra define tudo: cultura.
E apesar do grande impacto que deve no passado, ficou marcado na geracao do meu pai e a minha mal sabe que YYZ eh o codigo do aeroporto, que dera a banda que fez a musica... Gracas a um guitar hero da vida isso deu uma pequena levantada.
Mas porque sumiu? O mercado seguiu em frente, as boy bands comecaram a vender mais, depois coisa eletronica, enfim... Coisa que vendia mais dominou!

rcorts
Por exemplo, se eu que nasci no Brasil e deveria supostamente gostar de samba e sertanejo como meus gêneros musicais favoritos, mas não, curto mais rock e blues, como explicar isto? bom, em algum momento eu tive que ser exposto a algum tipo de contato com o rock. E nesse momento eu tinha três opções:
Concordo! Mas voce por ser musico, tende a ser um "chato musical" e talvez eu tenha a audacia de dizer que tem um gosto mais "refinado"
Mas entenda que voce eh minoria e a maioria gosta do samba/sertanejo/etc

Lelo Mig
O grande público absorve o que lhe é colocado à mesa! E quem decide este cardápio é o mercado, e isso não é Brasil, é em qualquer parte do mundo.
EXATO!!!!!

sanabria
Verdade não conheço ninguém que curta Blues, além de músicos.

Eu conheco, nao sao poucos.
Porem nenhum no brasil... Mas ainda assim, nao deixam de ser uma pequenissima minoria dentro de uma demografia de um pais por exemplo.
JJJ
Headstock invertido
Mas o tópico é sobre Brasil, não é?...
Sim. Eu só quis mostrar a dimensão da coisa. Não só lotou, como foi o maior público da banda até hoje em todo o mundo. E como tu disse, o Rush nem é tão "popular" assim.

Mostra que público pra Rock o Brasil tem de sobra.

Lelo Mig
O Canadá (que não têm grande tradição rock´n´roll), e o Rush, são uma prova de que a quantidade de bandas por centímetro quadrado não significam nada.
hein?

krixzy
Veterano
# mar/15
· votar


Headstock invertido
São todas bandas boas cara, mas tu escuta, e ai vem na cabeça que já existe várias outras bandas com a mesma sonoridade, então mesmo sendo boas, o som delas não é nada que chame a atenção do ouvinte, não consegue se destacar das outras.

Um exemplo de onde quero chegar, bandas como:

Korn, Sepultura, Pantera, Slipknot, Otep, Mudvayne, Cradle of Filth, Dimmu Borgir, Arch Enemy, In Flames


São todas bandas distintas de sucesso, sonoridade totalmente diferente umas das outras, e algumas ai intituladas como se fosse do mesmo sub gênero do metal, mas todas elas tem algo em comum, que é uma identidade, são bandas que quando vc escuta, já sabe que banda é só de ouvir, mesmo que seja uma música que vc não conhecia, pra mim isso é o mais importante numa banda, mesmo que digam ser do mesmo gênero das outras, ela soa diferente das outras, se vc não tem uma identidade, vc é só mais um no meio do resto, é como ouvir a mesma banda com nomes diferentes.

E ninguém suporta ouvir o mesmo som o tempo todo, nem o riff mais top que incentiva uma pessoa tocar guitarra é suportado por ele mesmo, depois de repetir tanto por um tempo.

Headstock invertido
Veterano
# mar/15 · Editado por: Headstock invertido
· votar


krixzy
Cara, entendo seu ponto e até concordo, mas você está colocando seus gostos pessoais como base da sua argumentação. Você está mensurando as coisas por algo, mas esse algo está sendo julgado pelo seu gosto.

Por exemplo. Vamos lá.

Das bandas que citei, o The Baggios, o Tuatha de Danann, Macaco Bong e principalmente o Arandu Arakuaa, quando ouço qualquer uma dessas, eu sei que banda é mesmo sem conhecer a música. É inegável que elas tem sua identidade própria impressa em seu som.

Originalidade plena é bobagem. Ninguém é 100% original há pelo menos meio século (e olhe lá).

Se ouvirmos os primeiros discos do Sepultura (que tu tá utilizando como exemplo), o que ouvimos é simplesmente mais do mesmo Thrash/Death feito à exaustão lá fora. Eles só foram adquirir um pouco de identidade quando inseriram os ritmos tribais e maractu. E convenhamos, o Nação Zumbi já misturava isso com Rock há muito tempo. E no caso do Sepultura isso foi pontual, durante uma fase, e depois caíram em um "Rap Metal", como infinitas bandas (do dito New Metal) já tinham feito. É o que eles são hoje.

Hoje em dia, Korn, Sepultura e Slipknot estão quase indistinguíveis um do outro.

Otep nem precisa falar muito. Mais New Metal/Alternativo mais do mesmo.

Arch Enemy é um Death Metal comum adicionado de sintetizadores, o que bandas como o Children of Bodom e o próprio In Flames já faziam. Sendo que o In Flames debandou pra um Metal Popzinho com o tempo.

Cradle e Dimmu também se confundem.

Cara, esse papo de "Original! Original!" é tão massante.
O que importa é fazer uma música que agrade primeiramente a você e depois ao público que você se propôs a agradar quando montou a banda.

E originalidade, definitivamente, não é o fator determinante pra uma banda estourar ou não. Basta enxergar o mundo hoje pra ver isso.

A maioria dessas bandas que citei não devem absolutamente nada a bandas gringas que atualmente estão fazendo carreira internacional. Mas alguma delas tem chance de seguir esse caminho? Provavelmente jamais.

Repito, o público brasileiro no geral quer o que já vem de fora pronto. Esquece que dá pra moldar em casa.

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Hitman
Concordo! Mas voce por ser musico, tende a ser um "chato musical" e talvez eu tenha a audacia de dizer que tem um gosto mais "refinado"
Mas entenda que voce eh minoria e a maioria gosta do samba/sertanejo/etc


Na verdade, eu me tornei músico depois que me tornei roqueiro. Mas não é bem isso que vem ao caso. Só tomei como uma alegoria para mostrar que o rock faz parte da nossa cultura (até certo grau) pois foi importado para cá, por diversos interesses da indústria fonográfica que eu não saberia propriamente elencar. Ou seja, para que ele passasse a fazer parte da nossa cultura, em algum momento precisamos de entrar em contato com ele.

Talvez sem o rock in rio o rock não teria se popularizado tanto por aqui, como por exemplo as hillbilly songs, que se brincar 0,02 % da população brasileira deve conhecer.

Meu argumento para o autor do tópico foi basicamente no sentido de que é natural que o rock não seja o estilo predominante no Brasil, pois não nasceu aqui, não tem ligação com as nossas bases históricas. Não é uma crítica ao rock. Aliás, é ainda hoje um dos meus estilos favoritos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que no Brasil o povo em sua maioria não gosta de rock?