Por que no Brasil o povo em sua maioria não gosta de rock?

Autor Mensagem
sanabria
Veterano
# mar/15


USEI A BUSCA =)

Percebo que o Brasil em geral não curte muito rock, a maioria do povo sempre gostou de sertanejo, samba etc.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


sanabria
E isso é um problema?
Abç

Lelo Mig
Membro
# mar/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


sanabria

Cara, isso não é verdade, é uma observação sem fundamento estatístico.

Gostam de sertanejo nas últimas décadas, antes gostavam de outras coisas e a cada geração se gosta do que esta na moda... inclusive o Rock nos anos 80.

Além disso, quem te falou que em outros países gostam? Nos E.U.A a parada é só rap e r&b. Na europa r&b e música eletrônica. É tudo igual, o povo gosta do que a mídia investe.

Cara, conversei com um alemão há poucos dias e foi a maior decepção. Conheço mais de 20 bandas alemãs e a únicas bandas que ele conhecia de sua terra era o Rammstein e Scorpions (que é o Roupa Nova alemão), mais nada!

Buja
Veterano
# mar/15
· votar


Na america pouco eles conhecem das bandas de rock de la. Na verdade tem gente la que nem conhece hip hop direito. Uma amigo meu, nativo americano, nao conhece 50cent, e olha que isso era igual praga por aqui. Isso varia de pessoa pra pessoa mesmo, e do lugar onde vive. Genericamente falando, o goaino escuta mais sertanejo, o carioca mais samba, o baiano mais axé. O resto é exceção, que não deixam de ser poucos tambem.

Rednef2
Veterano
# mar/15
· votar


Discordo. Sempre quando há shows de rock aqui no Brasil, o negócio fica lotado.
O que falta é público para as bandas de rock nacionais que estão iniciando a carreira.

Agora para bandas já "medalhões", sempre tem público.

Alex guitar man
Veterano
# mar/15
· votar


Leia o texto do Lelo Mig É depois pense como oMauricio Luiz Bertola disse... rsrs

Concordo com tudo que foi dito

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


sanabria
Percebo que o Brasil em geral não curte muito rock, a maioria do povo sempre gostou de sertanejo, samba etc

Simples, porque aqui é Brasil, terra do samba e sertanejo, e não EUA/INGLATERRA, terra de rock/britsh pop.

Acho que tem até muito público de rock no Brasil.

sanabria
Veterano
# mar/15
· votar


Concordo que o povo gosta do que a mídia investe, e acredito que há muitas pessoas que gostam de rock, mas em geral há muito mais publico de sertanejo que rock.

sanabria
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não, só estava pensando nisso hoje, mas talvez eu até esteja errado.

JJJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: JJJ
· votar


Quando o Rush foi ao Rio (depois saiu até em DVD), eu não pensei meia vez, fui. Achei que ia ter bastante gente e tal, mas me surpreendi, estava muito cheio. E mais: não era um público "acidental", todo mundo cantou junto praticamente tudo. Só nas novas é que o entusiasmo era um pouco menor, mas mesmo assim, a galera estava a mil. Até YYZ, que é instrumental, o povo todo meio que acompanhou com palmas, air drums, air guitars, air basses... Impressionante e inesquecível. E o Rush não é exatamente uma banda "popular", convenhamos.

Moral da história: rock bom tem público, sim. Não precisa nem ser uma banda da moda...

cafe_com_leite
Veterano
# mar/15
· votar


Que vontade besta é essa de querer ser a maioria.

RafaelBernatto
Veterano
# mar/15
· votar


cafe_com_leite

O "serumano" e essa vontade de fazer parte de um grande grupo.. Provavelmente instinto..

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


sanabria
Concordo que o povo gosta do que a mídia investe, e acredito que há muitas pessoas que gostam de rock, mas em geral há muito mais publico de sertanejo que rock.

Não é nem só questão de mídia. Antes de mais nada é questão de cultura. As nossas bases culturais remetem ao samba, ao sertanejo raíz, ao vaneirão, à música nordestina, ao chorinho, e em cada um desses estilos realmente brasileiros, tem muita coisa interessante. O rock é tradicionalmente um estilo que nasceu de influências de blues e country nos EUA, faz parte das bases culturais deles, assim como samba e sertanejo fazem parte das bases culturais do Brasil.

Acho que você está muito preocupado em relação à quanta gente no Brasil gosta de rock. O que importa é que se você gosta hoje em dia tem chance de assistir um show aqui no Brasil, talvez não da sua banda preferida, mas de várias bandas realmente boas que todo ano aparecem por aqui. Enfim, é porque tem público, se não tivesse, simplesmente talvez nem viriam tocar aqui. Pra você ter uma noção, segundo o IBOPE o rock ocupa o 5º lugar no ranking de estilo mais ouvido no país.

O que não é tão representativo assim das nossas bases culturais são essas coisas descartáveis que a mídia sempre apresenta e retira do ar diariamente, de acordo com interesses comerciais (Kelly Key, Latino e congêneres).

Estranho seria se a maioria da população aqui gostasse de rock. Aí sim seríamos um país sem identidade musical alguma. Nada contra gostar de rock. Eu aliás gosto bastante. Mas graças a Deus que temos o samba, o sertanejo de raíz, o chorinho e o baião para criar nossa identidade cultural na música, ou seríamos nada mais que uma puta dos EUA.

A Espanha tem o flamenco, os EUA tem o rock, o México tem os mariachi, a Argentina tem o tango, a Itália a ópera e a tarantella. Nós temos o samba, o sertanejo, o choro e o baião. E isso deveria ser motivo de orgulho, na minha opinião.

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar


sanabria
Quem disse ? Kkkkkkkkkkkkkkk

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ
Quando o Rush foi ao Rio (depois saiu até em DVD), eu não pensei meia vez, fui. Achei que ia ter bastante gente e tal, mas me surpreendi, estava muito cheio. E mais: não era um público "acidental", todo mundo cantou junto praticamente tudo. Só nas novas é que o entusiasmo era um pouco menor, mas mesmo assim, a galera estava a mil. Até YYZ, que é instrumental, o povo todo meio que acompanhou com palmas, air drums, air guitars, air basses... Impressionante e inesquecível. E o Rush não é exatamente uma banda "popular", convenhamos.
Se voce entrar num colegial em qualquer lugar de toronto (nem digo a periferia onde rap simplesmente domina TUDO). Onde tenha em media uns 1500 alunos e achar 200 que conhecam Rush, eu bato palmas pra voce cara...

rcorts
A Espanha tem o flamenco, os EUA tem o rock, o México tem os mariachi, a Argentina tem o tango, a Itália a ópera e a tarantella. Nós temos o samba, o sertanejo, o choro e o baião. E isso deveria ser motivo de orgulho, na minha opinião.

Sim, mas nao eh o predominante so porque esta "raiz" da cultura.

Concordo plenamente com o que o Lelo Mig disse:
É tudo igual, o povo gosta do que a mídia investe.

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Uma palavra define tudo: cultura.

sanabria
Veterano
# mar/15
· votar


rcorts

Verdade, você tem razão, minha visão é meio superficial, como disse talvez eu estou até errado, e você dizendo isso fez eu refletir sobre o assunto. Eu gosto dessa diversidade, tanto que gosto de alguns sambas, tenho muita vontade de aprender tocar bossa nova e samba.

fernando tecladista
Veterano
# mar/15
· votar


uma leva não gosta de música como arte e sim como entretenimento , então música está ligado a baladinha, festa, piscina, churras, dança bunda.... se amanhã conseguirem associar stravinsky com cerveja e bunda essa galera vai junto ouvindo a sagração da primavera no ultimo no seu carro rebaixado

não condeno eles porque eu não gosto de teatro, as únicas vezes que fui foi pra ver comedia e porque ganhei o ingresso,
não gosto de circo
se eu entrar em uma exposição de quadros fico 5 min por lá
acho que aqui o povo só vê ballet quando é a filha ou sobrinha que vai dançar na escolinha,
cinema só pra ver filme da moda, transformes,bob esponja 40 tons... mas ninguem procura uma sala com um filme francês de arte de vanguarda pra ver

então não seria justo de condenar esse povo que não gosta de música dizendo que não tem cultura e vai pela midia porque eu nas outras artes sou igual, se a TV me falar que o filme é bom eu vou,
dúvido que alguem abrace as 6 artes (ou 7) com todo o vigor como o pessoal abraça música por aqui
---------------------------------------------------------------------- -

mas tirando esse pessoal que citei no inicio, tem a turminha que ama um modão, tem o pessoal que só vai em roda de samba, são ritmos daqui seu pai ouviu, sua vó, sua biza.... chegaram aqui no pais com eles, sua biza, sua vó não falavam inglês, talvez seu pai um pouco... porque alguem iria ouvir alquem do inglechion, falandou nadadeixou que não estou entendeixou
rock vem de outra cultura que não se colonizou por aqui

da mesma forma que os outros não urtem rock, muita agente... eu... você.... também não se curte música indiana, musica flamenca, fado, música tradicional japonesa, música arabe, música celta, música dodecafonica, música erudita, música atonal, serialismo, canto indigina, música folclorica... por aqui
por que tem que ser rock só o injustiçado?

fernando tecladista
Veterano
# mar/15
· votar


Rednef2
O que falta é público para as bandas de rock nacionais que estão iniciando a carreira.
falta porque é um pé no saco
se o som fosse bom deslanchava,
mas são letras pobres, riffs pobres, arranjo pobre, vocal pobre, convivência dentro da banda pobre
eu já tenho 40 e quando vejo bandas iniciantes boa parte já é tudo que eu já vi na vida, mesmas intro, mesma formula de parte A B A B B ou A B A C B B, (isso até é o de menos), a pessoa não sabe fazer letra, alguem que não lê como vai escrever alguma coisa?
lembra do ultimo resultado das redações do ENEM, imagina um jovem deste tendo uma banda e fazendo as letras
em 3 músicas dá pra apontar todos os mesmo erros que eu já vi em bandas que não foram pra frente (inclusive as que eu tive)

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Hitman
Sim, mas nao eh o predominante so porque esta "raiz" da cultura.

Não sei se entendi o que que você quis dizer, mas se foi o que eu pensei, é claro que não. Sem desprezar elementos estéticos presentes em determinados estilos, eu prefiro fazer uma análise subjacente às transformações ocorridas no mundo após o fenômeno conhecido como globalização.

Certos gêneros musicais predominam pois as pessoas apreciam, isso é até meio óbvio. Mas essa própria apreciação nasce como parte de uma cultura (que pode ser tanto em razão de onde o indivíduo nasceu e se criou, quanto em razão das influências a que é exposto ao longo de sua vida).

Por exemplo, se eu que nasci no Brasil e deveria supostamente gostar de samba e sertanejo como meus gêneros musicais favoritos, mas não, curto mais rock e blues, como explicar isto? bom, em algum momento eu tive que ser exposto a algum tipo de contato com o rock. E nesse momento eu tinha três opções:

a) escutar só a título de "conhecimento", de modo superficial, e não integrar propriamente o rock à minha cultura (pois a cultura não é apenas coletiva, mas o indivíduo também faz escolhas, julgamentos e constrói para si traços pessoais de cultura, independente do meio que vive);

b) escutar, não gostar, ou não ser capaz de compreender/assimilar, e por fim: negar;

c) escutar, gostar, assumir certo grau de curiosidade e iniciar uma busca, a partir de então, por mais elementos desta nova cultura a qual fui exposto. (bom, esta foi a forma como as coisas ocorreram para mim)

A grande questão é que após a Segunda Guerra Mundial a globalização alterou toda a ordem mundial, e junto com isso a cultura deixou de ser regionalizada e passou a ser global. É óbvio que nem tudo alcançou o mundo todo na mesma proporção. Por exemplo, hoje o mundo inteiro tem pelo menos uma boa noção do que seja rock, mas muito menos tem uma noção rasa do que seja música russa. Suponho que apenas um nicho seleto deva conhecer a fundo sobre essa parte da cultura da rússia, e presumo que sejam pessoas do meio erudito, ou alguém com forte vocação para tal cultura.

Enfim, por vários motivos EUA e Inglaterra conseguiram ao longo de décadas exportar não somente bens de consumo, mas cultura para toda parte do planeta. Não que outros países não tenham feito isso em algum grau, mas esses dois com certeza se destacam nisso. OBS.: não entenda esse último parágrafo como uma crítica, um ataque, mas apenas como uma análise pessoal.

fernando tecladista
dúvido que alguem abrace as 6 artes (ou 7) com todo o vigor como o pessoal abraça música por aqui

Essa é uma observação bem relevante e bastante pé no chão.

Rednef2
O que falta é público para as bandas de rock nacionais que estão iniciando a carreira.
falta porque é um pé no saco
se o som fosse bom deslanchava,
mas são letras pobres, riffs pobres, arranjo pobre, vocal pobre, convivência dentro da banda pobre
eu já tenho 40 e quando vejo bandas iniciantes boa parte já é tudo que eu já vi na vida, mesmas intro, mesma formula de parte A B A B B ou A B A C B B, (isso até é o de menos), a pessoa não sabe fazer letra, alguem que não lê como vai escrever alguma coisa?
lembra do ultimo resultado das redações do ENEM, imagina um jovem deste tendo uma banda e fazendo as letras
em 3 músicas dá pra apontar todos os mesmo erros que eu já vi em bandas que não foram pra frente (inclusive as que eu tive)


Cara, você é bem realista. E acabo de descobrir que temos mais opiniões em comum do que eu poderia imaginar a princípio.

sanabria
Verdade, você tem razão, minha visão é meio superficial, como disse talvez eu estou até errado, e você dizendo isso fez eu refletir sobre o assunto

Eu não tenho razão em nada, he he! sou um reles mortal, cheio de erros. Apenas tenho um pouco mais de experiência do que você (e talvez eu até esteja sendo um pouco prepotente nisso). Mas essa mesma indagação sua já me passou pela cabeça em outros momentos, e tudo que quero é que você tente ver as coisas de modo mais amplo, ou pelo menos a partir de outro ponto de vista. Se serviu para você refletir, independente de você concordar comigo ou não, sinto que fiz meu papel por aqui.

Abç.

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


rcorts
Rednef2
O que falta é público para as bandas de rock nacionais que estão iniciando a carreira.
falta porque é um pé no saco
se o som fosse bom deslanchava,
mas são letras pobres, riffs pobres, arranjo pobre, vocal pobre, convivência dentro da banda pobre
eu já tenho 40 e quando vejo bandas iniciantes boa parte já é tudo que eu já vi na vida, mesmas intro, mesma formula de parte A B A B B ou A B A C B B, (isso até é o de menos), a pessoa não sabe fazer letra, alguem que não lê como vai escrever alguma coisa?
lembra do ultimo resultado das redações do ENEM, imagina um jovem deste tendo uma banda e fazendo as letras
em 3 músicas dá pra apontar todos os mesmo erros que eu já vi em bandas que não foram pra frente (inclusive as que eu tive)

Cara, você é bem realista. E acabo de descobrir que temos mais opiniões em comum do que eu poderia imaginar a princípio.


Eu diria que nao. Tem um pouco de ingenuidade ai.
Seguindo por essa logica, ou existe uma nacao/geracao de incompetentes e so a mesma velha panelinha produz coisas boas ou tem algo ai equivocado.
"se fosse bom deslanchava"
...Nao eh bem assim que a industria musical funciona. Voce tem um cd, bom digamos, realmente bom. Da pra alguem de importancia que decide se voce fica famoso ou nao e o cara mal olha pra sua cara e diz "Quanto vou ganhar pra escutar isso?"
Muito dificil um grupo realmente fazer sucesso APENAS com o proprio suor.. Acredito mesmo que tenha muita coisa boa por ai, dificil eh aparecer "oportunidade" (talvez nao seja a palavra correta, mas por falta de uma melhor, vai essa)

Quanto a primeira parte, preciso ler todos os seus posts, etc. Eh bastante coisa, fica pra amanha. haha

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Hitman
Eu diria que nao. Tem um pouco de ingenuidade ai.
Seguindo por essa logica, ou existe uma nacao/geracao de incompetentes e so a mesma velha panelinha produz coisas boas ou tem algo ai equivocado.


Quanto a só a mesma velha panelinha produzir coisas boas, não tem nada a ver com minha opinião. Aliás, chega um momento na carreira em que o que quase toda banda faz é manter tocando seus grandes clássicos e criando novas músicas bem aquém do que costumavam fazer no início. Então, seria muito proveitoso se surgisse uma cena rock boa de verdade hoje no Brasil. Eu ficaria muito feliz.

Mas, baseado nas bandas que toquei nos últimos 10 anos e em materiais que conheci de bandas fora da grande mídia, quase tudo girava em torno de letras totalmente sem essência, insossas, ou com abordagens toscas, sem mensagem relevante e até mesmo com erros de português gravíssimos ou com obscuridade de sentido. De vez em quando aparece algo mais ou menos, mas só.

Quanto a ter boa técnica, isso hoje é o que mais existe. Conheci inúmeros músicos nas bandas de rock pelas quais passei com técnicas de fazer inveja. Excelentes vocalistas, guitarristas que tocam 2x mais rápido que eu, bateristas fodões. Mas, não encontrei um letrista razoável sequer, ou alguém com personalidade forte o suficiente para ser autêntico, original. E invariavelmente, ou o cara era 8 ou 80. Ou era bizarro demais, ou era pop demais.

"se fosse bom deslanchava"
...Nao eh bem assim que a industria musical funciona. Voce tem um cd, bom digamos, realmente bom. Da pra alguem de importancia que decide se voce fica famoso ou nao e o cara mal olha pra sua cara e diz "Quanto vou ganhar pra escutar isso?"


Entendi que o Fernando Tecladista tenha ser referido a ganhar público em shows, e não em rádio ou tv. Pra entrar na grande mídia direto, sem conquistar público antes, tem que ter um big empresário por trás, injetando grana, senão realmente fica difícil.

Muito dificil um grupo realmente fazer sucesso APENAS com o proprio suor.. Acredito mesmo que tenha muita coisa boa por ai, dificil eh aparecer "oportunidade" (talvez nao seja a palavra correta, mas por falta de uma melhor, vai essa)

Volta na mesma questão. Sim, é difícil fazer sucesso apenas com o próprio suor. Mas pega a história das bandas que fizeram sucesso. O início foi com muito suor, mais uma grande carga de talento, mais originalidade e persistência, até alguém resolver investir sua grana e fazer decolar. Empresário artístico nada mais é do que alguém que vê no talento do artista uma forma de investir seu capital. Então via de regra, só o talento não garante o sucesso, mas sem isso é impossível.

Tá, você vai dizer, mas tem um sem número de sem talento algum hoje na mídia fazendo sucesso. E eu vou te dizer, tem gente sem talento hoje fazendo FAMA na mídia. Sucesso são outros 500. Mas ano que vem ninguém mais lembra. Felipe Dilon... quem mesmo? só um exemplo.

Agora pega Raimundos pra uma comparação. Depois que o Rodolfo entrou na onda de mi mi mis do tipo, o rock é o culpado por eu ser um mega otário, aí a banda sofreu suas maiores derrotas. Hoje os caras tentam sobreviver como podem. Infelizmente aquele otário do Rodolfo era o elemento X na banda, e fez falta. Mas tenho certeza de que quem curte rock, ainda que não seja fã, no mínimo conhece Raimundos.

Tudo bem. Respeito sua opinião. Afinal, essa discussão trata de pontos de vista, o que por si só é algo bastante pessoal e leva para um caminho tortuoso e subjetivo. Mas tô esperando algo de bom surgir no rock... ainda esperando.

Agora, quanto à citação que o Fernando Tecladista falou do ENEM, é bem pertinente. Trabalho em uma Universidade Federal, e o que mais escuto de comentários dos professores é o quanto o nível dos estudantes tem caído nas últimas décadas. A educação fundamental e média não tem sido das melhores e isso tem refletido nessa geração. Pessoas com dificuldades de interpretação, de analogias metafóricas, de criar associações, de abstrair ideias, de ler nas entrelinhas. Há uma tendência aí, infelizmente. Não se trata de um quadro apocalíptico, nem pode se aplicar a toda uma geração, mas é no mínimo preocupante.

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Buja
Genericamente falando, o goaino escuta mais sertanejo, o carioca mais samba, o baiano mais axé. O resto é exceção, que não deixam de ser poucos tambem.

He he. Sem me doer, sou goiano e posso te dizer, apesar da associação com sertanejo (que realmente é bem forte), aqui tem muito público pra rock e metal, até pra blues e jazz (um público mais tímido, masainda tem). Por exemplo, o Angra vivia fazendo shows em Rio Verde-GO com bilheteria lotada (não sei hoje).

Recentemente o Paul McCartney fez um show em Goiânia e vendeu tudo. Deep Purple já pintou por aqui também. Richie Kotzen (um cara não tão conhecido fora do rol dos músicos) veio no Bolshoi Pub aqui e foi extremamente bem recebido e prestigiado. Se você visse o que rola de shows de tributo aqui que vão desde Engenheiros do Hawaii, Pearl Jam, Ronnie Dio até Faith No More, você nem acreditaria. Se eu te contasse o quanto Iron Maiden e Metallica são populares por aqui ainda nos dias de hoje, talvez você nem acreditasse.

O problema é que a imagem que se cria na mídia é basicamente como você falou mesmo.

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


Hitman
Se voce entrar num colegial em qualquer lugar de toronto (nem digo a periferia onde rap simplesmente domina TUDO). Onde tenha em media uns 1500 alunos e achar 200 que conhecam Rush, eu bato palmas pra voce cara...

Santo de casa não faz milagre... hehehe

Lelo Mig
Membro
# mar/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Galera... acho que vocês estão esquecendo de um fator, um viés, que faz toda diferença:

- Aqui todo mundo é músico. Profissional, amador, hobbista, estudante, muito bons ou muito ruins, não importa, somos músicos.

E só o fato de sermos músicos nos fez experimentar sabores musicais, que a grande maioria nunca irá provar.

Exclua seu grupo de amigos, porque a maioria se parece contigo, por isso você faz parte deste grupo, e veja quem curte:

- Blues, Jazz, Erudito, Progressivo, Bossa Nova, Metal, Flamenco, Djent, Tango, Fusion, Experimentalismo e etc? NINGUÉM!

O Rock, ainda têm uma vertente Pop, mais acessível, que invade vez ou outra as rádios e conquista parte da galera, como, Coldplay, U2, e etc., que vira e mexe emplacam um hit na novela ou na propaganda. Gêneros mais elitistas, nem isso conseguem.

O grande público absorve o que lhe é colocado à mesa! E quem decide este cardápio é o mercado, e isso não é Brasil, é em qualquer parte do mundo.

Acreditem, a chance de você, músico, conhecer o trabalho de Robert Johnson ou Mile Davis é MUITO maior do que a de um jovem americano comum.

Não pensem que "eles têm toda essa cultura lá na gringa", porque não têm não.

É melhor que a do Brasil? Sim, sem dúvida! Mas é uma bosta.

Headstock invertido
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ

E é bom ressaltar que esse show no Rio foi o maior público do Rush até hoje.

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Lelo Mig

Você está certo.

Headstock invertido
Veterano
# mar/15 · Editado por: Headstock invertido
· votar


E vamos considerar também que o Rock é um produto de importação. E aqui ele é importado sempre com um delay de tempo.

Prog/Hard dos 70 estoura aqui nos 80. Heavy e Thrash dos 80 estoura aqui nos 90. Grunge e Hardcore dos 90 estoura aqui nos 2000. Alternativo e Emo dos 2000 estoura aqui nos 10 e assim por diante.

A gente não "acompanha" a onda.
Mas é algo que vai ser consertado com o passar do tempo, devido á crescente globalização facilitada pela internet.

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Headstock invertido
E vamos considerar também que o Rock é um produto de importação. E aqui ele é importado sempre com um delay de tempo.

Talvez quando comece a saturar por lá invistam por aqui. Sei lá, não tenho fundamentos pra afirmar isto, mas tem uma certa lógica, se parar pra pensar.

Por exemplo, a rede Globo faz isso com suas novelas. Depois de um bom tempo que já encerrou aqui acontece de serem lançadas como estréia no México, Rússia e até na África. Enfim, enquanto tiver sumo tem que espremer o limão.

sanabria
Veterano
# mar/15 · Editado por: sanabria
· votar


Lelo Mig[/i]

Verdade não conheço ninguém que curta Blues, além de músicos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que no Brasil o povo em sua maioria não gosta de rock?