Relacionamento e banda, como lidar?

    Autor Mensagem
    Ninarock
    Membro Novato
    # mar/15


    Honrando minha feminice no FCC, gostaria de ouvir opiniões a respeito desse tema.

    Já ouvi amigas reclamarem de namorado que tem banda, por ele ter que viajar, ensaiar, tirar músicas novas, comprometendo muito tempo, e deixando algumas vezes, o relacionamento de lado.

    Gostaria de ouvir o depoimento de vocês, que namoram, são casados, e conseguem conciliar os trabalhos da banda com o relacionamento.
    Ou de vocês, que passaram por isso, e acabaram tendo que terminar.
    Ou ainda, de vocês que já tem até filhos e a banda continua de pé!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Ninarock
    Sou casado e tenho banda à décadas e minha mulher nunca interferiu nisso.
    Ela sempre gostou de música também e até cantava.
    Ela é (somos) uma mulher madura e segura de sí.
    Algumas vezes ela não gostou muito de certas ausências minhas, mas ficou tudo bem. O que interessa é delimitar espaços claramente e ser claro e sincero.
    Abç

    Joe Gomes
    Membro
    # mar/15
    · votar


    Ninarock
    Cara, acho que depende muito da personalidade do casal.
    Minha banda não me ocupa muito tempo (banda pequena), mas já cheguei a negar propostas da namorada (ou mesmo desmarcar) por coisa marcada com a banda, e tudo ficou bem porque minha namorada é sossegada com isso, e o contrário também já aconteceu (não marcar com a banda porque tinha coisa marcada com a namorada). Mas, sabendo da existência de companheira(o)s possessiva(o)s e/ou que insistem que você deve viver em uma eterna 'provação de importância', situações do tipo podem gerar intrigazinhas bem incômodas.
    Fora isso, creio que basta um entender o lado do outro, como entender que a banda é importante pro fulano (por mais que beltrano quisesse mais atenção), e que fulano não deve sacrificar cada vez mais dedicação à beltrano em prol da banda, e a partir disso, não criar uma bola de neve de descaso ou egoísmo.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ninarock

    Houve um longo período em minha vida em que tocava profissionalmente e direto.

    Abdiquei de relacionamentos "sérios" nesta fase. Não era muito fácil de administrar.

    Ter uma banda de "final de semana" ou hobbie, tudo bem. Mas quando se toca direto, você NUNCA esta presente em nenhuma festa, aniversário, formatura, Ano Novo, feriado, final de semana e etc.

    Rodrigo.f
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Namoro a 3 anos tenho uma banda pequena(Autoral e só ensaios por enquanto) e são 3 anos com a minha namorada no meu pé do ouvido reclamando. Qualquer hora de qualquer dia de qualquer mês de qualquer ano que eu marcar ensaio ela reclama(to exagerando, mas sem exagero ela reclama em 70% dos ensaios marcados). Entendo em partes, porque trabalho o dia todo e faço faculdade a noite durante a semana, então os ensaios costumam tomar um pouco do pouco tempo que temos juntos, mas eu já falei que se não for essa banda, estaria em outra e pretendo ter banda pro resto da vida, mesmo que não faça sucesso, eu gosto de tocar em conjunto. Fico pensando, se a banda fizesse sucesso e eu ganhasse uma boa grana se eu ouviria essa reclamação...

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Rodrigo.f

    "Fico pensando, se a banda fizesse sucesso e eu ganhasse uma boa grana se eu ouviria essa reclamação..."

    Quem ganha grana com música esta dando 28 dias de shows por mês, no mínimo.

    Você não ouviria reclamações... Mas ela estaria te traindo e você traindo ela. A grana pode estabilizar um casal e um lar, mas não compra a carência de afeto que um casal necessita.

    E se ela não te traísse, por que possui princípios muito rígidos, piorou... você acabaria de condenar alguém a infelicidade.

    Rodrigo.f
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Porra Lelo, que realista kkkkkk
    Mas acho que você tem toda razão...

    JJJ
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Ninarock

    Eu já acho que atrapalha um pouco, sim. Mas é uma questão de escolha. Escolheu casar e ter filhos? Cuide do seu casamento e, principalmente, dos seus filhos. A música vai ficar, eventualmente, em segundo plano.

    sobrevivente
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Um belo dia eu e a galera da banda onde toco chamamos uma garota para fazer um teste para vocalista, pois estávamos precisando. Gostamos do resultado e ela acabou ficando com o posto. Papo vai, papo vem eu acabei namorando, noivando e casando com a vocalista, hehe.

    Hoje ainda estamos na ativa com banda. Ela ajuda demais em organizar as pastas com as cifras, sugerir novas músicas, e até deu idéias que ao longo de anos nunca tínhamos parado para pensar, como camisetas e adesivos da banda, página no face com fotos e vídeos, e outras coisas mais. Então nesse caso é ótimo conciliar os trabalhos da banda com o relacionamento.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/15
    · votar


    Ninarock
    Vivo 24/7 de musica e isso nunca me atrapalhou.

    Acho que vale muito mais a sinceridade no início do relacionamento. É como o sujeito que começa a sair com uma garota e abre a porta do carro para ela nas primeiras semanas e depois esquece. O que pra ele é um gesto insignificante, pra ela pode ser perceptível e causar um impacto negativo. E não pense que a solução é abrir a porta pro resto da vida, mas ser sincero e dizer que não tem esse hábito e que seria muito mais desonesto fazer isso só por um tempo. Há uma boa chance aqui da garota apreciar sua sinceridade.

    ;-)

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Ninarock
    Gostaria de ouvir o depoimento de vocês, que namoram, são casados, e conseguem conciliar os trabalhos da banda com o relacionamento.


    Minha namorada atual não esquenta com isso, mas já tive uma extremamente ciumenta. Reclamava quando eu ia para os ensaios, dizia que eu passava muito tempo em casa tirando música, que eu gastava muito dinheiro com equipamento, e ficava do lado do palco fazendo cara feia pra todas as meninas que chegavam perto!

    Resolvi fácil: terminei com ela.

    Cres
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Christhian
    Acho que vale muito mais a sinceridade no início do relacionamento. É como o sujeito que começa a sair com uma garota e abre a porta do carro para ela nas primeiras semanas e depois esquece. O que pra ele é um gesto insignificante, pra ela pode ser perceptível e causar um impacto negativo. E não pense que a solução é abrir a porta pro resto da vida, mas ser sincero e dizer que não tem esse hábito e que seria muito mais desonesto fazer isso só por um tempo. Há uma boa chance aqui da garota apreciar sua sinceridade.

    Ótima analogia cara! Acho ruim ver alguém que trata o(a) namorado(a) assim pra agradar, mas que na verdade nunca foi assim com outras pessoas. Admiro quem é sincero dessa forma com a outra pessoa no relacionamento.

    Ninarock
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Tô achando legal as respostas de vocês. Na verdade estou surpresa porque a maioria são positivos.
    Há uns anos atrás eu ia num grupo de oração para jovens, e ficava admirada vendo as namoradas dos caras das bandas sempre ali junto com eles.
    Tudo vai de como a namorada encara né.

    Vocês que tem mulher que fazem shows, qual a reação de vocês quando alguém as chama de gostosa e tal?
    Porque não temos só NAMORADAS ciumentas né kkkk
    Complicado. Acho que essa é uma conversa para se ter nos primeiros dias de relacionamento, né?

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Ninarock

    Acho que esta questão transcende a uma questão sobre ter banda e uma namorada(o). A questão é saber dividir o seu tempo entre a sua família, os seus amigos, a sua namorada(o), o seu trabalho e os seus hobbies. Você pode até estar bem com namorada e com a banda, mas se não tiver tempo pros amigos a coisa não vai estar totalmente bem.

    Quando eu namorava eu estava num processo de fim das atividades de uma banda, então não vivi esta questão específica. O que eu aprendi e que pode ajudar é ter uma certa rotina e acordar isso com a namorada, de modo que o que já esta programado, em princípio, não pode ser mudado.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Ninarock
    Vocês que tem mulher que fazem shows, qual a reação de vocês quando alguém as chama de gostosa e tal?
    Moça, vc deve ser jovenzinha, pois, na nossa idade, se alguém te chamar (ou à minha mulher) de gostosa(o), te garanto que adoraremos, e, quando vc chegar à minha (nossa) idade te garanto também que vc vai adorar....


    Mulheres são criaturas estranhas... Quando jovens e (se for o caso), bonitas, se a gente (homens) olham, assoviam ou chamam de gostosa (dentro de um parâmetro e limites de bom-senso), elas reclamam, dizem que é assédio, machismo, etc... Depois que ficam velhas, e ficam "invisíveis" para os homens, reclamam porque ninguém mais presta atenção nelas.....
    Já dizia o grande Noel Rosa: "...fica louco quem quer, tentar entender a mulher..."
    Abç

    MMI
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Acho que esta questão transcende a uma questão sobre ter banda e uma namorada(o). A questão é saber dividir o seu tempo entre a sua família, os seus amigos, a sua namorada(o), o seu trabalho e os seus hobbies. Você pode até estar bem com namorada e com a banda, mas se não tiver tempo pros amigos a coisa não vai estar totalmente bem.

    Moça, vc deve ser jovenzinha, pois, na nossa idade, se alguém te chamar (ou à minha mulher) de gostosa(o), te garanto que adoraremos, e, quando vc chegar à minha (nossa) idade te garanto também que vc vai adorar....

    São as melhores respostas!!!!

    É exatamente isso. Um relacionamento precisa ter essa maturidade e confiança. Se não for a banda é o futebol, a choppada ou sei lá o que. É uma questão de dividir e compartilhar, compreender que apesar da vida a dois existe a individualidade de cada um, é bom desgrudar também. É bom que cada um tenha e mantenha seus amigos, seus hobbies e seus afazeres.

    O "assédio", ainda mais nessa terra, vai aparecer independente de banda. Vai aparecer no trabalho, na academia, passando na frente da obra... Uma hora acontece para ambos os lados. Cada um tem que se garantir e até se divertir, como o Bertola falou.

    Ninarock
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Tenho 23 anos :)
    Será que o Alex guitar man iria ficar de boa? kkk
    Não sou guitarrista de palco. Isso me aconteceu poucas vezes, com a banda de colegial aos 15 anos.

    Vocês ficam de semanas, meses longe de casa?
    Porque... deve ser foda ficar longe da mulher e dos filhos...

    rcorts
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Rachmaninoff
    Minha namorada atual não esquenta com isso, mas já tive uma extremamente ciumenta. Reclamava quando eu ia para os ensaios, dizia que eu passava muito tempo em casa tirando música, que eu gastava muito dinheiro com equipamento, e ficava do lado do palco fazendo cara feia pra todas as meninas que chegavam perto!

    Resolvi fácil: terminei com ela.


    Minha mulher é assim, mas como eu não terminei no namoro e ainda por cima temos 2 filhos acho que agora não é bem a melhor oportunidade. Mas a verdade é que eu gosto dela, se não gostasse já tinha terminado há muito tempo.

    Ninarock

    Mesmo assim, sempre tive minhas bandas e sempre deixei claro pra ela que com cíume ou sem cíume a música é importante pra mim, e provavelmente nunca irá deixar de ser, então fica aquela coisa. Depois de um certo tempo gostando ou não ela parou de reclamar e eu dou uma de besta como se não soubesse que ela não está gostando.

    No mais ela sabe que eu a respeito, e acho que se ela acreditasse que eu fui ou sou desonesto com ela, ela mesma não estaria mais comigo.

    Todas as vezes que abandonei uma banda foi em razão de sacanagem e descaso dos outros membros da banda mesmo, nunca por conta do meu relacionamento.

    O que mais me irrita (e a ela também), é quando o assunto é gastar com equipamentos. Eu não gasto irresponsavelmente. Já gastei, mas hoje não gasto mais. Mesmo assim é conflito anunciado quando o assunto é gastar com equipamentos. Talvez se ela fosse música também saberia o quanto é relevante pra gente ter 4/5 guitarras, vários pedais e o tão sonhado amplificador valvulado de R$ 5 mil reais.

    Uma dica, nunca pegue no pé de um namorado/marido músico por isso. No máximo vocês podem conversar e decidir juntos que a compra de um equipamento pode ser adiada em prol de algo mais urgente. Além disso é insalutar pro relacionamento.

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    rcorts

    +1

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Ninarock

    "Será que o alex guitar man  iria ficar de boa? kkk"

    acho que não em...

    rcorts
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Alex guitar man

    =)

    Valeu, mando meus honorários depois, he he!

    JJJ
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    rcorts
    Talvez se ela fosse música também saberia o quanto é relevante pra gente ter 4/5 guitarras, vários pedais e o tão sonhado amplificador valvulado de R$ 5 mil reais.

    Use as bolsas e sapatos dela como contra-argumento. É tiro e queda!

    Ismah
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Lelo Mig
    Rodrigo.f

    Acho que fora o Lelo, e alguns poucos (onde me incluo), ninguém encarou banda de estrada, com média acima de 20/shows mês.

    O que o Lelo menciona é a realidade da história. Ninarock desculpe os termos, e se parecer pejorativo, mas banda de igreja ou por hobby é barbada... Os problemas começam quando vc tá num palco, e na loucura do momento, uma espectadora, decide tirar calcinha e atirar no palco. Experiência própria.

    Claro que vai do bom senso do músico lidar com a situação.

    Ninarock

    Atrapalha, mas dá pra conciliar. No momento, estou com problemas de locomoção, que atrapalham mais que a banda, tanto que estou pondo meu rig à venda (é muito amor, e sei que não será retribuído ao nível). Mesmo assim, é muito difícil conciliar horários.

    Minha penúltima relação, foi com uma moça que era caixa de supermercado. Ela trabalhava durante o dia, de segunda à sexta. Eu de quarta a domingo/quinta à segunda, sem hora definida. O tempo que restava livre, estava podre de cansado, dormindo durante o dia todo.

    Passávamos uma noite juntos, mas com limites severos (junte dois bêbados e o que eles irão fazer, se não beber?), já que ela teria que trabalhar, no dia seguinte. E esse fator me incomodava muito. E devido ao problema de locomoção, as visitas falharam algumas vezes, o que desgastou a relação. O ponto final veio quando saí num tour de 20 dias pro MT.

    Creio que para os técnicos e músicos, estamos condenados a viver os extremos. A glória de uma(s) noite(s) com uma(s) pessoa(s) maravilhosas (não pensando em relação apenas a sexo, mas o carinho de fãs), e a solidão de partir pela estrada, pra talvez nunca mais encontrar essas mesmas pessoas.

    Essa frase me passa na cabeça muitas vezes, e me fez querer deixar a noite várias vezes... Escrevi pensando no relacionamento que tive que por fim ontem. Ao menos, venci à aposta da banda, que deixaria eles em 3 meses, como o roadie anterior fez (insira um riso amargo aqui).

    Rodrigo.f
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Use as bolsas e sapatos dela como contra-argumento. É tiro e queda! +1
    Essa é a minha mais poderosa carta branca

    rcorts
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    JJJ
    Use as bolsas e sapatos dela como contra-argumento. É tiro e queda!

    Boa, mas preciso reconhecer também que ela não é das mais gastadeiras. Então fico quase sem armas.

    Ismah

    Isso que você falou realmente procede. Tenho amigos que são músicos profissionais, i.e, tocam como free lancers ou contratados por outros artistas e já escutei várias estórias.

    Certo dia num boteco com um amigo meu baixista, cerveja vai, cerveja vem e o cara desabafa que o lance da música é legal, tá sempre em palcos (ainda que não sejam trabalhos próprios), respirando música, mas que provavelmente nunca teria uma família como eu, pela carga de shows e outros compromissos relacionados.

    Só que esse amigo meu é bastante mulherengo mesmo, então talvez isso atrapalhe tanto quanto ou até mais do que a própria estrada.

    Jube
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Viajando sem parar não tem como, se for cair no mundo pra tocar, vai se contentar sendo solteiro.
    Já para os casos mais comuns aqui, o jeito é conciliar o tempo para que fique bom dos dois lados. Já o ciumes, não adianta ficar com neuras porque na musica, no escritório, na escola, na rua ou na faculdade sempre vão ter urubus encima do seu chegado(a)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Relacionamento e banda, como lidar?