Tentando mudar/inovar/reinventar o cenário Rock/Metal Moderno

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Lelo Mig

Se arrisca num Emerson, Lake and Palmer, ou acha herético?

Lelo Mig
Membro
# fev/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

"Se arrisca num Emerson, Lake and Palmer, ou acha herético?"

Sou fã, tenho todos os álbuns.... mas é passado, não faria o que eles fizeram melhor, então só ouço!

Recorrendo ao meu post anterior e aquele outro onde falei da musiteca de canções populares antigas e exóticas que estou montando, eu tracei uma diretriz para o novo trabalho que estou compondo e mesmo que errado...

Eu decidi que para eu fazer o melhor álbum de rock já feito eu precisaria parar de ouvir rock. E parei!

cafe_com_leite
Veterano
# fev/15
· votar


Eu diria que o caminho tá na música eletrônica, no conceito de eletrônico mesmo, de sons artificiais e tal. É um universo bem mais amplo, acho.

Lelo Mig
Membro
# fev/15
· votar


cafe_com_leite

"Eu diria que o caminho tá na música eletrônica..."

Tenho minhas dúvidas em relação a isso, acho pelo contrário, que já esta até saturado. Vêm sendo feito desde a década de 20, até hoje, coisas ruins e boas, de Edgard Varèse a Rammstein, Prodigy e muitos mais... mas claro, é opinião pessoal.

Veja o video que o Ismah postou, por exemplo... tirando o vocal "Black Metal"... é Pet Shop Boys!

krixzy
Veterano
# fev/15
· votar


cafe_com_leite
Ai já tem o Djent

cafe_com_leite
Veterano
# fev/15
· votar


Lelo Mig
krixzy


Mas ai é que vocês se enganam. As formas que têm sido feitas já estão saturada, mas as ferramentas me dão mais possibilidades que a música com instrumentos normais de cordas, de sopro ou percursão. As ferramentas me dão maior liberdade, eu posso manipular cada partícula de segundo da música, cada mini característica do timbre. Eu posso criar timbres, claro com o avanço da tecnologia. Penso nisso não só pra o rock, mas pra música no geral.


A música ambiente por exemplo, não era uma coisa possível antes das ferramentas tecnológicas. Ouvi dizer num documentário que a criação dos sintetizadores foi como inventar uma nova cor. Acho perfeitamente possível que com o tempo podemos (ser humano) criar não uma, mas uma paleta inteira de novas cores.

cafe_com_leite
Veterano
# fev/15
· votar


Eu continuo batendo na tecla de que achar que em um seculo encerramos todas as possibilidades na música é de uma presunção abismal.

cafe_com_leite
Veterano
# fev/15
· votar


krixzy
Ai já tem o Djent



Não tem só o djent não. Tem uma pancada de bandas índices que fazem esse mix rock-eletronica, tem as bandas intituladas de rock industrial e outras coisas que eu não conheço ou que não me lembro.

A questão é:
Você acredita mesmo que essa possibilidade já foi saturada se tratando de um universo tão imenso quanto o da música eletrônica?

Adler3x3
Veterano
# fev/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


krixzy
ARMAGEDDON - Equalizer [Official Guitar Playthrough Video]

O timbre da guitarra (eq) na parte dos solos agudos esta soando muito parecido com o Wishbone Ash banda inglesa de rock de 1969, como também a forma de solar, mas o solista do vídeo me pareceu muito duro e sem flexibilidade, muito embora toque rápido deixa a desejar.
Não vi nada de novo aqui.

O que tá faltando é criatividade.
Hoje em dia os músicos tem muito mais recursos, mas não conseguem criar algo novo.
Ao tentar aperfeiçoar somente a velocidade ficaram com os dedos duros, e não conseguem criar um solo decente, e não é culpa da eletrônica, é falta de sensibilidade/criatividade mesmo.
Talvez esta falta de dinâmica tenha origem no loudness war.
Os compassos musicais na sequencia ficam sempre muito parecidos e repetitivos, resultando em monotonia.
Simples assim.

PguitarMaxx
Veterano
# fev/15
· votar


Acho que no cenário atual, na situação em que estamos, uma grande inovação seria voltar um pouco no tempo. Trazer de volta um pouco do que bandas como Led Zeppelin ou musicos como Hendrix faziam seria a injeção que estamos precisando, na minha opinião. A maioria das pessoas que inovaram no passado, só estavam tentando fazer boa musica, inovar foi um doce resultado, essa é minha visão, saca? O caminho não é inovar, é ter personalidade, isso é o que quebra essa saturação pra mim

Abraço!

cafe_com_leite
Veterano
# fev/15
· votar


O problema é que o universo em que vocês embasam suas opiniões é muito pequeno. Coisas novas estão rolando como sempre teve, o problema é que muitos de vocês querem que surja um novo led zeppelin (em suas características mesmo) e que soe novo. A menos que se tenha uma aminésia, isso é impossível.

Rednef2
Veterano
# fev/15
· votar


Sem zuera de minha parte, mas inovação mesmo vai ser no dia que misturarem frevo/pagode/axé/funk carioca com heavy metal ou punk.

RafaelBernatto
Veterano
# fev/15
· votar


Pra mim inovação mesmo vai surgir quando pararem de querer fazer músicas diferentes por si só - misturando ritmos aleatoriamente, defecando em cima do teclado reorganizando loopings, criando letras porcas em outras línguas - e começarem a transmitir boas mensagens tanto literal quando musicalmente.
Se é que me entendem.

krixzy
Veterano
# fev/15
· votar


RafaelBernatto
começarem a transmitir boas mensagens tanto literal quando musicalmente.

Vai ouvir gospel.


Metal pra mim é como filme de terror, não existe outro gênero tão emocionante.

RafaelBernatto
Veterano
# fev/15
· votar


krixzy

Na verdade o gospel gosta mesmo é de se apropriar dos outros ritmos inclusive o Rock... Se você dar uma pesquisada vai descobrir U2's, O Rappa's, Mettalica's, Luan Santanas's.. tudo que você imaginar... Masss louvando Geová.

Sou agnóstico/cínico/budista, e curto Hallelujah do Jeff Buckley.
Projeto no deserto.. Uma das primeiras músicas que aprendi a tocar... Acho o solo bem legal até hoje =D

Mas você só deve ter dito isso pra pegar no meu pé mesmo rsrs já que fica difícil fazer uma boa melodia nesse sentido que você "entendeu".

krixzy
Veterano
# fev/15 · Editado por: krixzy
· votar


RafaelBernatto

Nada n quis pegar no seu pé não, é que como vc disse transmitir boas mensagens tanto literal quando musicalmente tem haver com o movimento gospel sei la rs...

No metal o objetivo é diferente, ou pelo menos era, se não estou enganado, a partir de 2005 mais ou menos, as bandas de metal que antes era apenas gutural e agressividade, passaram a incluir cada vez mais vocais limpos, começaram a fazer um som mais "bonzinho", eu acho que foi até uma jogada comercial pra atrair o público mais pop, e hoje, praticamente todas as bandas de metal moderno tem um vocal limpo.

Talvez o problema seja a preocupação em fazer algo visando público, e não no que gosta, ai acaba deixando de fazer o diferente pra fazer o aceitável.

cafe_com_leite
Veterano
# fev/15 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


krixzy

Eu acho gutural uma coisa muito escrota pra todo mundo gostar. Vai ver o cara só queria cantar limpo mesmo, oras. Essa visão purista que engessa tudo. Liberte-se dela primeiro, é o primeiro passo.

RafaelBernatto
Veterano
# fev/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


krixzy

Talvez o problema seja a preocupação em fazer algo visando público, e não no que gosta, ai acaba deixando de fazer o diferente pra fazer o aceitável.

Pode ser... Ou acaba deixando de fazer o que gosta pra fazer o diferente... E acaba dando m*&¨%$ do mesmo jeito hahhahaha

Mas a não ser que o "cara" seja um puta ator, a música que "é de verdade" quase sempre acaba soando melhor... Acho que não dá é pra forçar nada...

Porém, quem sou eu pra dizer qualquer coisa... É como disse o coleguinha lá em cima... Se alguém tivesse a resposta estaria comendo umas cinco fãs....

sebber
Veterano
# fev/15
· votar


cafe_com_leite

Eu diria que o caminho tá na música eletrônica, no conceito de eletrônico mesmo, de sons artificiais e tal. É um universo bem mais amplo, acho.


Eu acho que se fosse emplacar já teria se consolidado. Claro, não estou dizendo que isso nunca vai acontecer, mas não acho que nós veremos esse futuro.

Até deve ter tido uma época que predominaram instrumentos eletrônicos em alguns estilos, tipo anos 80, mas não foi o suficiente para mudar radicalmente o "gosto geral", é tanto que deixaram de lado os exageros nos sintetizadores, reverb na bateria, etc., e voltaram para as formações clássicas das bandas. Isso, claro, se tratando de "pop/rock/comercial".

Mas..... é interessante mesmo sua percepção de que "as ferramentas dão maior liberdade para manipular cada partícula de segundo da música, cada mini característica do timbre." Só espero que não aconteça.

krixzy
Veterano
# fev/15
· votar


cafe_com_leite
Mas não tenho nada contra o vocal limpo, a questão é que geral passou a fazer isso, e junto com o vocal limpo veio o som mais limpo, não tenho nada contra, mas essa limpada no som me deu a impressão que foi pra buscar público e vender mais, e não com a intenção de mudar, mas vai saber...

cafe_com_leite
Veterano
# fev/15
· votar


sebber
mas não foi o suficiente para mudar radicalmente o "gosto geral",


Ligue qualquer rádio pop agora e você vai ver que está redondamente enganado.

cafe_com_leite
Veterano
# fev/15
· votar


Rednef2
Sem zuera de minha parte, mas inovação mesmo vai ser no dia que misturarem frevo/pagode/axé/funk carioca com heavy metal ou punk.



Não creio. São gêneros muito pobres, até mesmo o frevo. No começo pode até dar algo novo, mas será muito efêmero, dada a limitação de possibilidades.

Rednef2
Veterano
# fev/15
· votar


krixzy
Então letra no metal só pode ser falando sobre "fantasmas, demonios, duendes"?

Prefiro algo que fale mais sobre a vida (subjetiva ou objetivo) tais como fazia o Guns, Pantera, Velvet, Sex Pistols, Legião Urbana, Plebe Rude, etc

krixzy
Veterano
# fev/15
· votar


Rednef2
Tem até banda de Death Metal evangélica....

Mas o clima do som, letras bonitinhas não acho que combine, no fim cada um faz o que quer, não há regras.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# fev/15
· votar


O Lelo Mig postou um negócio interessante. A respeito de que na época da criação dos clássicos, as bandas se formavam com músicos de estilos distintos, formando uma mistureba que no final ficava com ótima sonoridade, e inovadora.

Agora o que acontece hoje?
Os músicos ficam todos nas sombras de tudo o que é clássico, e não fazem nada Realmente novo. Não misturam coisas de gêneros distintos, não fazem experimentaçãoes (num sentido mais prático e audível e menos Alien da coisa), por preconceito, tradicionalismo, e etc..

E quem tem autoridade no assunto pra fazer esse tipo de coisa e ser talvez bem recebido não o faz justamente ou por Ser um tradicionalista, ou por não esperar uma boa recepção.

Enfim, tem que aparecer uns gênios que ligam o foda-se para a recepção tradicional e experimentar os sons de fora, e não de dentro. Nem que tenham que criar um público totalmente novo e diferente.

Mas é claro, mesmo Dentro do que é tradicional, surgem as vezes bandas que tem uma pitada de genialidade e conseguem ser criativos e soarem originais.

krixzy
Veterano
# fev/15
· votar


Wuju Wu Yi
Enfim, tem que aparecer uns gênios que ligam o foda-se para a recepção tradicional e experimentar os sons de fora, e não de dentro. Nem que tenham que criar um público totalmente novo e diferente.

É exatamente isso!

Ultimamente fico aqui pensando o que misturar, procurando coisas diferentes e testando, na maioria não soa legal, mas vou tentando, no mínimo serve de experiencia e aprendizado.

O que dificulta muito é que só tenho noção em guitarra, ai pra montar uma bateria por exemplo, sou ridículo, por isso queria encontrar outros músicos.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# fev/15
· votar


krixzy
Eu também queria testar coisas, mas também só manjo um pouco de guitarra e olha lá. E não tenho formas eficientes de gravação. haha.

Boa sorte na sua busca!

Rednef2
Veterano
# fev/15
· votar


Dá pra fazer coisa original com o velho esquema "guitarra-baixo-bateria".

Muitas bandas punk fizeram isso nos anos 70 e 80.
Os caras faziam cada riff "sem nexo" que dá impressão que eles estavam compondo a música no meio da gravação.
O Black Flag, Dead Kennedys e Fear, tem muito riff desse jeito. Levavam muito a sério a coisa do "faça você mesmo".

Acho que é isso que falta no metal. Esse toque despretensioso.
O problema é que a galera monta uma banda já pensando em soar parecido com algo do passado.
"Vamos montar uma banda que lembre o Pantera". Ai não tem como sair mesmo algo com identidade.

-Dan
Veterano
# fev/15
· votar


Não vi nada muito inovador no som do cara Arch Enemy.

-Dan
Veterano
# fev/15
· votar


Bem, vou deixar minha contribuição, no que acredito ser um pouco disso que você está procurando:



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tentando mudar/inovar/reinventar o cenário Rock/Metal Moderno