Afinal música é universal, será? II - o tópico da treta

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


laerte_a7x
Não vejo nada de idiota em gostar de falar de amor e nem em gostar de ouvir alguém falar de amor.

A questão que o entamoeba expõem é da forma banalizada que isso ocorre.

entamoeba
Membro Novato
# dez/14
· votar


laerte_a7x
Quando eu tinha 8 ou 9 anos de idade, se um coleguinha de classe me dissesse que sertanejo é ruim, certamente concordaria com ele e elogiaria seu suposto bom gosto musical. Mas um adulto querer fazer do seu gosto um parâmetro pra definir o que é música boa ou ruim é demais pra mim. E o pior é que há quem pense assim...

Hahahaha.. tá.

Sabe o que é relativismo? É a banalização da verdade! Sabe de quem ele parte? De gente que travou e não conseguiu mais pensar. Relativismo, na melhor das hipóteses, é a consolidação do comodismo intelectual.

Engraçado é que teu discurso é completamente contraditório! Com sua postura, você perde até o direito de condenar a minha atitude, já que o valor do que fazemos também pode ser relativizado. Pegou?

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


entamoeba

Até eu boiei nessa explicação kkkk

laerte_a7x
Veterano
# dez/14 · Editado por: laerte_a7x
· votar


Ismah

A questão que o entamoeba expõem é da forma banalizada que isso ocorre.

Uai, bandas de thrash metal falam de sangue; bandas indie falam sobre viver numa boa com a pessoa amada numa vila na Irlanda; bandas de reggae falam de paz e luz de Jah; bandas de death metal costumam dar verdadeiras aulas sobre anatomia humana; bandas de black metal só sabem falar de Satã e o vento uivante de inverno nas colinas norueguesas. Cada um põe em sua música a letra que considera mais adequada e vice-versa. Eu sinceramente prefiro uma letra sobre borboletas no jardim do que sobre 12 maneiras diferentes de se extrair o útero de uma vaca. Não gosto de slamming death metal, mas nem por isso ele é ruim. Tô de boa com os caras do Devourment, Cannibal Corpse, Crematory e etc. Eles nunca me fizeram mal. Eu tenho sim o direito de expor minha opinião acerca dessas bandas mas não de dizer que elas são ruins, principalmente se o único argumento pra sustentar essa afirmação for o simples fato de eu não gostar delas.

E digo mais: as letras da dupla Victor & Léo não são muito diferentes das letras do SRV.

#ochoroélivre rsrsrs

entamoeba

Sabe o que é relativismo?

Sei.

É a banalização da verdade!

Isso mesmo. Mas este não é o caso. O que você disse anteriormente não é verdade. É apenas tua opinião, que está longe de ser verdade. E mesmo que fosse verdade, que verdade seria essa? A sua? Como tu pode provar que a tua opinião vale mais que as outras? Que a música que você gosta é melhor que as que você não gosta? Você pode gostar do que quiser e odiar o que quiser porém sua opinião pessoal nunca será verdade absoluta. Será apenas sua opinião. E isso nem é relativismo; é lógica. Deal with it.

Sabe de quem ele parte?

Sei.

De gente que travou e não conseguiu mais pensar.

Minha nossa, quanta prepotência. Agora quem gosta do que você não gosta não é um ser pensante.

"Engraçado é que teu discurso é completamente contraditório! Com sua postura, você perde até o direito de condenar a minha atitude, já que o valor do que fazemos também pode ser relativizado."

Eu ri nessa parte. É o mesmo que uma pessoa homofóbica dizer pra uma pessoa homossexual a seguinte frase: "se você acha que eu tenho que te aceitar do jeito que você é, então me aceita primeiro do jeito que eu sou!".

Isso não é relativismo. Isso é usar o princípio relativista em prol da idiotice.

Eu não tenho que respeitar sua opinião, meu chapa. Ela é arrogante e desrespeitosa. É você que tem que respeitar mais a arte alheia. Contraditório eu estaria sendo se desse respeito a uma opinião como a tua, que apresenta um nítido desrespeito.

Mas já que você me perguntou se eu sei ou não o que é isso e aquilo, me deixe te perguntar: você sabe o que é ônus probatório? É um princípio que diz que toda tese precisa de argumentos suficientes para sustentá-la. Se não houverem argumentos, a tese deve ser desconsiderada. Agora me diga: que argumentos você usaria para sustentar a ideia de que sertanejo é irrefutavelmente ruim, tanto musicalmente quanto liricamente? Lembrando que "eu não gosto de sertanejo e de suas letras" não é argumento, apesar de você achar que é. Se você conseguir argumentar imparcialmente, sem levar em consideração seu desgosto pelo estilo musical sertanejo, vai ganhar um pirulito.

E por falar em imparcialidade, eu te digo que detesto música sertaneja. Vai dizer que isso é contradição também, hahaha?

entamoeba
Membro Novato
# dez/14
· votar


Ismah
Posso tentar esclarecer. Achei uma passagem em um pequeno texto que vai ajudar a explicar o que estou dizendo:

"Há dois mantras relativistas: [1] 'Quem decide?' (quem decide qual é a melhor opinião?) e [2] 'Isso é só a tua opinião' (a tua opinião está em pé de igualdade com qualquer outra). Tudo o que há são diferentes pontos de vista, cada um dos quais é 'verdadeiro' para aqueles que os defendem."

Aí o laerte_a7x chega aqui:
1. Quem decide que música é boa ou ruim? ou
2. A música ser boa ou ruim é uma questão de opinião (gosto).

Só que a contra-argumentação dele é passível das mesmas críticas:

1. Quem decide qual argumento é melhor?

E o recurso permite esse tipo de aberração:

1. Quem decide que estuprar é errado?
2. Para mim é verdade que roubar é correto

Só que esse papo de "minha verdade" e "sua verdade" não existe. A minha crença equivocada não transformará o que é falso em verdadeiro. Só há uma verdade! Se eu digo "há um tesouro enterrado no meu jardim" e você diz "não há tesouro enterrado no teu jardim" só um de nós pode estar certo. Ou há ou não há tesouro!

Mas por que recorremos ao relativismo? Porque nem sempre a verdade é fácil de obter e, então, chegamos a impasses. Aí é mais cômodo apelar para forças místicas, caixas-pretas, coisas que estão além da compreensão humana. o "gosto" e a "subjetividade" são bons exemplos! No fundo, o ato de relativizar não passa de uma manobra evasiva!

O que devemos fazer é admitir que existem problemas complexos, que necessitam de ser explorados para que a verdade possa vir à tona. Isso é encarar! É o oposto de se evadir!

Bom, não vou me alongar ainda mais...

entamoeba
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: entamoeba
· votar


laerte_a7x
Minha nossa, quanta prepotência.

Prepotência, não! É potência mesmo, criança!


Eu ri nessa parte.

Riu porque não entendeu! Mas talvez você entenda ao ler minha resposta ao Ismah.

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


laerte_a7x

Não é a primeira vez que vc tem bate-bocas infundados no FCC. Controle esse sentimento, que vc é extremamente revoltado já sabemos, mas não transforme uma oposição em motivo para começar uma guerra - espere ao menos o assassinato da Franz Ferdinand.

entamoeba

Tens razão. Mas, nada disso trás relação ao tópico.

laerte_a7x
Veterano
# dez/14 · Editado por: laerte_a7x
· votar


entamoeba

Se eu digo "há um tesouro enterrado no meu jardim" e você diz "não há tesouro enterrado no teu jardim" só um de nós pode estar certo. Ou há ou não há tesouro!

Porque isto NÃO É questão de opinião. Arte É questão de opinião. Tua analogia é ridícula. Sorry.

E o recurso permite esse tipo de aberração:

1. Quem decide que estuprar é errado?
2. Para mim é verdade que roubar é correto


Eu exemplifiquei esse tipo de pensamento relativista extremo no meu post anterior. Lá está claro que eu não penso desta forma. Quem está sendo extremo é você achando que todo mundo que pensa de maneira mais flexível e despojada vê tudo na vida desta forma modernosa. Mas uma vez você fez uma analogia sem pé nem cabeça.

Repito: Isso não é relativismo. Isso é usar o princípio relativista em prol da idiotice.

Prepotência, não! É potência mesmo, criança!

HAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Tem como desler isso?

Riu porque não entendeu! Mas talvez você entenda ao ler minha resposta ao Ismah.

Não, cara. Eu entendi sim. Você quis dizer que, se eu vejo o gosto musical como algo relativo, eu tenho que ver tudo de maneira relativista. Foi por isso que eu ri: porque isso é patético.

Ismah

Não é a primeira vez que vc tem bate-bocas infundados no FCC.

Bate-boca? Tá doido? Eu tô calmíssimo. Quem acabou de usar uma falácia foi o entamoeba ao me chamar de criança. Assim sendo, quem tá baixando o nível da discussão aqui não sou eu.

que vc é extremamente revoltado já sabemos, mas não transforme uma oposição em motivo para começar uma guerra

Gezuizamado, onde foi que você viu guerra nos meus comentários? Será que você poderia quotar um breve trecho do meu post que você considerou exagerado? Se puder, eu agradeço de coração.

Ismah
Veterano
# dez/14 · Editado por: Ismah
· votar


laerte_a7x

Já vi outras duas vezes vc continuando discussões, com post quilométricos. Desencana. Se vc sabe que está certo, e o outro se mostrar impertinente, relaxe. Só o tolo precisa explicar porque é sábio.

EDIT: vou deixar espaço para a réplica, dar minha tréplica e fechar. Se mais.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


entamoeba
Pega leve fi, malz falar mas, o jovem ali tem razão. Tu não tem base pra dizer que sertanejo é pior que o que vc gosta.

Minha opinião
Quem acha que rock e afins é muito melhor que sertanejo, forró, e afins, precisa de maturidade musical, e aprender a ter respeito pela diversidade de gêneros.

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14
· votar


o tópico está se transformando em uma discução mimimizenta sem propósito algum. Trágico!

entamoeba
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: entamoeba
· votar


Wuju Wu Yi
Não. Ele não tem razão! A ideia dele é a que você encontra nas salas de ensino médio. É superficial, tola. Tem muita gente que pensa como ele, mas ninguém muito sério.

Ismah
Tens razão. Mas, nada disso trás relação ao tópico.

Discordo. As crenças que fundamentam a ideia central do tópico estão sendo debatidas, ainda que de forma porca (mas aí a culpa é do meu interlocutor irritadiço).

entamoeba
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: entamoeba
· votar


Música é uma relação entre som e cultura!

Sabemos que a mesma frase pode significar coisas diferentes, dependendo das sutilezas que ajudam a revelar nossa intenção. Uma inflexão na entonação pode acusar ironia, o que corrompe o sentido literal da frase.

Na música, esses recursos estão ainda mais presentes! Há muita carga por detrás das frases. Se você faz um cover de Mamonas Assassinas se levando a sério, você mata a essência da música! Teu cover não foi capaz de reproduzir a intenção da versão original.

A música, na partitura, é fria. É só um esqueleto de uma peça de arte! Qualquer um pode interpretá-la, mas poucos podem lhe dar a verdade que lhe é própria.

Casper
Veterano
# dez/14 · Editado por: Casper
· votar


Vou expandir o que eu disse no começo dessa discussão, porque
alguém pode agora dizer que o Véio odeia funk e reverencia música
erudita, o que não é o caso.

O gênero da música não importa, qualquer um pode gerar
um trabalho bem feito ou medíocre. Quem julga um gênero inteiro
por uma amostragem finita é, no mínimo, retardado.

Posto isso, tem uma questão fundamental que separa meus dois
exemplos.

O primeiro (Bach) foi feito com capricho e dedicação. Foi um
trabalho realizado com cuidado nos detalhes, um resultado
planejado e bem construido.

O segundo exemplo foi feito de forma descuidada e com pouca
preocupação com os detalhes.

Por isso, eu considero que a primeira música é de forma absoluta
e relativa, algo que acrescenta muito mais algo na minha existência
que a segunda. Simples assim.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/14
· votar


entamoeba
prefiro nem me referir mais a ti nesse assunto. vc não sabe sustentar seu ponto de vista com outro argumento além de atacar a capacidade de quem gosta de coisa diferente de tu.

(A ideia dele é a que você encontra nas salas de ensino médio. É superficial, tola. Tem muita gente que pensa como ele, mas ninguém muito sério.)

Só digo que isso é uma falta de respeito, e que todo o conjunto de argumentos que ele apresentou, faz muito mais sentido, e condiz muito mais com a realidade que o seu.

Casper
Concordo com você até certo ponto. Não podemos julgar um gênero por uma amostragem do mesmo. Mas creio que comparar dois gêneros, até certo limite, não é algo produtivo, pois atualmente, a forma de apreciação de Bach não é a mesma do Bonde do Role. Sendo que o primeiro é muito mais apreciável a partir da melodia bastante bem pensada, e o segundo a partir do ritmo (muito legal). As emoções que essas diferentes propostas apresentam são diferentes, e não podem ser colocadas na mesma categoria. Sem contar que, uma pessoa do seculo 21, que teve contato com a diversidade ritmica atual, principalmente brasileira, Não consegue apreciar Bach como ele foi feito para ser apreciado em sua época, por motivos psicológicos que não vou me estender a explicar nesse post. O pessoal além disso, tem dificuldades em aceitar que uma música simples, composta em um fundo de quintal, por pessoas que nem tem tanto conhecimento musical, pode ser tão interessante quanto Bach em alguns aspectos. Só acho importante ter respeito para com qualquer gênero, e não tentar aumentar um em detrimento de outro. Música É questão de gosto, e fim.

Casper
Veterano
# dez/14
· votar


Caro Wuju Wu Yi:

Eu não comparei os gêneros, comparei
simplesmente as duas músicas. Como eu disse,
não acho que nenhum gênero é superior ao outro.

Poderia dar um exemplo exatamente ao contrário:

Eu acho o Orbital (música eletrônica alucinada) muito
mais interessante que o Thelonious Sphere Monk (o cultuado).

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Casper
eu entendi, mas acaba caindo sem querer na comparação de gêneros. Acho Air lindo. Mas muito chato para ouvir enquanto jogo por exemplo. Divine e Gosa por outro lado daria uma energia muito massa, inclusive é uma música meio porn cheio de duplos sentidos, o que é divertido e legal! (pro meu gosto, e não obrigo ninguém a concordar)

Meu ponto é que música é feita para mexer com emoções, causar sensações, não é feita para ser analisada cada detalhe para julgar se é boa ou ruim. Isso que seja feito pelos músicos cricas que tem tempo livre pra pensar nessas coisas triviais que não mudam nada no gosto da grande parte das pessoas. E as pessoas estão erradas? Não.

Vejo muita gente simples que tem mais maturidade musical que muitos musicos chitas que querem se achar os senhores da crítica musical, pq acham que o certo e bom é guitarra com distorção e letras em inglês falando de besteiras aleatórias tão boas quanto Lepo lepo. (que inclusive acho que tem mais conteúdo que muito metal).

Mas enfim.. to me estendendo demais cara, e desculpo-me por isso, mas acho que vc tá certíssimo em preferir essa Orbital se é o que te faz ter sensações e emoções melhores do que essa outra ai. Nem ouvi a música, mas respeito, e acho que isso que é importante. Respeitar o gosto de cada um.

Edit: E obrigado por ter compartilhado esse Bonde do Role cara, fazia tempo que não via um grupo de funk a lá anos 90-2000 tipo serginho malandro. Muito massa.

entamoeba
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: entamoeba
· votar


Wuju Wu Yi
Ok, fique à vontade.

Você e ele têm mais ou menos a mesma idade, devem ter mais ou menos o mesmo nível de estudo e foram modelados para pensar da mesma maneira. É natural que você goste da "ideia dele", por mais que ela seja inconsistente e imatura.

Discutir religião com um fundamentalista islâmico ou com dez, dá na mesma. Só haverá uma ideia presente, e o número de cabeças não potencializará o debate, ao contrário. Saiba: não é a ideia que pertence a vocês, são vocês que pertencem a ideia!

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/14
· votar


entamoeba
Mais uma vez, fez ataques sem argumentos. Como esperado. Você é vaziu em argumentos cara. Realmente é uma perca de tempo discutir. Não perca tempo respondendo não.

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


entamoeba

Agora quem está com falácia é você.

Todos

Sabia que esse pótico iria polemizar (está no título já). E a ideia em parte era de erguer essa discussão porque A é cultura, e B não.

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: daimon blackfire
· votar


Wuju Wu Yi E o teu argumento sempre é que ele não tem argumentos, certo? Pelomenos ele tem criatividade, huiehuiehuie.

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14
· votar


Epic fail.

Lelo Mig
Membro
# dez/14
· votar


laerte_a7x
entamoeba

Amigos, anotem no caderninho de vocês, esta épica frase, dita por um grande pensador contemporâneo, no caso eu, e podem usá-la, à vontade, sem ter que pagar royalties.

"Não existe certo ou errado. As coisas são dependentes de um relativo ponto de vista. Podemos eleger uma opinião como correta ou errada. De qualquer maneira, a correta, é sempre a minha!"

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/14
· votar


daimon blackfire
o cara só esta atacando. meu argumento é que atacar não é argumento.
agora sobre o tópico, escrevi ali encima algumas coisas.

Lelo Mig
kkkk!

RafaelBernatto
Veterano
# dez/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Você

Sobre a minha opinião no momento:

Há alguns dias estava discutindo, com uns colegas de trabalho, cotas raciais e entre, outras coisas, o famoso preconceito. Onde um dos exemplos citados foi a "tatuagem".

Falamos sobre como há décadas o preconceito para com os tatuados era bem mais visível, recorrente. Que talvez essa manifestação não ocorresse de "má fé", mas sim, como uma "resposta a um padrão". É claro que a história da tatuagem é antiga, mais do que se pode até pensar, mas ainda assim é possível analisar e concluir rapidamente as possíveis causas para esse preconceito, se formos analisar essa porção recente do tempo. Ressaltada, claro, a decisão, importante, da igreja católica que, na idade média, baniu a tatuagem, o que ocasionou uma redução considerável dessa arte na Europa e "afins".
É sabido que na época em que se falava no início, há décadas, a maioria das pessoas que carregavam consigo essa "arte" era, no mínimo, subversiva. (Considerou-se citar a população prisional, que tinha essa "mania" de se tatuar na época, mas acredito, já o fazendo, ser desnecessário) Subversividade que vai, por definição, de encontro com as normas sociais, o que se considera normal, aceitável. Era justo dizer: "tatuagem é coisa de bandido"?

Há tempos atrás, me peguei, visualmente "mexido" por uma garota que, a princípio, era só, uma alguém de cabelo curto, com roupas, postura e tom de voz incomuns, pro interior da periferia do submundo do Brasil, que é minha cidade. "Viva la internetcha!", fui parar no facebook dela, (na parte desbloqueada - que é importante) vi coisas como: "Wes Anderson/Moonrise Kingdom" (filme que achava que só eu tinha visto "no mundo"), Daughter (Banda que na época achava "só eu ter ouvido"), e por último, e mais importante, uma porção de posts inteligentes e cultos e "etecéteras". Nada com o "cheiro" "pseudocult" Enfim... Significa que toda menina de cabelo curto narigudinha com problemas de postura e voz, é inteligente?

Sigamos com outro exemplo: Há não muito tempo, divulgaram uma pesquisa, "constatando" que usuários dos browsers Chrome e Firefox eram mais inteligentes que os do Internet Explorer. Significa que trocar de navegador deixa as pessoas mais inteligentes?

Mais um exemplo: É sabido, por, também, pesquisas. Que a população ouvidora do gênero rock é mais inteligente que ouvintes do gênero brasileiro funk... Significa que se você, funkeiro, passar a ouvir rock ficará mais inteligente?

Pra "somar mais um pouco": É, também, sabido, quer tu gostes ou não, que a maneira como tu te vestes interfere diretamente na maneira como as pessoas te veem. "FIM".


O que eu tô querendo dizer com isso tudo?

Resposta: Que talvez: essa "conclusão": "O gênero X é ruim" ou "A música X é ruim". Seja, humanamente, naturalmente, uma, instintiva, preconceituosa e "inteligentemente burra", resposta a um padrão.

A comparação que fez o entamoeba pode ser usada para outro fim, que na verdade, assim como os fundamentalistas islâmicos, quem acredita que um gênero/música é ruim, acaba, pertencendo a essa ideia. Tornando difícil convencê-lo do contrário. Por ser, para ele, uma intrínseca "verdade".

O que não quer dizer que ele esteja "errado", muito menos que ele está certo.

Acho que sem relativizar acabei relativizando, mas, claro, sem relativizar.

FIM.

entamoeba
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: entamoeba
· votar


O obra prima do nosso colega MC Orlei (VOVOÃO) está no mesmo nível das peças eruditas mais célebres? A diferença entre elas é apenas o "gosto"?

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/14
· votar


RafaelBernatto
Cara, texto interessante, e mensagem massa. Mas quero complementar uma coisa. Gênero ruim é mito, não existe. O que existe são pessoas diferentes que tem preferências distintas devido a muitas e muitas variaveis.

E também tem os que querem fazer um gênero parecer ruim, comparando com outro que é tudo farinha do mesmo saco. Tipo críticar letras de músicas sertanejas quando muitas e muitas letras de rock são tudo letra bosta.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/14
· votar


entamoeba
Cara, isso depende dos parâmetros que tu usa pra julgar. Se tu for julgar pela complexidade da melodia, etc... É obvio que não. Agora se for só por sensações, emoções, etc.. Ai cada um pode gostar de qualquer coisa cara. É que nem fetiche sexual. Ai eu lindão, bonitão, vou julgar? Acho falta do que fazer isso.

É mais produtivo falar do que gosta, e deixar cada um falar do que gosta. Ficar nessa de "Ah, vou ficar numa discussão pra provar que meu gosto é supremo e deve ser canonizado", é bem egocentrico. A liberdade deve existir em tudo.

entamoeba
Membro Novato
# dez/14
· votar


Wuju Wu Yi
Ficar nessa de "Ah, vou ficar numa discussão pra provar que meu gosto é supremo e deve ser canonizado", é bem egocentrico. A liberdade deve existir em tudo.

Mas o que eu pretendo não passa nem perto disso!

E discordo muito de você quanto ao exemplo que utilizei. MC Orlei é infinitamente inferior a Beethoven, Bach, Iron Maiden e Caetano Veloso - isso não é "relativo".

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


entamoeba
kkk. é inferior porque?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinal música é universal, será? II - o tópico da treta