Afinal música é universal, será? II - o tópico da treta

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# nov/14


Mos amis, um comentário do face me motivou a escrever esse tópico...

Comentário em respeito ao sertanejo...

"Pois é, Don Ismah, o Zé Povinho aceita tudo, o que menos importa é Cantar Bem...O Circo é o que vale. Até que um dia põe fogo na casa e matam 242 pessoas. Eita!"

Me senti ofendido. Danilo foi 1 entre os 242, um grande amigo pessoal. Eu mesmo, trabalhei pra essa mesma banda com alguns free lancers. Poderia ter sido com qualquer outra banda - a minha atual, é de rock, tem aversão a qualquer coisa que não seja rock, e usa pirotecnia.

Não consigo ver problema nessa fórmula "canto, bebo e choro", é muito interessante pegar os clássicos do estilo e ver que eles não são tão simples como parecem...

Claro, é sim verdade: sertanejo ou canta "volta pra mim", "agora vou ser feliz" ou "porque me chifrou" - rock atual não foge tanto ao tema não. E a harmonia geralmente é simples, o arranjo de de vozes em terças, sextas (geralmente uma oitava abaixo) ou oitavas - tenho certeza que eles nunca souberam, nem saberão, que isso são modos gregos, respectivamente frígio, e eólio...

Na pior hipótese, cantam em tons diferentes, que virou assinatura de algumas duplas...

Devido a isso... Considerar inferior, pra mim é prova clara de ignorância no assunto música. É diferente, e só.

QUE VOEM AS PEDRAS!

Lelo Mig
Membro
# nov/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

A música popular (à grosso modo e sem entrar em minucias, é expressão oriunda do povo não erudito, ou seja, aquele que faz música sem saber o que tá fazendo!)

Então, Blues, Samba, Jazz, Choro, Maxixe, Sertanejo, Forró, Tarantela, e etc, é tudo canção de semi analfabeto sentimental. Mesmo que hoje em dia existam "estudiosos" querendo transformar estes semi analfabetos do passado em PHDs! A música Pop, veio deles!

E o sentimento, ao mesmo tempo que é "gostoso dimais" é insano.

A lógica para gostar de música é a mesma que faz com que um cara, cujo time têm 2 títulos Mundiais, 3 Sulamericanos e 30 Nacionais, acha que o time dele é melhor que o outro que têm 2 títulos Mundiais, 3 Sulamericanos e 30 Nacionais!

Ou seja, esqueça a lógica! Quando bate a emoção, não há diferença entre homens e pombos... ambos só fazem khdas!

A única coisa que lamento é a falta de opções. É o mercado controlando o que se deve ou não ouvir e ditando 3 ou 4 estilos como regra, e impedindo a grande massa de conhecer demais gêneros.

Mas, aí entra dinheiro, poder, interesses, e etc.... nem vale à pena.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig

Belas palavras. Entendeu bem o que eu quis dizer, ao que parece.

Invalid User
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig
A única coisa que lamento é a falta de opções. É o mercado controlando o que se deve ou não ouvir e ditando 3 ou 4 estilos como regra, e impedindo a grande massa de conhecer demais gêneros.

E eu acho que tá mais pro povão controlando o mercado do que o contrário.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Invalid User

Não diria. Numa análise rápida da minha geração (nascidos por volta de 95), em massa, foram evoluindo(?) através do tempo (são datas aproximadas para ter uma divisão clara):

- 02~05 Oscilou entre o pop, rock (Rouge/Broz, CPM22, )

- 06~08 Eram emos (Fresno, NX Zero) e surgia também uma corrente paralela do "funk carioca"

- 09~11 A vez dos coloridos (Restart, Cine), uma influência pop, temática batida, e melodias simples...

- 11~12 "Maloqueiros", de skate, bonés de aba reta e siglas de cidades americanas (Los Angeles - LA, Las Vegas - LV, New York - NY), toucas altas, moletons etc Foi a vez para boybands de pop internacional, como Justin Bieber, Jonas Brothers; e de rap como Pollo... Já tendendo para encaminhar o próximo movimento, com forte presença do acústico...

- 12~14 Sertanejos e "hippies de fim de semana". O sertanejo entrou em ascensão, junto com o funk ostentação. Em especial 2012 e começo de 2013, foi regada pela soma de ambos, e o surgimento de um novo ritmo, o arrocha. Do outro lado, uma turma anda abraçando as drogas, naturalismo e filtros dos sonhos, ao som de um violão em volta d'uma fogueira.

- 15~ penso que a Malta vai trazer ao topo bandas de pop rock novamente, a sonoridade deles é pesada mas suave. Veremos...

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig
Belo post, assino embaixo.

Ismah

Eu tenho fortes motivos para imaginar que a música acontece em ciclos. As boy bands não são tão atuais. Tem quem diga que os Beatles foram a 1ª boy band (com todo respeito é claro) e que após se "libertarem das amarras" começaram a buscar seu som original.

Logo após a explosão e início do declínio do grunge, nos anos 90 teve um rápido boom de boy bands como NSyNC, FIVE, TAKE THAT, Back Street Boys, Hanson (predecessores dos Jonas Brothers, he he) e por aí vai.

Ao mesmo tempo, havia forte presença de "girl bands" também, se é que esse termo é usado, como Spice Girls e outras que não lembro agora.

Eu sinto uma tímida ainda, mas quem sabe promissora volta do grunge, só que com uma roupagem mais comportada e com timbres high gain. Uma espécie de grunge mais sofisticado.

O Hard Rock de Guns e Aerosmith por exemplo, veio após a fase disco e foi um som que se aproximou bastante de rock clássico, de onde inclusive pegaram a maioria das influências.

O Audioslave por exemplo, que eu considero um bom exemplo nos anos 2000 foram um belo exemplo de rock clássico, mas com roupagem mais moderna.

O próprio sertanejo foi um estilo que sempre se reinventou e sempre resgatou seu espaço aqui no Brasil.

Enfim, rock ou não, penso que a música ocorre em ciclos, mas as roupas é que costumam mudar.

Abç.

Casper
Veterano
# nov/14
· votar


Caro Lelo Mig:

Dizer que música popular é feita por aquele que faz música sem
saber o que tá fazendo é um generalização perigosa.
Sabemos que muitos músicos extremamente competentes
e até excepcionais são obrigados a fazer um tchu-tcha-tcha
eventualmente, por força da profissão.

Nenhum problema nisso, obviamente.

Eu, Véio Casper, não consigo aceitar que música é
uma "questão de gosto". Para isso ser verdade, isso:

(Música 1):

http://www.youtube.com/watch?v=kST8hC1INVg


seria equivalente a isso:


(Música 2):

http://www.youtube.com/watch?v=KGSwM6UxtYQ

E na minha humilde concepção, são coisas distintas.
Não tem explicação sócio-cultural, racional ou qualquer
uma que seja que me convença que a música 2 pode
ser de qualquer forma mais apreciada que a música 1.

Então alguém vai dizer que no contexto de um baile tal
em tal lugar tem mais sentido apreciar a música 2.

Ou o cidadão que gosta muito da música 2 só teve
acesso a esse tipo de música durante a vida toda.

São argumentos válidos. Mas será que um cidadão
que seja exposto a todo tipo de música ainda teria
esse tipo de percepção e ainda escolheria a música 2?

Para meu desespero, a resposta é sim.

Por isso, essa é uma equação com variáveis individuais.
A minha verdade só serve para eu mesmo.

RafaelBernatto
Veterano
# nov/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


O tipo de assunto que é ótimo discutir pessoalmente... Mas vamos lá..

Ismah

Pois é, Don Ismah, o Zé Povinho aceita tudo, o que menos importa é Cantar Bem...O Circo é o que vale.

Até aqui tudo bem... agora concordo com quem também acha que ele foi infeliz ao relacionar isso com essa tragédia... Eu, não entendi..

rock atual não foge tanto ao tema não.

Rock a̶t̶u̶a̶l̶ mainstream... Por que é isso "que vende"... Que é interessante ao mercado, à política.. à sociedade... São músicas principalmente anestésicas... Que as vezes induzem o consumismo, o consumo de álcool.. É não necessariamente "o que vende", mas o que se gosta de vender.
Por que a maconha é proibida se o Álcool mata mais do que a Aids, tuberculose e violência? Porque empresas ganham rios de dinheiro com isso... Geram empregos e etc... (já começo a viajar pra uma porção de "lugares" rsrs) E é também interessante que essas pessoas ao invés de mudarem seu estilo de vida, optem por dar uma momentânea maquiada "nutrindo"-se dessas substâncias... (Eu "viajando" de novo.. rs)

Tudo bem que o termo "música popular" signifique isso que o Lelo disse mas acho que a briga - e que dá muito pano pra manga - é essa, a de músicas pop (anestésicas) versus músicas mais cabeça, subversivas... Desinteressantes do ponto de vista da massa.. (Aí lá vamos pro campo da psicologia, sociologia e muitas outras "logias")

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


RafaelBernatto
Tudo bem que o termo "música popular" signifique isso que o Lelo disse mas acho que a briga - e que dá muito pano pra manga - é essa, a de músicas pop (anestésicas) versus músicas mais cabeça, subversivas... Desinteressantes do ponto de vista da massa.. (Aí lá vamos pro campo da psicologia, sociologia e muitas outras "logias")


Ha ha, interessante... eu há um tempo atrás pensava muito nestas questões. Hoje não sei se tô ficando mais cansado ou despreocupado mesmo. Acho que música, independentemente de ser erudita ou popular antes de mais nada deve ser curtida. Lógico, cada tipo de público vai curtir o seu próprio tipo de música.

Enfim, até esse curtir música pode ser feito de várias formas, desde o cara que só ouve o batidão, ou aquele que ouve uma peça erudita pensando nos "movimentos" ou atos da peça, até nós guitarristas escutando música instrumental de guitarra, ou música de guitarrista feita pra guitarrista.

RafaelBernatto
Veterano
# nov/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


rcorts

Hoje não sei se tô ficando mais cansado ou despreocupado mesmo.

31 anos... Se for isso mesmo.. (Acho) Você deve estar passando pra fase "pai"...
Como diz naquela música de Belchior que a Elis espalhou, "Como nossos pais"... rsrs. Os jovens são os que gostam de mudanças, dessa subversividade... Quando ficam mais velhos ("pais")se tornam os intransigentes, que "amam o passado"...

O f*da é que o ser humano "burramente inteligente" que é tem mania de copiar... (aí, novo que sou, começo a viajar aqui de novo haha)

Esse é o tipo de assunto interessante pra conversar... Esse formato fórum não combina muito com meu raciocínio para com esse tema.. rs

Mas não discordo com você quando diz que pode-se curtir música de varias formas... Gosto até se discute mas se resume, assim como a religião, em uma questão de ponto de vista... No sentido de (li em algum lugar) "nunca saberemos se o vermelho que eu vejo é igual ao vermelho que você vê". Mais ou menos isso.. rs..

Lelo Mig
Membro
# nov/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Casper

Cara, não importa muito que, hoje em dia, alguns conheçam profundamente música.
O que eu "ressalto" em meu texto é de onde a música popular vêm!

O Metal Melódico de shreds virtuosos e estudados, vêm do Metal "ensino médio" + o progressivo (feito por quem estudava música erudita), e ambos vêm, do Hard rock 70, semi analfabeto, que vem do Britsh Rock 60´s "jardim da infância", que vem do Blues de analfabetos, que vêm dos cantos tribais!......e assim todos os gêneros populares.

É apenas expressão popular, pura e simples. O que sempre contou é se a música é boa, se emociona as pessoas, se elas se identificam com aquilo! Não importa se quem fez o Blues foi o analfabeto do Robert Johnson ou o PHD do John Petrucci.......continua sendo blues e se não tiver "intenção e resultado" blues, só irá atingir a "meia dúzia" que analisa tecnicamente!

Muita gente acha que música não tem a ver com cultura, com educação.....e têm TUDO a ver.

Querer que o funkeiro ouça Bach, é o mesmo que levar o Carlão da Borracharia prá analisar cinema europeu!

As pessoas, adquirem cultura (que é diferente de informação), se tornam mais refinadas e exigentes, inclusive com o que ouvem, ou pelo menos, se permitem ouvir muitas e diferentes coisas.

RafaelBernatto
Veterano
# nov/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Lelo Mig
O que sempre contou é se a música é boa, se emociona as pessoas, se elas se identificam com aquilo!

E quanto àquelas estrategicamente baseadas em progressões melódicas simples e já famosas, com uma frase ou outra genéricas e martelada em nossas cabeças repetidas vezes...

O que dizer sobre isso? rs

cafe_com_leite
Veterano
# nov/14
· votar


Sei lá. Esse tipo de tópico sempre cai no mesmo blá blá blá inutil e não vejo moderador fechar... Vai entender...

Lelo Mig
Membro
# nov/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


RafaelBernatto

Cara, as pessoas gostam do que elas são educadas e habituadas a gostar!

Porque o moleque do Nordeste come Buchada de Bode, e um do Sul não entra nem na cozinha se a mãe preparar um prato destes? é cultural, é aprendido, é costume.

A galera têm mania de tratar a música como se fosse algo especial, mais "elevado".......é para nós, que gostamos, criticamos, analisamos.

Prá muitos é apenas um "pano de fundo" prá encher a cara e arrumar mulher.

"estrategicamente baseadas em progressões melódicas simples e já famosas, com uma frase ou outra genéricas e martelada em nossas cabeças repetidas vezes... "

Se você tocar isso no Cazaquistão os caras vão achar uma merda!

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


RafaelBernatto
Que as vezes induzem o consumismo, o consumo de álcool..

As drogas também :P
E abertamente confesso que faço uso de ambos... Portanto impossível desvirtuar para esse campo.


rcorts
não sei se tô ficando mais cansado ou despreocupado mesmo

To por essas também, e voto no despreocupado - tá cheio de povo linchando um pq vestia a camiseta da banda, e não sabia o nome do trisavô do vocalista da primeira formação antes da fama...

Mas como técnico, produtor e/ou músico, não escapo dessa...

RafaelBernatto

que "amam o passado"...

Bom... Minha mãe tem plena certeza que eu nasci na época errada... Realmente, minha mente nunca viveu os anos 80, mas a vive indiretamente... Não sei o que foi que caiu demais na receita, mas... Até penso como na época - palavras de psiquiatra.


Lelo Mig
Muita gente acha que música não tem a ver com cultura, com educação.....e têm TUDO a ver.

Querer que o funkeiro ouça Bach, é o mesmo que levar o Carlão da Borracharia prá analisar cinema europeu!


Chegou bem na fase III já...

Prá muitos é apenas um "pano de fundo" prá encher a cara e arrumar mulher.

E aí podemos ver um divisor de águas... Pensava justo nisso mais cedo... Pra muita gente (grande massa), se estiver tocando uma gravação (Dj), transmissão de rádio, banda, orquestra, ou um cara na voz no violão, não muda nada...

Por exemplo, no bailão - que é difícil pra vcs compreenderem, pois é típico do sul - a galera muitas vezes nem sabe quem que tá tocando - tampouco o que, mas foi criado ouvindo e indo a festas assim. O que vale "é estar com os amigos, bebendo, dançando e se divertindo"...

A contra-ponto, a galera do rock'n'roll - que é onde to hoje - já tá atenta ao que rola no palco... Geralmente quer estar com os amigos, cantar junto, beber, pular (substituto da dança)...

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


RafaelBernatto
Esse é o tipo de assunto interessante pra conversar...

É o típico papo do barzinho de sexta, mas... Como não tenho malas como o cafe_com_leite (<3) pra dizer que vai virar "mimimi" de sempre, e queria registrar isso - blog não tenho saco, vlog não tenho recursos.

Na real, é uma ideia que já tive a muito, partindo da pergunta: porque quem curte funk carioca, acha uma merda o que eu gosto, e porque eu acho insuportável funk...?

RafaelBernatto
Veterano
# nov/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Lelo Mig

A galera têm mania de tratar a música como se fosse algo especial, mais "elevado".......é para nós, que gostamos, criticamos, analisamos.

Sei não hein. .. .. Você já deve ter lido esses estudos sobre os diversos benefícios da música... que ela tem um efeito parecido com o de drogas no cérebro... que ela mexe com o intelecto e etc... A música pode não ser "especial" ou "de caráter elevado" como você disse, mas ela é, na falta de outra palavra, poderosa... Não é só por que "somos do meio" que acabamos elevando-a não... A verdade é que ela está lá, acima de uma porção de outras coisas... Não vê quem não quer...

Se você tocar isso no Cazaquistão os caras vão achar uma merda!

Really!? http://www.hotmusiccharts.com/kz/itunes

Ismah

As drogas também :P

Sim, sim haha... O que não é "droga" (vicia e trás malefícios) "hoje em dia"?.. rsrs

Bom... Minha mãe tem plena certeza que eu nasci na época errada... Realmente, minha mente nunca viveu os anos 80, mas a vive indiretamente... Não sei o que foi que caiu demais na receita, mas... Até penso como na época - palavras de psiquiatra.


Haha.. O "serumano" é complicado rsrs Tenho vontade de fazer psicologia.. Quem sabe um dia..

Como não tenho malas como o cafe_com_leite (<3) pra dizer que vai virar "mimimi" de sempre, e queria registrar isso - blog não tenho saco, vlog não tenho recursos.


Mas a vida é assim mesmo... Esse "blá blá blá inútil"... O que muda são os atores... Os personagens são praticamente os mesmos.. A gente se vira como pode e tenta ganhar a simpatia dos telespectadores/deuses... Rsrs...

Eu acho o assunto bom.. Só o formato da "transferência de dados" é que trava um pouco meu raciocínio rsrs

Abç.

daimon blackfire
Membro Novato
# nov/14
· votar


e o que me dizem das milhares de bandas de forró que cantam as mesmas músicas, que na realidade ninguém sabe de quem são originalmente?

RafaelBernatto
Veterano
# nov/14
· votar


e o que me dizem das milhares de bandas de forró que cantam as mesmas músicas, que na realidade ninguém sabe de quem são originalmente?

Hahahahahah

daimon blackfire
Membro Novato
# nov/14
· votar


sem falar no nome das bandas, qualquer coisa do forró ta valendo.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


daimon blackfire

É essa união que há entre os sertanejos pop de hoje...

Julia Hardy
Veterano
# nov/14
· votar


"Pois é, Don Ismah, o Zé Povinho aceita tudo, o que menos importa é Cantar Bem...O Circo é o que vale. Até que um dia põe fogo na casa e matam 242 pessoas. Eita!"

Lembrei disso:



Julia Hardy
Veterano
# nov/14
· votar


Ah, segregação musical é coisa de otário.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Julia Hardy

segregação musical é coisa de otário.

A experiência desse finde me mostrou a confirmação do que o Lelo Mig falava... Amanhã conto mais hehe

laerte_a7x
Veterano
# dez/14
· votar


Devido a isso... Considerar inferior, pra mim é prova clara de ignorância no assunto música. É diferente, e só.

Arregaçaste.

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


laerte_a7x

E isso é bom ou mau?

entamoeba
Membro Novato
# dez/14
· votar


Sucesso sertanejo:

Só o amor
faz voar
meu amor
vivo pra te amar


Quando eu tinha uns 8 ou 9 anos de idade, se um coleguinha de classe me aparecesse com uma composição dessas, certamente diria que ele é um retardado e que não leva jeito para coisa! Mas um adulto escrever isso é meio demais pra mim. E pior é que tem público pra isso...

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14
· votar


infelismente as pessoas hoje em dia são muito idiotas, musicalmente falando. Qualquer coisa que pareça falar de amor ta bom pra 99,9% da população.

laerte_a7x
Veterano
# dez/14
· votar


Ismah

É bom. ;)

laerte_a7x
Veterano
# dez/14
· votar


entamoeba

Quando eu tinha uns 8 ou 9 anos de idade, se um coleguinha de classe me aparecesse com uma composição dessas, certamente diria que ele é um retardado e que não leva jeito para coisa! Mas um adulto escrever isso é meio demais pra mim. E pior é que tem público pra isso...

Quando eu tinha 8 ou 9 anos de idade, se um coleguinha de classe me dissesse que sertanejo é ruim, certamente concordaria com ele e elogiaria seu suposto bom gosto musical. Mas um adulto querer fazer do seu gosto um parâmetro pra definir o que é música boa ou ruim é demais pra mim. E o pior é que há quem pense assim...

daimon blackfire

infelismente as pessoas hoje em dia são muito idiotas, musicalmente falando. Qualquer coisa que pareça falar de amor ta bom pra 99,9% da população.

Não vejo nada de idiota em gostar de falar de amor e nem em gostar de ouvir alguém falar de amor.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinal música é universal, será? II - o tópico da treta