Conselhos - Disputa pela propriedade da Banda

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jul/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


pharvey

Na boa, um contrato só tem validade jurídica se ele é lícito e com objetivos claros, expressos. Seu contrato esta cheio de cláusulas subjetivas e que ninguém poderá provar a dedicação ou não ao seu cumprimento, por tanto questionáveis e sem efeito.


Apenas dois pontos, como exemplo:

"levar a musica da banda X ao máximo de pessoas possíveis mesmo que para isso seja sobreposto vontades individuais"

Quais vontades individuais? A própria Constituição determina que nenhuma vontade coletiva poderá se impor a uma vontade individual, desde que sejam desejos lícitos.

Quem é a banda X? É empresa aberta com endereço e CGC?

Se ela existe com CGC ela têm deveres como contratante e estes deveres não estão especificados. Se ela não existe legalmente não fará a miníma diferença estar citada no contrato e ele apenas será um contrato entre particulares e altamente questionável.

"propagar e retomar o rock nacional aos ouvidos da população em geral"

Se o cara, amanhã, não curtir mais Rock Nacional e "enveredar" pelo Black Metal isso será motivo dele ser demitido sem direito algum?

Sinto muito, mas este contrato não têm validade legal alguma porque esta cheio de subjetividades e espaço para interpretações.

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/14
· votar


um contrato só tem validade jurídica se ele é lícito e com objetivos claros, expressos.

na verdade um contrato só é nulo se ocorreu simulação, se não ele é apenas anulavel.

Lelo Mig
Membro
# jul/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


rhoadsvsvai

Tem que ser lícito e objetivo também Rhoads...

Você o torna nulo se colocar clausulas do tipo:

"Fulano é obrigado a cheirar uma carreira de cocaína antes dos shows, sob pena de..." (ilicitude)

ou...

"Se o timbre Black Metal executado não sair tão Black assim, fulano será multado..." (subjetividade)

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig
o seu primeiro exemplo sim... o segundo torna o contrato apenas anulável.

makumbator
Moderador
# jul/14
· votar


Lelo Mig
"Se o timbre Black Metal executado não sair tão Black assim, fulano será multado..."

Hashashas! Cláusula hilária! Na Escandinávia todas as bandas assinam um contrato com isso! Hashsh!

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


makumbator

kkkkk......."Se o Emma Pisdiyauwot queimar, o guitarrista levará 50 chibatadas..."



FBlues_rock
Veterano
# jul/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


dibass
Antes de chegar a esse nível eu toco o pau e resolvo o negócio.

Mas para isso é preciso culhões! hehe

Lelo Mig
Se o Emma Pisdiyauwot queimar, o guitarrista levará 50 chibatadas..."
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Se chorar (tendência emo), outras 50.

Fulano é obrigado a cheirar uma carreira de cocaína antes dos shows, sob pena de..."

"I've never had a problem with drugs. I've had problems with the police." (Keith Richards)

Deco_ufrj
Veterano
# jul/14
· votar


T. Forge
O que me parece é bem simples. Ele é um "pobre" em uma banda de ricos. Ou você é um rico em uma banda de pobres. Isso SEMPRE vai gerar problema. Sempre.

Discordo completamente, hoje em dia com pagamento podendo ser feito em 12x, se o cara quer levar a sério, ele compra o que for necessário, deixa de comprar outras coisas, afinal a banda é mais importante... e certamente não compraria um carro novo...

pharvey
"E legalmente, será que consigo os direitos de usar o nome sozinho caso não chegarmos a um acordo?"

Legalmente falando, o nome pertence à pessoa que registrou... pelo que entendi, a banda é da sua namorada... rsrsrsrs

Falando sério, o registro do nome pertence àquele que registrou, à empresa... se essa empresa é uma pessoa MEI, ela é a dona da marca... se essa pessoa é uma empresa com sócios SA, a marca pertence à empresa, e essa empresa é dividida entre os sócios, o que não deve ser o caso...

Outro dia fui criticado num topico pq eu disse que muitos "querem" levar a sério, poucos são os que "levam" a sério... e é assim mesmo... sofro com isso na minha banda, em 2 anos e meio, ja estamos com o 3o baterista e 4o baixista... e enquanto não entrar alguem que se comprometa, vai continuar rodando...

pharvey
Veterano
# jul/14 · Editado por: pharvey
· votar


O baterista leu e assinou esse contrato com boas intenções e está realmente comprometido ou o assinou somente para você "parar de incomodá-lo"?

Depois de assinar o contrato, ele já conseguiu um show para nós em Agosto, e arrumou por conta um novo estudio de ensaio com custoxbeneficio legal e inscreveu a banda em dois festivais que ele descobriu por conta propria e está voltando a fazer aulas de bateria......pelo menos por hora acho que surtiu efeito pois são coisas que ele não havia feito em um ano inteiro.

Além disso, como mensurar o esforço?

É como disse acima, acho que é evidente quando uma pessoa corre atrás de uma coisa, elas aparecem uma hora ou outra...assim será mensurado o esforço e não atraves de quantos likes ele trouxe para a banda ou quantas pessoas ele levou no show. Se você corre atrás de verdade algum retorno você terá, pode ser em 1 mes ou em 1 ano...mas vem.

O contrato é um mero acordo de cavalheiros, se ele amanhã quiser tocar black metal a banda não é mais para ele, se amanhã eu quiser casar e não tiver mais um real pra dar pra banda, a banda não é mais para mim. Se o baixista parar de ensaiar e ficar errando nos shows, a banda não é mais pra ele...e por ai vai.

Entenderam aonde quero chegar? É um acordo, um combinado, esse contrato não tem valor juridico propriamente dito mas deixa escrito o minimo que todo mundo tem que fazer que é ensaiar individualmente, se aperfeiçoar musicalmente, manter seu instrumento em condições ideiais, colaborar financeiramente com a banda, procurar oportunidades para a banda (se não der certo OK mas pelo menos procurar né), cumprir datas de pagamento combinadas, não atrasar no show, no ensaio e etc.

Acho que é o minimo que um integrante tem que fazer se ele quer ter uma banda séria, se ele quer andar..na minha cabeça isso é o minimo que cada um de uma banda deve fazer...to errado?

dibass
Veterano
# jul/14
· votar


pharvey
Acho que é o minimo que um integrante tem que fazer se ele quer ter uma banda séria, se ele quer andar..na minha cabeça isso é o minimo que cada um de uma banda deve fazer...to errado?
Está certo.

Mas só acho que antes de um acordo formal uma banda deve nascer na amizade e companheirismo.
Chegar a este ponto é quase um cúmulo, mas blza.
O fato é que se a relação de vocês não fluir legal fora dos palcos a sua banda está taxada ao insucesso.
Aprendi nessa vida que banda é igual namoro. Tem briga mas tem as partes boas. E o mais importante é a dedicação de um pelo outro e ser compreensivo um com o outro.

No final das contas, raramente alguém se casa com a primeira namorada. Às vezes é preciso terminar e tocar a vida pra frente.

De todo modo, desejo sorte aí pra vocês. E que a preocupação com a arte seja maior do que com o retorno financeiro.

Alex guitar man
Veterano
# jul/14
· votar


No final das contas, raramente alguém se casa com a primeira namorada.

Sou um caso raro o/

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/14
· votar


dibass
Concordo com o que disse, mas não sei se banda tem brigas. Toquei 13 anos em uma, não levamos a serio profissionalmente, mas ficamos este tempo tocando e compondo. Foi justamente quando começamos a nos estranhar, devido a interesses diferentes entre nós, que sai da banda. Não queria sair com rixas, eles continuaram tocando 1 ano e pararam. No final fiquei puto porque pararam pelos mesmos motivos que eu não poderia tocar e ensaiar com a frequência que eles queriam. Trabalho, estudo....

BJKGUITAR
Veterano
# jul/14
· votar


Pelo jeito você não quer demitir o cara....

pharvey
Veterano
# jul/14 · Editado por: pharvey
· votar


Pior que não quero, gosto dele...ele toca bem...

Nos entendemos depois de tudo e agora está tudo bem!

Charlizard
Membro Novato
# jul/14
· votar


Perfeito.

Lelo Mig
Membro
# jul/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


pharvey

Nos entendemos depois de tudo e agora está tudo bem!

Entendimentos!


Hehehe...fica brabo não! Tô só brincando!

pharvey
Veterano
# jul/14
· votar


É bem por ai mesmo...hahaha

Quem quiser conhecer nosso som, dar opinião e tals, fiquem a vontade.

www.soundcloud.com/relize

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Conselhos - Disputa pela propriedade da Banda