Conselhos - Disputa pela propriedade da Banda

Autor Mensagem
pharvey
Veterano
# jul/14


Bom Dia...

Faço parte de uma banda, somos um trio. Atualmente exitem muitos conflitos entre eu e o baterista, o cara simplesmente não quer levar nada a sério e já deu várias mancadas com a banda. E o baixista sabe que estou certo mas por ser amigo de infancia do baterista não fala pro cara que ele ta atrapalhando e fica em cima do muro.

Estamos a 6 meses preparando material para o lançamento da banda, fizemos um presskit com camiseta, chaveiros, cds, adesivos para enviar para diversas pessoas da area. Fizemos 3 videoclipes para irmos lançando nos proximos meses e temos algumas apresentações marcadas. A questão é o seguinte:

De tudo que fizemos para esse projeto eu gastei comprovadamente mais de 6 mil reais, o Baixista gastou uns 2500 e o baterista uns 2000. O Baterista foi a pessoa que criou o nome porém eu que pedi o registro de marca no INPI já que foi minha noiva que criou o logo. Poderia muito bem sair da banda e montar outra porém tudo já foi feito com o nome dessa banda e com o logo e não quero perder o investimento. O nosso EP com 4 musicas, 2 eu fiz letra e musica e outras 2 eu fiz letra e o baixista musica (ele tambem é vocalista e canta 2 e eu 2).

Vendo a banda como uma empresa onde cada um é socio porém cada um investiu um valor diferente, aquele que investiu mais (tem mais ações) é teoricamente o dono, esse argumento se sustentaria caso fosse a justiça? Além do fato de eu ter feito o pedido de registro no INPI primeiro (apesar de ainda estar em analise) e de eu ser criador de mais da metade das musicas do nosso EP?

Me ajudem, fiz um investimento monstro e o cara não quer nada com nada e pode fazer eu perder tudo.

Valeu!

pharvey
Veterano
# jul/14
· votar


Só um adendo: Eu já propus um contrato, deixando claro nossas obrigações e direitos. O contrato não discrimina ninguem e divide em igual os lucros e dividendos da banda mas o cara se recusou a assinar...

Lelo Mig
Membro
# jul/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


pharvey

Vocês já sentaram em uma mesa, sem instrumentos na mão? (não na hora de ensaios e etc)

Já conversaram olhos no olhos? Já disse isso tudo, direto e reto, mas educadamente ao baterista? E perguntou à ele, porque ele esta desmotivado e não quer nada com nada? Ele esta contente com você e com os rumos da banda? E o baixista, vai tomar uma posição ou esta vendo o circo pegar fogo com sua omissão?

Resumindo:

Você expos seu lado. Não sei o do resto. E pelo jeito, nem você sabe direito.

Então, é sentar e conversar, ser franco e direto. Separar a banda "negócio", das amizades pessoais e tudo mais.

As vezes acaba até na pohada... mas não têm jeito.

T. Forge
Membro Novato
# jul/14
· votar


O contrato não discrimina ninguem e divide em igual os lucros e dividendos da banda mas o cara se recusou a assinar...

Chuta esse cara, arruma alguém com mais de 12 anos e toca a banda pra frente.

Li o título e pensei ser algo sobre o caso do Legião Urbana, que está em disputa judicial entre os membros e o filho do Renato.

T. Forge
Membro Novato
# jul/14
· votar


A não ser que nesses muitos conflitos entre tu e o baterista, tu é que esteja sendo o [perdão pela palavra] cuzão da história.

pharvey
Veterano
# jul/14
· votar


Sim, o que acontece é o seguinte. Já sentamos, conversamos essa não é a primeira treta que acontece, toda vez acho que já foram umas 3 que sentamos e conversamos.

Os motivos exponho abaixo ai vocês me dizem se estou sendo muito autoritário ou se tenho a razão:

Comprometimento:
- O cara já esqueceu que tínhamos ensaio marcado e faltou
- O cara já fez a gente perder um show porque pegou transito (a banda toda já tinha chego)
- Quando entramos em estúdio pra gravar nosso EP, que ficou orçado em 4 mil reais, o cara disse que só podia colaborar com 300 reais (ele tinha sido mandado embora do trabalho 1 semana antes) entedemos e falamos que íamos cobrir ele e depois ele fazia as outras coisas, porém na semana seguinte o cara me aparece pra ensaiar de carro zero e ele já tinha um carro hein, agora tem dois!
- Quando temos alguma coisa com fornecedores fora do horário normal da banda ele nunca vai. Ex: Fechamos o contrato para fazer nosso videoclipe, tínhamos que ir dar a primeira parte e assinar o contrato lá na puta que pariu...1 hora antes ele manda uma msg dizendo que não vai porque vai pegar muito transito e que já que eu e o baixista estávamos indo (de trem e ônibus) ele não precisaria ir (olha que o bonito tem carro).
- Ele não ensaia, ouve ou pratica fora do horário do ensaio, toda vez temos que ficar lembrando a musica pra ele, ou toda vez toca a mesma musica de um jeito diferente.
- Ele deu a ideia de tocarmos todos de colete, com se fosse um uniforme da banda, abraçamos a idéia e como ele trabalha perto de um polo têxtil em são Paulo, pedimos pra ele comprar...foram dois meses lembrando ele de comprar o colete e ele só apareceu com os benditos no DIA que a gente ia gravar o primeiro clipe, depois disso fizemos um show (ele tocou sem o colete), depois fizemos uma sessão de fotos promo e adivinha só: ele esqueceu o colete.
- Quando tínhamos que pagar a segunda parte do vídeo clipe, ele me avisou também no dia que não ia ter o dinheiro dele e tínhamos que pagar no mesmo dia a locação do lugar, os atores e a equipe, resultado lá vai eu tirar do cheque especial.
- Quando terminamos o EP, faltava uma parcela ainda pra pagar, combinamos com o cara do estudio em pagar dia tal e além disso ele (produtor) ainda deu mais um mês pra gente pagar. No dia de pagar, ele avisa no dia que não tem o dinheiro mas pra gente ficar sussegado que ele mesmo ia conversar com o cara. Porém ele não conversou e passou quase um mês sem dar sinal de vida pro cara e quando eu fui cobra-lo de um retorno, desencadeou essa atual briga, ele disse pra gente não fazer mais nada que ele não ia ter mais dinheiro durante uns 5 meses e que depois não ia querer ninguém cobrando ele.
- Uma vez fomos convidados para fazer um numero acústico abrindo para o Teco Martins do Rancore e o Yuri Nishida, porém me foi dito que não teria bateria montada. Eu avisei ele e ele deu piti dizendo que ou tocava a banda toda ou não tocava ninguém...resultado, EU comprei uma meia lua e ele ficou lá batendo igual um bestão.
- Ele não quer que a gente feche mensal no atual estúdio onde ensaiamos porque diz que o equipamento não é bom, porém ele não traz nenhum orçamento de outro estúdio, não vai atrás de nada.
- Ele nunca trouxe para banda um contato de produtor de shows, nada. Já fizemos apresentação em webtv, em radio local, e tínhamos uma apresentação e entrevista no canal supermix de tv a cabo...até minha noiva conseguiu uma apresentação pra gente na feira de artes da pompeia porque ela foi lá levar o material da banda...e nenhuma oportunidade do que conseguimos veio através dele, nada, zero!

Instrumentos:
- Desde que começamos a banda (1 ano), eu já comprei duas guitarras e um amp fender frontman pra melhorar meu equipo pra show ao vivo, ele ainda toca com o mesmo prato quebrado de anos atrás (ai ele limou o outro lado pra ficar um quebrado uniforme!), o baixista não tem muito dinheiro pra comprar super baixos mas ele tem dois que dão conta do recado e leva no luthier mensalmente pra deixar tudo reguladinho.
- Certa vez íamos gravar uns vídeos acústico num estúdio, como ele tava durango na época eu e meu pai fizemos um Cajon pra ele, pegamos um projeto na internet e fizemos de boa. Ainda comprei uma baqueta vassourinha pra ele usar. Ele disse que ia personalizar o Cajon, pintar e tals...até hoje sabe se Deus onde isso está (ele fala a uns 5 meses que ta lixando) e a baqueta vassourinha quebrou e ele nunca mais providenciou outra.

T. Forge
Membro Novato
# jul/14
· votar


pharvey
O que me parece é bem simples. Ele é um "pobre" em uma banda de ricos. Ou você é um rico em uma banda de pobres. Isso SEMPRE vai gerar problema. Sempre.

Mas pelos seus relatos, parece que ele é também um pouco desleixado sim e não leva a banda tão a sério quanto você. Pra ele é um hobby, uma banda de garagem. Pra você já é uma empresa e um trabalho.

Aí é bem complicado. Duas pessoas com mentalidades tão divergentes não podem ficar na mesma banda. Vocês tem que sentar e ser BEM diretos. Decidir uma coisa: a banda vai ser trabalho mesmo? Vão se jogar de cabeça pra ganhar a vida com isso e largar todo o resto? Se sim, ele tem que sair, já que parece não querer isso. Se não, você que está sendo o chato e tem que relaxar a cuca.

Tudo depende do que a banda vai ser. E só quem pode decidir isso são vocês três juntos.

JJJ
Veterano
# jul/14
· votar


pharvey
Vendo a banda como uma empresa onde cada um é socio porém cada um investiu um valor diferente, aquele que investiu mais (tem mais ações) é teoricamente o dono, esse argumento se sustentaria caso fosse a justiça?

Posso estar falando merda, mas acho que em uma S.A. o "manda-chuva" teria que ter 50% +1 das ações (ou representar quem tivesse). No seu caso, outra visão possível seria cada sócio ser "dono" de uma parte, relativa ao percentual de cota equivalente ao que pagou.

Agora, cá entre nós, essa visão "mercantilista" em banda é o fim da picada...

pharvey
Veterano
# jul/14
· votar


E legalmente, será que consigo os direitos de usar o nome sozinho caso não chegarmos a um acordo?

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


pharvey

Cara, de boa?

Se tudo que diz é fato (e vou acreditar que sim), ou o Baixista joga com você e sai de cima do muro e vocês dois despedem o cara e tomam os rumos da banda, ou o Baixista é tão irresponsável quanto ele, porque está agindo por omissão.

Alguém têm de ser o chato, o ruim, o tirano... e este papel cabe à você. Se todo mundo quer "pagar de bonzinho" nada irá acontecer.

Caí na real. Tua banda já tá na UTI....... reanima-la é opção sua e do baixista. Age rápido prá reverter, camarada, e sem dó de ninguém. Perdido por 1 perdido por 10.

pharvey
Veterano
# jul/14 · Editado por: pharvey
· votar


Agora, cá entre nós, essa visão "mercantilista" em banda é o fim da picada...

É eu sei, fiz de tudo pra não chegar a esse ponto, mas é muito dinheiro investido da minha parte sabe, parei faculdade, adiei outros planos por causa dessa banda. Sim, tenho um emprego melhor que os outros dois porém não sou rico a ponto de conseguir segurar tudo sozinho e sempre ficar cobrindo o cara. Poderia até fazer isso mas acho que tem que ter uma contra partida, um interesse maior da parte dele, eu sempre falei pra eles, ajudem como podem, se não pode dar dinheiro agora, vai atrás de uma oportunidade pra banda sabe, caça na internet, facebook, whateaver e não fica esperando cair do céu ou os outros irem atrás.

Engraçado que ele me passou um e-mail falando assim: "A gente te paga tudo que voce investiu e voce escreve uma carta falando que ta se retirando da banda" ai eu respondi falando que topava de boa e ele me respondeu: "Não falo mais com voce por email!" huahuahuauhahua...não tem cabimento nenhum esse cara.

Nas seções de gravação ele só foi pra fazer a batera dele, acompanhou 1 ou 2 seção de mix mas só, nunca mais apareceu. Ai depois de pronto ainda quis palpitar...sem contar uma vez fomos fazer um clipe e ele chegou 2 horas atrasado ai tivemos que correr e fazer uns improvisos pra terminar tudo no dia ai no final ele ainda achou ruim o resultado.

Sabado teremos uma conversa face to face...mas pra mim é assim ou assina o contrato e fica bem claro as obrigações e direitos dele dentro da banda pois ai qualquer mancada o contrato diz que qualquer um de nós está fora, então seria falhou, saiu e esse drama todo iria acabar sabe... ou eu vou dar uma de filha da puta igual Axl Rose, Chorão e sair com todo mundo e continuar com outro line up...

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


pharvey

"E legalmente, será que consigo os direitos de usar o nome sozinho caso não chegarmos a um acordo?"

Cara, se as coisas são como vc descreve, teu batera não vai levantar a bunda da cadeira prá ir atrás de nenhum direito. O cara não se mexe prá nada, vai se mexer depois?

Paga prá ver..........e acaba logo com isso!

entamoeba
Membro Novato
# jul/14
· votar


pharvey,

Já vi esse filme. Com certeza ele também acha que você faz coisas erradas. Algumas das suas críticas são justas, outras, nem tanto.

1. O cara não tinha dinheiro para banda mas comprou um carro: isso não é da sua conta. Pelo jeito você nem conhece o cara direito e quer julgar a maneira que ele investe os seus recursos? Se ele disse que "não tem dinheiro", aceite isso!

2. Investimentos coletivos: isso precisa ser decidido em conjunto, sem que fique pesado para ninguém, a menos que alguém esteja disposto a assumir (sem reclamar) uma parte maior dos custos. Juntem o dinheiro antes de assumir compromissos desse tipo.

3. Atrasos: ele precisa de um ultimato com relação aos atrasos. Sejam compreensivos com ele quando a presença não for imprescindível.

4. As tarefas que ele se propõe e não cumpre: vocês já sabem que ele não é o tipo que cumpre. Não deleguem nada para ele.

5. Caso do acústico: será que a sua vontade de limar o cara já não estava prevalecendo? Entendo que ele tenha ficado incomodado com a possibilidade de ficar de fora.

6. O cara não traz contatos: nem todo mundo tem essa habilidade, sabe? Alguns são mais sociáveis, outros, nem tanto. Você sabe se ele tem outras habilidades valorosas para a banda? Caso tenha, sabe reconhecer isso?

Me parece que você tá mais preocupado com o business do que com a música, como já colocaram. Isso é meio deprimente. Banda tem que beber junta, falar merda. Essa coisa de banda tem que ser uma relação meio fraternal.

Eu já fui "o baixista" em uma história semelhante. O reclamante era extremamente mimado, arrogante pra burro, obcecado por picuinhas. O alvo da reclamação era um cara simpático, mas com pouca qualidade técnica e musical. Resultado: a banda acabou há anos e hoje nenhum dos dois tem banda.

Filippo14
Veterano
# jul/14
· votar


entamoeba

Po, mas a partir do ponto que os 3 investiram grana na banda mesmo, o cara tem que entender que aquilo é um negócio. A questão do carro eu achei relevante sim, é facil comprar varias coisas e na hora de investir, de arriscar seu dinheiro em algo que não é garantia de retorno o cara sai fora, não é justo.

Atrasos é outro ponto, não pode dar canja pro cara, o cara atrasa e ele está errado. O cara quer ficar na banda na hora de aparecer ( o acústico), mas na hora de negociar tudo ele quer fazer outra coisa? O cara faz parte ou não faz? Porque ai é mais fácil contratar um batera para os shows.

O cara não se mexe para nada e ai você não fala para ele fazer nada. Assim é fácil, sou vagabundo e todo mundo faz o meu, porra, que parceria boa essa.

entamoeba
Membro Novato
# jul/14
· votar


Filippo14,

Então se você investe dinheiro para sair com uma mulher o seu compromisso se torna um "negócio"?

Fico imaginando se a minha banda chegasse para mim e dissesse "se você morasse em um apartamento mais barato a gente poderia pagar um estúdio próprio". Minhas despesas pessoais não interessam à minha banda!

não pode dar canja pro cara

Ê, mania de querer disciplinar os outros!!! Tá na toada que vai da paranoia moralista de quem quer jogar todo mundo em cana até as flash mobs linchadoras.

"o cara não se mexe para nada" pode ser uma visão caricata de um integrante da banda que criou expectativas altas demais sobre a postura dos outros. Toda banda tem o seu little Stalin. Tá na cara que o autor do tópico está frustrado porque as pessoas não agem da maneira que ele imagina que elas deveriam agir.

pharvey
Veterano
# jul/14
· votar


entamoeba

1. Poxa Vida...como aceitar isso? Se eu o Baixista falamos que cobririamos a parte dele e o cara aparece com um carro uma semana depois...uma coisa é voce falar não tenho dinheiro antes de fechar tudo, ai OK. Outra coisa é depois de fechado, tudo combinado e com o aval de todo mundo o cara fazer uma dessas...

3. Eu entendo que ninguem precisa participar de TUDO, estar o tempo todo junto mas no dia que voce vai assinar um contrato da sua banda ou no dia que está sendo feita a mix final da sua musica, o minimo que se espera é estar ali né...ou avise antes que não da pra ir de jeito nenhum o que não foi o caso. Ele disse: "já que voces estão indo, eu não preciso ir" WTF?

4. Não delegar nada? Então todo mundo faz e ele fica lá aproveitando do resultado, dos elogios, quando elogiam algo ele fica todo orgulhoso: "Foi a gente que fez" ele diz...(é serio!)

6. Concordo que nem todo mundo tem habilidade, o baixista mesmo eu admito que não tem, ele não tem habilidade com tecnologia e nem se for preciso um papo mais sério, não tem smartphone, sabe mexer um pouco no face, youtube mas só e eu nunca cobrei nada relacionado a isso dele mas o baterista sim, é cheio dos gadgets, todo modernão, trabalha com pessoas (logo tem labia!) e se quiser pode conseguir uns contatos sim.

pharvey
Veterano
# jul/14
· votar


Então se você investe dinheiro para sair com uma mulher o seu compromisso se torna um "negócio"?

Fico imaginando se a minha banda chegasse para mim e dissesse "se você morasse em um apartamento mais barato a gente poderia pagar um estúdio próprio". Minhas despesas pessoais não interessam à minha banda!


Interessam se a banda está querendo andar, todo mundo tirando dinheiro do cú, fazendo hora extra, pegando trem e busão, indo na puta que pariu fechar negocios, perdendo tempo e dormindo tarde e você lá indo dormir cedo falando que não pode ir nos compromissos e falando que não tem dinheiro pra ajudar em nada e aparece de carro zero...roupas de marcas e etc...isso pra mim é querer fazer o outros de otario, ser sanguessuga, parasita.

INNARELLI
Membro Novato
# jul/14
· votar


falando que não tem dinheiro pra ajudar em nada e aparece de carro zero.
hahahahaha

ivandeff
Veterano
# jul/14
· votar


pharvey
Se fosse eu no teu lugar eu chegaria no cara e mandaria a real, aquela história do ou dá ou desce, ou começa a se dedicar ao trabalho da banda, já que pelo visto vcs estão buscando algo realmente sério, ou cai fora. Ele decide se quer ficar ou não. Se mesmo depois disso o cara optar por se manter na banda e não mudar as atitudes dele, daí o jeito é dar um pé nele
Pra mim uma banda tem que ser algo divertido, que sirva pra aliviar as tensões do dia a dia e sair um pouco da realidade, quando a grana começa a falar mais alto, e os integrantes não se dão mais bem, tem problemas e intrigas entre eles, aquilo deixa de ser divertido e passa a ser torturante. No teu lugar eu já teria dado um ultimato pro cara, porque se as coisas estiverem mesmo no pé que tu tá dizendo, o negócio tá feio.

Filippo14
Veterano
# jul/14
· votar


entamoeba

Sua namorada não é negócio, você trata ela como emprego? Você espera ganhar esse dinheiro gasto com ela de volta? Esse exemplo não tem nada a ver com a situação

Você pode achar que o cara é autoritário, contudo, vendo apenas o lado dele e a forma como ele expos tudo, não pareceu isso. Para mim pareceu que ele é um cara SÉRIO focado em fazer a banda dar certo e para que isso aconteça você tem que pensar na melhor forma de INVESTIR seu tempo e dinheiro, e não GASTÁ-LOS.

entamoeba
Membro Novato
# jul/14
· votar


pharvey,

Você está com ódio do cara, né? E está com ódio porque você mesmo gerou expectativas sobre ele e elas não se realizaram. Concordo que ele contribuiu quando fez promessas, mas tem gente que cede para agradar os outros sem se dar conta do que isso implica.

Você está decidido a expulsar ele ou terminar a banda. Faça. Se o diálogo não é possível, não há outra saída. Mas lembre-se que ainda que ele não tenha investido o que você esperava, ele investiu tempo, dinheiro e esperanças na tal da banda.

pharvey
Veterano
# jul/14 · Editado por: pharvey
· votar


entamoeba

Pior que não estou decidido a expulsa-lo não, propus o contrato abaixo, algo por escrito discriminado tudo certinho que todos temos que fazer para caso ele ou alguem da banda der mancada, é retirado automaticamente sem todo drama, ofensa que tem sido o meu caso até agora. Ele disse que é um contrato sem sentido e que não assinaria nada. E também não vou acabar a banda com tudo que fiz até agora (e nem lançamos ainda), vou continuar com outras pessoas.

CONTRATO DE DIRETRIZES
BANDA: X

1. PREAMBULO

Fazem Parte do conjunto musical denominado “X” representado tanto de forma escrita quanto pelo grafismo as seguintes partes:

A.
____ ______ Função: ___Vocalista / Baixista / Compositor_________ , CPF _____________________,

com sede no município de_________________, UF______, situado na ___________________________,

CEP_____________.

B.
____ ______, Função: ___Baterista_________ , CPF _____________________,

com sede no município de_________________, UF______, situado na ___________________________,

CEP_____________.

C.
____ ______, Função: ___Vocalista / Guitarrista / Compositor__ , CPF _____________________,

com sede no município de_________________, UF______, situado na

___________________________, CEP_____________.


2. OBJETIVOS

As partes concordam que o objetivo comum é levar a musica da banda X ao máximo de pessoas possíveis mesmo que para isso seja sobreposto vontades individuais, projetos paralelos e outros compromissos que as partes venham a ter, salvo acordo prévio.

A banda X tem como objetivo propagar e retomar o rock nacional aos ouvidos da população em geral com letras que fazem alusão a situações do cotidiano comum, sempre valorizando a letra e a musica acessível.

As falhas nessa clausula estão sujeitas a penalidades previstas.

3. REPRESENTAÇÃO

Qualquer uma das partes está autorizada individualmente a representar a banda em apresentações musicais, participação em rádio, TV, internet, entrevistas, contatos presenciais ou e-mail, negociar apresentações, desde que haja conduta coesa, verdadeira e que as ideias da banda sejam bem representadas e formuladas para que isso não prejudique a imagem da banda e sem nenhum prejuízo as demais partes.

As falhas nessa clausula estão sujeitas a penalidades previstas.

4. DESENVOLVIMENTO MUSICAL / ENSAIOS / EQUIPAMENTOS

As partes concordam em ensaiar semanalmente de preferencia de Seg a Sex o set list combinado e fora do ensaio praticar da forma possível e ouvir os ensaios gravados visando fixação da musica, de idéias e apresentando melhorias nas musicas trabalhadas e colaborando para o desenvolvimento musical da banda.


Cada parte será responsável pelo seu equipamento individual, tendo que manter ele em condições perfeitas de funcionamento, manutenção periódica e com estética apresentável, procurando melhorar sempre que possível e quando for requisitado pela banda.

As falhas nessa clausula estão sujeitas a penalidades previstas.

5. DIRECIONAMENTO ARTISTICO

O direcionamento musical durante as gravações em estúdio, produção de conteúdo áudio visual e artístico, escolha de repertorio para apresentações ao vivo e direcionamento artístico da banda será definido pelas partes A, B e C através de votação por maioria.

6. TOMADA DE DECISÕES

As partes concordam que as tomadas de decisões deverão ser feitas através de votação com peso igual exceto em situações indicadas e onde for impossível convocar votação imediata dos demais membros e a decisão for claramente beneficiar a banda.

Uma vez a decisão for tomada, nenhuma das partes está apta a cancelar, impedir ou prejudicar o andamento do projeto sem uma justificativa plausível e convincente.

As falhas nessa clausula estão sujeitas a penalidades previstas.

7. DESPESAS E LUCROS

As partes concordam que as despesas serão divididas em partes iguais entre os membros da banda, pagas na data estipulada pelo prestador de serviços ou combinado individualmente diretamente com ele.

Qualquer lucro obtido de apresentações ao vivo, venda de cds, merchandising serão divididos igualmente entre as partes.

As falhas nessa clausula estão sujeitas a penalidades previstas.

8. APRESENTAÇÕES AO VIVO

A banda deverá chegar com tempo prévio ao local do show e cada um se responsabilizará pelo seu equipamento individual. Performances ruins decorrentes da falta de ensaio, falta de equipamento individual adequado ou falta de intimidade prévia com a musica estão sujeitas a penalidades previstas.

As partes concordam que eventualmente terão que viajar ou realizar apresentações importantes em horários não convenientes e que se em ultimo caso não for possível de jeito nenhum, deverá comunicar a banda com 10 dias de antecedência.

9. FALTAS E AUSENCIAS

As partes concordam que todos devem comparecer impreterivelmente em reuniões de projeto e de decisões para os próximos passos da banda, seja presencial, e-mail, telefone, sms ou internet. Caso qualquer uma das partes esteja ausente na decisão e discorde do que ficou combinado, não terá efeito nenhum sobre a decisão final.

Ausências em ensaios que não forem previamente avisadas com antecedência de pelo menos 2 horas antes do inicio estarão sujeitas a penalidades previstas, salvo problemas de força maior devidamente comprovadas ou ações da natureza.

Ausência em apresentações ao vivo com aviso prévio menor do que 10 dias ou sem comunicação previa está sujeita a penalidades previstas.

10. MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Toda a comunicação será feita primeiramente via e-mail e sms, e depois por telefone e outros meios acessíveis.

As partes concordam em acessar pelo menos 3 vezes por semana seus e-mais e responderem as mensagens referente a assuntos pertinentes aos projetos da banda.

As falhas nessa clausula estão sujeitas a penalidades previstas.

11. DESLIGAMENTO

A parte que não quiser ir adiante com os projetos propostos, deverá comunicar com uma antecedência de 30 dias, tendo que cumprir todas as obrigações firmadas até o ultimo dia de permanência da banda.

A parte B ao sair, abre mão de sua imagem e performance com a banda podendo ainda a ser vinculada em clipes e gravações.

As partes A e C ao saírem , por serem compositores das musicas ao sair poderão decidir se permitem ou não a execução de seus trabalhos durante a banda ao vivo.

12. PENALIDADES

A parte que não cumprir com suas obrigações aqui estipuladas será desligada automaticamente das atividades da banda, sendo apresentada a justificativa adequada do descumprimento desse contrato.

13. OBRIGAÇÕES GERAIS

Todas as partes concordam em realizar as seguintes atividades enquanto permanecerem na banda, sujeito a penalidade prevista:

- Colaborar com idéias produtivas, criação de novos conteúdos e atividades

- Realizar trabalho próprio de marketing para divulgação do trabalho da banda
- Procurar contatos chave para apresentar a banda e realizar marketing

- Ir em shows de outros artistas e levar material da banda para divulgação

- Fazer contato para apresentações nos mais diversos meios de comunicação: (TV, INTERNET, RADIO, WEBTV, WEBRADIO)

- Fazer contato com produtores de shows de modo a conseguir shows para a banda

- Deu uma idéia de qualquer coisa? Vá atrás e traga valores, empresas para a banda avaliar.

As partes livremente, convencionam, que eventuais divergências acerca deste contrato serão dirimidas no Fórum da Comarca de São Paulo, UF: SP, por ter jurisprudência sobre este município, e, por estarem assim justos, firmam o presente instrumento, em 6 vias de igual teor.


________________________________, ____, _____de _____________________ de 2014.


Parte A :_______________________________CPF___________________________

Parte B :_______________________________CPF___________________________

Parte C :_______________________________CPF___________________________


Testemunha 1:___________________________ CPF______________________________
Testemunha 2:____________________________ CPF___________________________

pharvey
Veterano
# jul/14
· votar


O que aconteceu foi basicamente uma conversa e assinamos o contrato acima, deixando claro as responsabilidades e direitos de cada um.

Entretanto a proxima mancada, não tem drama, não tem choro, nem briga nem troca de ofensa. Sai da banda e acabou, não quer sair da banda então basta cumprir com os acertos.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/14
· votar


pharvey
é, boa sorte com sua banda. mas se chegou ao ponto de assinar documento o negocio ta feio mesmo. pelo que li você esta esperando um trabalho profissional da banda, esta comprometido e me pareceu bastante responsável. em sua situação eu também ficaria muito bravo com alguém que diz não ter $ e aparece de carro novo, sendo que ja tem um. principalmente considerando o investimento que teve. se me permite um conselho, eu sugiro que tenha certeza de que os objetivos e expectativas de todos sejam a mesma em relação a banda. infelizmente acho que o relacionamento entre vocês já esta desgastado, esse casamento acabou mano uehueh, e documento não vai ajudar nisto. acho melhor já se preparar para achar outras pessoas comprometidas com trabalho, tanto quando você. Desejo que consiga alcançar isso e que faça um projeto consistente e produtivo. boa sorte.

fernando tecladista
Veterano
# jul/14
· votar


uma hora ou outra sempre dá merda

em um próximo projeto, meta a cara "a banda é minha" contrate os outros músicos, não precisa ser chato, pode ser amigo dos caras e tal, mas banque tudo tudo pra não ter stress depois
----------------------------------------------------------------

6. O cara não traz contatos: nem todo mundo tem essa habilidade, sabe?
é por ai, nem todo mundo tem lábia, tino, e paciencia de negociar
ainda mais quando se percebe que outra pessoa manda mais na banda ou abraça mais, porque o cara fecha o show por XXX.,xx em um bar ai o outro vem é fica com perguntas, porque não fechou por mais, porque foi marcar naquele muquifo, por que isso, porque aquilo?...

---------------------------------------------------------------------
sobre contrato, eu também não assino nada, posso até na vida ter perder de pegar um trampo bacana, mas assinar esses contratos é enrascada

assinaria algo que me desse carteira assinada, salario mensal fixo e acima de X shows mais X,xx

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# jul/14
· votar


pharvey
Cara, não me leva a mal não, mas esse seu contrato de fato beira a loucura. Eu nunca que assinaria uma coisa dessas. E lendo esse contrato, dá a impressão que ele é todo desenhado para que o baterista se foda mesmo.
Ele falou em pagar tudo e você se retirar da banda, como é essa história? Ele se dá bem com o baixista?
Tudo que eu posso dizer é largar esse lance de contrato de lado e botar o pessoal no pessoal. Música pra mim tá muito além de trabalho, mas no caso é o que dizem, trabalhar com alguém que você não se dá pode ser um aborrecimento muito grande.

pharvey
Veterano
# jul/14
· votar


Shredder_De_Cavaquinho O Contrato fala que todo mundo deve colaborar de igual, não adianta um correr atrás de tudo e o outro ficar lá olhando o horizonte, o contrato não foi desenhado pra ninguem se fuder mas se a pessoa não cumpre os combinados com a banda, não está disposta a ter um pingo de sacrificio, então ali não é o lugar dela.

Ele falou em pagar tudo e você se retirar da banda, como é essa história? Ele se dá bem com o baixista?

É o que eu falo, uma pessoa só não assina um contrato dizendo que tudo é feito de igual para igual (na hora de ganhar e na hora de pagar) se ela não tiver afim de colaborar como todo mundo.

TerraSkilll
Veterano
# jul/14
· votar


Hum... =/

Shredder_De_Cavaquinho
Cara, não me leva a mal não, mas esse seu contrato de fato beira a loucura (2)

O baterista leu e assinou esse contrato com boas intenções e está realmente comprometido ou o assinou somente para você "parar de incomodá-lo"?

Além disso, como mensurar o esforço? Como os demais membros vão avaliar se um determinado membro se esforçou o suficiente (praticando entre os ensaios, por exemplo)? Como dizer que as coisas foram feitas de exatamente de igual para igual? Será contado quantos reais foram obtidos pelo esforço de um determinado membro? A quantidade de likes que cada membro conseguiu postando um clipe no Facebook? Se um deles obter menos likes, será considerado pouco esforçado e expulso?

Abraços.

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/14 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


pharvey
um contrato só é juridicamente valido se exprime a vontade de todas as partes.... e pelo relato esse baterista não tem vontade é de nada,não adianta fazer contrato,vc pode até fazer ele assinar o contrato,mas é anulável.

como vc ja gastou dinheiro, da um chute na bunda dos dois,se necessário arranja um advogado pra fazer isso e dai arranja musicos realmente comprometidos e mantem o nome da banda.

dibass
Veterano
# jul/14
· votar


que loucura esse contrato hehe
Antes de chegar a esse nível eu toco o pau e resolvo o negócio.

Assim foi com um ex gaiteiro nosso que praticamente fundou a banda.
E o fim está dito alí: ex gaiteiro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Conselhos - Disputa pela propriedade da Banda