Qual a diferença dessas notas do pentagrama no piano?

    Autor Mensagem
    almirjr.97
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: almirjr.97


    Qual a diferença dessas notas "Re" no seguinte pentagrama em relação as oitavas do piano ? São as mesmas notas em oitavas diferentes ? (estou começando a estudar agora)

    http://pt-br.tinypic.com/view.php?pic=o8s6jk&s=8

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/14
    · votar


    almirjr.97

    Isso deve te ajudar:

    Referencial no teclado

    Ismah
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    almirjr.97

    Exatamente, são as mesmas notas, mas com o intervalo de 1 oitava. A mais grave é um D3 (ré 3) e o outro um D4 (ré 4).

    mjcmello
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    São as mesmas notas em oitavas diferentes ?

    Sim.

    almirjr.97
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Vlw pela ajuda, estou começando a entender, O Sol é definido como o centro de tudo, se a nota for escrita acima do Sol vai subindo a escala e se for escrita a baixo vai descendo a escala. Eu tocava piano antes por outro método, mas resolvi aprender partituras, que é a forma correta. Já aprendi muito e só parei nessa questão de alternância de oitavas.


    D3 (ré 3)

    Porque a oitava "3" ? Não poderia ser a oitava "2" se eu quisesse ?

    almirjr.97
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: almirjr.97
    · votar


    Mas tenho outra pergunta. Caso houvesse uma música em que começasse na nota C2, por exemplo, e no meio eu precisasse da nota D5. Eu teria que escrever as linhas suplementares até chegar na quinta oitava?

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    almirjr.97
    Porque a oitava "3" ? Não poderia ser a oitava "2" se eu quisesse ?

    Há uma convenção de que a primeira nota do piano é A0, logo dizer que temos D3 ou D4, estamos endereçando a oitava do D que queremos.

    Caso houvesse uma música em que começasse na nota C2, por exemplo, e no meio eu precisasse da nota D5. Eu teria que escrever as linhas suplementares até chegar na quinta oitava?

    Não e sim. O correto seria escrever o C2 na Clave de Fá, e não na Clave de Sol.

    Há ainda o recurso, mais comum no erudito, que é
    escrever "8va" ao lado da nota, que indica a transposição uma oitava acima, facilitando a leitura e diminuindo o espaço vertical, ocupado pela partitura.

    almirjr.97
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Entendi. É que eu não estudei a clave de Fá ainda, por isso esqueci dela.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    almirjr.97
    O Sol é definido como o centro de tudo, se a nota for escrita acima do Sol vai subindo a escala e se for escrita a baixo vai descendo a escala.

    Tá estudando por conta própria? Cuidado pra não criar conceitos errados como esse.

    Imagino que você se refere às hastes das notas, que seguem esse padrão independente da clave usada. (Não vem ao caso, já que tá estudando o básico, mas tem exceções a essa convenção). Se a escala sobe ou desce não depende da altura de cada nota, analisada individualmente (sim do padrão que elas seguem em conjunto).

    almirjr.97
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Eu quero dizer em relação as teclas do piano, O sol é a nota de referencia no pentagrama com a clave de sol, que é no caso a segunda linha do pentagrama. Eu fiz um esquema pra vc ver. http://s27.postimg.org/p5cpgy0mb/mus_y_ed_21.jpg

    almirjr.97
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Tá estudando por conta própria? Cuidado pra não criar conceitos errados como esse.

    Eu quero dizer em relação as teclas do piano, O sol é a nota de referencia no pentagrama com a clave de sol, que é no caso a segunda linha do pentagrama. Eu fiz um esquema pra vc ver. http://s27.postimg.org/p5cpgy0mb/mus_y_ed_21.jpg

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    almirjr.97

    Cara são uns 12 ou mais anos que estudo teclas, mas NUNCA entendi isso...

    A nota central (linha do meio) é B3... Mas a clave é de sol?!
    CREIO que isso tenha alguma ligação com altura das vozes.

    Fernando Tecladista pode te ajudar...

    makumbator
    Moderador
    # jul/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah
    Cara são uns 12 ou mais anos que estudo teclas, mas NUNCA entendi isso...

    A nota central (linha do meio) é B3... Mas a clave é de sol?!


    O que marca o sol é aquela "voltinha" da clave, que se localiza sobre a linha em questão. Da mesma forma que os dois pontinhos da clave de fá marcam a linha que receberá o fá. No caso da clave de dó a "reentrância" do "B estilizado" é o ponto do dó.

    Obviamente todas essas claves podem ser movidas para várias posições (assim era feito no passado), alterando a posição das notas.

    Modernamente que se tornou mais usual ter a clave de fá apenas na quarta linha (era muito usada na terceira linha também) e a de sol apenas na segunda linha. A clave de dó era usada em várias posições, e modernamente ficaram duas, na terceira linha (usada na viola, por exemplo) e na quarta linha (usada no agudo do fagote, médio agudo do cello e agudo do contrabaixo acústico, por exemplo).

    Ismah
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    makumbator

    Pois é mas isso não tem lá uma lógica...

    E a alternância da posição da clave, tem alteração no tom? Ou seja subir uma casa a clave, seria como o +2 do transposer do meu teclado não?

    makumbator
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    Ismah
    Pois é mas isso não tem lá uma lógica...

    Tem, a lógica é evitar muitas linhas suplementares fora do pentagrama normal. Era algo importante para copistas do passado, que com isso tornavam mais fácil a tarefa de se transcrever música manualmente.

    A mudança da posição da nota da clave altera todas as notas (obviamente), e com isso a "extensão" do pentagrama muda (mesmo que levemente). Por exemplo, no passado se usava a clave de sol também na primeira linha. Nesse caso o sol estaria aonde hoje é o mi. Com isso há algumas notinhas mais altas ainda dentro do pentagrama na região aguda. Também se usava muito clave de fá na terceira linha (e com isso o fá estaria na posição do ré na clave moderna).

    Por exemplo, a Arte da Fuga, do Bach foi toda escrita com as claves antigas (as edições modernas é que "atualizaram"), assim como muita música do passado. Justamente para se evitar o excesso de linhas extras acima e abaixo do pentagrama, que enche o saco escrever à mão livre (e está mais sujeito à erros de escrita).

    Veja aqui o manuscrito do Bach (observe que ele usou 3 claves de dó em diferentes posições para as 3 pautas mais agudas, e a mais grave ficou com a clave de fá):

    http://imslp.org/wiki/Special:ImagefromIndex/107570

    Quanto mais baixa a posição da clave, mais extensão no agudo (e menos no grave, obviamente).

    Eu tenho uma edição antiga dessa peça da editora Dover justamente com essa formatação.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    almirjr.97
    Entendi, mea culpa, deduzi errado

    Mas tava me referindo ao subir e descer de escalas.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Vlw pela ajuda, estou começando a entender, O Sol é definido como o centro de tudo
    não o exemplo de imagem que você pegou é se referindo a leitura da clave, a nota sol é o ponto de partida da clave de sol, assim como a nota Fa é o ponto de partida da clave de vá e o mesmo pensamento com a nota dó quando se usa a clave de dó

    A nota central (linha do meio) é B3... Mas a clave é de sol?!
    CREIO que isso tenha alguma ligação com altura das vozes.

    não há nenhum relação entre a 3ª da pauta e as claves usadas
    outro fato que muita gente confunde é que a clave da nome a nota e não a nota dá nome a clave
    muita gente acha que a clave de sol tem esse nome porque tá na linha do sol, o que é errado, quando o correto é que a bolinha que está na segunda linha se passa a chamar sol quando se coloca a clave de sol na sua frente, se eu resolver por maluquice desenhar a clave de sol na 4ª linha, a nota da 4ª linha se passa a se chamar "sol"
    as claves se mexem de acordo com a necessidade de evitar linhas suplementares, clave de dó se usa na 1ª 2ª 3ª e 4ª linha, clave de sol na 2ª e clave de fá na 3ª e 4ª

    como também nem sempre se foi padrão ter 5 linhas como é o pentagrama de hoje, música antiga tinha 4, na italia usaram com 6 (não era tablatura)

    -------------------------------------------------------
    E a alternância da posição da clave, tem alteração no tom? Ou seja subir uma casa a clave, seria como o +2 do transposer do meu teclado não?
    não, o que altera é a grafia, mais nada somente evita linha suplementar

    porém
    você pode utilizar dessa forma, não que foram inventadas pra isso
    geralmente pessoal de instrumento de sopro manja disso, então é só trocar a clave mentalmente e lembrar de quantos # ou b serão usados a mais ou a menos, mas isso é assunto muito mais a frente quando dominar leitura

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferença dessas notas do pentagrama no piano?