Qual a diferença dessas notas do pentagrama no piano?

    Autor Mensagem
    almirjr.97
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: almirjr.97


    Qual a diferença dessas notas "Re" no seguinte pentagrama em relação as oitavas do piano ? São as mesmas notas em oitavas diferentes ? (estou começando a estudar agora)

    http://pt-br.tinypic.com/view.php?pic=o8s6jk&s=8

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/14
    · votar


    almirjr.97

    Isso deve te ajudar:

    Referencial no teclado

    Ismah
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    almirjr.97

    Exatamente, são as mesmas notas, mas com o intervalo de 1 oitava. A mais grave é um D3 (ré 3) e o outro um D4 (ré 4).

    mjcmello
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    São as mesmas notas em oitavas diferentes ?

    Sim.

    almirjr.97
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Vlw pela ajuda, estou começando a entender, O Sol é definido como o centro de tudo, se a nota for escrita acima do Sol vai subindo a escala e se for escrita a baixo vai descendo a escala. Eu tocava piano antes por outro método, mas resolvi aprender partituras, que é a forma correta. Já aprendi muito e só parei nessa questão de alternância de oitavas.


    D3 (ré 3)

    Porque a oitava "3" ? Não poderia ser a oitava "2" se eu quisesse ?

    almirjr.97
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: almirjr.97
    · votar


    Mas tenho outra pergunta. Caso houvesse uma música em que começasse na nota C2, por exemplo, e no meio eu precisasse da nota D5. Eu teria que escrever as linhas suplementares até chegar na quinta oitava?

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    almirjr.97
    Porque a oitava "3" ? Não poderia ser a oitava "2" se eu quisesse ?

    Há uma convenção de que a primeira nota do piano é A0, logo dizer que temos D3 ou D4, estamos endereçando a oitava do D que queremos.