Qual a diferença entre a escala pentatônica do piano e violão?!

    Autor Mensagem
    PPanda
    Membro Novato
    # mar/19 · Editado por: PPanda


    Estou estudando sozinho, e estou no começo dessa parte de escalas. Eu assisti um vídeo no YouTube do canal Vinheteiro, e no vídeo em questão ele mostra que a escala pentatônica são todas as teclas pretas do piano, eu entendi com isso que todas as notas com sustenido pertencem a escala pentatônica, só que parece que no violão é diferente. Eu estou confuso e gostaria que alguém pudesse me esclarecer se a escala pentatônica são todas as notas com sustenido e o por que essa diferença do piano pro violão e se tiver algo para complementar sintam-se a vontade para dizer também. Desde já, agradeço pelo apoio pessoal vlw!!!!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/19
    · votar


    PPanda

    a escala pentatônica são todas as teclas pretas do piano, eu entendi com isso que todas as notas com sustenido pertencem a escala pentatônica, só que parece que no violão é diferente.

    Entendeu errado!

    Estude as escalas pentatônicas por notas, e não use essa analogia, pois ela só serve pra uma tonalidade da escala pentatônica.

    Existem vários tópicos que tratam justamente desta escala. Recomendo a leitura deles.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/19
    · votar


    PPanda

    "a escala pentatônica são todas as teclas pretas do piano"

    Totalmente errado. Absolutamente nada a ver ou você entendeu absolutamente fora de contexto.

    Uma escala, seja pentatônica ou qualquer outra, pode começar com qualquer nota. Então, se você iniciar com Dó, por exemplo, vai começar na tecla preta como?

    Outra coisa, não existe escala de piano e de violão. Uma escala na teoria é igual para todos os instrumentos, e na prática é em função de como a nota é reproduzida no instrumento.

    "Estou estudando sozinho"

    Muito cuidado. Pelo jeito já começou errado.