Qual a diferença entre a escala pentatônica do piano e violão?!

    Autor Mensagem
    PPanda
    Membro Novato
    # mar/19 · Editado por: PPanda


    Estou estudando sozinho, e estou no começo dessa parte de escalas. Eu assisti um vídeo no YouTube do canal Vinheteiro, e no vídeo em questão ele mostra que a escala pentatônica são todas as teclas pretas do piano, eu entendi com isso que todas as notas com sustenido pertencem a escala pentatônica, só que parece que no violão é diferente. Eu estou confuso e gostaria que alguém pudesse me esclarecer se a escala pentatônica são todas as notas com sustenido e o por que essa diferença do piano pro violão e se tiver algo para complementar sintam-se a vontade para dizer também. Desde já, agradeço pelo apoio pessoal vlw!!!!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/19
    · votar


    PPanda

    a escala pentatônica são todas as teclas pretas do piano, eu entendi com isso que todas as notas com sustenido pertencem a escala pentatônica, só que parece que no violão é diferente.

    Entendeu errado!

    Estude as escalas pentatônicas por notas, e não use essa analogia, pois ela só serve pra uma tonalidade da escala pentatônica.

    Existem vários tópicos que tratam justamente desta escala. Recomendo a leitura deles.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/19
    · votar


    PPanda

    "a escala pentatônica são todas as teclas pretas do piano"

    Totalmente errado. Absolutamente nada a ver ou você entendeu absolutamente fora de contexto.

    Uma escala, seja pentatônica ou qualquer outra, pode começar com qualquer nota. Então, se você iniciar com Dó, por exemplo, vai começar na tecla preta como?

    Outra coisa, não existe escala de piano e de violão. Uma escala na teoria é igual para todos os instrumentos, e na prática é em função de como a nota é reproduzida no instrumento.

    "Estou estudando sozinho"

    Muito cuidado. Pelo jeito já começou errado.

    Querido, principalmente teoria, se tentar aprender sózinho procure livros conceituados. A chance de aprender merda no YouTube é imensa.

    tito lemos
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    PPanda
    Entendeu errado. O Vinheteiro entende do riscado, ele não ensinaria um erro destes.

    macaco veio
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    PPanda
    Voce tem pegar a sonoridade da escala na boca (da mesma forma que voce canta do re mi fa soll la si do), dai é só visualizar os desenhos da forma dos dedo onde passam nos traste do violão e o desenho dos dedos na forma onde passam no piano. No violão com um ou dois desenhos voce faz em todos os tons, no piano é mais dificil porque cada tom é um desenho diferente, alguns são apenas parecidos, ex o desenho dos dedos na escala de C se parece com o de F e de G, a de D se parece com A e E, mas os tons com bemois e sustenidos (tipo F# ou Bb) os desenhos complicam demais pra solar. No piano pra cada tom existe apenas um desenho (cada tom tem o seu).

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    eu vi o video do vinheteiro

    ele mostrou a escala de FA# pentatonica
    que será fa# sol# la# do# e re# ou seja as teclas pretas do piano

    era um video falando que quem nunca tocou piano na vida pode bricar no piano e tocando as teclas pretas ( ou seja a escala de fa# pentatonica) dá um certa melodia,




    Beto Guitar Player
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    O Vinheteiro toca e entende muito de música, mas seus vídeos são mais do campo do humor do que da música, propriamente dito. Fuja desse tipo de vídeo.

    Eu sugeriria começar pelo Descomplicando a música. O conteúdo deles é de fácil entendimento e muito confiável.

    https://www.youtube.com/user/DescomplicandoMusica

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/19
    · votar


    Qual a diferença entre a escala pentatônica do piano e violão?
    Timbre.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferença entre a escala pentatônica do piano e violão?!