Da fartura de bons músicos no cenário gospel.

Autor Mensagem
Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


cafe_com_leite
Também é outro nicho extremamente restrito, o de "músico para músicos". :D

De qualquer forma, não tenho muito interesse no tema ou no estilo musical, só estava mesmo apontando que esses caras não conseguem sair do meio evangélico/religioso em geral.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Wanderer on the Offensive
Nah, tem muita gente aí que não é evangélico e curte oficina g3.

De qualquer forma, não tenho muito interesse no tema ou no estilo musical, só estava mesmo apontando que esses caras não conseguem sair do meio evangélico/religioso em geral.

Isso não significa que eles não sejam bons.

Felippe Rosa
Veterano
# jun/14
· votar


Spect
bizarrices como essa aparecem.
É o da universal?
/o\

cafe_com_leite
Não acho errado ser remunerado também, o problema é quando a ganância passa a ser o motor disso, exemplo, não acho as músicas do Thalles Roberto ruins, mas, ele explodiu na fama e explodiu literalmente, cobra lá pelos 80k pra tocar nessas igrejas enquanto gente por aí vai tocar em tudo que é beco e nem cobra, o próprio Rodolfo Abrantes veio aqui em Formosa e pelo que eu sei veio de carro e pagaram a gasosa pra ele.
Acho meio difícil dissociar um assunto do outro, falar do meio gospel sem entrar em termos "religiosos" é complicado...

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Felippe Rosa
Não acho errado ser remunerado também, o problema é quando a ganância passa a ser o motor disso, exemplo, não acho as músicas do Thalles Roberto ruins, mas, ele explodiu na fama e explodiu literalmente, cobra lá pelos 80k

Não é bem assim. Há um acordo analisado pelo tamanho do público. Se o cara é contratado pra tocar pra 60 mil pessoas, ele seria burro de cobrar mixaria, sabendo que o contrante também lucrará com o dinheiro das entradas. Mas que deve ter muita ganancia no meio,é inegável, isso há em qualquer lugar, inclusive dentro da "igreja". Tá escrito, bem como a citação do LeandroP.

R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14
· votar


Acho uma hipocrisia grande isso.

Tem uma certa igreja que conheço, que quando foi questionada a respeito disso, de pagar para os músicos, simplesmente convidou estes a se retirarem, caso estivessem incomodados. Então, o pastor recebe salário da igreja, recebe uma grana para cada igreja "de fora" qual ele visita para pregar, mas o trouxa do músico da congregação tem que tocar "de graça e pela graça" caso contrário ele é substituído pelos vários outros "disponíveis" na congregação? Isso acontece porque o levita é bobo. O certo mesmo, era o levita receber dizimo e oferta. Biblicamente, pela lei do antigo testamento, apenas os sacerdotes levitas, ou seja, os músicos, adoradores deveriam receber alguma remuneração financeira por parte da Igreja. Mas tudo bem, os tempos são outros e isso só se aplicava aos Levíticos? Tudo bem. Mas mesmo assim, é hipócrita não valorizar financeiramente o trabalho do músico que se dedica às atividades musicais da Igreja. Se o cara é um músico profissional e este, além de vínculo espiritual, é seu emprego, nada mais justo que o mesmo receba pelo seu trabalho, assim como o pastor e vários outros. Infelizmente, a hipocrisia permeia várias igrejas. Religiosidade demais e cristianismo de menos.

Spect
Veterano
# jun/14
· votar


Felippe Rosa
É o da universal?

O próprio.

Não acho errado ser remunerado também, o problema é quando a ganância passa a ser o motor disso

Isso. Eu acho que o músico deve, obviamente, ser remunerado, independente de religião ou não. Se ele traz algum lucro para o local onde toca, é justo que receba algo em troca.

O que eu acho contraditório é a pessoa vestir a bandeira de que "faz o bem" enquanto participa de um meio que é tão corrupto quanto o meio que eles fazem questão de se distanciar por não ser "de Deus".

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/14 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Tudo é apenas um grande negócio, gente!

E Thalles Roberto virou meu ídolo! Já não é a primeira vez que eu leio ou ouço falar por aí que ele virou um cuzão depois da fama.
Parece que o cara conseguiu ser um tipo um popstar no meio dos crentes, e a música também não é ruim.
hahahaha! Esse cara é foda!

Casper
Veterano
# jun/14
· votar


É como disse o Niltom Maiscimento:

"Todo artista tem que ir onde o dinheiro está
Não importando se quem pagou quis pagar"

dibass
Veterano
# jun/14
· votar


Thales é um, que segundo o que se consta, entrou na vibe do "entra na minha casa entra na minha vida" pra tirar uma graninha com o "boom" da música gospel.

Se o cara é um músico profissional e este, além de vínculo espiritual, é seu emprego, nada mais justo que o mesmo receba pelo seu trabalho, assim como o pastor e vários outros
concordo.

Mas cobrar 70 conto, fora despesas e cachê dos músicos de apoio, para fazer um "show de evangelização" é no mínimo peculiar.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


dibass
Nah.
Não é bem assim. Há um acordo analisado pelo tamanho do público. Se o cara é contratado pra tocar pra 60 mil pessoas, ele seria burro de cobrar mixaria, sabendo que o contrante também lucrará com o dinheiro das entradas.


Não to querendo aqui defender o cara. Mas também pegar notícia solta e julgar não é certo.

Casper
Veterano
# jun/14
· votar


Não vejo problema nenhum em cobrar para
um trabalho. Se eu fosse profissional e
o Papa quisesse um remix, eu faria, e cobraria
de acordo com o solicitante. E tomara que o Papa
aprecie Kraftwerk:

http://tinypic.com/r/2yjq54g/8

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Casper
huahuahua, Fui procurar no youtube e achei isso aqui:




Edit: Que bizarro, os caras nem piscam o.O

brunohardrocker
Veterano
# jun/14
· votar


Spect
O artista é gospel pois a gravadora é gospel, a rádio é gospel, o festival é gospel, a emissora de TV é gospel. E quem financia isso tudo é o público, que reverencia simplesmente por ser gospel.

E como vc sabe disso? Lê mentes?

sallqantay
Veterano
# jun/14
· votar


brunohardrocker

manda um beijo no ombro desses valeskistas

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


É claro que tem corruptos no meio. Mas não é todo mundo não, tem muitos artistas que mostram não só pelas palavras, mas pelas atitudes que são verdadeiros cristãos e se preocupam com isso. O Spect tá com um preconceito danado, nem conhece o rolê direito e sai falando como se estivesse vendo da janela de casa.

sallqantay
Veterano
# jun/14
· votar


cafe_com_leite

o pessoal confunde o ato de julgar com o de demonstrar a sua ignorância em público

dibass
Veterano
# jun/14
· votar


Ok, agora vou falar quanto à "Qualidade musical" no meio religioso.

Existem alguns fatos:
- A música evangélica (exceto pelo erudito) sempre esteve muito a frente da música católica. Desde a colonização dos EUA e propagação do protestantismo.
- Ambas estão muito evoluídas do que eram anos atrás.

Uma das vantagens em relação à música evangélica, é o apoio por parte das lideranças aos músicos, isso subsidia além de músicos bons a oportunidade de aprender um instrumento de graça. Vide a Congregação Cristã.
Em contraponto a Igreja Católica tem outras preocupações, a música costuma ficar lá em 135° plano (com óbvias exceções).

Agora faço uma comparação entre a música secular e profissional (leia-se músicos que vivem de música) a música religiosa (leia-se músicos que tem seus empregos [caixa de supermercado, açougueiros, aux. adm, dentistas, etc] e precisam dividir o tempo entre ganhar o sustento e ser músico na igreja.

É bastante óbvio que quem não vive integralmente de música muito raramente terá um nível técnico e uma musicalidade de excelência que alguém que ganha só pra isso tem a oportunidade de ter.
Todavia, tenho visto a preocupação dos músicos (os que dividem o tempo) em evoluir e estudar. Mas à passos bem lentos. E não é segredo que tem aqueles que não estudam por preguiça e/ou falta de comprometimento.

Diante disso, não acho que a música religiosa esteja em uma "Fartura" de bons músicos. Ainda tem muito a evoluir. Mas tem gente boa, e muito boa no cenário nacional e internacional.

Vide:
Ton Carfi, Adelson Freire, Pax Produtora, Oficina G3, Rosa de Saron, Anjos de Resgate, Estação 12, Alguns músicos da Canção Nova e por aí vai.

dibass
Veterano
# jun/14
· votar


cafe_com_leite
Não to querendo aqui defender o cara. Mas também pegar notícia solta e julgar não é certo.

Então mano, não é notícia solta. Tenho contato e amigos que são bem envolvidos com essa turma, desde organizadores de eventos a músicos. Então acabo sabendo de cada cabeludagem que nem posso contar aqui.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


dibass
Eu imagino. Muito dinheiro envolvido.

Spect
Veterano
# jun/14
· votar


brunohardrocker
E como vc sabe disso? Lê mentes?

Leio.

cafe_com_leite
É claro que tem corruptos no meio. Mas não é todo mundo não, tem muitos artistas que mostram não só pelas palavras, mas pelas atitudes que são verdadeiros cristãos e se preocupam com isso. O Spect tá com um preconceito danado, nem conhece o rolê direito e sai falando como se estivesse vendo da janela de casa.

Repeti umas três vezes no tópico que sei que não são todos e que não falei de ninguém em específico, que estava falando do mercado em si. Conheço mais do que o que você acha.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Spect
Ok.

Mas eu não consigo achar ruim uma música assim não hehe



R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14
· votar


Se o cara é um músico profissional e este, além de vínculo espiritual, é seu emprego, nada mais justo que o mesmo receba pelo seu trabalho, assim como o pastor e vários outros
concordo.

Mas cobrar 70 conto, fora despesas e cachê dos músicos de apoio, para fazer um "show de evangelização" é no mínimo peculiar.


Uai fi, mas qual o problema? É trabalho e todo trabalho é digno de renda. O problema do músico é justamente esse, ser associado a gratuidade em várias ocasiões. E vários continuam a perpetuar esse pensamento. O cara pode muito bem evangelizar e ganhar o salário dele, uma coisa não exclui a outra.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Sempre reparei que as igrejas protestantes (o que normalmente chamamos de forma errada de "evangélicas") incentivam bastante a parte musical nos seus cultos. Estou certo nesta minha opinião? Seria este o motivo do aparecimento de tantos bons músicos "gospel"?

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao
Sempre reparei que as igrejas protestantes (o que normalmente chamamos de forma errada de "evangélicas") incentivam bastante a parte musical nos seus cultos. Estou certo nesta minha opinião? Seria este o motivo do aparecimento de tantos bons músicos "gospel"?

Sim cara, isso é uma verdade. Em muitas igrejas de menor porte funciona mais ou menos assim:

Um ou mais caras que tocavam na noite se convertem ao cristianismo na igreja, daí ele começa a fazer o louvor da igreja. Como este cara sabe um pouco de música, ele vai pegando a molecada que tem interesse e os ensina como pode. Daí vai crescendo o interesse por música e estes vão se aprofundando, ou estagnam e se conformam com o que já sabem. Pelo menos esse o caso da igreja em que eu frequento. E agora eu estou ensinando novos interessados pela música, para também ingressarem no ministério. Assim vai indo, um ensinando o outro, pegando conhecimento de fora etc. A igreja protestante dá a oportunidade ao pessoal que não tem condição de pagar um professor. Nisso acabam surgindo muitos músicos talentosíssimos.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


cafe_com_leite
Uma vez eu negociei a troca de um amplificador por um outro e combinei de encontrar o cara com quem negociei para fazermos os testes e efetivarmos a troca. Chegando no local combinado, num bairro do extremo leste de sampa, percebi se tratar de uma igreja evangélica. Para minha surpresa, me deparo com um puta equipamento lá: Fender American Standard Telecaster, cabeçote Blackstar de uns bons 100 W, caixa Snake 2 x 12", etc. E o cara que fez o rolo comigo também tinha umas coisas dele mesmo que não ficava pra trás. Aí eu comecei a perceber o quanto essa galera investe na música.

PS.: Aqui cabe uma história curiosa. Estava eu testando o Blackstar HT Studio 20 na igreja do cara, pirando com o drive do ampli, eis que solto a seguinte pérola: "Curti pra caramba o drive deste ampli, tem um drive do capeta!" Tomei um beliscão da minha namorada na hora... huaaahuahuahuhau.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jun/14
· votar


erico.ascencao
"Curti pra caramba o drive deste ampli, tem um drive do capeta!"
hauahuahuahuahauhauha

cafe_com_leite
Eu tenho minhas opiniões positivas e negativas sobre o "Gospel" (não gosto de chamar assim também... vejo esse estilo mais como uma vertente do Pop).
O lado bom é esse investimento no músico (tem outros lados bons que eu nem lembro também. : P )
O que eu não concordo é a "música pro propósito da adoração, e só isso", mas aí é discutir religião, então esquece. Também não gosto da chuva de covers e rip-offs (todo mundo copia o Hillsong, que por sua vez copiou o U2), quase não tem inovação ou senso de criatividade (eu disse quase).
Não gosto também da mania de colocar "Gospel" na frente de tudo pra "santificar" (Oficina G3 não é Rock Gospel. Pra mim é Metal), mas aí é mais o mercado, e não a música em si.

Acho que o meu texto ficou meio sem nexo...
Tá bom... parafraseando C. S. Lewis:
"Não precisamos de mais música cristã. Precisamos de mais cristãos fazendo música boa."

dibass
Veterano
# jun/14
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
Cara, em geral "Gospel" não determina o estilo/ritmo musical, mas sim a música (evangélica em geral) voltada para o louvor e/ou evangelização. Independente de pop, reggae, rock ou sertanejo.

todo mundo copia o Hillsong
nem todos né..

erico.ascencao
"Curti pra caramba o drive deste ampli, tem um drive do capeta!"
huahua

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jun/14
· votar


dibass
nem todos né..
Generalizei sem querer, hehe.

Cara, em geral "Gospel" não determina o estilo/ritmo musical, mas sim a música (evangélica em geral) voltada para o louvor e/ou evangelização.
Mas é isso mesmo que eu não concordo. Por que criar um novo nome pra música que não difere em nada na música secular além da letra?

Lembrei agora:
As letras das bandas/cantores Gospel tendem a monotonia (não todos, lógico), ou é só Ctrl+C Ctrl+V de versículos da Bíblia ou é só alastramento do senso comum, com frases soltas que se ouve por aí (não estou só jogando a culpa no Gospel. Tem muito Rock aí com a letra sofrível). Na minha opinião falta criatividade, poesia, simbolização, e.t.c. Mas aí é gosto pessoal também.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Sobre o uso do termo "gospel" por aí, eu discordo quando ele é usado na tentativa de diferenciação de estilo. Por exempo, quando um cara abre um tópico pedindo ajuda pra escolher uma nova guitarra e fala que toca "rock gospel"... porra, só porque o rock é para adoração não significa que o cara vai tocar um acorde inédito, uma nota que ninguém nunca ouviu ou vai tirar um som com o qual anjos caem do céu! O som é o mesmo, a diferença vai estar na letra tão somente.

PS.: Para o mundo gospel, o drive do Blackstar pode ser um drive de Herodes?

dibass
Veterano
# jun/14
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
As letras das bandas/cantores Gospel tendem a monotonia (não todos, lógico), ou é só Ctrl+C Ctrl+V de versículos da Bíblia ou é só alastramento do senso comum, com frases soltas que se ouve por aí (não estou só jogando a culpa no Gospel. Tem muito Rock aí com a letra sofrível). Na minha opinião falta criatividade, poesia, simbolização, e.t.c. Mas aí é gosto pessoal também.
acho que isso aí no cenário musical geralzão mesmo né? Tá tudo meio bosta kkk
Veja o "tal do lepo lepo"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Da fartura de bons músicos no cenário gospel.