Da fartura de bons músicos no cenário gospel.

Autor Mensagem
Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jun/14
· votar


dibass
Haha, é verdade. : P

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
Lembrei agora:
As letras das bandas/cantores Gospel tendem a monotonia (não todos, lógico), ou é só Ctrl+C Ctrl+V de versículos da Bíblia ou é só alastramento do senso comum, com frases soltas que se ouve por aí (não estou só jogando a culpa no Gospel. Tem muito Rock aí com a letra sofrível). Na minha opinião falta criatividade, poesia, simbolização, e.t.c. Mas aí é gosto pessoal também.


Tu tá ouvindo os artistas errados. Procure Observ, Palavrantiga, João Alexandre, Eli Soares, Oficina G3 (esse particularmente gosto muito, principalmente na época do Mauro a respeito das letras) e até mesmo o Thalle Roberto que em algumas músicas tem umas letras muito boa (o cara faz algumas letras mal feitas e o pessoal condena um trabalho inteiro...). Mas faz dá uma procurada

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao
Sobre o uso do termo "gospel" por aí, eu discordo quando ele é usado na tentativa de diferenciação de estilo. Por exempo, quando um cara abre um tópico pedindo ajuda pra escolher uma nova guitarra e fala que toca "rock gospel"... porra, só porque o rock é para adoração não significa que o cara vai tocar um acorde inédito, uma nota que ninguém nunca ouviu ou vai tirar um som com o qual anjos caem do céu! O som é o mesmo, a diferença vai estar na letra tão somente.


Isso é burrice mesmo.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: Thiago Livgren que toca mais ou menos
· votar


cafe_com_leite
Isso é burrice mesmo.
Não acho que seja só burrice. Há uma construção social por traz disso. Mas pior que isso é quando tu tá lá curtindo um som e a pessoa vem com um "é hino ou é música?". Isso sim é pra matar.

Tu tá ouvindo os artistas errados.
Nem me referi ao que eu ouvia, hehe. Me referia ao que faz sucesso e tal. Tem muita coisa "Gospel" que eu ouço que eu piro nas letras (Oficina G3, Delirious antigão, Bride, apesar das letras não fazerem muito sentido de cara, Kerry Livgren, Neal Morse, Resgate, apesar do estilo de letra deles enjoar às vezes, algumas do Rob Rock, e as minhas próprias letras também, apesar de eu escrever muito lero-lero às vezes, hehe).


P.S.: Editei só pra colocar o ponto final que eu tinha esquecido, que louco. : P

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
Não acho que seja só burrice. Há uma construção social por traz disso. Mas pior que isso é quando tu tá lá curtindo um som e a pessoa vem com um "é hino ou é música?". Isso sim é pra matar.


Ah, de qualquer forma eu acho burrice hahaha. Quem quer aprofundar na música tem que beber de fora também.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jun/14
· votar


cafe_com_leite
Quem quer aprofundar na música tem que beber de fora também.
Aí entra a construção social de novo. A enorme maioria das Igrejas demoniza essa "bebida de fora".

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
Pois é... É engraçado ouvir isso. Como se Aline Barros, Damares, esse pesoal aí tivesse inventado a música delas.

LeandroP
Moderador
# jun/14
· votar


R. Carvalho
Então, o pastor recebe salário da igreja, recebe uma grana para cada igreja "de fora" qual ele visita para pregar, mas o trouxa do músico da congregação tem que tocar "de graça e pela graça" caso contrário ele é substituído pelos vários outros "disponíveis" na congregação?

Eu acho que o salário do pastor deveria ser o mesmo que Jesus cobrava durantes os sermões. No máximo, o dobro, sendo generoso.

Ou então eu não entendi nada:

Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;
E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,
Nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu alimento.
E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis.
E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a;
E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.
E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés.


Samá Samutte
Membro Novato
# jun/14
· votar


cafe_com_leite
Não sei se você sabe, mas no velho testamento, os levitas (os músicos) se dedicavam totalmente a obra e eram sustentados por ela, é claro que as condições eram bem mais inferiores ao que estes músicos ganham hoje.

Parei aqui; o seu conceito de "levita" está totalmente equivocado. É notório que você está apenas repetindo o que ouve nos púlpitos por ai; leia (ou releia) os livros de Vayikrá e Bamidbar e veja se consegue entender o que era ser um levita nos tempos da antiga aliança.

Abraço.

Samá Samutte
Membro Novato
# jun/14
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
cafe_com_leite
Aí entra a construção social de novo. A enorme maioria das Igrejas demoniza essa "bebida de fora".

Que relação há entre Atenas e Jerusalém?

Vocês com certeza não tem a mínima ideia do significado dessa frase.

The Man Who Sold The World
Veterano
# jun/14
· votar


ae galera, não tenho religião nenhuma, e na verdade tenho minhas duvidas sobre acreditar num ser superior... mas não tenho preconceito nenhum sobre musicas gospel, ou qualquer outro estilo de musica, apenas ouço o que me agrada, citaram stryper aqui? vou deixar minha contribuição


Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jun/14
· votar


Samá Samutte
Que relação há entre Atenas e Jerusalém?
Vocês com certeza não tem a mínima ideia do significado dessa frase.

É, eu não sei mesmo. Mas pelo que eu li por cima (muito por cima) parece ser algo que tem a ver com um carinha lá que não queria conciliar Filosofia Grega com Teologia Cristã. O que seria exatamente?

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: Thiago Livgren que toca mais ou menos
· votar


The Man Who Sold The World
stryper
Não sou muito fã deles (apesar do guitarwork ser feeeeeeeeeeeeera), mas gosto muito da música God. A melhor deles na minha opinião (junto com algumas do No More Hell To Pay, The Rock That Makes Me Roll e The Way).

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jun/14
· votar


LeandroP
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Mas aí não estava falando sobre missionários? De qualquer forma, acho que o que o cafe_com_leite quis dizer (mas não tenho certeza se era isso mesmo) está logo embaixo:

Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,
Nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu alimento.


cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Samá Samutte
Parei aqui; o seu conceito de "levita" está totalmente equivocado. É notório que você está apenas repetindo o que ouve nos púlpitos por ai; leia (ou releia) os livros de Vayikrá e Bamidbar e veja se consegue entender o que era ser um levita nos tempos da antiga aliança.

Abraço.


É claro que era muito diferente. Era uma tribo separada somente para a adorar a Deus. Confesso que não tenho muita propriedade no assunto mesmo. Aliás, tenho que aprender, sou novo ainda hehe

Samá Samutte
Membro Novato
# jun/14
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
É, eu não sei mesmo. Mas pelo que eu li por cima (muito por cima) parece ser algo que tem a ver com um carinha lá que não queria conciliar Filosofia Grega com Teologia Cristã. O que seria exatamente?

Mais ou menos isso. O significado da frase vai muito além disso ai, mas enfim, não estou com ânimo de ficar explicando teologia.

cafe_com_leite
É claro que era muito diferente. Era uma tribo separada somente para a adorar a Deus.

Ficou pior agora.




Eu creio que todo cristão que se preze deveria ler ao menos uma vez na vida uma boa teologia histórica, sistemática e filosófica.

R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14
· votar


LeandroP
Mas da mesma forma, Deus tem que prover o sustento de cada um. Eram épocas diferentes. Não apoio estes pastores que tiram proveito e fazem grandes fortunas em cima dos outros. Acho errado. Mas você ter seu pagamento, seu salário, para poder se manter e sustentar sua familia fazendo a obra de Deus, não é errado. Conheço um pastor, o cara era arquiteto e vive exclusivamente do pastoreado hoje em dia. É um cara extremamente simples. Tem o mesmo carro da época que era arquiteto, mora no mesmo lugar que morava antes, ele e a familia se vestem e se portam de forma simples. Diferente de muitos pastores com mansão, comprando mercedes e o cacete.

Um salário digno para que ele viva com sua familia e tenha condições de ser o provedor do lar, é correto. Como o dibass exemplificou no caso de um músico, acho até pouco 70 reais para uma gig. Junta num mês quantas gigs normalmente tem, e se pergunte se dá para viver de boa e sustentar uma família assim. Se nem esse pouco acham justo o músico receber, seja dentro do templo ou fora, não vejo essa distinção, acho que tem algo errado aí.

Samá Samutte
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Editado.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Samá Samutte
Sim, você tem toda a razão e eu reconheço isso.

Lord-g
Veterano
# jun/14 · Editado por: Lord-g
· votar


EDIT:
Xá pra lá.

Concordo tem muito cara bom!!!

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jun/14
· votar


Tá virando discussão sobre religião, galera. Vamos voltar pro assunto do tópico:


"Gent, comu fais pra toca ingual o troi tompsom, que eh o isleche crente?"

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


Rednef2
Putz... João Alexandre é legal demais. Curto muito ouvir as músicas dele. Tem algumas que são bem complexas. Outro dia pequei um caderninho de cifras em que tinha uma versão dele de uma das músicas do Cantor Cristão. Ao todo, eram 85 acordes diferentes na música, se não me engano.

GAT621988
Membro Novato
# jun/14
· votar


Olá!
Atualmente O Gênero Gospel Está Em Maior Evidência Do Que Anteriormente. Assim Como O Que Ocorre No Gênero Sertanejo, Ocorre No Gospel: Publicidade Em Mídia De Massa, Vendas Expressivas, Shows De Grande Porte E Cachês Altos. Isto Faz Com Que Músicos Profissionais Integrem Bandas Deste Gênero.
Obrigado!

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jun/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Li o que você postou, fui procurar cifras dele pra ver, e me assutei com isso. O_o

JJJ
Veterano
# jun/14
· votar


Entrei no tópico meio de bobeira, mas ele acabou se mostrando interessante.

Só que virou discussão religiosa, monetária, política... Não vou entrar nessa, porque discussões sobre esses temas nunca acabam bem (ou nunca acabam, ponto).

Então... com relação especificamente ao tema (fartura de bons músicos no cenário gospel), teço alguns comentários.

Não há muita "panelinha" no meio, pelo menos pra entrar. Qualquer um, mesmo que não saiba tocar quase nada, pode se enfiar no meio de uma banda de igreja e tocar seu pandeirinho ou cantar as canções. Se meu filho, por exemplo, quiser, pode pedir pra entrar na "banda" dos cultos da igreja que, de vez em quando, frequentamos. Sem burocracia, sem olhar torto, sem dificuldade nenhuma. É só querer.

Outra coisa: não há preconceitos musicais. Praticamente todos os estilos são bem-vindos (desde que, de alguma forma, as letras louvem ao Senhor ou coisa assim, claro).

E, por fim, tem muito mais igrejas, templos, casas de culto, whatever, do que teatros e palcos musicais em geral!

Taí o motivo (na minha humilde opinião) de ter tanta fartura de bons músicos: da quantidade, acaba saindo a qualidade...

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: Thiago Livgren que toca mais ou menos
· votar


JJJ
Qualquer um, mesmo que não saiba tocar quase nada, pode se enfiar no meio de uma banda de igreja e tocar seu pandeirinho ou cantar as canções.
Na minha Igreja foi mais ou menos assim. Não tinha ninguém tocando antes (só uns gatos pingados lá de vez em quando), então juntou-se a filha do pastor (sintetizador, mas sempre no mesmo preset), um cara lá que tem pouco conhecimento teórico, mas um ouvido atômico (violão e vocais), o sobrinho do cara do violão (bateria), uma guria que não entende de teoria também, mas canta muuuuito (ela saiu, mas talvez ela volte), e eu (guitarra, mais ou menos). Recentemente nós tivemos a adição do pai do baterista (baixo). Nenhum de nós poderia tocar profissionalmente na condição atual (talvez o cara do violão e o baterista), mas servimos até legal ao propósito pelo qual nos unimos (mas minha visão de música é diferente do resto da banda, aí eu saio quase sempre grilado, mas geralmente sem demonstrar pros outros caras da banda).

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
(mas minha visão de música é diferente do resto da banda, aí eu saio quase sempre grilado, mas geralmente sem demonstrar pros outros caras da banda.

Isso é verdade, também sinto isso, mas não largo não. Quem tá ali fazendo, ama e faz de todo o coração.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jun/14
· votar


cafe_com_leite
Isso é verdade, também sinto isso, mas não largo não. Quem tá ali fazendo, ama e faz de todo o coração.
É isso mesmo. Sem falar que com esses horários loucos eu não teria mais nenhum lugar pra tocar sem ser na Igreja, hehe.

dibass
Veterano
# jun/14
· votar


R. Carvalho
acho até pouco 70 reais para uma gig.
E de fato é pouco. Aqui na minha região costumeiramente me convidam pra freela na noite a uns 200 pilas.

E aposto que todo músico de igreja sabe de alguém que parou de tocar na igreja pra tocar "no mundo" (argh! Expressão chula).
Não defendo nem critico. Mas da mesma forma que tem quem faz plantas e projetos residenciais o faz para garantir o sustento, muitos músicos fazem o mesmo. A diferença que este é alvo de críticas, estando certo ou errado.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
As cifras mal cabem nas letras... hehehe

Mas é muito legal de ouvir. Ele toca e canta muito bem.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Da fartura de bons músicos no cenário gospel.