Projeto Colaborações - Gravando Música Juntos

Autor Mensagem
overlappingcircles
Veterano
# jan/14
· votar


JJJ
tks :)

JJJ
Veterano
# jan/14 · Editado por: JJJ
· votar


Pra quem não viu, já foi dada a largada para o protótipo!

---------------------------------------------------------------------- ------
Música: I Saw Her Standing There / Beatles
Formato: áudio
Tipo de arquivo: mp3
Resolução: 16 bits / 320 kbps
Trilhas desejadas: guitarra base, guitarra solo, baixo, bateria, vocal
Metrônomo: 158 bpm
Guia: voz e violão em https://soundcloud.com/bandasemnome/guia-standing-there por JJJ
Observações: Essa é a guia para fazer a música e pode ser descartada depois. Se precisar para a mix, posso fornecer violão e voz separados. Se precisar posso mandar em wav 16/44.1, que foi o original. Quem quiser gravar outros instrumentos diferentes do padrão "desejado", fique a vontade!
---------------------------------------------------------------------- ------

JJJ
Veterano
# jan/14 · Editado por: JJJ
· votar


Mais um detalhe...

Apesar de eu ter estipulado guitarra base/solo, baixo, batera e vocal nesta música-protótipo, não é proibido colocar qualquer outro instrumento ou mesmo backing vocal. Muito pelo contrário! Quem quiser "enriquecer" a música fique a vontade.

Porém a palavra final sobre o que entra ou não na mix, será de quem for mixar (lembrando que a mixagem também é livre: quem quiser fazer, faz). Aliás, vai ser muito legal se houver várias mixes diferentes de uma mesma música.

overlappingcircles
Veterano
# jan/14
· votar


JJJ
seria bacana se vc pudesse disponiblizar o vocal e violao separado, quero experimentar umas doideiras aqui :)

bob973
Membro
# jan/14 · Editado por: bob973
· votar


eu tava pensando aqui..seria legal ter o solo da guitarra primeiro e depois um solo de teclado...o q acham?

JotaEmidio
Veterano
# jan/14
· votar


JJJ

JotaEmidio

Eu já tinha visto isso aí. Mas eu acho melhor deixar em aberto... Cada um faz do jeito que quiser, basta disponibilizar um link aqui. Se fechar numa ferramenta específica, muitos não vão entrar.


_____________________________________________________

Foi apenas uma sugestão! =)

tito lemos
Veterano
# jan/14
· votar


makumbator
Brother, essa poderia ser uma oportunidade legal pra ressuscitar aquela "Subdivisions" nossa né? Aproveito o momento pra te pedir desculpas por ter deixado ela no meio do caminho... Vida corrida demais...

Abração!

makumbator
Moderador
# jan/14
· votar


tito lemos
Brother, essa poderia ser uma oportunidade legal pra ressuscitar aquela "Subdivisions" nossa né? Aproveito o momento pra te pedir desculpas por ter deixado ela no meio do caminho... Vida corrida demais...

Abração!



Hashsah! Seria uma boa, e só faltam as suas partes...hehehe! Engraçado que pensei nessa nossa gravação tem alguns dias. Mas é low profile...se der para terminar será ótimo, senão tudo bem.

tito lemos
Veterano
# jan/14
· votar


makumbator
Mas é low profile...

Entendi não brother... Traduz ai! Hehehe

makumbator
Moderador
# jan/14
· votar


tito lemos

Entendi não brother... Traduz ai! Hehehe

Só depois que você terminar a gravação...rará!

JJJ
Veterano
# jan/14
· votar


Atualização, a pedido do overlappingcircles

--------------------------------------------------------------------- -
Música: I Saw Her Standing There / Beatles
Formato: áudio
Tipo de arquivo: mp3
Resolução: 16 bits / 320 kbps
Trilhas desejadas: guitarra base, guitarra solo, baixo, bateria, vocal
Metrônomo: 158 bpm
Guia: voz e violão em https://soundcloud.com/bandasemnome/guia-standing-there por JJJ
Observações: Essa é a guia para fazer a música e pode ser descartada depois. Se precisar para a mix, posso fornecer violão e voz separados. Se precisar posso mandar em wav 16/44.1, que foi o original. Quem quiser gravar outros instrumentos diferentes do padrão "desejado", fique a vontade!
----------------------------------------------------------------------

Guia separada em 2 canais: https://soundcloud.com/bandasemnome/guia-standing-there-lr por JJJ
----------------------------------------------------------------------

tito lemos
makumbator

Se precisarem de vocal, mix, enfeites, etc... tô dentro! Rush n' Roll!!!

Marco Skiter
Membro
# jan/14 · Editado por: Marco Skiter
· votar


JJJ

Curti sua voz kk, vocal massa..

Edit: To pegando a Guitarra solo aqui, vou ver, se ficar legal eu gravo e mando.. Se não eu tento a guitarra Rítmica..

Schenker
Veterano
# jan/14
· votar


JJJ



[/i]Fiquei pensando ontem, antes de dormir, uma forma da coisa não virar bagunça.

A proposta é a seguinte: o cara que lançar a ideia de uma música tem que indicar o caminho a seguir (montando uma "ficha técnica" básica) e mandar a guia, da seguinte forma (vou seguir com o exemplo dos Beatles, mas vale pra qualquer uma):[i]


acho que é um caminho bem legal. acredito que assim fique mais organizado e sem complexidade para gravar.

JeGuitar
Veterano
# jan/14
· votar


JJJ

Muito boa a trilha!

Candidatos pra gravar guitarra aqui tem de montes, então nem vou me candidatar hahaha sua voz é bem legal, podiam ter mais alguns pra fazer backing vocal talvez.

Até teclado alguns aqui já se candidataram, agora a coisa tem que andar! hahaha

Posso gravar a bateria aqui, assim já teriamos a cozinha da música, ficaria mais rápido a galera colocar o resto em cima.

Marco Skiter
Membro
# jan/14
· votar


Eu vou Gravar a guitarra só com um pedal de volume, depois quem for mixar pode colocar um efeito né?

JeGuitar
Veterano
# jan/14
· votar


Marco Skiter

Muito trabalho cara, grava a guitarra pronta já.

Só não coloca reverb, deixa o reverb pro mix mesmo, eu prefiro assim, não sei vocês...

Marco Skiter
Membro
# jan/14 · Editado por: Marco Skiter
· votar


JeGuitar

Tipo, tu conhece a "I Saw Her Standing There"? Sabe quais efeitos o George usa? Por favor, me ajude kk

Edit: Na primeira gravação que eu fiz aqui (que n executei legal D:) eu coloquei um compressor em menos de 50 % e um tremolo (só pra diferenciar), mas bem pouquinho mesmo.. Oque acha? O som ficou meio seco, mas é porque está sem reverb, e gravei em uma strato, será que na Les Paul fica melhor? (na posição do 1º captador? )

bob973
Membro
# jan/14
· votar


Marco Skiter
é ai que está o problema,nessa música ele usa reverb...

JJJ
Veterano
# jan/14
· votar


JeGuitar

Se você gravar a batera, não esqueça de contar 1234 junto com a voz na guia, pra facilitar a mixagem.

A cozinha só estará completa com um baixo. Vamos ver se aparece alguém.

E se quiserem mandar um piano (embora não exista na original) pode também. Percussão, palmas... Vale tudo (só não vale dançar homem com homem e tal... rs).

JJJ
Veterano
# jan/14
· votar


bob973

Sobre a ambiência, se for aquele "slap" característico dos anos 60 não tem grilo. Reverb de mola, bem sutil, também dá na boa. Só não dá pra meter a guitarra dentro de uma "caverna", ok? Senão pode ferrar a mix...

bob973
Membro
# jan/14 · Editado por: bob973
· votar


JJJ

tudo bem.eu ñ tenho baixo mas vou ver se consigo com um amigo aqui dai eu gravo o baixo...

JJJ
Veterano
# jan/14 · Editado por: JJJ
· votar


Um basicão bem resumido sobre mixagem em geral, pra quem não conhece muito ou não está se sentindo confortável em gravar a sua trilha sem encher de efeito, reverb, eco e o escambau.

Mixar (e masterizar - porque isso vai ser feito também) é muito mais do que só juntar as trilhas e gerar um arquivo stereo...

Não se preocupe se o som do seu instrumento soar sem ambiência a princípio ou não preencher o espectro de frequencias de 20 a 20000 Hz... Isso é trabalho para a finalização. O posicionamento dos instrumentos é, metaforicamente, "tridimensional". Tem o volume (altura), o balanço ou pan (largura) e a ambiência (profundidade). Além disso, cada instrumento tem o seu "domínio" de frequências. O mixador pode (e provavelmente vai) atenuar (ou enfatizar) frequências da sua guitarra, da sua voz ou do seu baixo. Pode (e provavelmente vai) cortar partes, colar, emendar, sumir com alguma coisa, acrescentar outras, jogar efeitos, simular amplis ou fazer reamp. Isso tudo faz parte do cotidiano de quem finaliza músicas.

Tem muita gente boa nisso por aqui e eu tenho certeza que, se esse povo "comprar a ideia", vamos nos surpreender com algumas mixes resultantes.

---------------

Algumas dicas pra quem for gravar:

Tempo - fundamental seguir o tempo da música. Isso é corrigivel também pelo mixador, mas se estiver muito fora do tempo, dá muito trabalho e ninguém vai ter saco de consertar.

Afinação - se ninguém falar nada, assuma A=440 Hz. Afine bem seu instrumento antes de gravar. Até isso dá pra consertar as vezes, mas, de novo, ninguém vai ter saco de consertar pra você...

Dinâmica - também dá pra consertar, mas é bem melhor se você mantiver uma dinâmica de acordo com a música, com os altos e baixos no lugar certo.

Resolução - grave sua trilha na resolução original. Nessa que eu mandei de protótipo foi 16 bits / 44.1 KHz (wav) ou 320 kbps (mp3).

Volume - não grave alto demais ou baixo demais. Não deixe clipar a onda em hipótese alguma. Deixe um "espaço" de uns 3 dB para o mixador poder trabalhar com um pouco de folga.

(se alguém tiver mais dicas, diga aí!)

-----------

Outra coisinha: por mim, BTs e Midis prontos estão descartados. Se alguém quiser lançar um projeto que aceite, tudo bem, mas eu sou contra. Pra mim tem que ser 100% FCC. Claro que você pode gerar uma bateria em Midi, mas que você programou, não copiada de um Midi pronto, ok?

JJJ
Veterano
# jan/14
· votar


bob973

O baixo dessa música é bem legal. Mas não precisa ser idêntico. A ideia aqui não é fazer covers idênticos, mas a nossa versão da música.

Quem, no entanto, quiser lançar um projeto de cover igualzinho, pode deixar isso claro nas observações do projeto.

makumbator
Moderador
# jan/14
· votar


JJJ
bob973

Se não conseguirem o baixo eu posso gravar para vocês. Basta me avisarem.

JeGuitar
Veterano
# jan/14
· votar


makumbator

eu voto em vc gravar! haha

bem que podia mixar também, não?

JJJ
Veterano
# jan/14 · Editado por: JJJ
· votar


makumbator

Vai fundo, cara! Pode ter quantos baixos forem. Quem for mixar, escolhe o que lhe parecer mais adequado.

Galera

Não deixem de gravar um instrumento ou cantar porque alguém já disse que ia fazer. As vezes a pessoa fala que vai fazer e se enrola, desiste. E se 2 fizerem, não tem problema! Quem for mixar, escolhe...

makumbator
Moderador
# jan/14 · Editado por: makumbator
· votar


JeGuitar
JJJ

Beleza.

JeGuitar

Se você for fazer a bateria aí eu fico aguardando sua pista para gravar tendo-a como referência. Mas depende também de ter ou não uma guia de voz e violão do JJJ como base (principalmente se for uma versão diferente do original). Mas isso é algo que a gente conserva e define.

JJJ
Veterano
# jan/14 · Editado por: JJJ
· votar


makumbator

Eu acho que a guia tem que ser seguida, senão vira bagunça.

Se alguém não gostar da estrutura da guia, faz outra e começa outro projeto da mesma música.

Ao mixar, a guia (ou qualquer outra trilha) pode ser descartada pelo mixador, claro.

ALF is back
Veterano
# jan/14
· votar


gosto da ideia! e nao vou dar mais nenhuma opiniao.
apenas me disponho para ajudar com:
guitarras, violão, baixo, meia lua (esses são reais), bateria, orquestra, piano e alguns instrumentos exóticos (VSTi)
também me disponho para mixagem
abç

JJJ
Veterano
# jan/14
· votar


ALF is back

Beleza! Então, mãos à obra! Manda ver.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Colaborações - Gravando Música Juntos