Há 25 anos atrás do meu baú para os amigos!

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


Lelo Mig
Equipo de 1ª....
Nessa época eu me contentava com um baixo construído por mim e um Giannini Thunder Sound que depois pegou fogo...
Abç

Lelo Mig
Membro
# dez/13
· votar


chenriquea

Também sou doente pelos 70´s, principalmente o período que compreende 67-74, acho que é a melhor safra musical em todos os estilos.
Mas o que defendo nos 80´s, foi justamente a coragem de romper com o comparativo à estas lendas dos 70, ao invés de ficar repetindo a mesma fórmula "ad eternum".

Muita coisa exagerou, ultrapassou o limite estético, o visual era horrível, a androginia e cocaína chegaram a níveis patéticos, mas, ainda assim, houve uma tentativa de ruptura, talvez o último respiro, antes da estagnação posterior sob o rótulo de "bandas sérias" que vieram a seguir, principalmente no rock metido à "Paganinni" , nos vocalistas metidos a "divas de óperas" e nas "caras de mal" do pessoal do metal.

Rock´n´roll nunca foi coisa séria........

Mauricio Luiz Bertola

Era um mix de equipo de primeira com coisas fabricadas em fundo de quintal e muita "solda"....hehehe

"baixo Giannini Thunder Sound que pegou fogo"

Emprestou pro Jimi Hendrix???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


Lelo Mig
Emprestou pro Jimi Hendrix???
Não!! Um Zé Ruela que trabalhava lá em casa desconectou o amp da caixa e mais tarde ligou o amp pra fazer "air guitar"enquanto limpava e sabe como é... Amp valvulado ligado sem estar conectado às caixas: Fogo!!!
Minha mãe ligou pro meu trabalho dizendo que emu quarto tava em chamas!!!!
Depois um tio meu, com pena da minha desdita, me deu um cabeçote Ciclotron de presente!!! Eu perdoei pois ele não sabia o que fazia.....
Abç

JotaEmidio
Veterano
# dez/13
· votar


Lelo Mig

...Alguns conhecidos, consolidaram carreira, mas foram eles e não eu. O fato de ser amigo ou colega de alguns, não me faz melhor músico ou melhor pessoa.

Quem esta no FCC é o Lelo Mig, e esse é um completo desconhecido.

Espero que entenda minhas razões... valeu!!


______________________________________________________


Tranquilo, eu compreendi!

Adler3x3
Veterano
# jan/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Lelo Mig

Meu intento não é "regravar" mas "reler". Pintar com cores diferentes!

É isto aí vai dar um bom trabalho.
Apesar de tudo a gravação do ensaio não ficou ruim considerando os recursos da época, ficou o registro, que de uma certa forma sobreviveu.
Deve ter dado um bom trabalho passar do analógico para o digital.

E escrevendo sobre o mundo digital.
Neste fim de ano o meu computador, por causa do calor excessivo, quase derreteu a placa mãe, e tudo parou de funcionar, levei um grande susto.
Já consegui fazer voltar ao normal.
Sempre faço backup, mas não de tudo pois é quase impossível, são muitos gigabytes no áudio.
E conversando com um fotografo profissional da era digital o mesmo me contou que a nova geração, isto é a geração que nasceu com o advento digital, muita gente não tem mais as fotos de quando nasceu ou era de menor, pois sendo tudo digital, não tiveram o cuidado em manter backups em mídias guardadas em lugares diferentes.
E as mídias digitais não duram tanto tempo quanto as analógicas, de tempo em tempo tem que substituir tudo.
Fica o alerta, neste exemplo o Lelo conseguiu resgatar parte de sua vida passada, porque era analógico, o digital requer muito mais cuidado, parece mais fácil mas não é.

Lelo Mig
Membro
# jan/14
· votar


Adler3x3

Cara, apesar da precariedade da época, eu possuo ensaios gravados em Fita K7, com resultados muito bons. Eu sempre fui ligado em tecnologia, então, temos ensaios onde a garagem foi abafada com colchões e tudo microfonado individualmente e gravado pós mesa de som.

Nesse caso do vídeo, o intento era apenas registro mesmo, então é áudio direto da captação da câmera. A filmadora era de algum amigo, não lembro marca ou modelo, mas também me surpreendi, após tantos anos sem ouvir, com o áudio.

Detalhe: Um colega passou da fita para um DVD, e eu fiz esta edição. Mas, não tratei o som. O material esta em meu HD agora e pretendo trata-lo, mas dei uma pequena fuçada e não há muito o que melhorar, já que o original é uma fita de vídeo e não uma gravação multipista. Não é possível nenhum milagre. Mas, a gravação original é bastante razoável.

Com relação a "era digital", realmente os registros fotográficos relevantes estão sendo tolhidos. A maioria só tira foto da "cara" no celular e com qualidade ruim.

Antes fotografia era caro e trabalhoso (comprar filme, colocar na máquina, ter um número limitado, algum conhecimento para não desperdiçar uma foto, e por fim revelar). Por isso, pessoas comuns faziam fotos incríveis.

As coisas mudam..........não é pior ou melhor, apenas mudam.

vintagentleman
Veterano
# jan/14
· votar


Lelo Mig

Faço esse tipo de reflexão constantemente em relação à tecnologia.
Minha conclusão é de que o denominado avanço tecnológico é irrefreável devido à própria curiosidade do espírito humano.
Se isso se confunde com progresso, que seria a melhoria contínua, gradual e uniforme da qualidade de vida de uma determinada sociedade, a resposta só pode ser uma: NÃO.
A tecnologia seria mais como uma filosofia Johnnie Walker, ela anda, semovente como um animal irracional, sem norte, sem destino e sem objetivo definido.
Otimistas diriam que a tecnologia melhora a vida das pessoas, na medida em que permite que o mesmo trabalho seja realizado em menos tempo...
Sim, só que o sistema produtivo se apropria desse tempo liberado obrigando o sujeito a produzir mais e mais, num ritmo alucinante previsto por Chaplin no clássico Tempos Modernos, e em outras grandes obras cinematográficas e literárias.
Outro problema: o avanço tecnológico cria mazelas decorrentes e específicos dele próprio, numa espécie de onanismo sistêmico. Por exemplo: inventou-se a informática para facilitar as tarefas do homem, mas ela trouxe consigo problemas intrínsecos, como bugs, vírus, falta de privacidade, insegurança, deterioração das relações familiares, LER, etc. Todos essas mazelas iguais ou até piores do que o problema produtivo inicialmente combatido pela invenção da informática.
Mas como eu disse, é algo inexorável, ou seja, poderemos, no máximo, discutir a questão.

No mais, um abraço de feliz 2014.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/14
· votar


Lelo Mig

Será legal se achar mais material perdido por ai. Realmente registrar qualquer coisa ha 30 anos atras era muito difícil. hoje câmera digital vem de brinde em doce de boteco, mas lembro que antes o flash era um cubo com 4 lampadas descartáveis que se queimavam a cada foto. Era caro para comprar filme e revelar, ai depois de 1 semana via as fotos queimadas ou péssimas que pareciam filme de terror só com vultos com olho brilhando por causa do flash, algumas ficavam boas.

Ismah
Veterano
# jan/14
· votar


Lelo Mig
Não vivi diretamente essa época, mas ainda terei minhas caixas conadas!!! O som dessas three way conadas + graves da W-horn são a cara dos anos 80... Eu me sinto vivo naquela época só, mesmo sendo de 95 kk O que mais me encanta é que se fazia acontecer, e não se preocupava tanto com o resultado, assim mesmo as bandas covers tinham seu timbre, onde hoje é uma igual a outra...

Me corrige se estiver errado mas o bass é ou um giannini ou um tonante, certo?

Lelo Mig
Membro
# jan/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


vintagentleman
"No mais, um abraço de feliz 2014."

Idem, amigo........felicidades, realizações e sonhos!

Luiz_RibeiroSP

Tenho um bom material........vou lapida-lo, com paciência arqueológica!

Ismah
"Me corrige se estiver errado mas o bass é ou um giannini ou um tonante, certo?"

Sim, é um Giannini tunnado.........eu dei uma descrição do equipo numa resposta pro Bertola aí prá cima....

"O som dessas three way conadas + graves da W-horn são a cara dos anos 80"

As W-Horns não estão presentes nessa gravação, tínhamos duas, mas são do tamanho de uma geladeira e desnecessárias num ensaio.

Montavamos uma pequena parte do P.A, para ensaiar, basicamente uma JBL 4560 (hand made). Essa é uma caixa de médio/graves com um projeto muito bom, um marco nos 70s.

JBL 4560

Para os médios/agudos uma corneta de fibra (Drive Horn), mais ou menos como nessa configuração:

Drive Horn

E uma pequena bateria de agudos (bateria de tweeters) para os agudos.

Uma torre dessas por canal, como você vê no vídeo, tinha boa qualidade e em termos de potência era um absurdo, suficientes para quebrar os vidros da garagem se "chutassemos" o volume.

O divisor de frequências, 3 way, foi feito por mim à partir de um projeto do Cláudio César Dias Batista......era um "tolete" prá aguentar dividir frequência "pós amplificação".

Mas, ao vivo, não usávamos divisor, e sim uma potência por frequência, ou seja, um ampli para graves, um para médios e um para agudos.

Multiplique tudo por dois.....(dois canais).

Só lembro que nessa época não precisava pagar acadêmia...hehehe

guitarluiz
Veterano
# jan/14
· votar


Lelo Mig
Puts que maneiro cara! fico imaginando quando ver os meus sons daqui uns 40 anos kkkkk

Lelo Mig
Membro
# jan/14
· votar


UPzinho de ano novo!

Ismah
Veterano
# jan/14
· votar


Lelo Mig

Mesmo sem ver, 90% de chance de vcs usarem a W-horn. Nos outros 10% estavam a MTL 2 e MTL 4 (se vc achava as W pesadas carregue estas com 4x18"!) da EV.

Não havia visto sua resposta ao Bertola, perdão a redundância!

Pessoalmente gosto tbm desse período. Creio que foi nessa época a separação definitiva da música erudita (ainda fortemente presente nas big bands de jazz/blues e nas mirabolâncias de ritmos como samba e bossa) da música "people pop".

Del-Rei
Veterano
# jan/14
· votar


Hahaha, que maneiro, cara!! Isso é muito divertido!
Ainda tenho algumas das minhas primeiras apresentações gravadas... Mas não são tão antigas assim... Coisas de uns 12-13 anos atrás.

Essas coisas valem ouro, cara. Nostalgia pura! Eu até choro de emoção... Rs.
Já mostrou pros seus companheiro de ex-banda?

Um aceno de longe!!!

Lelo Mig
Membro
# jan/14
· votar


Ismah
"Não havia visto sua resposta ao Bertola, perdão a redundância!"

Sem problemas...hehehe..valeu!

Del-Rei
"Já mostrou pros seus companheiro de ex-banda?"

Um DVD, para cada um, com o conteúdo do VHS na íntegra.....

Valeu!!!

Ramsay
Veterano
# jan/14
· votar


Lelo Mig

Parabéns por postar o vídeo!! Retrata bem o som da época.
Mas, uma coisa eu tenho a informar:
Ao contrário do que disseram neste tópico, atualmente, a preservação da memória, seja em vídeo, escrita ou falada é muito mais fácil que há duas ou três décadas atrás.

Isso porque as midias (fitas) magnéticas são afetadas pelo campo magnético da Terra e com o tempo elas se deterioram e perdem qualidade no som e em maior grau na imagem.

Hoje em dia, se vc gravar algum registro musical e quiser deixar para os seus bisnetos, basta você filmar com uma camera de vídeo doméstica de boa resolução, salvar num Dvd de boa qualidade e guardá-lo numa caixa imune a poeira, umidade e raios solares que daqui a 50/100 anos o Dvd ainda estará funcional e com a mesma qualidade de quando foi gravado.

A questão é saber de daqui a 50/100 anos ainda existiriam aparelhos para tocar esse Dvd.

Lelo Mig
Membro
# jan/14
· votar


Ramsay

"daqui a 50/100 anos o Dvd ainda estará funcional e com a mesma qualidade"

Quanto a maior durabilidade e manutenção da qualidade das mídias atuais, você está absolutamente correto.

No entanto, elas se mostraram mais "degradáveis" na realidade do que foram apregoadas nos 90, quando começaram a se popularizar. Existem mídias de DVD/CD de baixa qualidade que já estão detonadas e deterioradas, portanto 100 anos não sei não....hehehe, quem viver verá.

Mas o problema maior é que sons amadores, nem DVD a galera grava mais, todo mundo armazena em discos rígidos, sejam HDs, sejam Pen Drives......e esses sim, grandes chances de perder tudo.......uma sobrecarga elétrica e tudo vai pro saco!

Independente da forma usada, o importante é armazenar de forma segura. Muita coisa que neguinho pode achar ruim hoje, poderá querer rever/relembrar amanhã.

O fato de o cara ter sido um músico "ruim" na adolescência, não o impede de ter tido uma grande ideia. E as ideias, têm de ser preservadas.

kiki
Moderador
# jan/14
· votar


Lelo Mig
feliz ano novo!
gostei do video, muito legal!

eu tenho uns momentos saudosistas tambem, algumas gravações da adolescencia, as vezes dou uma olhada. mas é um material bem mais amador, nada de musicas proprias.

Lelo Mig
vintagentleman
o que acontece com o avanço tecnológico é uma facilidade de acesso absurda.

apesar de mais novo que nosso camarada lelo, eu usei bastante fitas magneticas e fotografia de filme.. e a questão do custo era crucial, entao voce se preparava muito mais antes de começar a gravar ou fotografar qualquer coisa.

hoje tá tão facil que voce tira 200 fotos num dia, mas em geral 150 estao uma porcaria. o mesmo acontece com as gravações de audio e video.
mas por outro lado, esta muito mais facil pra pessoas com talento desenvolverem sua criatividade.

meu irmao mais novo já cresceu na era da fotografia digital, entao tirou fotos e fez filminhos com um desprendimento que eu nao tive na adolescencia. e sempre mandou muito bem, desde pequeno fazia filmes muito divertidos.
hoje ele cursa cinema, ficou vidrado pelo negocio.

MMI
Veterano
# jan/14
· votar


Consegui ver metade do vídeo até travar... De qualquer jeito, achei bem legal. Bons tempos, era isso aí. Alguns deram certo (ou pelo menos seguiram em frente) exatamente assim.

Dessa época me lembro de ter visto nuns porões umas bandas que se consagraram, mas naquele tempo eram só mais uma banda num monte. Inclusive uns amigos recusaram tocar com uns caras que acharam que não valia a pena, mas caíram na mídia e hoje tem gente que idolatra. C'est la vie...

JJJ
Veterano
# jan/14
· votar


Lelo Mig

Sim... estive no circuito do Rock Brasil 80, conheci muita gente que iniciou e se consagrou nesse período.
Contudo, não cito nomes (já falei nisso em outros posts) por uma razão ética.
Penso que isso seria meio como "gozar com o p dos outros", tipo: "Puxa, o Lelo conhece fulano, conhece ciclano, tocou com Beltrano!"
Alguns conhecidos, consolidaram carreira, mas foram eles e não eu. O fato de ser amigo ou colega de alguns, não me faz melhor músico ou melhor pessoa.
Quem esta no FCC é o Lelo Mig, e esse é um completo desconhecido.


Rapaz... Quando eu li isso pensei que era sobre mim! kkkkkkkk
Confesso que já bateu uma vontadezinha de falar que toquei com fulano ou beltrano! Mas você está coberto de razão. Deixa o passado no passado e bola pra frente.

Lelo Mig
Membro
# jan/14
· votar


kiki

"por outro lado, esta muito mais facil pra pessoas com talento desenvolverem sua criatividade"

Sem dúvida! E essa facilidade, possibilita um acompanhamento, via registros de áudio e vídeo, muito maior e mais eficaz. O cara ganha muito com essa tecnologia barata, acessível e eficiente.

MMI
Valeu!!

JJJ
"Confesso que já bateu uma vontadezinha de falar que toquei com fulano ou beltrano"

Vaidade....hehehe, cuidado com ela.
Eu vigio de perto...
Se um dia, for relevante para a compreensão/entendimento/esclarecimento de um post/tópico dizer: "...quando toquei com Fulano", faça. Caso contrário irá parecer soberba, arrogância, querer se mostrar.......e isso é fruto da vaidade.

Pior, parecer mentira. Quer uma prova?

"...quando eu peguei a Angelina Jolie..."

- Alguém pode provar que estou mentindo? Eu posso provar que é verdade?Mas, ainda que não possam provar, e mesmo que fosse verdade, sem provas, quem acreditaria?

Uma verdade sem crédito têm menos relevância que uma mentira que alguns acreditam.......hehehehe.

JJJ
Veterano
# jan/14 · Editado por: JJJ
· votar


Sobre a "datação" dos anos 80...

Quem conseguiu escapar ileso dessa chamada "década perdida"?

Nem esses aí de baixo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



Lelo Mig
Membro
# jan/14
· votar


JJJ

Pois é.........mas é fácil entender.

Os 80 marcam justamente a inovação tecnológica musical, com o advento da linguagem Midi e som digital.

Dessa feita, todo mundo, fez experimentos com os "novos aparelhos" e a sonoridade ficou marcada.

- Uma dezena de pedais digitais e a introdução das pedaleiras (na época não era chamado assim).
- As baterias eletrônicas (até Van Halen e Rush usaram)
- Guitarras Midi (até o Iron Maiden usou)

etc, etc, etc.........

JJJ
Veterano
# jan/14
· votar


Lelo Mig

E ainda tinha os tecladinhos característicos, tipo o DX7...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/14
· votar


Pessoal das antigas, tiveram que ter alguma letra aprovada pela censura? não sei se ela acabou ou enfraqueceu antes da constituição de 88, mas chegaram a ter transtorno? E como era o procedimento para isso? tinha que levar só o texto para um órgão publico?....quem puder comentar a respeito seria legal.

Lelo Mig
Membro
# jan/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Luiz_RibeiroSP

Eu acompanhei um cantor de MPB no final dos 70. Meu primeiro show profissional, acompanhando ele, foi por volta de 81/82, no Teatro Paulo Eiró.

Nessa época, ele teve de submeter repertório a censura. (eram apenas as letras). Um pouco depois, acompanhei uma peça de teatro (a banda tocava ao vivo, mas atrás das cortinas) e a peça também foi toda submetida a censura, textos e canções.

Depois disso, não lembro de mais nada que passou pelo censor. Acho, sem certeza, que "caiu" na abertura política de 1985, aquela primeira do Figueiredo.

JJJ
Veterano
# jan/14 · Editado por: JJJ
· votar


Luiz_RibeiroSP

Peguei o finzinho, já tava tudo meio começando a escancarar.

Num dos primeiros "shows" de salão de festas da minha banda de 1979, uma das músicas tiinha um trecho da letra assim: "...por causa dessa ditadura, eu caio na depressão!...". E aí entrava no solo... rs

Bom... Nessa época, a abertura estava começando. Se a ditadura ainda estivesse rolando firme, teríamos sido presos! kkkkkkkkkkkkkkkk

Mas foi meio perigoso... (se bem que o barulho era tanto, que duvido que alguém tenha entendido a letra! kkkkkk)

Lelo Mig
Membro
# jan/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

Sim... até os 80, shows profissionais ainda eram submetidos a censura, mas a coisa já era bem sussa, não tinha milico na audiência esperando a primeira citação da palavra "ditadura" para matar um.

E já iniciava as primeiras bandas punks no BRasil. O "Restos de Nada" é considerada a primeira banda Punk do Brasil e é de meados de 1978... nessa primeira leva do movimento já tínhamos AI-5, Condutores de Cadáver, Cólera, Olho Seco e etc.

Esses cara já mandavam neguinho "toma no........" nessa época....kkkk

Aliás, como disse um "sábio" na época:

"Se o Punk é o lixo, a miséria e a violência, então não o importamos da Europa, pelo contrário, somos a vanguarda do punk em todo mundo!"

Chico Buarque

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/14
· votar


JJJ
Lelo Mig

Não querendo desvirtuar o tópico, mas esse controle censor era mais para temas políticos e não morais? Porque o rock pop da época tinha letras mais picantes na vaga embraça que tinha dos anos 80, isso era um pouco transgressor, mas tocavam bem na radio essa bandas. O cinema nacional então...o pessoal tinha medo do vizinho ver o cara saindo de uma sessão de filme nacional.

Rednef2
Veterano
# jan/14
· votar


Legal o som.
Influencia de 14 bis ou é viagem minha?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Há 25 anos atrás do meu baú para os amigos!