Qual é a lógica do jazz?

Autor Mensagem
Tuarelli
Veterano
# set/04
· votar


Steve Gadd
Eu tenho 14 anos e adoro Jazz :D

Alastico
Veterano
# mar/06
· votar


achu q meio q comecei a tocar contrabaixo por causa do Jazz e do Fusion...embora nao seja um grande conhecedor..nem manjo mto de improvisacao....eh algo que sempre me fascinou..minha meta eh um dia conseguir improvisar sobre qualquer tema...utilizando um rabecão..=D...
Like a Patitucci..=D...

Alguem conhece? manda mto tbm no jazz e no fusion hein..=-D..
Vlww

(ps: UP...esse post merece)...

Outra coisa..

Quais sao suas maiores influencias no Jazz? os trios q vc mais gosta e etc...

Matheus Mattos
Veterano
# mar/06
· votar


John Coltrane
Winton Marsalis
Milt Jackson
Thelonious Monk
Stanley Jordan
Wes Montgomery
Ella Fitzgerald


Acrescenta aí:
Herbie Hancock
Miles Davis
Dave Brubeck
Joe Pass
Charlie Parker

Toco guitarra mas concordo com o que alguém (desculpa mas não lembro quem foi) disse... acho jazz de guitarrista meio chato de ficar ouvindo por causa do timbre. Curto bastante jazz que tenha sax ou trumpete como instrumento "principal".
Fiz um tempo de aulas de jazz mas não me dedicava o necessário, portanto conheço um pouco como funciona o estilo mas ainda não posso dizer que consigo tocar. Ao meu modo de ver o jazz é um estilo que tem que ser vivido... vc tem que se dedicar de verdade, SENTIR a música de verdade. É preciso uma dedicação ferrada pra vc conseguir assimilar o estilo e tocar com naturalidade.

[]s

_Falcão da Noite_
Veterano
# mar/06
· votar


muito bom o tópico... Jazz é foda... pra mim é uma coisa que não segue muitas regras, a pessoa tem que ter boa técnica e uma otima noção de harmonia e tal...

Alastico
Veterano
# mar/06
· votar


Queria achar musicas Jazz do Weckl com o Patitucci...alguem ae tem?

Thio
Veterano
# mar/06
· votar


Lógica do jazz?
Você consegue encontrar alguma lógica quando está ouvindo algo tão completamente que fica absorvido por aquilo?
Quando, depois de tanto estudar tal coisa, no meio do solo, tocando, faz aquilo na hora certa, só porque aquele momento pedia aquela tal coisa e você fez intuitivamente?
Existe alguma lógica em deixar a música existir por ela mesma, onde a gente só é a flauta por onde ela sopra?

A lógica do jazz é ser ele mesmo.

Thio
Veterano
# mar/06
· votar


Matheus Mattos
É isso mesmo. O ruim é que demora, mas... de que vale a meta se não curtirmos a viagem?

Até pensei. Tem cara que acha que música difícil é música tocada rápida (tem alguns).
Mais difícil ainda é se dedicar à união músico-música...
mais difícil ainda é tentar tocar o que a música pede, como se ela já existisse antes de tocá-la.

Surrealismo

francisco2004
Veterano
# mar/06 · Editado por: francisco2004
· votar


Al Majíd
Legal o seu texto. Para quem não leu, vale a pena ler para que tenhamos uma idéia da parte histórica do Jazz.

Eu acho que o meu ouvido está mais preparado para curtir o ragtime e das bigbands dos anos 30-40 (não sei se conceitualmente são consideradas jazz, mas certamente estão imersas em muitos dos princípios do jazz em termos de harmonia, suingue). Tem uma big band atual que reproduz a atmosfera dos anos 30 muito bem, que é a Claude Boling Big Band. Eu tinha um cd chamado "O Concerto da Vitória" que era demais, mas foi extraviado.

Também curto um som na linha Jamiroquai, mas ainda acho que o meu ouvido está muito "pop". Não consigo gostar de uma música apenas pela sua forma, pelo seu aspecto "gráfico" e rebuscamento harmônico. Às vezes tenho minhas dúvidas se os músicos de jazz modernos gostam de jazz pelo seu rebuscamento (isso seria como "a arte pela arte", tal como a beleza formal de uma poesia) ou porque realmente a música soa bem aos seus ouvidos. Ou seja, será que existe, além do prazer em se fazer construções complexas, prazer em ouvir o que se toca?

Infelizmente, não cheguei em tal maturidade musical a ponto de poder tirar alguma conclusão a esse respeito.

Dogs2
Veterano
# mar/06
· votar


Caio Page
. é o estilo mais sem sentido e mais trabalhoso de se fazer.

aooonde
O mais sem sentido são as orquestras aleatórias da vanguarda

Anônimo
Veterano
# mar/06 · Editado por: Anônimo
· votar


po, parece que tem uns figuras enciumados por aqui!!!

Anônimo
Veterano
# mar/06 · Editado por: Anônimo
· votar


ae, coloquem o Miles no 1º lugar da lista de sugestões..

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


Thio

o negocio (como em qq musica, mas aparece mais aonde vc pode criar dinamicas maiores) é tensao e relaxamento... o resto é papo de boteco...

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


francisco2004

Não consigo gostar de uma música apenas pela sua forma, pelo seu aspecto "gráfico" e rebuscamento harmônico. Às vezes tenho minhas dúvidas se os músicos de jazz modernos gostam de jazz pelo seu rebuscamento (isso seria como "a arte pela arte", tal como a beleza formal de uma poesia) ou porque realmente a música soa bem aos seus ouvidos.
Ou seja, será que existe, além do prazer em se fazer construções complexas, prazer em ouvir o que se toca?

Eu acho q isso acontece em qq tipo de arte, o cara se fascina tanto com um universo q descobriu q acaba se perdendo nele... Tá cheio de escritor q só faz livros falando de como se fazer livros... poetas falando das formas das palavras ao inves do significado delas e por ai vai...
É uma especie de caminho sem fundo q o cara fica pirado no proprio ato de fazer a coisa e meio q esquece q o resultado final tb é importante...

Luckas_Guitar
Veterano
# mar/06
· votar


Jonh Mclaughting(acho q escrevi tudo errado), diz que alguns acordes ele busca fazendo mantras, eles já existem, vc tem que se concentrar e buscá-lo, viajem à parte, jazz tem muito disso mesmo, o músico tem a harmonia e tenta viver, sentir a música no momento.

Dogs2
Veterano
# mar/06
· votar


Anônimo
Se esse comentário for relacionado ao meu comentário, te digo que os vanguardistas eram mais sem lógica. basta estudar vanguarda.
Sequer tinha uma harmonia direito nesse treco.
Era a famosa música aleatória

Anônimo
Veterano
# mar/06
· votar


Dogs2

sim, jah ouvi falar um pouco sobre música aleatória e inclusive lembro que alguns autores consideram o jazz herdeiro desse conceito..

ah, e o meu comentario nao foi pra vc nao! =D

Dogs2
Veterano
# mar/06
· votar


Anônimo
:)

desculpa, mas jazz num tem nada a ver com música aleatória
nem o estilo nem os princípios
o jazz tem muita improvisação, a música aleatória é notas jogadas a toa sem harmonia, lógica e ritmo, as vezes até sem notas (música de silêncio ou sons da vida moderna gravadas)

baixa music of changes do JOhn Cage

diablero
Veterano
# mar/06
· votar


primeiro tem que saber muita teoria
assim tu vai improvisando

grand deep pianos
Veterano
# mar/06
· votar


talvez o jazz seja semelhante a uma converca , uma converca onde apenas fazemos perguntas e onde apenas responde quem apenas escuta .Mas cuidado , por que respostas muitas vezes sao confusas o q nunca acontece com as perguntas.

diablero
Veterano
# mar/06
· votar


talvez o jazz seja semelhante a uma converca

essa definicao eh perfeita

Tobias Sammet
Veterano
# mar/06
· votar


gostaria de saber onems de bandas de new orleans ..........
muito obrigado

Midgard
Veterano
# mar/06
· votar


a logica eh nao ter logica =) jazz eh muito imprevisivel o q torna esse estilo muito loko

Thio
Veterano
# mar/06
· votar


Digao
Verdade. Fugi da lógica do tópico, que é achar a lógica do jazz.

A lógica do jazz é conversar com quem ouve, contando uma história que prenda a atenção. Entre outras coisas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual é a lógica do jazz?