Qual é a lógica do jazz?

Autor Mensagem
Caio Page
Veterano
# jan/04


Olha, eu não entendo como o jazz funciona. é o estilo mais sem sentido e mais trabalhoso de se fazer. Alguém poded me dar umas dicas para desenvolver esse estilo?

Gab
Veterano
# jan/04
· votar


Meu , eu não entendo muito de jazz....mas sei que geralmente nos solos, eles tocam , ao invéz de single notes, eles usam varia notas pra deixar o som mais xeio

Dashard Jukka
Veterano
# jan/04
· votar


improviso

Caio Page
Veterano
# jan/04
· votar


ninguém improvisa sem ter uma idéia do q faz

Metalier
Veterano
# jan/04
· votar


Esse achu q eh um dos melhores topicos q eu jah vi,a questão dele eh ótima....olha,realmente eh dificil dizer oq eh o jazz,mto complicado....eu naum arriscaria dizer.....eh mais facil sentir oq ele eh do que tentar explicá-lo....

Caio Page
Veterano
# jan/04
· votar


Metalier

vc toca algum jazz?

Metalier
Veterano
# jan/04
· votar


Naum Caio.....ainda pelo menos.....mas futuramente eu vou estudar,c/ certeza......

Caio Page
Veterano
# jan/04
· votar


ae se vc conseguir algo de interessante sobre jazz entre em contato comigo rudax@hotmail.com (isso vale pra tudo mundo q queira me ajudar).valeu

LOW Fl
Veterano
# jan/04
· votar


É dificil falar em poucas palavras, como em qualquer area da musica o Jazz exige muito treino.
AMs as coisas não são tão ao acaso quanto muita gente acha.



-Muita gente Acha que guitarristas de Jazz decoram inumeros acordes diferetes e escalafobeticos.
Isso não é verdade, os guitarristas usam a habilidade de Chord Melody que é que unir as notas do acorde que faz a harmonia mais as notas da melodia, e ao invez de executar separado ele junta as parte e formam acorde diferente.

Exemplo:
ACORDE DE G7+

e---!---!---!---!---!---!---!---!---!
B---!---!-0-!---!---!---!---!---!
G---!---!---!-0-!---!---!---!---!
D---!---!---!-0-!---!---!---!---!
A---!---!---!---!---!---!---!---!---!
E---!---!-X-!---!---!---!---!---!


Veja a Escala de G maior(X representa a tonica)

e---!-0-!-X-!---!-0-!---!
B---!---!-0-!---!---!---!
G---!-0-!---!-0-!-0-!---!
D---!-0-!---!-0-!-X-!---!
A---!-0-!-0-!---!-0-!---!
E---!-0-!-X-!---!-0-!---!


Agora colocar o o Acorde G7+ sobresto na escala maior de Gde modo que de de a gente visualizar:


e---!-0-!-X-!---!-0-!---!
B---!---!-0-!---!---!---!
G---!-0-!---!-0-!-0-!---!
D---!-0-!---!-0-!-X-!---!
A---!-0-!-0-!---!-0-!---!
E---!-0-!-X-!---!-0-!---!


Se voce reparar o acorde foi feito com notas dentro da escala ao lado dele temos outras notas da escala que podemos adicionar e formar acordes diferentes.


e---!---!---!---!---!---!
B---!---!-0-!---!---!---!
G---!---!---!-0-!---!---!
D---!-0-!---!---!---!---!
A---!---!---!---!---!---!
E---!---!-X-!---!---!---!



e---!---!---!---!---!---!
B---!---!---!---!-0-!---!
G---!---!---!-0-!---!---!
D---!---!---!-0-!---!---!
A---!---!---!---!---!---!
E---!---!-X-!---!---!---!


Pra formar acordes com notas que estao fora da escala, precisamos ver cromatismo.DEPOIS EU TENTO EXPLICAR O USO DE CROMATISMO

crowley666
Veterano
# jan/04
· votar


a lógica do jazz eh: jazz num tem logica

LOW Fl
Veterano
# jan/04
· votar


crowley666
a lógica do jazz eh: jazz num tem logica

Eu diria que o Jazz tem lógica o que ele não tem é Padrão

paulao_jazz
Veterano
# jan/04
· votar


Pra entender o jazz, tem que sacar mais de hamonia do que de outra coisa. Vcs estão falando em padrões melodicos, de solo, e tal, mas uma das principais caracteristicas do jazz é o uso de harmonias complexas, ou seja, acordes e combinações/sequencias de acordes que saem do padrão.

DTGNR
Veterano
# jan/04
· votar


Eu só queria saber o seguinte: Qual é a escala que se usa.......é a natural ou muda quem souber ponha ai a escala de C maior em jazz que o resto eu tiro!

Morgoth
Veterano
# jan/04
· votar


DTGNR creio eu que jazz é liberade total ao tocar vc ode usar a 1° escala que lhe aparecer se souber encaixala no contexto.....

meiomundo
Veterano
# jan/04
· votar


Eu diria que é uma música extremamente cerebral, que exige muito treino e conhecimento (seja teórico ou empírico).
Na verdade o jazz é o melhor cenário para improvisos e malabarismo harmônicos. John Coltrane é um ótimo exemplo de até onde se pode chegar com isso.

Black_Guardian
Veterano
# jan/04
· votar


LOW Fl
flw

tipo naum manjo mto de jazz naum mas posso afirmar q eh mto complexo eh foda de improvisa, um improviso de um jazzista eh mto mas complexo q de um rockeiro metido a virtuose, envolve mto mais escalas tem uma melodia mto mais elaborada, exige mto conhecimento teorico e tal

acho errado afirmar q eh um estilo sem sentimento tem ums jazz antigos bem animados e tem ums jazzistas completamente loucos.

Fencer
Veterano
# jan/04
· votar


O jazz como o conhecemos hoje nasce em New Orleans por volta da década de 20. Ele vem em contrapartida aos ritmos estabelecidos da época, como a valsa e o fox-trot, trazendo a liberdade para o músico escapar das regras rígidas desses ritmos. Em sua origem, era uma música negra e de apelo popular, extremamente dançante e muito mal vista pela sociedade, já que seu habitat natural eram os cabarés dos bairros de prostituição. Ao longo do tempo ele conseguiu penetrar nas camadas brancas, e, aos poucos, foi se tornando esse simbolo de intelectualidade e sofisticação que é hoje. A lógica do jazz é essa... a liberdade para o improviso sobre um moto principal. Particularmente, entretanto, eu prefiro os temas de jazz com vocal, que trazem aquela atmosfera de filmes de gângsters dos anos 40, como a música que a Jessica Rabbit canta em Uma Cilada Para Roger Rabbit. Esse excesso de virtuosismo e malabarismos instrumentais que tanto te confundem, também me deixam um pouco zonzo e não me transmitem muita emoção. Mas para entender melhor a coisa toda, sugiro que você comece ouvindo o que veio antes, de onde o jazz nasceu... Aqui no Brasil a Tradicional Jazz Band é um bom exemplo dessa gênese. Aí é fácil traçar o caminho do estilo desde aqueles banjos e washboards até os dias de hoje. Passa a fazer mais sentido assim.

evitaerc
Veterano
# jan/04
· votar


kra a logica do jazz é o jazz, se pudessemos realmente explicar a musica e o que ela passa de mensagem para o ouvinte não precisariamos dela. Essa pergunta é tão complexa q nem deus poderia responder, o que o jazz significa?? Sentimentos sensações, tudo é mais uma linguagem de comunicação de sentimentos (assim como a poesia, o chorinho, a fotografia, o tango) cada uma com suas características, devemos nos familiarizar com essa linguagem para passar a entender o que o compositor pretende passar com aquela musica. Essa é a minha opinião, pode estar meio confusa mais faz sentido

ehehehhe

evitaerc
Veterano
# jan/04
· votar


kra a logica do jazz é o jazz, se pudessemos realmente explicar a musica e o que ela passa de mensagem para o ouvinte não precisariamos dela. Essa pergunta é tão complexa q nem deus poderia responder, o que o jazz significa?? Sentimentos sensações, tudo é mais uma linguagem de comunicação de sentimentos (assim como a poesia, o chorinho, a fotografia, o tango) cada uma com suas características, devemos nos familiarizar com essa linguagem para passar a entender o que o compositor pretende passar com aquela musica. Essa é a minha opinião, pode estar meio confusa mais faz sentido

ehehehhe

faustomarlei
Veterano
# jan/04
· votar


JAZZ TEM BENDS SIM VIU!!!!!!

bocao
Veterano
# jan/04
· votar


Acho que jazz é muito complicado pra minha pobre mente...

Ngm
Veterano
# jan/04
· votar


Ei gente, citem alguns nomes famosos de jazz ai, pro pessoal poder conhecer melhor!

rfag
Veterano
# jan/04
· votar


eu to começando a estudar jazz agora.. faz duas aulas que eu e meu prof. começamos com jazz ainda não sei nada.. mas tenho uns exercícios legais pra caramba em casa.. assim q eu entrar em casa eu posto aqui!!! (tô no trabalho...)

evitaerc
Veterano
# jan/04
· votar


po

John Coltrane
Winton Marsalis
Milt Jackson
Thelonious Monk
Stanley Jordan
Wes Montgomery
Ella Fitzgerald

ararie
Veterano
# jan/04
· votar


o jazz naum faz mto sentido... essa eh a graça... eh o estilo mais complexo e soa mto bem e agradavel... normalmente... eu tive a oportunidade de estudar um poko de jazz.. o que os compositores fazem eh sair da mesmice de acordes T-3-5, eh buscar o diferente, quebrar tempos, as vezes claramente, as vezes sutilmente... o jazz eh mto complexo pra ser explicado assim... soh tocando e prestando mta atençao para entender...

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# jan/04
· votar


Jazz é muito louco, eu não tenho CD de Jazz e nem uma noção dos caras do jazz, mas uma vez entrei num TAXI, aonde tinha um cara escutando jazz, pô eles tavam tocando uma música do beatles no sax, tipo eu não sei qual música é, pois não sei nada de beatles, mas só sei que era um puta som lindo. Tipo manja aqueles sons de chorar, dez mesmo, e tem uns sons bem alegres também, tem uma música que eu acho que chama Stroll On (não sei o nome não sei nem de que artista), mas é muito louca também, Jazz é simplesmente espetacular.

Tuarelli
Veterano
# set/04
· votar


UP!
Esse tópico merece ser revivido!

Caio Page
Veterano
# set/04
· votar


Concordo!!

Digao
Veterano
# set/04
· votar


Sempre essa historia de q jazz e foda e nao sei o q... tem q estudar jazz (pra ser um musico respeitavel)... harmonia complexa... isso e tudo baboseira...

Quem gosta aprende de qq jeito... eu nao gosto de guitarra jazz... acho q o timbre da guita fica muito "perdido" nele... meu negocio e trompete e principalmente sax...
E se vc for escutar um coltrane da vida... nao e dificil tirar aquilo na guita... ate pq essa nao eh a questao...

Jazz tem toda a sua linguagem... como qq estilo... e quem so ouviu rock a vida inteira se perde mesmo...

Quero ver ah molecada do metal ai tirar um vanerao com responsa... e outra linguagem... assim como o jazz...

Mas fica essa lenda... jazz e foda... duh...

Supertramp
Veterano
# set/04
· votar


Procurem por "Cowboy Bebop - Clutch" no Kazaa (deve ter) e digam o que acharam, eh uma música de um filme de um Anime (Cowboy Bebop)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual é a lógica do jazz?