Dicas para Iniciantes: Encarando a realidade de frente!

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# mar/13
· votar


Lelo Mig

Alguns estão felizes outros não...como em todas as profissões.

Exatamente neste ponto que eu queria tocar. Nem todo mundo tem o privilégio de ganhar dinheiro fazendo aquilo que mais gosta. Na verdade, isso é um privilégio para poucos. E acontece em qualquer ramo, qualquer profissão.

Um exemplo do mundo corporativo: Porque que o funcionarismo público é uma das carreiras mais procuradas atualmente? É porque todo mundo gosta de trabalhar dentro de uma repartição fazendo serviços burocráticos, ou por causa dos benefícios que essa carreira oferece? Claro, sei que nem todos os cargos do funcionarismo público são assim, mas estou pegando pelo "esteriótipo".

Tenho amigos de infância que hoje são médicos, advogados, militares, engenheiros, etc. Alguns já conseguiram, outros ainda buscam, e outros nunca conseguirão (que Deus os tenha). E a maioria deles se encaixam naquela famosa frase: "O que vc quer ser quando crescer?". Eu pelo menos não conheço nenhuma pessoa que tinha o sonho de construir uma carreira como funcionário público. Claro, devem existir as exceções.

Dentro da música, falando de estilos e vertentes, é a mesma coisa. Tem uma galera que tá tocando por aí aquele estilo que nem é o seu preferido, mas é o seu ganha pão, o cara é profissional. Existe aquele que é realizado profissionalmente e aquele que é profissional. Nos dois casos, o cara pode ganhar muito dinheiro, mas existe essa diferença.

Gui Tsuu
Veterano
# mar/13
· votar


Del-Rei
Aliás, qual seu conceito de 'sucesso'?

Cara foi exatamente nisso que filosofei, e vou refazer sua pergunta:

Aliás, qual seu conceito de 'qualidade'?

Bom, explicar meu conceito de sucesso, para eu sucesso, é alcançar seu objetivo.

E minha filosofia sobre qualidade foi a seguinte:

Qualidade seria o necessário para você obter seu sucesso...

sei que qualidade musical envolve muito mais coisa, quilos de teorias e estruturações, é bem mais complexo do que fazer uma batidinha, um riffizinho e dizer que fez uma musica...

Mas, será que para o objetivo desses músicos pops, que querem estar na mídia, e para as pessoas que curtem essas músicas que a mídia oferece, a qualidade da música já não está de bom tamanho?

Não sei se conseguiu me entender, e o que to tentando mostrar que o que julgamos ruim, talvez esteja cima da média para quem espera por aquilo

Lelo Mig
Membro
# mar/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Gui Tsuu

Muito antes dos Mamonas já existiam/existiram bandas "sarristas". Algumas mais escrachadas outras mais intelectualizadas e com duplo sentido.

Joelho de Porco, Língua de Trapo, Premeditando o Breque são apenas algumas das influências dos Mamonas.

De resto leia com atenção: Eu não falo em qualidade. Não falo em bom em ruim. Não falo em música complexa ou simples.

Isso cria conceitos errôneos.... O Axé Music é musicalmente infinitamente mais complexo que o Punk Rock, por exemplo... e faz sucesso.

Repito... a única questão nesse tópico é atentar ao músico que INDEPENDENTE de qualquer situação, simples, complexa, sucesso, alternativo, bom ou ruim.... existe uma realidade no mercado, e o cara não pode "fingir" que não esta vendo ou se enganar e depois ficar reclamando.

Ele tem que fazer suas escolhas, ciente das consequências boas e ruins delas.

Não entrem na questão Bom X Ruim...porque é subjetiva e não é o tema do tópico.

Gui Tsuu
Veterano
# mar/13
· votar


Lelo Mig

Cara exatamente, entendi o que você quis com o tópico, curti ...sei exatamente oq é isso, minha banda está meio que passando por isso XD. Tipo o som que queremos fazer, talvez não de certo, não achamos muitos lugares para tocar e etc, se bem q ai já to entrando no assunto dos seus tópicos "caminhos para se viver de música", alias belos tópicos...

A questão, que discordei e quis questionar e filosofar foi a seguinte:
E não é porque meu querido amigo e grande guitarrista, infelizmente falecido, Wander Taffo tocou no Rádio Táxi, que vou dizer que era música de qualidade... não era, sejamos sinceros, era uma bela bosta e ele sabia disso.

Acho que eu me foquei nesse paragrafo e acabei fugindo do assunto do tópico mesmo!

waltercruz
Veterano
# mar/13
· votar


SpectrosGuitarman
Verdade, a porta dos desesperados era maneira sim.

Hoje entendo cada dia mais a diferença entre ser um músico e um artista, e sei que embora eu seja um bom exemplar do primeiro, estou longe de ser um exemplar do segundo, e isso muitas vezes me incomoda.

Eu acho que se a pessoa se dispõe a viver de música (assim como quando se dispõe a viver de qualquer emprego, na verdade), acaba precisando escolher fazer certas concessões. No caso de uma arte, é mais complicado, porque as opniões tendem a ser bem passionais.

Independente disso, acho que acima de tudo, devemos ser íntegros com nós mesmos e avaliar se aquilo que estamos fazendo nos trás o mínimo de satisfação.

Mas obviamente, toda essa reflexão se desmonta quando o aluguel está pra vencer.

dibass
Veterano
# mar/13
· votar


Torno a dizer, a música brasileira é uma das melhores do mundo.



Adler3x3
Veterano
# mar/13
· votar


dibass

Concordo.
Este vídeo que você postou prova isto.

Adler3x3
Veterano
# mar/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


oops post duplo.

guizimm
Veterano
# mar/13
· votar


dibass
legal esse vídeo, apesar de eu não conseguir digerir muito a sanfona nesse estilo

odion
Veterano
# mar/13
· votar


pra falar a verdade, alguém aqui deixaria de tocar o bom e velho rock and roll pra tocar ritmos brasileiros? ou muda pra londres ou vai tocar um bom axé pra vc.

Gui Tsuu
Veterano
# mar/13 · Editado por: Gui Tsuu
· votar


dibass
Problema do brasileiro que quer ser estadunidense , é que quando é para ele falar mau de alguma coisa ele só ve os pontos negativos...

A primeira coisa que o metido a estadunidense pensa sobre a música brasileira, é o funk...alias o funk apesar de ter letras vulgares, tem um ritmo bem diferente, chega a ser irritante quase todas as vezes, mas ainda sim tem um "q" de música la no meio daquela poca vergonha XD

Bom, tem o samba também, nós inventamos! mpb que é um estilo mais aceitado pelos rotulados "roqueiros", axé que sofre um preconceito desgraçado, alias o povo nordestino inteiro sofre esse preconceito, e é de la que surgiu as melhores obras brasileiras

Bom, sei la, eu acho a cultura do nosso país bem rica, e ela é muito difamada por roqueiros ignorantes influenciados pela própria ignorância do rock

waltercruz
Veterano
# mar/13
· votar


Gui Tsuu

O funk como o conhecemos aqui é uma evolução do miami beat (ou miami bass), um subproduto da cultura americana, trazido pra cá pelo DJ Memê, salvo engano. Como o povo não sabia cantar as músicas em inglês, começou a inventar letrar em português e deu no que deu.

Agora o Brasil tem ritmos excelentes, como o forró, afoxés, maracatus, samba, e muita coisa mais, eu sou até meio leigo demais pra defender esse ramo aí :)

renatocaster
Moderador
# mar/13
· votar


waltercruz

O funk como o conhecemos aqui é uma evolução do miami beat (ou miami bass), um subproduto da cultura americana, trazido pra cá pelo DJ Memê, salvo engano.

É isso. E que um tempinho mais tarde ficou conhecido como "Funk Melody", que foi bastante popularizado pelo DJ Marlboro.

Rednef2
Veterano
# mar/13 · Editado por: Rednef2
· votar


Uma coisa que tenho notado mas posso estar errado: Não é só o Rock que esta "esquecido" aqui no Brasil.

MPB, Bossa Nova, Samba,etc, de certa forma também estão. Eu ligo o radio e não vejo nenhum desses estilos tocando, e quando toca é de algum musico das antigas.

Será que esses estilos que citei, junto com o Rock,Jazz e Blues viraram "musica de boteco"?

odion
Veterano
# mar/13
· votar


janne´s addicton faz um rock meio enlatado meio legal. acho que eles dão mais liberdade para o vocalista, e os demais são muito presos ao estilo da banda. nao sei se faz parte do teatral da banda, mas que a singulariza sim.

dibass
Veterano
# mar/13
· votar


odion
pra falar a verdade, alguém aqui deixaria de tocar o bom e velho rock and roll pra tocar ritmos brasileiros? ou muda pra londres ou vai tocar um bom axé pra vc.
eu deixaria. Mesmo gostando de Rock.

Gui Tsuu
Problema do brasileiro que quer ser estadunidense , é que quando é para ele falar mau de alguma coisa ele só ve os pontos negativos...

Bom, sei la, eu acho a cultura do nosso país bem rica, e ela é muito difamada por roqueiros ignorantes influenciados pela própria ignorância do rock
exatamente. E é o mesmo mimimi deste povo que fala que o brasil é uma merda. Reclama dos programas de TV mas tá lá na frente plantado, não é capaz de ler um livro. Reclama que os políticos são corruptos mas fuma em local proibido e dirige depois de ter ingerido álcool..e por aí vai. Tudo da mesma laia.

Rednef2
Aqui na minha cidade tem uma rádio (CatveFM) que só toca músicas nesse estilo. De Led a Chico Buarque. The Doors a Tom Jobim.
Obviamente a audiência deles é bem baixa em relação, por exemplo, na rádio em que eu trabalho que tem repertório 80% sertanejo.

Será que esses estilos que citei, junto com o Rock,Jazz e Blues viraram "musica de boteco"?
tem virado, eu acho.

odion
Veterano
# mar/13 · Editado por: Moderador
· votar


dibass
o rock influenciou muitas gerações, eu sou muito influenciado pelo rock. quando eu tinha sete anos no intervalo da escola só tocava rock. eu sou desse geração. yahoo, roupa nova, roxete...spending my time, how do you do, crash boom bang, até o gala que veio depois explorava o rock de gala com batidas eletrônicas, música para todo ouvido. nao podemos esquecer que os jet blacks fora brasileiro e fez sucesso tocando instrumental, com estilo próprio e hoje o rock é medíocre apenas porque tentam imitar os de fora. pq vc acha que os brasileiros mais famosos são arnaldo batista, sepultura e angra? pq fazem rock de qualidade e hoje o rock nacional é imitação de red hot na fase catolic girls school rule...nao abre o leque, a indústria versus a indústria gospel. entenda isso.

guizimm
Veterano
# mar/13
· votar


odion
pra falar a verdade, alguém aqui deixaria de tocar o bom e velho rock and roll pra tocar ritmos brasileiros?
bom apontamento, eu deixaria
ou tocaria rock nacional. o que eu já faço, mas eu curto bossa nova e samba-rock, estou começando a tocar essas coisas

guizimm
Veterano
# mar/13
· votar


odion
vc já viu que merda foi frank sinatra cantando com tom jobim? vc sabe que merda que é águas de março? e elis regina então. e maria rita? caetano veloso, mallu magalhães...o rock é liberdade total, nao essas merdas...rock é drogas mais sexo. ker coisa melhor? pq vc acha que os brasileiros mais famosos são arnaldo batista, sepultura e angra? pq fazem rock de qualidade e hoje o rock nacional é imitação de red hot na fase catolic girls school rule...nao abre o leque, a indústria versus a indústria gospel. entenda isso
isso foi a maior merda que eu já li, cara

jucasambora
Veterano
# mar/13
· votar


odion
O que foi que vc andou consumindo nestes ultimos dias!?
Olha o tamanho da asneira que vc esta falando!? Quem te disse que Arnaldo Batista, Sepultura e Angra sãos os "mais famosos" (talvez até seja em algum aspecto), mas de onde vc tirou essa ideia maluca!?!?!?!?!
Fala de abrir o leque e vc mesmo esta com o leque fechado!

Francamente! Vai estudar brother! História, música, cultura, não fica nesse mundinho de rockeiro que não leva a lugar nenhum!

VIVA FRANK SINATRA E TOM JOBIM!

odion
Veterano
# mar/13
· votar


guizimm
isso que é poesia: olha só voce depois de me perder, veja só vc, que pena...que pena...vc nao quis me ouvir, vc nao quis saber, olha só vc que pena, que pena...hoje é vc quem está sofrendo amor. hj sou eu quem nao te quer. o meu coração ja tem um novo amor. vc pode fazer o que quizer..vc jogou fora o amor que eu te dei, o sonho que sonhei...isso nao se faz...vc jogou fora a minha ilusão, a louca paixão, é tarde demais...que pena...que pena, amor.

guizimm
Veterano
# mar/13
· votar


odion
isso sim que é poesia:

No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra

odion
Veterano
# mar/13
· votar


jucasambora

porque nao foram frios e nem quentes, mas mornos, vomitar-lhe-eis do meu estômago.

jucasambora
Veterano
# mar/13 · Editado por: jucasambora
· votar


odion
Brother, vc esta completamente fora de si... acabei de perceber isso!
Esquece brother, continue assim do jeitinho que vc é, continue no seu mundinho e nos deixe quietos no nosso. Espero que vc tenha bastante sucesso! Sério mesmo! E espero não vomitar quando ler alguma outra asneira como aquela que vc escreveu...

dibass
Veterano
# mar/13
· votar


odion
vc já viu que merda foi frank sinatra cantando com tom jobim?
eu acho uma droga a primeira versão de wave interpretada pelo Frank Sinatra. E eu acho a sua visão "rockista" limitada e preconceituosa.

o rock é liberdade total, nao essas merdas...rock é drogas mais sexo.
Visão totalmente alienada e influenciável.
Os conceitos Frankfurtianos e estudos de Adorno e Horkheimer mudaram até meu jeito de ouvir e apreciar música.
Seu pensamento, ao meu (ignorante) ver, é apenas mais um fruto da indústria cultural e não difere muito dos "bruto" que usam chapéu, camisa xadrez e escutam sertanejo universitário.

Abraço.

odion
Veterano
# mar/13
· votar


ainda eu que ande no vale das trevas, o senhor é meu pastor e nada me faltará. "eu sou o primeiro, e como sempre eu to inteiro. e quando chega o homem de farda eu dou descarga e finjo que só to fazendo a barba"

dibass
Veterano
# mar/13
· votar


ainda eu que ande no vale das trevas, o senhor é meu pastor e nada me faltará. "eu sou o primeiro, e como sempre eu to inteiro. e quando chega o homem de farda eu dou descarga e finjo que só to fazendo a barba"

rsrs é mais fácil fugir do que aceitar. Como diz o camarada Del-Rei, um aceno de longe..

odion
Veterano
# mar/13
· votar


dibass
quem é que chega na cena e toma de assalto, conexão entre o morro e o asfalto, e faz da vida o verdadeiro palco.

Del-Rei
Veterano
# mar/13
· votar


Gui Tsuu
Fala!!

Então... Eu entendi teu ponto.
A questão é que se o conceito de 'sucesso' for atingir seu objetivo, primeiro há que se definir: Qual seu objetivo?

É criar uma música rica em harmonia, arranjo, bem executada, bons equipamentos, etc?

Ou é simplesmente conseguir vender sua música (independente da qualidade)? Esse ponto é o mais difícil: Fazer com que sua música seja consumida.


Mas, será que para o objetivo desses músicos pops, que querem estar na mídia, e para as pessoas que curtem essas músicas que a mídia oferece, a qualidade da música já não está de bom tamanho?

Sinceramente, acho que ninguém está preocupado com a qualidade musical dos hits pops, desde que eles sejam consumidos em larga escala. Até porque, a mega equipe que está por trás dos holofotes (produtores, empresários, donos de estúdios, músicos de apoio, etc) está preocupada apenas com o dindin. E essa galera manda muito mais do que o cara que está no palco cantando "Eguinha Pocotó".

Será que quem compra um CD do Michel Teló ou vai ao show dele está preocupado se o arranjo de "Ai se eu te pego" é bem trabalhado...?
Certamente não está nem aí pro arranjo, mas está consumindo, feliz da vida.

Na boa, realmente não estão nem aí pra qualidade musical, desde que dê dinheiro.

E tem muita gente que reclama de NxZero, Fresno, Restart, mas se tivesse oportunidade teria feito o mesmo. Dinheiro é bom e todo mundo quer. Eu tocaria facilmente numa banda dessas, se tivesse oportunidade. Mas não sou consumidor.

Já percebeu que nós, que não somos esses artistas pops e nem consumimos esse tipo de material, somos os que mais fazem essa análise (qualidade x sucesso)? É óbvio que incomoda.

E independente das nossas conclusões, não vai mudar nada, porque nós não estamos inseridos nessa relação de vendedor (artistas pops) e comprador (quem ouve).
Somos apenas observadores. E tomara que a gente aprenda....
:)

Um aceno de longe!!!

Lelo Mig
Membro
# mar/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Del-Rei

Esse é o ponto...exatamente, perfeito. Essa é a questão que o tópico propõe...não é discutir melhor x pior, o que é bom e o que é ruim, se o cara é vendido, traidor do movimento e essas papagaiadas todas que a gente fala, porque não é a gente que paga o aluguel dele.

A questão é de escolhas...e escolhas devem ser feitas, de preferência, com consciência. Meu tópico só tem a intenção de dizer: "Ei, olhe, pare e pense! Não importa o caminho que escolha, mas não se iluda".

Veja dois exemplos de cantora bahiana: Cláudia Leite e Pitty. Alguém já leu entrevista da Cláudia Leite? Pois é, ela é rockeira, fã de Janis Joplin, AC/DC e Led Zeppelin....e quase todos os seus CDs são de rock.

Então porque ela canta Axé? Porque é mais fácil ficar famosa e ganhar dinheiro, para uma cantora bahiana, com o Axé.

Já a Pitty fez a opção pelo rock, preferiu o caminho mais difícil prá fazer o que gosta.

Não importa quem esta certa, quem é melhor, nada disso....apenas que existem vários caminhos... mas nem todos dão tanta grana e fama e tem que ter consciência disso.

Odion

Tu fumou alguma parada diferente hoje amigo? Vai devagar aí mano....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para Iniciantes: Encarando a realidade de frente!