Tópico pra quem está começando a tocar um instrumento. Exponha aqui suas dúivdas

Autor Mensagem
Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


cara, é só analisar as inversões, vou dar só um exemplo na melodia que vc fez pra vc tentar entender a base de como tentar entender a teoria do "soar bem"

Aqui a sua progressão: G- G#º- Bº- D7(9)- D#m7(9)- E#m7(9)- C9

por exemplo no G#º
G#º = T - 3b - 5b = G# - B - D
Fazendo a inversão pra um acorde com tonica em B

B - D - G# = T - 3m - 6M -----> ou seja Bm6

nesse caso G# é a única nota fora da escala maior de G e seria um intervalo de 2ª menor.

Outra inversão:

D - B - G# = T - 6M - 5b
não está boa a inversão ainda

Porém... não sei se vc percebeu outra coisinha nesse acorde, vc só mudou o baixo e poderia também ser reescrito da seguinte forma

G/Ab

já que G = G - D - B e vc só mudou o sol, então o acorde poderia ser escrito da maneira que eu coloquei acima.

Essa fugida do tom da música pode até soar bem, como subiu o baixo do acorde pra meio tom acima, pode ser entendido como uma preparação para um outro acorde.

Não sei se vc entendeu a minha análise mas é assim que vc tem que buscar a teoria do porquê o soar bem. Muitas vezes não tem explicação, às vezes, soou bem do nada. Foi assim que foram descobertas diferentes escalas com diferentes notas ao longo da história da música, notas com intervalos diferentes dos da escala maior em relação a uma tônica que soaram bem em conjunto uma seguida da outra. Espero ter lhe ajudado! ;)

cafe_com_leite
Veterano
# jan/13
· votar


Iwar
O, brigadão cara, confesso que não entendi muito até porque ainda não saco muito de inversões e tal, mas vou ler com mais calma e procurar estudar a respeito, mas pelo que eu li já me deu uma base em oque eu devo estudar, brigado mesmo.
abç, falow

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


Normalmente podem ser inversões, nesse primeiro caso não foi pois vc apenas mudou o baixo e fez uma sonoridade diferente

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico pra quem está começando a tocar um instrumento. Exponha aqui suas dúivdas