Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil
Entrar
Sair
Notificações
Amigos pendentes
Home
>
Fóruns
>
Música em Geral
Tópico pra quem está começando a tocar um instrumento. Exponha aqui suas dúivdas
1
2
<
>
Autor
Mensagem
Iwar
Veterano
#
jan/13
·
votar
cara, é só analisar as inversões, vou dar só um exemplo na melodia que vc fez pra vc tentar entender a base de como tentar entender a teoria do "soar bem"
Aqui a sua progressão: G- G#º- Bº- D7(9)- D#m7(9)- E#m7(9)- C9
por exemplo no G#º
G#º = T - 3b - 5b = G# - B - D
Fazendo a inversão pra um acorde com tonica em B
B - D - G# = T - 3m - 6M -----> ou seja Bm6
nesse caso G# é a única nota fora da escala maior de G e seria um intervalo de 2ª menor.
Outra inversão:
D - B - G# = T - 6M - 5b
não está boa a inversão ainda
Porém... não sei se vc percebeu outra coisinha nesse acorde, vc só mudou o baixo e poderia também ser reescrito da seguinte forma
G/Ab
já que G = G - D - B e vc só mudou o sol, então o acorde poderia ser escrito da maneira que eu coloquei acima.
Essa fugida do tom da música pode até soar bem, como subiu o baixo do acorde pra meio tom acima, pode ser entendido como uma preparação para um outro acorde.
Não sei se vc entendeu a minha análise mas é assim que vc tem que buscar a teoria do porquê o soar bem. Muitas vezes não tem explicação, às vezes, soou bem do nada. Foi assim que foram descobertas diferentes escalas com diferentes notas ao longo da história da música, notas com intervalos diferentes dos da escala maior em relação a uma tônica que soaram bem em conjunto uma seguida da outra. Espero ter lhe ajudado! ;)
cafe_com_leite
Veterano
#
jan/13
·
votar
Iwar
O, brigadão cara, confesso que não entendi muito até porque ainda não saco muito de inversões e tal, mas vou ler com mais calma e procurar estudar a respeito, mas pelo que eu li já me deu uma base em oque eu devo estudar, brigado mesmo.
abç, falow
Iwar
Veterano
#
jan/13
·
votar
Normalmente podem ser inversões, nesse primeiro caso não foi pois vc apenas mudou o baixo e fez uma sonoridade diferente
1
2
<
>
Enviar sua resposta para este assunto
Nome ou apelido:
Senha
Responder tópico na versão original
Tópicos
relacionados a
Tópico pra quem está começando a tocar um instrumento. Exponha aqui suas dúivdas
Tópico aos aspirantes a músico - Pra Galera que está começando
Ajuda para quem está começando a formar banda
Instrumento Dolphin ( Deem suas opiniões )
Melhores álbums: suas opiniões são REALMENTE suas?
Para quem procura uma parceria Lancem aqui suas propostas!
Música em Geral
Guitarra
Violão
Pedais & Pedaleiras
Amplificadores
Contra-Baixo
Teclado
Bateria
Canto
Gaita
Sax
Gravação e Home Studio