Tópico aos aspirantes a músico - Pra Galera que está começando

    Autor Mensagem
    dibass
    Veterano
    # fev/13


    ..e também pra quem já começou há um tempo.

    O lance, galera, é: ESTUDEM.

    Hoje, me arrependo de ter perdido horas preciosas que por preguiça não me dediquei ao meu instrumento.
    Desde lá aos meus 14 anos quando comecei com a música, até lá pelos meus 17 que, mesmo começando a trabalhar, eu tinha tempo de sobra.
    Hoje aos 22 (ainda sendo bem moleque), me arrependo de não ter estudado tudo o que podia, de ter dedicado ao menos umas 3 ou 4 horas a mais do que já estudava.
    Dado aos ofícios da vida, sobretudo trabalho, não consigo mais dedicar-me o quanto gostaria à música e particularmente ao contrabaixo.
    Eu aposto que muito músico aí vive a mesma realidade que eu.

    Então meu povo, se apaixone pela música, se apaixone pelo seu instrumento. Esqueça o lance de montar uma banda, querer viver de música e ser um rock star.
    Ok, não precisa esquecer, mas tudo isso acontecerá por consequência. E será o reflexo da sua paixão pela música. E, acredito eu, na mesma medida.

    Portanto, não tenha medo de ficar 5, 6, 12 horas envolvido com música. Esqueça este maldito facebook, e se for o caso, esqueça até a internet. Só te distrai e desvia do foco.

    Tenho um amigo que tem sorte de poder dedicar-se ao menos 8 horas por dia, e quando pode extrapola pra até umas 13 horas. Resultado: é o melhor guitarrista que já tive a oportunidade de ver tocando. Um monstro.
    Outro amigo que acorda, lava a cara e pega a sanfona na mão, só larga pra comer, tomar banho e dormir. E definitivamente é um dos melhores sanfoneiros que eu já vi na vida (incluindo youtube). E está indo pra SP estudar música e sanfona.

    Aí eis o "x" da questão: Ambos são apaixonados pelo que fazem e vivem muito bem de música.

    E sinto em lhe dizer, mas aquela 1 horinha de estudo que tu tem por dia dificilmente te fará um músico bom. E se tu não pega teu baixo/guitarra/teclado/piano/oboé/bateria/clarinete/etc na mão todos os dias, acho que música só será um hobby de churrasquinho entre amigos/família.

    Conselhos de amigos mais experientes são super bem vindos. Valeu meu povo, aquele abraço!

    Jm7
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Mesmo se dedicando o máximo possível, ainda é muito difícil viver da música aqui no Brasil...

    odion
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    pra estudar 8 horas por dia tem que estar num nível muito bom no instrumento. quanto mais o músico conhece o instrumento, mais estudo.

    dibass
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Jm7
    Mesmo se dedicando o máximo possível, ainda é muito difícil viver da música aqui no Brasil...
    Pra quem é bom não faltam convites. Principalmente pra free lancer em bandas de sertanejo/forró e afins. E paga-se bem

    odion
    o lance é que muita gente acha que pegar o instrumento e praticar alguns licks lá de vez em quando já é o suficiente.

    odion
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    forró até que é legal. gosto muito de uns rock tipo rita lee com umas pegada de forró.

    tchedovollosky
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    tópico interessante, marcando só para aconpanhar

    vinibassplayer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    não encarem a música como trabalho, e sim como uma diversão q pode gerar lucro. assim vc não enjoa de uma rotina e continua buscando sempre algo novo.
    uma banda é sempre importante pra adquirir conhecimento de interpretação, presença de palco e senso de grupo e colaboração, mas nada substitui bons esforços no estudo regular tanto de teoria qto de técnica.

    ouçam de tudo, tanto como músicos qto como apreciadores de música.
    acho q o caminho mais fácil pra se viver de música é dar aulas, então se vc quiser isso, estude mto mais além de querer saber apenas tocar! tenha boa didática, paciencia, bom relacionamento tanto com os alunos qto com os artistas com quem vc convive!!

    pratique enquanto vc tiver prazer nisso. se cansar, pare e recomece no outro dia, ou de uma pausa de uma hora entre os estudos..
    faça sempre alongamentos antes e depois de qualquer prática com o instrumento, tanto no estudo, qto em ensaios e shows..

    se vc acha q já sabe tocar bem e quer ganhar algo com isso, só cabe a VC divulgar seu trabalho!! se vc tem chances de ter retorno, invista bem em propaganda. jjornais locais, emissoras de TV locais e rádios tbm.

    esteja sempre atento a festivais ao redor, tanto pra aprender com quem vai tocar qto pra participar. se vcs tem algo de destaque, isso aumenta mto sua visibilidade.

    Hitman
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    tópico interessante, marcando só para aconpanhar
    +1

    vinibassplayer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    dibass
    acho q a gnt fala dimais kkkkkkkkkk

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    não tenha medo de ficar 5, 6, 12 horas envolvido com música.

    Eu desrecomendo isso demais.
    Sim, estude música, mas saiba que não é só de música que vive um músico. Mesmo na própria ação de fazer música um músico que só sabe de música é incompleto.
    Tem tempo de sobra? Vai ler um livro (um livro de verdade, larga seu livro de fantasia medieval de feiticeiros e bruxos e pegue um dos clássicos, ou algum interesse específico seu, seja matemática ou história), veja filmes, aprenda uma língua nova, adquira cultura em geral.

    E na hora de ouvir música vai ouvir coisa nova, não o mesmo álbum do Led Zeppelin pela centésima vez.
    Mas na hora do estudo faça o contrário, foque-se no que você quer aprender no momento. E estudo também não é apenas tocar escalas e treinar técnicas.

    E por fim, muito mais vale uma hora de estudo diária bem estruturado do que 8h por dia pra tocar que nem o Malmsteen. Mas 5h de estudos bem estruturados (e com pausas) também não faz mal.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    dibass

    "Conselhos de amigos mais experientes são super bem vindos"

    Então, ouça o mais velho aqui....rs.

    Reforço o que o Scrutinizer disse e incluo:

    - Leia, Leia, Leia!!
    - Vá a shows!
    - Vá ao Cinema!
    - Vá ao Teatro!
    - Escreva Corretamente!
    - Tenha alguma matéria de estudo (matemática, portugues, filosofia, arqueologia, o escambal, além da música)
    - Saia com os amigos!
    - Namore e faça sexo com garotas ( se for gay com garotos, se for Bi com ambos, não importa sua opção, mas faça!!)
    - Não enfie "obscurantismos" e "crendices" nos seus estudos sérios, faça-os de forma racional e lógica! Seu professor pode tocar muito, mas não é o Chopin, então quando duvidar de algo pense que ele pode SIM estar errado!
    - Ouça muita música, mas não só o que você gosta ou as mesmas coisas.

    Não adianta ter técnica e conhecimento musical, se não tiver criatividade!

    E criatividade se adquire exercitando o cérebro, abrindo a cabeça e consumindo cultura!

    TheRover
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: TheRover
    · votar


    dibass

    Sinto na alma tudo o que você disse. Joguei fora muito tempo na adolescência e agora que caí na real não tenho mais condições de tocar guitarra nem uma vez por semana (até porque moro em apartamento e o vizinho aqui já reclamou).

    dibass
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    TheRover
    Velho, compre fones urgentemente!! hehe
    Hoje maior parte do meu estudo é com fone, durante o fim da noite e começo da madrugada.

    gpeddino
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Elaborando o que o Lelo Mig e o Scrutinizer disseram... É importante perceber desde cedo que fazer música boa não depende apenas do seu conhecimento de música, mas do seu conhecimento geral. Assistir bons filmes, ler bons livros, buscar diversificar a própria cultura, indo atrás daquilo que você ainda não conhece, é extremamente sadio e frutífero.

    TheRover
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    dibass

    O pior é que a saída de áudio do meu amp tá com defeito, e não consigo tocar no Amplitube ou Guitar Rig, mesmo tendo um Guitar Link Behringer.

    dibass
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    TheRover
    Nem com fone na pedaleira ou algo do tipo?

    Lá em casa eu tenho uma mesinha Behringer que faz o serviço.

    TheRover
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    dibass

    Não tenho pedaleira, nem nada.
    Esses dias, quando peguei a guitarra pra matar a saudade, só pra dar umas arranhadinhas com ela desligada, estouraram duas cordas e isso porque eu tinha tocado umas duas vezes depois de trocá-las pela última vez. Ah quer saber? Vou ficar de mimimi e desistir dessa porra hhahuaha.

    vinibassplayer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Vou ficar de mimimi e desistir dessa porra hhahuaha
    TheRover

    rola tbm de abrir um tópico falando q vai desistir kkkkkkkkkkkk

    Mulambojr.
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Mulambojr.
    · votar


    Lelo Mig

    Concordo com o que vc e o Scrutinizer disseram, mas...

    - Namore e faça sexo com garotas ( se for gay com garotos, se for Bi com ambos, não importa sua opção, mas faça!!)

    E se eu fosse uma pessoa muito feia que torne isso algo dificil de conseguir?
    Numa condição hipotética claro, não que eu seja... longe disso...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tópico aos aspirantes a músico - Pra Galera que está começando