Tópico pra quem está começando a tocar um instrumento. Exponha aqui suas dúivdas

Autor Mensagem
cafe_com_leite
Veterano
# jul/12 · Editado por: cafe_com_leite


Já que eu vejo direto tópicos sobre dúvidas de como se faz aquilo ou por onde começar e tal, porque não criar um tópico exclusivo para os que estão começando? Vai ajudar a garotada e o Fórum já que não vai ter todo dia um tópico perguntando como se faz tal coisa.
Se acharem que não vai ser útil falem que eu fecho o pótico

cafe_com_leite
Veterano
# jul/12
· votar


bom, já que ninguém tomou atitude vou eu mesmo.
Comecei minhas aulas de guitarra, já fui em duas aulas, por enquanto a proposta do meu professor e me passar ensinar uma música, para que eu treine minha técnica encima dela, e uns modelos de escala que o solo da música tem.
Será que esse método é o melhor a ser seguido? eu pensava que seria diferente, como começando ensinar partitura e tal.
Me ajude a galera, estou em dúvida se continuo, até porque chegou um cara em minha igreja que sabe muito de teoria e sabe ler partitura, alem de ter uma técnica incrível, será que compensa trocar de professor? até porque esse mora mais perto e acho que cobra bem menos que a escola que eu to agora.
Por favor se pudeem me ajudar eu agradeço.

One In A Million
Veterano
# jul/12
· votar


Cara, se o outro mora mais perto, cobra menos e se não for melhor que seu atual professor, é pelo menos do mesmo nível, então compensa demais trocar!!

Uma música logo no começo não acho que seja uma má idéia, estimula a continuar: no meu caso, foi assim qndo eu comecei aula de baixo, e lá pra 4ª aula eu ja aprendi uma música do U2 bem fácil, mas sempre tem aquelas primeiras aulas pra se acostumar com o instrumento e tal, conceitos básicos mesmo, se ele pulou esse "padrão" aí eu já não concordo.

Ramon Ibanez
Veterano
# jul/12
· votar


Tive muito desses problemas, não se esqueça de escolher seu professor com o mesmo cuidado que escolhe seu equipo, veja se ele tem boa didática se informando com alunos mais antigos, tive professores que eram ótimos instrumentistas e péssimos professores, muito porque eles aprenderam sem uma didática....

um professor bem formado vai te ajudar bastante, pois ele começou sendo guiado por outro professor e vai te ensinar como ele aprendeu...

ermac.rodrigues93
Veterano
# jul/12
· votar


bem, cada caso é um caso.
Acho importante o professor começar passando triades, ensinando conceitos, exemplificando e tals.
Pois das triades se gera todo o resto...

no começo é aquela fissura de ter técnica, mas vai por mim, tecnica voce aprende sozinho, musicas voce tira sozinho tambem.
- guitar pro ta ae pra isso =)

- em questao da tecnica, o professor deve orientar e nao ficar a aula toda fazendo exercicio de tecnica e tals..

- lógico que o professor te orientará em questão de tirar musicas...
- ele te ensinara a analisar a harmonia de tal musica...
- voce começará a criar... - improvisos - melodias - harmonias
- e ae o negócio fica muito prazeroso, pra quem toca e pra quem escuta tambem =)

cafe_com_leite
Veterano
# jul/12
· votar


One In A Million
é que eu já tenho uma certa experiencia já, não comecei as aulas com ele do zero, já sabia fazer acordes, escalas e tinha já uma certa agilidade na mão, por enquanto acho que devo continuar pra ver até onde vai né, que o cara manja eu não tenho dúvida, vamos ver se ele sabe ensinar também.
Ramon Ibanez
ermac.rodrigues93
valeu pelas dicas ai, vou seguir em frente com as aulas e dar uma beliscadinha nas aulas da igreja.

fernando tecladista
Veterano
# jul/12
· votar


Comecei minhas aulas de guitarra, já fui em duas aulas
duas aulas ainda é pouco para tirar alguma conclusão do método dele

chegou um cara em minha igreja que sabe muito de teoria e sabe ler partitura, alem de ter uma técnica incrível
pode tocar bem, tem que saber se ele sabe ensinar, já vi gente que não tem saco ou não tem didática

cafe_com_leite
Veterano
# jul/12
· votar


fernando tecladista
é acho que eu vou ficar mais um mês com as aulas é ver se é o que eu quero, mas acho que vou ficar porque lá eles dão diploma.

cafe_com_leite
Veterano
# jul/12
· votar


galera, ao ter uma dúvida sobre seu instrumento seria interessante postar nesse tópico pra evitar de criar tópicos desnecessário.
Falow

Nanin Martins
Veterano
# jul/12
· votar


cafe_com_leite O vei só fica se o diploma for reconhecido pelo MEC, fora isso, não te valerá NADA, vai onde se sentir mais à vontade e onde aprenda mais, fique mais com esse professor um pouco, olhe a didática dele, e sempre abra seus horizontes e estude com mais de uma absorvendo o melhor de cada,

cafe_com_leite
Veterano
# jul/12
· votar


Nanin Martins
é e ainda eu tenho a opção de trocar de professor na própria escola, já que lá tem um monte

cafe_com_leite
Veterano
# jul/12
· votar


Outra dúvida galera.
Meu professor falou pra mim treinar palhetada mexendo só a pinça dos dois dedos que segura a palheta e não punho, as minhas dúvidas são:
.Quais as vantagens de palhetar assim?

.A mão tem que ficar em sima da ponte? e o dedinho apoiado no escudo?

Se puderem me ajudar com essa aí eu agradeço
Falow!

One In A Million
Veterano
# jul/12
· votar


Eu nao manjo muito de guitarra, pq eu toco baixo cara, mas até onde eu sei na palhetada a mão fica na ponte e o dedinho apoiado.

Já ouvi falar de um amigo guitarrista que é melhor mexer com os dedos do que o pulso, e quando eu vou tocar o baixo com a palheta eu assim faço, mas não sei se te listar as vantagens.

cafe_com_leite
Veterano
# jul/12
· votar


One In A Million
o cara da igreja falou que a única vantagem é que dói menos, ainda mais quando for tocar por muito tempo ou for fazer um solo muito rápido e grande, mas em questão de velocidade e técnica não muda muita coisa. To aprendendo a palhetar mexendo só a pinça dos dedos, já que a do pulso eu já sei e sinto que com os dedos tenho maior precisão.

cafe_com_leite
Veterano
# set/12
· votar


Outra dúvida galera.
Meu professor está me passando músicas difíceis bem acima do meu nível, tipo Overture 1928 do DT e Glaskow de Petrucci, e aulas de teoria, vocês acham que a didática dele tá boa?

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


cafe_com_leite

"mexendo só a pinça dos dois dedos "

Cara, qualquer professor de qualquer instrumento (isso vale prá tudo, não é só guitarra não) vai mandar "economizar" o braço, ou seja, prá que mexer do pulso prá cima se você pode conseguir só com o jogo da munheca?

Porque isso? Porque cansa muito, desgasta e perde performance. Veja bateristas, por exemplo, imagine o cara segurando um show com músicas à 140/160 bpm, movendo o braço todo? O cara sai da batera pra fisioterapia. Bateristas tem de tocar relaxado, economizar movimento dos braços e pernas,,,,temos as "dobradiças" do pulso e calcanhar justamente prá isso.

O mesmo vale prá você. Se pode palhetar bem e rápido só movendo do pulso prá baixo, prá que usar o braço todo prá isso?

Teu professor tá certo, e o momento dele cobrar isso é agora, porque depois vicia e aí é foda consertar.

Quanto a didática dele, não dá posso avaliar....qualquer comentário que eu fizer será chute.

Duds McCready
Veterano
# set/12
· votar


Se eu pudesse dar um único conselho para quem tá começando, seria (para escalas, basicamente):

Não corra. Preze pela nota limpa ao invés da velocidade... Isso fará toda a diferença quando começar a tocar mais rápido.

O grande problema é que sempre iniciante quer tocar rápido, ao invés de limpo...kkkkk

Abraços!

cafe_com_leite
Veterano
# set/12
· votar


Duds McCready
O grande problema é que sempre iniciante quer tocar rápido, ao invés de limpo...kkkkk
Ainda bem que não penso em ser rápido, só em executar meu instrumento de melhor forma, independente da velocidade.

cafe_com_leite
Veterano
# nov/12
· votar


Ó eu perguntando de novo hahah
Faz um tempão que não pergunto nesse tópico, que querendo ou não se tornou de minha exclusividade ( perguntas minhas) então irei usa-lo a cade dúvida que tiver, pra não ficar enchendo o fórum com tópicos do mesmo titulo.
Minha dúvida, não é bem uma dúvida, é mais pra ter certeza mesmo, é sobre o metrônomo:
As BPM indicados são oque o metrônomo toca ou a divisão do tempo que eu faço dele?
ex: tá marcado no metrônomo 120 bpm, se eu bater sincronizado com a batida dele, tipo a cada batida uma nota junta, eu estou tocando a 120 bpm?
Tenho quase certeza que é, mas só praa ter certeza mesmo hehehehehe
Valew

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


cafe_com_leite
Sobre o professor: pergunte pra ele qual é o planejamento das aulas, para onde ele vai te levar, se não gostar, converse com ele, se quer aprender partitura ele deveria te ensinar a ler partituras, a idéia de que um professor sabe melhor que o aluno o que o aluno quer é bem falha nessa área da música, e se ele não aceitar pitaco, fuja.

Sobre a palhetada: diferente de outros instrumentos como o violino e o piano que possuem centenas de anos de práticas e que especialistas podem te afirmar com certeza qual é o movimento ideal na implementação da técnica, guitarra é um bebê em comparação, e às vezes você vai ouvir sobre como você deve botar o dedão no meio do braço sempre para tocar qualquer coisa por um paralelismo com o violão. Eu posso te mostrar guitarristas extremamente técnicos que usam o braço inteiro para palhetadas e outros que nem mexem o pulso, um doido aí até entorta a mão inteira pra tocar (Marty Friedman), e para cada coisa que seu professor disser que é assim o certo vão existir n guitarristas que fazem o contrário. Mas é claro que na hora de ensinar é legal ter uma direção, e você deveria tentar economizar esforço, mas não exagere, um movimento mínimo no pulso é perfeitamente normal.

Sobre o metrônomo: 120 bpm = 120 batimentos por minuto, mas dentro de cada batimento pode caber 2, 3, 5, 7, 11 notas, se você tocar 11 notas por batimento e o metrônomo estar a 120 bpm você está tocando 22 notas por batimento a 60 bpm.

cafe_com_leite
Veterano
# nov/12
· votar


Scrutinizer
Valeu Scrut, primeira vez que te vejo tentando ajudar e não trollando hahaha, mas essa da palhetada eu já resolvi, to palhetando agora só com a pinça dos dedos, tenho melhor precisão palhetando assim, e já estou numa velocidade boa até, e as aulas também estão no caminho certo, já aprendi bastante coisa nelas, e pretendo continuar até eu achar que posso caminhar sozinho.
Abço

cafe_com_leite
Veterano
# dez/12 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Galera, não vejo a necessidade de criar um tópico pra essa dúvida porque ela é muito específica, então vou usar esse tópico muito útil exclusivo de dúvidas minhas.
Seguinte, toco em igreja, e meio que dei uma enjoada dos mesmos acordes de sempre, tanto que nem treino as músicas que toco na igreja, pego na hora mesmo. Então aproveitei uma música que toco lá e meio que "mudei/acrescentei" alguns acordes na harmonia, até para testar alguns acordes que tenho aprendido, e a mudança ficou assim:

original: G- D- Em- C

modificada: G- G#º- Bº- D7(9)- D#m7(9)- E#m7(9)- C9
Ps: as notas G#º e Bº estão entrando no dividindo o tempo de G, e a nota Dm#7(9) está no tempo de D7(9)

a minha dúvida é: Isso soa bem? não levando em consideração de questão de gosto, tipo tá bizarro mas gostei porque tá exótico, quero uma opinião padrão mesmo, até porque estarei tocando para o povão, então coisas muito exóticas não soaram bem a eles. (espero que tenham me entendido)

E mais uma dúvida, na passagem do G#º para o Bº eu usei a teoria que meu professor me passou, de que um acorde diminuto se desdobra a cada 4 casas (ou 3, se não contar a que estava), dá pra fazer isso nessa música? ou fica fora do que a música pede ou exagerado?

cafe_com_leite
Veterano
# dez/12
· votar


Up

TheRover
Veterano
# dez/12
· votar


Preciso de um método impresso que ensine a tocar guitarra. Já tenho uma certa experiência.

Gustoau
Veterano
# dez/12
· votar


na passagem do G#º para o Bº eu usei a teoria que meu professor me passou
Eu não concordo com isso que geralmente fazem "ei, li nesse livro aqui que você pode fazer isso, então vamos fazer isso".
O ensino de harmonia não deveria ser assim, deveria ser um jeito de você conhecer de ouvido todos os acordes e progressões possíveis para que você chegasse na sua harmonização de ouvido com segurança e não por "tentativa e erro".

Algo como aprender uma língua. Você aprende as palavras, aprende a sintaxe, e forma frases a partir daí, não copiando e colando as frases que já estão construídas nos livros.
Eu acho que não me expliquei muito bem, mas vou parar com a divagação.

Tá soando bem pra você? Seja sincero consigo mesmo e muito crítico, se você ouve algo de errado refaça. Vá de ouvido, imagine o que pode vir depois antes de pegar no instrumento (método extremamente importante para compositores e que muitos guitarristas profissionais por aí vejo repudiando "ah, eu pego na guitarra e vou brincando até aparecer algo legal" (já ouvi isso do Rafael Bittencourt)). E é isso, dane-se o que as pessoas pensam.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/13
· votar


Gustoau
Eu não concordo com isso que geralmente fazem "ei, li nesse livro aqui que você pode fazer isso, então vamos fazer isso".
O ensino de harmonia não deveria ser assim, deveria ser um jeito de você conhecer de ouvido todos os acordes e progressões possíveis para que você chegasse na sua harmonização de ouvido com segurança e não por "tentativa e erro".

Bom, meu plano era fazer algo diferente nessa música, e como sabia de algumas coisas tentei coloca-las, até pra aprender aplicar aquilo que tenho aprendido na teoria, e me soou muito bem, só que, aquilo que eu acho legal pode ser totalmente sem sentido, até porque se fosse pra mim tocar como composição minha estava pouco me fudendo pra que as pessoas acham, mas o caso aqui é que eu vou pegar uma música famosa até, que todo mundo tá acostumado a ouvir de um jeito, então se eu mudar pra uma coisa que não soe legal, pelo menos pra pessoas que estão a acostumadas a ouvir o mesmo tipo de música simples, pode ser que não soe nada agradável a eles.
Na verdade eu queria uma crítica teórica mesmo, até pra mim ter um guia pras minhas próprias composições, pra analisar a progressão e ver se tem algo de errado.
De qualquer forma, obrigado.

Gustoau
Veterano
# jan/13
· votar


aquilo que eu acho legal pode ser totalmente sem sentido
Mas isso que é bacana. A harmonia não é uma teoria nascida de um conjunto de regras que depois foram aplicadas, foi o caminho oposto, de forma simplificada, músicos faziam certas coisas e depois analisaram tantas composições e perceberam certos padrões e depois sintetizaram em uma teoria.

Uma das recomendações que já vi era "não se limite a esse livro, todas essas regras tem exceções mesmo dentro das composições mais tradicionais, para você aprender você deve analisar essas composições".
Acho que o que você quer não é uma análise teórica, você quer saber se as pessoas vão gostar, certo? O melhor jeito é você tocar pra algumas e ver o que elas acham.

pelo menos pra pessoas que estão a acostumadas a ouvir o mesmo tipo de música simples
Se sua preocupação é essa então não é melhor fazer algo simples? Mas não subestime-as tanto.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/13
· votar


Gustoau
Blza, toquei ela uma vez já, até que as pessoas gostaram, mas queria uma análise teórica, algumas dicas, coisas que podem caracterizar mais ainda a melodia e tal, é que eu quero ter mais ideias pra compor melodias mais jazzisticas, do estilo daquelas de George Benson, saca? acho muito interessante melodias assim, então eu to meio que atirando no escuro em relação a compor assim.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/13
· votar


Up

cafe_com_leite
Veterano
# jan/13
· votar


Mais um up aqui, na esperança de alguém me responder =/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico pra quem está começando a tocar um instrumento. Exponha aqui suas dúivdas