Quem disse que o Rock Progressivo morreu? Squakett - A união do Genesis e do Yes!

Autor Mensagem
Eric Clapton
Veterano
# jun/12 · Editado por: Eric Clapton


O Squackett é a parceria entre dois grandes nomes do Rock Progressivo dos anos 70, Chris Squire (Yes) e Steve Hackett (ex-Genesis), e depois de 4 anos trabalhando no disco ele finalmente verá a luz do dia em 28 de Maio, embora a edição em vinil tenha data marcada pra 21 de Abril e a Amazon diga que o disco sairá em 06 de Junho, uma bela bagunça!

A parceria já tinha sido anunciada antes aqui no site em 2009, porém ela não aconteceu naquele ano de verdade, a dupla acabou deixando o trabalho de lado, o Yes lançaou Fly From Here (2011) e Steve Hackett Beyond The Shrouded Horizon (2011). Os músicos no entanto, continuaram seguindo com o projeto aos poucos entre as folgas que tinham.

As gravações básicas foram feitas nos anos de 2010 e 2011 no estúdio de Steve Hackett e contaram com a participação dos músicos Roger King (teclados), Amanda Lehmann (vocais) e Jeremy Stacey (bateria). O ano de 2012 viu os toques finais de mixagem e masterização.


http://progshine.com/tag/squackett/

Squackett – “Life Within a Day”

Chega a uma altura na vida em que não temos que provar nada a ninguém ou fazer o obrigatório frete para chegar a um determinado objetivo. É precisamente o que se deve passar no estado espirito destes dois senhores sexagenários. Cada um deles com uma longa e sólida carreira de décadas ao serviço do rock no geral e do seu género progressivo em particular.

“Life Within a Day” é um daqueles discos com uma atitude: “embora lá fazer aquilo que nos dá na gana”. Sem pressões comerciais, sem grandes compromissos para agradar a este ou aquele grupo de fãs. No fundo, contrariar todo o tipo de espectativas que se posam esperar da colaboração de um ex-Genesis e de um ainda atual membro do Yes.

E foi precisamente isso que o guitarrista Steve Hackett e o baixista Chris Squire fizeram. Um disco livre de qualquer tipo de constrangimentos ou amarras do passado. Uma opção inteligente dado que se tentassem competir com o pedigree e legado lendário das suas respetivas bandas poderiam sair-se bem pior.

Assim temos um disco extremamente simpático, humilde seminalmente progressivo pela sua atitude e que demorou quase 5 anos a gravar. Tudo feito com muita calma e sem grandes ondas para não comprometer a agenda dos seus “empregos diurnos”.

Certo é que “Life Within a Day” ergue muito bem uma ponte musical alternativa entre os Genesis e os Yes. Tem aqui coisas que mais fazem lembrar uma espécie de Led Zeppelin progressivo e esotérico. O tema título “Life Within a Day” que abre o disco, mais parece uma “Kashmir” virada do avesso com as harmonias vocais dos Crosby, Stills & Nash em pano de fundo.

Aliás um dos pontos de altos nem é tanto o virtuosismo instrumental demonstrado (isso seria o caminho mais fácil e óbvio), mas as gloriosas harmonias vocais de Squire e Hackett que curiosamente nunca foram os vocalistas principais das bandas onde ganharam fama. Canções invulgares como “Divided Self” e “Sea of Smiles” são sem dúvida um bom exemplo dessa força vocal que brota dentro deste trabalho.

Mas o tema que chama mais à atenção após uma primeira leitura é “Tall Ships”. Uma canção com um poder impressionante e que sem dúvida teria sido um êxito se tivesse sido editada há 30 anos.

Segue-se temas eminentemente cósmicos mas com uma pitada de som tipicamente britânico, quase Beatlescos como “Aliens” ou “The Summer Backwards”. Temas contemplativos e com uma pitada de nostalgia inerente e que só poderiam ser escritos por quem já vê os anos da reforma a aproximarem-se cada vez mais.

No entanto há aqui coisas mais refinadas e pesadas como o fantasmagórico “Stormchaser” ou irónico “Perfect Love Song” que fecha o disco e que no meio tem um grande solo de Hackett.

Fica a plena sensação que Hackett e Squire, com a ajuda de Roger King (teclados) e Jeremy Stacey têm aqui nos braços algo que se continuarem a cultivar se poderá tornar em algo muito especial. Não será nada que os tire das suas respetivas carreiras “diurnas”, mas pelo menos vai ganhar alguns fãs de culto. Se bem que eles estejam a marimbar-se para isso tudo.



Leia mais: http://www.som-alternativo.com/2012/06/critica-squackett-life-within-d ay.html#ixzz1yqfR3Tke


Squackett – “Life Within a Day”


http://www.youtube.com/watch?v=8oHbRleC9z0


Squackett - "Storm Chaser"



http://www.youtube.com/watch?v=2Rh8rxGYfHM&feature=related

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


Caramba.

Estou escutando todos os sons. Puta que pariu.

Um dos melhores álbuns que eu já escutei em toda minha vida!


LINDO DEMAIS! <o>

Estou assustado de tão bom que é álbum:

Squackett - "Aliens"

.

http://www.youtube.com/watch?v=7kEUIjLcYn8&feature=related

RuanbestXx
Veterano
# jun/12
· votar


Sério mesmo Quem disse que o Rock Progressivo morreu? ele sempre esteve presente e sempre estará .

RuanbestXx
Veterano
# jun/12 · Editado por: RuanbestXx
· votar


To escutando .

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Sério mesmo? o.O

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


RuanbestXx

Esses ets me dão medo O.o

Mas escuta o som.

Muito. Foda!

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite

Snow. Achei muito sensacional.

Se você não gostou, você é muito azeda hahaha

me deu vontade de fumar agora. Droga

=/

RuanbestXx
Veterano
# jun/12 · Editado por: RuanbestXx
· votar


Não gostei,achei muito ruim na boa (pelomenos pra mim) .

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Não parece nem Yes nem Genesis. É outra coisa.

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


RuanbestXx

Velho. A música do Primeiro vídeo é viciante.

Tipo. Não tem nada de Yes e Genesis. Parece uma mistura de Rainbow com Led Zeppelin, só que mais virtuoso.

\o/

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Eric Clapton
Se você não gostou, você é muito azeda hahaha

Calma. Preciso ouvir mais. É diferente. Mas parece bom. Preciso digerir.

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


RuanbestXx

Como você muda de opinião rápido.

RuanbestXx
Veterano
# jun/12 · Editado por: RuanbestXx
· votar


Eric Clapton
Sério,eu já escutei mais da metade da primeira e isso não entra na minha cabeça eu gosto mesmo é de Rock animado isso ai ta muito ... sei lá .

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


RuanbestXx

No Problem.

=)

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite

No Y2B tem mais.


Não sei pq, mas a música do terceiro vídeo eu lembrei de você.

Não me leve a mal pelo nome da música ser "Aliens". Mas ela me lembra uma melodia de uma musica que vc postou esses dias.

RuanbestXx
Veterano
# jun/12
· votar


Eric Clapton
Não sei pq, mas a música do terceiro vídeo eu lembrei de você .
ele é tão feio assim?

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Eric Clapton
Não me leve a mal pelo nome da música ser "Aliens". Mas ela me lembra uma melodia de uma musica que vc postou esses dias.

hummmm qual será?

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


RuanbestXx
Não sei pq, mas a música do terceiro vídeo eu lembrei de você .
ele é tão feio assim?


É ela.

E ela é linda viu.


snowwhite

Eu achei muito diferente esses sons. Estou tentando a todo custo baixar esse CD.

As linhas de baixo estão bem pesadas. Acredito que seu marido irá curtir.

RuanbestXx
Veterano
# jun/12 · Editado por: RuanbestXx
· votar


Eric Clapton
De fato eles inovarão bastante as cançoes são bem diferentes .

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


RuanbestXx


Seus comentários são engraçados aueheueh

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite

Na verdade essa música me lembra você:



http://www.youtube.com/watch?v=tDXqwrWmhNA&feature=player_embedded

PS. eu não sou pretinho não viu hihi,, Só um poquinho ^^

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite

Mas música que eu não consegui escutar até agora e não tem no Youtube é essa tal de "Tall Ship".

Estão bombando de elogios desse som na internet e nos comments dos vídeos dos no Youtube está todo mundo pedindo ela.

E sinceramente, o que mais me agradou foram a sutileza dos vocais harmonizados, e olha que Steve Hackett, o pai do Tapping, nem cantava no Genesis. Mas ele tem uma voz muito bonita.

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Cara, eu gostei. Gosto mais das mais pesadas, como Life Within a Day, que tem um pouco de Deep Purple ( Perfect Strangers). Mas em suma,tá mais pra Yes do que pra Genesis.

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


Muito bom....ducaraleo!!

Minha Praia!!

Chris Squire um de meus baixistas favoritos....e Genesis (era Peter Gabriel) uma das bandas mais originais e únicas de todos os tempos.

Progressivão clássico, setentista, costuma ser indigesto para a nova geração, acostumada a um paladar, digamos, mais MC Donalds.

SODAPOP
Veterano
# jun/12
· votar


Credo Murillo, tu acha mesmo que o rock progressivo vai sobreviver com esse reencontro de dinossauros, sendo que o progressivo tem como adjetivo ser ousado, inovador?
Aí é o fim

Mas verei o vídeo

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


Eric Clapton

Muito bom!!!! Seu tópico demonstra que vasculhando a gente encontra coisa boa!

Valeu pela dica. :)

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


SODAPOP

Apesar de ser dessa geração (anos 70) concordo com relação ao Rock Progressivo não poder sobreviver pelos seus "dinossauros", mas tem gente boa fazendo Prog moderno (Eu sou um deles...só não sou "gente boa"...rs)

Obs: (não confundam com Prog Metal, Metal Melódico etc...Prog mesmo é outra coisa).

Apenas um exemplo, se quiserem mais, favor solicitar....manjo um "pouquinho" de Prog.



vinicius000
Veterano
# jun/12
· votar


Essa música Life Within a Day parece uma mistura de Kashmir com Ariel do Rainbow.

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


Lelo Mig
SODAPOP
MauricioBahia
Lelo Mig
vinicius000

Tema mais videos no Youtube.

Uma coisa é certa. Ruim não ficou.


SODAPOP

Eu acho que você vai curtir, talvez não ame de paixão, mas vai achar legal

=)


MauricioBahia
Muito bom!!!! Seu tópico demonstra que vasculhando a gente encontra coisa boa!

Valeu pela dica. :)



Fui pego de surpresa. Fiquei sabendo disso hoje. <o>

RuanbestXx
Veterano
# jun/12
· votar


Lelo Mig
Pohh,ducaralio essa música .

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem disse que o Rock Progressivo morreu? Squakett - A união do Genesis e do Yes!