Genesis - "Firth Of Fifth" - A Espetacular Viagem do Rock Progressivo!

    Autor Mensagem
    Eric Clapton
    Veterano
    # abr/10


    Fazendo um levante da minha biblioteca musical, em específico de rock progressivo, pelo qual eu somo mais de 2.500 músicas. Tentei fazer uma análise das maiores viagens do Rock Progressivo, tanto de bandas clássicas e consagradas como Yes, Pink Floyd, Genesis, Jethro Tull, Rush, Emerson, Lake and Palmer, Supertramp, King Crimson, Focus, Gentle Giant, Dream Theather, Symphony X e as mais desconhecidas como Magma, Camel, The Nice, Soft Machine, Premiata Forneria Marconi, Ange dentre outros, mas nenhuma música, acredito eu, representa o Rock Progressivo por tudo o que ele foi e o que ele é do que "Firth Of Fifth " do Genesis, do álbum "England by the Pound" de 1973.

    A canção começa com uma introdução de piano clássico por Tony Banks, antes de mudar tempo para a primeira seção de letras, acompanhado de bateria e uma progressão de acordes entre o órgão e guitarra. A canção, em seguida, apresenta uma melodia da flauta, seguido por um instrumental "synth-driven", que retoma o tema de abertura piano. Steve Hackett, em seguida, toca um solo (uma interpretação da melodia da flauta), usando uma de suas notas de guitarra "violino". Peter Gabriel, em seguida, canta um pequeno trecho da letra antes de Banks concluir a música no piano.


    Genesis - "Firth Of Fifth"



    http://www.youtube.com/watch?v=SD5engyVXe0

    Eric Clapton
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Se fosse o "Slash" no título iriam comentar algo.

    =/

    Fillmore East
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Realmente sensacional. Acho essa fase do Genesis é o que há de mais representativo e melhor no Rock Progressivo. Infelizmente, na minha opinião, o Phill Collins é muito careta e depois da saída do Peter Gabriel eles não conseguiram manter o nível progressivo da coisa. Para mim o Genesis formam junto com Yes, Emerson, Lake and Palmer e Renaissance a base do Rock Progressivo.
    Gostaria de acresentar esses vídeos que representam o Rock Progressivo para mim:
    Genesis - The Musical Box


    Yes - Roundabout


    Renaissance - Carpet of the Sun


    Emerson, Lake and Palmer - Promenade & The Gnome

    Fillmore East
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eric Clapton
    Infelizmente existe essa "falta de interesse" em relação ao rock, e a música em geral, do passado. Agora para se ter o tópico comentado tem que trazer uma polêmica. No meu caso fiz um tópico sobre a banda Traffic que só contou com 8 comentários, realmente triste.

    qew
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Po men! esses dias mesmo eu estava procurando algo realcionado ao Rock Progressivo, que é uma "vertente" do Rock que eu sou leigo, e me senti um tanto quanto perdido. Continuem postando \m/

    gualtersouza
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eric Clapton

    Eu acho que esse tópico tem tudo para avançar. Há muito o que ouvir do progressivo. Ainda há gente que sabe fazer bem, independente se é clássico ou o neo (ou metal).
    Entre Genesis e Yes, eu ainda acho que o Yes representa melhor isso, mas claro, é uma questão de opinião e a música que você escolheu é uma obra prima. O solo do Hackett nela é impressionante pela beleza...

    Fica uma pergunta... ou enquete...
    Quais as bandas atuais que teriam herdado com mais qualidade o que estes pioneiros fizeram? Particularmente, acho que aqui no Brasil existem algumas bandas que lutam por manter a criatividade a serviço do rock progressivo. Em Minas Gerais, por exemplo temos o Calix, o Sagrado Coração da Terra (não sei se ainda está ativo)...

    Abç

    Its Fucking Boring To Death
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    já gostei mais de rock progressivo. Hj prefiro ouvir fusion. Mas, Genesis é uma baita banda, com certeza.

    gualtersouza
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: gualtersouza
    · votar


    Its Fucking Boring To Death

    Eu ainda gosto de progressivo, mas acho que não podemos nos fixar somente na época de ouro dele (Genesis, ELP, Yes, etc...)
    hoje temos Pure Reason Revolution, Jade Warrior, Arena, Lazuli (frances), God is an astronaut, Kaipa (ainda produzindo), Quidam, Sylvan, etc... que, se não acertam em todos os trabalhos, fazem muita coisa interessante

    Abç

    old steel
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: old steel
    · votar


    Todos bem escolhidos.Mais 2 clássicos.Música para poucos.







    Will Bejar
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Eric Clapton
    Pra mim, é a melhor de todas as músicas de rock progressivo!!!

    Fillmore East
    Assino embaixo todos os seus vídeos.

    Its Fucking Boring To Death
    Caraca, desenterrou o De Falla??? kkkkkkkkkk... adorava esse som quando o clip passava na MTV... hehehehe

    Ah, voltando ao progressivo, não podemos esquecer dos nacionais:
    -Mutantes (pós Rita "chatapacarai" Lee)
    -Recordando o Vale das Maçãs
    -Som Nosso de Cada Dia
    -Som Imaginário (sideband do Milton NAscimento)
    -Tellah
    -Terreno Baldio (o vocalista era o Kurk do Rockover)
    -O Terço
    -Casa das Máquinas
    -Mobilis Stabilis (com Hélcio Aguirra nas guitarras, ainda na ativa)
    -Vímana (com Ritchie [Menina Veneno], Lobão, Lulu Santos e até o Patrick Moraz)
    -Moto Perpétuo (Guilherme Arantes)

    Eu diria Secos & Molhados, mas tavam mais pra psicodélico...rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Genesis - "Firth Of Fifth" - A Espetacular Viagem do Rock Progressivo!