Nâo pode colocar cover no youtube?

Autor Mensagem
AceFrehley
Veterano
# mai/12


Olá galera! =D
Sempre achei que poderia gravar covers e colocar no youtube, mas... gravei a musica e tudo, coloquei (Living Loving Maid, do Led Zep), e deixei bem explicito no título, "Guitar Cover", e os direitos são da Warner, então eles bloquearam meu vídeo para alguns países :(
Não tem como poder gravar cover? É crime mesmo sendo um cover?
Grato =)

alexandrecoppo
Veterano
# mai/12
· votar


AceFrehley
acho q auguem ficou com inveja e denunciou, tem mta gente que posta cover e nao da nda, acho q foi só falta de sorte sua msm.

flw abraços!

AceFrehley
Veterano
# mai/12
· votar


alexandrecoppo

Não acho que seja isso... eu acabo de colocar, no mesmo segundo ja ta bloqueado!
com 0 views...
E eu me pergunto, como eu não posso, sendo que tem zilhões de covers dessa musica?
:'(

alexandrecoppo
Veterano
# mai/12
· votar


AceFrehley
nossa agora eu tbm n sei deixa chegar auguem q esta mais acostumado com esse tipo de coisa pra responder pq eu vo ficar devendo essa pra vc.

AceFrehley
Veterano
# mai/12
· votar


alexandrecoppo

É o jeito :(

sidguitar1
Veterano
# mai/12
· votar


AceFrehley
pode sim, vc nao vai poder receber lucros apenas pelos direitos autorais do video, pode dexa teu video q nao vai da problema algum mesmo q eles notifiquem q o conteudo pertence a terceiros,abraço

Fandoderos
Veterano
# mai/12
· votar


AceFrehley
no titulo vc especificou que era um cover ?

AceFrehley
Veterano
# mai/12
· votar


sidguitar1

Valeu! Vo tentar então...

Fandoderos

Sim! O título era: "Living Loving Maid - Guitar Cover (Led Zeppelin)"

Vou tentar de novo, se der eu posto aqui no forum

wotafok
Veterano
# mai/12
· votar


cara nao importa.. a musica do cover e um diiireito da Warner.. e ela so libera pra alguns paises.. tambem passo por isso e uma coisa normal .. Covers sao livre porem ah gravadoras que detem o controle total da divulgaçao xD

AceFrehley
Veterano
# mai/12
· votar


Ah ta, valeu mesmo pessoal!
Eu na minha cabeça franga ja tava com medo de "dar merda" pra mim kkk

AceFrehley
Veterano
# mai/12
· votar


lol, moveram o tópico

Alexandre.M
Veterano
# mai/12
· votar


AceFrehley
muda as tags e o titulo, vai saber dá

Jfla15
Veterano
# mai/12
· votar


acho que tem que comparr a musica no itunes, depois postar no youtube dando os creditos para os autores da musica...

phelpsst
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: phelpsst
· votar


Não sei se isso já foi explicado corretamente em outro tópico do mesmo assunto, mas vou explicar o que já pesquisei, para você gravar em um CD seu um cover você precisa comprar uma licença de música cover que só te dá direito legal para isso e nada mais, caso você queira gravar um vídeo desse cover você vai precisar dessa licença já citada e de uma outra que se chama licença de sincronização que te dá direito de postar um áudio de um cover previamente licenciado junto com imagens de um vídeo. Segundo pesquisei o melhor lugar para se comprar essas licenças e que não são caras, é no site www.cdbaby.com aí você acessa o menu Sell Your Music que você encontrará essas informações nessa área do site, se não estiver encontrando vá até o final do site lá na parte preta onde tem alguns links importantes está lá em letras verdes os nomes das duas licenças uma em cada link logo abaixo do título em branco PUBLICAÇÃO E LICENCIAMENTO.. Espero ter ajudado, e me desculpem se já foi explicado isto em outro tópico, mas é por que sou novo aqui e estou meio perdido ainda.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


"Pobrema" é que fazer cover amador (não em mídia) e pagar os direitos é soda...

Rachmaninoff
Veterano
# mar/16
· votar


Acho que o problema todo aí é gravar em cima da versão original. O algoritmo do YouTube pega e já bloqueia direto por considerar violação de copyright.

Pra resolver isso é simples: não grave em cima da versão original... use uma BT :)

phelpsst
Membro Novato
# mar/16
· votar


Pelo que andei pesquisando, no início do youtube isso dava certo sim, mas agora o algoritmo de detecção de copyright está tão avançado que com BT tá bloqueando, e se você fizer sua versão em outro tom, até com outros arranjos, e timbres diferentes mas por conter a melodia principal da música no vocal já era, é bloqueado, se você também utilizar um monte de efeitos para deixar o áudio praticamente irreconhecível pelo youtube, não tem jeito ainda sim ele consegue detectar, no caso se a música for instrumental então os direitos estão sobre toda a obra com seus acordes e solos e tudo mais, você teria que literalmente tocar uma outra coisa que já não seria considerado um cover seria uma música sua pois não pode ser igual a música instrumental registrada do outro artista. Existe uma situação que é a pior de todas que poderia acontecer, normalmente o dono do canal pensa que está se dando bem por não ter nenhum vídeo seu de cover, não licenciado, ter sido bloqueado, e nem seu canal excluído, mas aí que mora o grande perigo, é uma armadilha dos músicos que possuem os direitos daquelas músicas conseguirem uma punição terrível para o dono daquele canal, imagine a situação, você gravou diversos covers de alta qualidade sem licenciamento correto, e seu canal começa a gerar muitas visualizações acima de 1 milhão por cada vídeo, é só uma suposição, e de repente chega um e-mail ou carta na sua caixa de correio eu acho, não sei ao certo, te intimando para comparecer ao tribunal de justiça por estar sendo processado por quebras de direitos autorais no youtube, e a coisa é pior ainda quando você ainda conseguiu gerar uma renda boa com seu canal, então no tribunal você irá pagar uma multa calculada pela quantidade de músicas ilegais postadas, multiplicado pelo número de visualizações e novamente multiplicado pela renda gerada ilegalmente pelo seu canal, e a banda que ganhará a causa na justiça receberia no caso se fosse possível você pagar tamanha quantia em dinheiro para eles, um valor muito alto, mas como na maioria dos casos acontece mesmo, é da gente ir parar na cadeia. Se o seu primeiro vídeo foi bloqueado, ou seu canal foi excluído por apenas uma violação você é uma pessoa de sorte, mas se acontece o que relatei antes, já era.

makumbator
Moderador
# mar/16 · Editado por: makumbator
· votar


phelpsst

A maioria das músicas no meu canal é de domínio público, então tenho muito pouco problema com isso. Eventualmente mesmo essas músicas são identificadas e reclamadas como uma determinada gravação comercial. Eu entro com a disputa e sempre venço (pois são versões com arranjos e execução toda minha sobre músicas em domínio público, logo não há problema algum).

Mas dos poucos vídeos que tenho com versões de músicas ainda protegidas em todas eu reconheço o material como pertencente a terceiros e então eles autorizam o vídeo continuar de pé, fazendo a divisão de monetização entre o detentor dos direitos e meu canal.

Existe uma situação que é a pior de todas que poderia acontecer, normalmente o dono do canal pensa que está se dando bem por não ter nenhum vídeo seu de cover, não licenciado, ter sido bloqueado, e nem seu canal excluído, mas aí que mora o grande perigo, é uma armadilha dos músicos que possuem os direitos daquelas músicas conseguirem uma punição terrível para o dono daquele canal, imagine a situação, você gravou diversos covers de alta qualidade sem licenciamento correto, e seu canal começa a gerar muitas visualizações acima de 1 milhão por cada vídeo, é só uma suposição, e de repente chega um e-mail ou carta na sua caixa de correio eu acho, não sei ao certo

Isso é totalmente improvável de acontecer no Brasil, pois o detentor precisaria entrar na justiça brasileira. Sinceramente, eles não perdem tempo com isso. Apenas pedem para o Youtube derrubar o vídeo (ou fazer a meiação de receita, como sempre aconteceu comigo). Não vale a pena entrar com processo para tentar qualquer indenização que no fundo nunca vai ser paga. É caro, demorado e contraproducente.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Rachmaninoff

Tá foda, mesmo remixagens estão sendo podadas. Lá na terra do Tio Sam, os caras tão com sangue nos olhos, acho que nem peidar em duas notas ao vivo pode...

makumbator

Nas que não são domínio público a monetização não vai inteira pro autor?

phelpsst
seu canal começa a gerar muitas visualizações acima de 1 milhão por cada vídeo, é só uma suposição, e de repente chega um e-mail ou carta na sua caixa de correio eu acho, não sei ao certo, te intimando para comparecer ao tribunal de justiça por estar sendo processado por quebras de direitos autorais no youtube, e a coisa é pior ainda quando você ainda conseguiu gerar uma renda boa com seu canal, então no tribunal você irá pagar uma multa calculada pela quantidade de músicas ilegais postadas, multiplicado pelo número de visualizações e novamente multiplicado pela renda gerada ilegalmente pelo seu canal, e a banda que ganhará a causa na justiça receberia no caso se fosse possível você pagar tamanha quantia em dinheiro para eles, um valor muito alto, mas como na maioria dos casos acontece mesmo, é da gente ir parar na cadeia.

Cara que erva tu fumou?

Não te prendem por dívida... No máximo trancam tuas contas bancárias, e o CPF vai parar num serviço de proteção ao crédito, vulgo SPC. Teoricamente, em última estância talvez, quebra de sigilo bancário, e a justiça determina transferência de valores, e bens vão ser apreendidos. Mas isso é tão improvável quanto o sol não nascer.

Não sei seria julgado pela lei brasileira, como disse o makumbator, já que o u2b é Yanke.

Toda vida, ninguém quase se importa. Tem artistas grandes fazendo cover contando em dezenas de milhões os views, como a Lindsey Stirling, que devem faturar alto com o canal, dividindo corretamente com os autores o lucro e voi la...

makumbator
Moderador
# mar/16 · Editado por: makumbator
· votar


Ismah
Nas que não são domínio público a monetização não vai inteira pro autor?

Sim vai. O que acontece é que o sistema do youtube ás vezes confunde uma nova versão de composição em domínio público com uma gravação comercial protegida (exemplo: a quinta sinfonia de Beethoven está em domínio público, mas a gravação da mesma peça em 1962 pela Filarmônica de Berlim com o Karajan NÃO está em domínio público, pois ainda há o direito do produtor fonográfico).

O sistema confunde a minha versão como se fosse um upload de uma versão comercial (protegida) da mesma peça em domínio público. Nesse caso basta em entrar com a disputa e explicar que essa versão em particular é minha (portanto os únicos direitos da versão são meus). O sistema libera em alguns dias. Nunca me contestaram (até por eu não estar mentindo).

Depois da liberação todo o lucro de visualização pode ser meu (mas na verdade eu não monetizo meus vídeos, pois como uso adblock não acho justo querer que os outros assistam propagandas que eu mesmo evito).

Os únicos vídeos monetizados do meu canal são justamente os que não são domínio público e o sistema obrigatoriamente monetiza e divide os lucros comigo e com os detentores dos direitos. Nesse caso não posso evitar a monetização (e acho justo que lucrem junto comigo).

Por exemplo, o meu vídeo da To live is to die (Metallica) foi desde o primeiro dia identificado como cover. Eu reconheço que a música não está em domínio público e desde então o sistema divide os lucros de visualização entre meu canal e o Metallica. Mas nunca derrubaram o vídeo. Claro que se o detentor dos direitos quiser ele pode pedir pra derrubar o vídeo e não aceitar a divisão de lucros, mas me parece que a maioria permite essa prática (até porque eles ganham com ela).

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


makumbator
Depois da liberação todo o lucro de visualização pode ser meu (mas na verdade eu não monetizo meus vídeos, pois como uso adblock não acho justo querer que os outros assistam propagandas que eu mesmo evito).

Eu também uso, e já refleti muito sobre isso. Concluí que isso é como o jornaleiro que vende revista pornô. Ele não consome, ficando escolha livre o cliente consumir ou não consumir.


a gravação da mesma peça em 1962 pela Filarmônica de Berlim com o Karajan NÃO está em domínio público, pois ainda há o direito do produtor fonográfico

Está sob proteção arranjo e gravação no caso...?

makumbator
Moderador
# mar/16
· votar


Ismah
Concluí que isso é como o jornaleiro que vende revista pornô. Ele não consome, ficando escolha livre o cliente consumir ou não consumir.

Sim, essa também é uma maneira de ver a situação.

Está sob proteção arranjo e gravação no caso...?

Apenas a gravação, pois o arranjo é o original do Beethoven mesmo (e esse está em domínio público pela legislação atual desde o fim do século XIX).

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Makumba, mas quem definiu essa "legislação"? Tratado internacional?!

makumbator
Moderador
# mar/16 · Editado por: makumbator
· votar


Ismah
Makumba, mas quem definiu essa "legislação"? Tratado internacional?!


Sim, tratados internacionais e bilaterais. Mas há variações locais, por exemplo, no Canadá (e alguns outros países) a proteção para a obra é válida por 50 anos a partir do ano subsequente à morte do autor (enquanto na maioria dos lugares é de 70 anos). Villa-Lobos por exemplo (morto em 1959) já é domínio público nos países de 50 anos, e protegido nos de 70 anos (como o Brasil).

Mas mesmo com diferenças os tratados buscam dar parâmetros legais semelhantes e garantir internacionalmente a proteção de um autor (e não apenas em seu país de origem)

phelpsst
Membro Novato
# mar/16
· votar


(risos) Sim é verdade, tô parecendo que fumei erva mesmo, foi mal exagerei mesmo, mas é porque vi isso em um canal do youtube e o cara explicou assim, e fiquei com medo mesmo, mas já reparei isso mesmo a maioria acaba negociando os lucros das propagandas com os donos dos direitos autorais e as vezes se a banda for gente boa até sede de graça o seu direito de fazer o cover deles, também pesquisei sobre isso, eu acho muito complexo, e cada um tem uma opinião diferente, na verdade eu ainda não formei a minha entenderam, por isso que ainda estou falando besteira. É que já estou com meu canal criado e vazio porque meu álbum ainda nem terminei de projetar, tá só uns rabisco ali e aqui, e pensei começar com covers, mas estou com medo entende?

phelpsst
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: phelpsst
· votar


Também não sei se eu fizer vídeos de como tocar certas músicas famosas se vai rolar bloqueio, tô totalmente perdido ainda, não sei por onde começar, será que devo arriscar?

makumbator
Moderador
# mar/16
· votar


phelpsst
não sei por onde começar, será que devo arriscar?


Faz ué, ninguém vai te processar e arrancar todo os seus bens. O máximo que vai acontecer é tomar um strike no canal (mas mesmo isso não é tão comum pra covers).

phelpsst
Membro Novato
# mar/16
· votar


Falou brother, vou tomar coragem e preparar alguma coisa para começar, é que pretendo usar o canal para divulgar meu trabalho como professor, compositor e fazer alguns covers para a galera curtir e sentir minhas referências musicais de modo mais real e não só de eu falar, valeu pelo apoio, estou curtindo muito o fórum, pena que estou fazendo umas partituras guita pro e não tô conseguindo desde de o início do carnaval postar lá no cifraclub, o pessoal da manutenção não consegue resolver o problema e acho que desistiram até de responder minhas mensagens, enviei uma a dois dias atrás e até agora nada e a anterior recebi uma mensagem em branco do webmaster....lamentável.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


makumbator

Thank's man!

phelpsst

Relaxa.

Soultunes
Membro
# mar/16 · Editado por: Soultunes
· votar


eu ainda não formei a minha entenderam, por isso que ainda estou falando besteira.
phelpsst

Cara, você deve ter fuçado bastante no youtube, certo ?

Se sua intenção é subir suas musicas autorais, é só inverter a ordem das coisas.

Trabalhe no seu album, produza ele, grave e depois faça um canal para divulga-lo.

Se sua intenção é apenas ter um canal no youtube para mostrar que sabe tocar um instrumento, então começe a gravar seus covers na beira da cama e manda bala.

O que mais você ve no youtube, falando especificamente deste mundo guitarristico ?

Resposta: Demonstração de equipamentos e guitarrista fazendo cover, inclusive para demonstrar um determinado equipamento.

É o que mais tem na rede, não sei pq da sua duvida.

Eles não vão deixar monetizar, obvio.

E pode ser que em algum pais a gravadora bloqueie a reprodução do video.

Na pior das hipoteses eles pedem para você retirar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nâo pode colocar cover no youtube?