Futuro de um jovem músico

Autor Mensagem
murilo.ng
Veterano
# mar/12


Eai galeraa, preciso compartilhar isso urgentemente!!! Tenho 17 anos e toco violao/guitarra desde os 11, atualmente me formei e hoje estou cursando o primeiro semestre de relacoes itnernacionais numa facul aqui em santos... estive pensando esses dias em abandona-la, pois é , já.... e abandonar para fazer musica que é oq eu amo!!! mas a unica facul de musica aqui em santos é a unisantos que é digamos que ruim, então pensei em terminar meu curso de Rel. Int. e depois fazer algum curso em algum conservatorio bom em SP, ou quem sabe fazer em alguma escola no exterior (musica) e enquanto isso estou pensando em entrar em algum curso na EM&T, cursos de musica, em que aprendemos harmonia, pois eu ja faço aulas de guitarra.... ou sera que tem alguma outra boa escola aqui em santos-sp.... O que acham ???? valeuu

Jube
Veterano
# mar/12
· votar


murilo.ng
Continua com sua faculdade, depois que termina embarca nos estudos musicais. Assim voce pode se manter enquanto tenta construir uma carreira musical.

guizimm
Veterano
# mar/12
· votar


eu terminaria o curso, a não ser que eu realmente não gostasse e quisesse música mesmo

murilo.ng
Veterano
# mar/12
· votar


O curso q eu faço é otimo, mas eu amo música.... to pensando em continuar com minha facul e ir estudando música no tempo livre e tal, assim será melhorr eu acho heuha

Will_NSNTP
Veterano
# mar/12
· votar


faz o que o Jube falou. É o mais correto do meu ponto de vista.

abç

guizimm
Veterano
# mar/12
· votar


murilo.ng
forma uma banda com o pessoal da faculdade e toca nas casas noturnas dae po, vai ve vc cabada vivendo da duas coisas

Yusuke Urameshi
Veterano
# mar/12
· votar


murilo.ng

Brother, já desisti de 3 facus pela metade do caminho. Agora, na quarta vez, tomei juizo. Portanto, não faça isso !! Termina o teu curso e depois parte pra música.

O arrependimento depois é f...

Del-Rei
Veterano
# mar/12
· votar


murilo.ng
estive pensando esses dias em abandona-la, pois é , já.... e abandonar para fazer musica que é oq eu amo!!!

Você e praticamente todos os músicos do FCC passaram por isso.
Siga o conselho do Yusuke Urameshi.

Um aceno de longe!!!

murilo.ng
Veterano
# mar/12
· votar


Valeeu galera !! Eu ja tenho um otimo conhecimento na musica, estava pensando em qd terminar este meu curso, entrar na souza lima, ou ir estudar musica fora.... Meu medo é pq vou afzer 4 anos de relacoes internacionais e pode ser que nao sirva para nada, já que depois q eu acabar eu irei me focar totalmente na musica ...

mvrasseli
Veterano
# abr/12
· votar


murilo.ng
Rapaz, musica é um destino incerto, tem gente que se deu bem mas a maioria que se forma num superior acaba saindo da faculdade ganhando em torno de 2000 pila, alguns até menos... Eu também gosto muito de música como você, mas as garantias são poucas e eu busco um mínimo de estabilidade. Não vou mentir pra você, se você realmente quer fazer uma carreira como músico quanto mais cedo melhor e tem que ser dedicação exclusiva, mas aí vai ter que arcar com as consequências. Eu se fosse você faria a sua faculdade de rel. internacionais e depois faria uma faculdade de música, como muitas pessoas que eu conheço fazem, mas construir uma carreira como músico nesse caso é muito difícil.

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


murilo.ng
Meu medo é pq vou afzer 4 anos de relacoes internacionais e pode ser que nao sirva para nada
não que eu entenda muito, mas acho que uma faculdade a mais é sempre bom na nossa vida

Lodi
Veterano
# abr/12
· votar


Eu não desistiria da faculdade. Viver de música hoje não é fácil, e com a faculdade talvez depois seja bem mais fácil arranjar algum trabalho. Eu tentaria a música também, mas não deixaria a faculdade de lado.

raules
Veterano
# abr/12
· votar


Você devia tentar uma faculdade de Música, viver de música é fácil, quando você tem um diploma, infelizmente é assim que funciona...
Se você gosta mesmo de música, faça música e seja feliz...
Pelo menos eu preferiria tokar nas ruas e estudar música, do que limpar minha bunda com dinheiro e ser triste pra caralho...
mas a escolha é sua x)

Gustoau
Veterano
# abr/12
· votar


Prefere fazer música? Faça música. Você tá novo, não precisa decidir o que você vai fazer pelo resto da sua vida agora.

Atom Heart Mother
Veterano
# abr/12
· votar


Vai fundo no que te realmente interessa.

Gaia0007
Veterano
# abr/12
· votar


murilo.ng
Tbm faço faculdade, 1o semestre, em Santos e amo música, mas tenho conciência de q preciso de uma formaçao alternativa. Mas o que exatamente vc qr em relaçao a musica?
Gloria Gaia

fernando tecladista
Veterano
# abr/12
· votar


Meu medo é pq vou afzer 4 anos de relacoes internacionais e pode ser que nao sirva para nada, já que depois q eu acabar eu irei me focar totalmente na musica ...

estudar música em sí não dá dinheiro no bolso pra viver
então além de músico você precisa ter uma visão empreendedora pra vender sua banda, vender você, ter seu marketing, saber negociar

não conheço o curso, mas acho que deve ter muita coisa que se aproveita pra isso que comentei

amador_ssa
Veterano
# abr/12
· votar


murilo.ng

Minha opinião é semelhante a dos membros acima, com uma resalva. Faça um curso superior (outro) 1º. Você ver um mercado real pra esse curso?

Na minha opinião o curso de música pode não ser tão estável e não ter um retorno salarial bom. Não depende só de você, mas de vários fatores externos. Entretanto suponho que o curso que você faz atualmente seja mais instavel ainda. Talvez eu seja um ignorante mas não vislumbro um futuro promissor pra um formado em relação internacional.

Tem cursos que so beneficiam quem ja esta no mercado. Tipo, alguem trabalha numa multinacional na area administrativa. Esse curso agrega valores a este profisional. Mas quem esta de fora e principalmente, não tem indicação, dificilmente se posicionará no mercado com um curso deste ao meu ver. Ja o curso de música você poderá dar aulas particulares (embora tenha muitos "informais"), em conservatorios, em Faculdades (pós graduado) e pode também ter a estabilidade citada pelo mvrasseli. Ja vi 2 ou mais editais da UFBA ofertando vagas pra formados em música, dentro de sua especialidade, claro.

Resumindo: Entre o curso de relação internacional e o de música, ficaria com o de música (numa universidade boa, claro). Porem, como a facul não é boa, sugiro que faça um curso de nivel superior antes que você goste e que tenha um mercado visivel

Ken Himura
Veterano
# abr/12
· votar


mvrasseli
Rapaz, musica é um destino incerto, tem gente que se deu bem mas a maioria que se forma num superior acaba saindo da faculdade ganhando em torno de 2000 pila, alguns até menos.
O único destino certo é a morte, cara. Todo mundo tá fudido hoje em dia, até engenheiro se pá. E olha que engenheiro tá em falta hein.

makumbator
Moderador
# abr/12
· votar


Ken Himura
O único destino certo é a morte, cara.

Morrer e pagar impostos são as únicas certezas na vida...hehehe!

Flavio Jr.
Veterano
# abr/12
· votar


cara se tu ta bem no incio do curso eu desistiria jáaaaa
pra tu fazer faculdade de musica em uma univercidade forte voce vai ter que se dedicar quase que 100% ao curso
eu estou fazendo graduação em musica tenho muitos colegas que desistiram por isso,(trabalhar e estudar) na real muitos desistem mais de 50%
eu gosto muito do curso, para mim é muito prazeroso e o aprendizado é inquestionavel

ivandeff
Veterano
# abr/12
· votar


murilo.ng

Cara eu também já passei por isso, quando tava saindo do colegio pensei em largar tudo e ir estudar musica, detalhe que a unica facul que oferta musica aqui na região é simplesmente a pior facul possivel, então tomei "juízo"e fiz vestibular de Contabilidade, e hj eu to no segundo ano, m uma das melhores universidades de contabilidade do país, arrumei um trampo que me dá um retorno financeiro razoavel, e entrei em um conservatorio, to conciliando tudo, musica, trabalho e faculdade, e to muito feliz assim.



Conselho de amigo, vc não precisa largar tudo pra viver só de música, tanto que hj em dia, se não tiver quem te de um "empurrãozinho" vc dificilmente consegue viver sossegado com música, a não ser que for professor, então estuda outra coisa, arruma uma profissão, e use a música para se divertir, pense, depois de um dia exaustivo de trabalho chegar em casa e tocar um pouco pra relaxar, pra mim funciona legal.

Ken Himura
Veterano
# abr/12
· votar


Engraçado que a maioria que fala mal da vida de músico nunca trabalhou profissionalmente como músico. Vai entender...

fernando tecladista
Veterano
# abr/12 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Ken Himura

dos meus amigos meus que falam mal de vida de músico boa parte não queria ser "profissão músico" e sim "profissão estrela"

qualquer área que se trabalha não dá pra ficar escolhendo o que você gosta de fazer
se eu monto um pet shop, não posso ficar escolhendo que raça de animal eu vou atender, tem que abraçar o que aparecer
se eu estudar pra medicina, vou trabalhar no sus, receber quirelas de plano de saúde
se for um engenheiro vou ter que fazer plantas de ediculas, casa padrão....
nas profissões acima e outras o cara pode ir se aprimorando e ai sim começar ter um preço de acordo com seu talento, escolher seus clientes devido a demanda e procura

músico já acha que aquela bandinha recem iniciada, com os músicos ainda se entrosando tem que ter a melhor noite do bar, paga alta, mordomias.... toalhas brancas....

vai ralar muito tocando por portaria de quinta-feira, tocar em festa de aniversario, tocar de graça na praça em troca de tocar de graça em outro evento que divulga mais....
tocar o que não gosta, abraçar o que aparecer, depois de ralar muito na vida é que ele vai conseguir pedir um preço de acordo com seu talento e de acordo com a demanda e procura e assim escolher os trampos que lhe agradam

simples assim

Ken Himura
Veterano
# abr/12
· votar


fernando tecladista
Pois é. Estrela é foda.

viniciusrocksjb
Veterano
# abr/12
· votar


Cara termina a facu e nos finais de semana vc da aulas em casa imprime 1 apostilinha e ensina o que sabe,pq pelo menos vc arruma dinheiro para cursar musica e vc nao deixa de lado os estudos e nem a musica!

flavio guitar
Veterano
# abr/12
· votar


murilo.ng
Cara eu também passei por esse dilema ... sempre tive uma vontade enorme de fazer musica ... mas tive que fazer Contabilidade ... não é ruim não até gosto ... mais minha paixão sem duvida é a musica ...

Mas sem duvida cara, termina sua facul normal, e depois se interna na musica ... pois com isso vc adquira estabilidade financeira até que consiga ganhar uns trocos legais com a musica ... tendeu ?

Eu faria... aliás estou fazendo isso ...

Abraços

trendset
Veterano
# abr/12
· votar


Voce está novo cara, continue seu curso pra nao terminar na rua como o Negretti do legiao urbana, e nem ficar estudando musica sem grana pra instrumentos. Termine seu curso. e depois voce faz uma escola de musica e segue em frente, dois sao mais do que um, pode ver que grandes musicos
Musico pra ganhar dinheiro de verdade e se manter nas gravadoras com qualidade ( qualidade !) tem que ter um bom estudo, tanto academico quanto musical. nao caia nessa de sertanejo universitario ( nada contra )
mas maioria desses sertanejos universitarios nao tem nem ensino médio,
e isso acaba, exatos 20 anos atraz (1992 / 2012) o Brasil estava nessa de sertanejo

trendset
Veterano
# abr/12
· votar


Sou amante incondicional da Musica, estou fazendo musica no conservatorio, mas esse ano entro pra faculdade de Historia, porque musico ainda mais tecladista/pianista sem grana nao dá.

Cmbaj
Veterano
# abr/12
· votar


Independentemente da profissão, todos ralam no começo.

Ganhar dinheiro depende mais de perfil do que profissão na essência.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Futuro de um jovem músico