Precisa ser músico pra viver de música?

    Autor Mensagem
    lucasflb
    Veterano
    # fev/12


    Não querendo criticar bandas que fazem sucesso atualmente, mas hoje em dia mas do que nunca o visual vale mais do que a musica (letra e instrumental)?

    Das coisas que fazem sucesso atualmente vemos letras sem sentido e instrumentais fraquíssimos.
    Veja a música "Ai se eu te pego":
    http://www.cifraclub.com.br/michel-telo/ai-se-eu-te-pego/
    2 versos de letra leviana e 4 acordes de fundo;

    Veja "Levo Comigo" do Restart:
    http://www.cifraclub.com.br/restart/levo-comigo/tabs-baixo/
    Uma letra pseudo-romantica, e o ídolo Pe Lanza com essa "linha de baixo".


    Não é criticar nem ofender ninguém, não é dizer "simplesmente não escuta". Hoje em dia a mídia vomita isso em você...
    Cade as letras estilo Legião Urbana?
    Cade as linhas de baixo criativas de John Paul Jones e muitos outros?
    Cade os solos de guitarra do Rock de verdade?

    PRECISA SER MUSICO PRA VIVER DE MUSICA?

    thefuga
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: thefuga
    · votar


    lucasflb
    O fato de o cara fazer uma música considerada "ruim" não quer dizer que ele não seja músico...
    Não sei se quis dizer que esses caras citados não são músicos. Mas se sim, está equivocado.
    O fato de as letras não estarem no nível de Legião Urbana e de as guitarras não estarem no nível do Eduardo Ardanuy (etc...) não significa que eles não sejam músicos. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
    E deixando claro que eu não gosto e não tenho - digamos - grande consideração por esses sujeitos, mas não tem nada haver uma coisa com outra.

    Respondendo a pergunta...
    PRECISA SER MUSICO PRA VIVER DE MUSICA?
    Não. Mas não é pelo fato de que certas bandas/artistas compõem músicas de "baixa qualidade". Você pode viver da música sendo um produtor musical, por exemplo. Não seria diretamente um músico, mas viveria do meio musical.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    lucasflb

    Claro que não.

    Sabendo exatamente e de tudo que se trata a música, desde forma de leitura até composição e afins se considera músico.

    Afinal, é qualquer pessoa ligada diretamente à música, em caráter profissional ou amador, exercendo alguma função no campo de música, como a de tocar um instrumento musical, cantando, escrevendo arranjos, compondo, regendo, ou dirigindo um grupo coral ou algum grupo de músicos.

    lucasflb
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    O fato de o cara fazer uma música considerada "ruim" não quer dizer que ele não seja músico...
    Não sei se quis dizer que esses caras citados não são músicos. Mas se sim, está equivocado.


    Realmente não quis dizer isso. Quis dizer que hoje em dia precisa saber de musica, ser um grande compositor, um musico virtuoso pra fazer sucesso.
    O título foi mais uma figura para ilustrar o texto.

    Bog
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Bog
    · votar


    lucasflb
    hoje em dia

    Talvez seja por causa da tua idade, mas lamento te informar que isso não é de hoje em dia. O teu tópico não diz nada de realmente novo, é um discurso bem antigo, só mudam os criticados. Não se esqueça que na mesma época em que tínhamos Legião Urbana, na mídia havia uma superexposição de Beto Barbosa e Cid Guerreiro (é, você provavelmente não conhece eles, tente adivinhar o motivo).

    Além disso, a produção artística de uma época é fruto do contexto histórico no qual ela surgiu. Não se pode esperar que o que surge em uma época tenha as mesmas características e relevância do que veio antes. Muito menos, se pode esperar que a exposição na mídia se mantenha a mesma.

    A moral da história é que música tosca sempre existiu e sempre vai existir, e que se você está procurando a boa música na TV, está procurando no lugar errado. Se eu fizer aqui uma lista dos grandes sucessos do Cassino do Chacrinha dos anos 80, você vai notar que, mais que Paralamas do Sucesso e afins, a TV colocava em evidência uma montanha de coisas que eu nem me lembro - e que é melhor não lembrar mesmo.

    Led Zé
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Bog
    na mídia havia uma superexposição de Beto Barbosa e Cid Guerreiro (é, você provavelmente não conhece eles, tente adivinhar o motivo).

    Cara, o Cid Guerreiro, por incrível que pareça , é multi-instrumentista, arranjador, compositor e muito respeitado na Bahia. Realmente as músicas dele não agradam , mas ele não é essa tosqueira que todo mundo acha.

    lucasflb
    Música, antes de tudo, é uma forma de arte. Não é necessário formação, carteirinha da OMS e essa porra toda pra se dizer músico. Basta fazer música e viver dela. Não importa a qualidade Até porque, gosto é relativo.
    Hendrix não teve nenhuma formação, não sabia teoria, e foi muito mais músico do qualquer um que gosta de ostentar carteira de músico e vive brigando para que se exija fiscalização.
    E outra...Don't hate the player, hate the game. Se o Teló vende, é porque tem gente que compra. A "culpa" não é dele.

    MMI
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: MMI
    · votar


    Poxa, eu penso do contrário... Eu passei as festas de fim do ano na Europa, fui conhecer esse fenômeno do Teló lá, em taxis, lojas, até em praças e a garotada tentando cantar junto e dançando. Quer saber? Achei é muito legal um brasileiro, cantando em português, com jeito brasileiro na música e arrebentando por lá. Muito, mas muito legal mesmo. Pergunte ao Bog se ele imagina entrar num shopping dos maiores em Tokio e ouvir música brasileira, os adolescentes cantando e dançando junto. O Michel Teló fez isso e eu achei muito legal.

    Como falaram, música ruim sempre vai ter, é o que atinge um povão, um segmento. Vai ouvir Tati Quebra Barraco...

    Assim como Cid Guerreiro, tem vários exemplos de cars que tocam pra valer, mas acaba se dedicando às massas e faz coisas mais simples, não sem valor. É fácil encher de exemplos, como o Marcão do Charlie Brown ou o Hudson da dupla sertaneja, confesso que acho ruim o que tocam para fazer sucesso, mas eles tocam muito mais que aquilo.

    De tempos em tempos "pega moda" falar mal de um músico brasileiro e sair malhando. Tem uma galerinha que adora falar mal do Chimbinha, mas vai tocar com aquela mão direita, toca aquilo e mostra que é tão ridículo assim. Na música do Michel Teló, tem uma sanfona safada ali que sustenta a música, bem na cara. Não vou dizer que é o extremo da virtuosidade no instrumento, mas toca aquilo, faz melhor e me prova que aquilo é tão pobre e banal assim...

    Quanto à letra, para atingir o que ele atingiu só se fosse mesmo um refrão bem grudento e simples. Português é uma língua difícil, complicada
    pouco falada no mundo, uma música de letra complexa não chega a essas proporções do Teló. A Bossa Nova e umas letras complexas conseguiu uma proporção mundial, mas é exceção e muita coisa virou instrumental ou foi traduzida para isso, como "The Girl from Ipanema".

    Eu acho que músico que é músico tem que respeitar todos esses caras e deixar de molecagem de ficar falando mal e reclamando da vida. Se é tão ruim assim, faz melhor e vende mais que ele. Se não gosta, simplesmente não ouça e admita que o mundo está ouvindo, deixa de ciuminho infantil. Precisa ser músico para respeitar os outros, isso sim.

    Bog
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Bog
    · votar


    Led Zé
    Cid Guerreiro
    ele não é essa tosqueira que todo mundo acha.

    Eu sei. Assim como muita coisa dessas bandas comerciais que fazem a molecada abrir tópicos de reclamação também tem a mão de gente que é muito boa no que faz.

    Mas o meu ponto é que os anos 80 não foram feitos de Legião Urbana e Paralamas. Tinha lambada, axé, o início dos sertanejos românticos... E algumas dessas coisas tiveram exposição maciça na TV, apesar de terem deixado um legado artístico pequeno. Independente da competência de quem criou isso tudo, sempre teve música que os roqueiros classificariam como tosca (e, em perspectiva, para a minha vó tosco era o som da Legião Urbana). A piazada às vezes fala como se isso fosse de "hoje em dia", como se antes a mídia valorizasse "música de verdade" (sinônimo de "música que eu gosto") e não tivesse "música tosca" (sinônimo de "música que eu não gosto").

    Nos anos 60 reclamavam que "hoje em dia" a mídia estava dando muito destaque para esse tal de iê-iê-iê com suas guitarras elétricas, em detrimento da Verdadeira Música. Para aquele pessoal, toscos eram os Beatles. Consigo até imaginar o lucasflb da época:

    Hoje em dia a mídia vomita isso em você...
    Cade as letras de protesto?
    Cade as harmonias complexas de violão de Fulano e muitos outros?
    Cade os solos de bandolim do Chorinho de verdade?


    Pode nos parecer surreal hoje em dia, mas já teve adolescente saindo de casa para vaiar o Caetano Veloso e os Mutantes. Fossem mais revoltadinhos, era capaz de jogarem uma pedra na cabeça do Arnaldo Baptista (como fizeram com o vocalista do Restart outro dia, e como fizeram com algumas bandas no primeiro Rock'n Rio).

    Tudo isso dá a entender que gente insatisfeita com o que a mídia destaca existe faz muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo.

    Bog
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MMI
    Pergunte ao Bog se ele imagina entrar num shopping dos maiores em Tokio e ouvir música brasileira, os adolescentes cantando e dançando junto.

    Tirando a parte de cantar de dançar junto, na verdade é bem comum escutar música brasileira em supermercados e shoppings no Japão. Mas normalmente é aquela MPB light, com jeitão de música ambiente. =P

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    O fato de o cara fazer uma música considerada "ruim" não quer dizer que ele não seja músico...
    Não sei se quis dizer que esses caras citados não são músicos. Mas se sim, está equivocado.
    O fato de as letras não estarem no nível de Legião Urbana e de as guitarras não estarem no nível do Eduardo Ardanuy (etc...) não significa que eles não sejam músicos. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
    E deixando claro que eu não gosto e não tenho - digamos - grande consideração por esses sujeitos, mas não tem nada haver uma coisa com outra.


    Não é o que sabemos que nos defini e sim o que fazemos com o que sabemos! Logo, se sabemos e não fazemos quase nada na prática, é a mesma coisa que não ser!

    thefuga
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: thefuga
    · votar


    Black Horse Guitar
    Não é o que sabemos que nos defini e sim o que fazemos com o que sabemos! Logo, se sabemos e não fazemos quase nada na prática, é a mesma coisa que não ser!

    Falou, falou, falou e não disse nada...
    Então você quer dizer que se eu for contratado por uma padaria para fazer pães mas fizer os pães "ruins" eu não serei um padeiro ? Porque oque você deixa a entender acima é isso. E o fato de o sujeito não ser o melhor, não quer dizer que ele não seja um profissional da área.

    O cara é um instrumentista e cantor, trabalha com música e vive disso. Logo ele é um músico. Ponto.
    Só porque uma MINORIA (sim, é uma minoria) considera essas musicas "pop" ruins, não quer dizer que os mesmos não sejam musicos.

    Logo, se sabemos e não fazemos quase nada na prática, é a mesma coisa que não ser!
    E quem falou em "não fazer" ? Se o cara compôs uma música que utiliza três acordes e é feita basicamente de um refrão, não quer dizer que ele quase não fez. Ele utilizou os seus conhecimentos e criou a música. Ele está ganhando "rios" de dinheiro com esta composição. Ele é um músico. Se a música é ruim ou simples, não é essa a questão. A questão é que ele é um músico independentemente da complexidade de suas composições.

    A definição de "músico" não é "pessoa que compõe músicas complexas"...
    Se você acha que é isso, mude seus conceitos ou pelo menos vai estudar um pouquinho mais.

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Black Horse Guitar
    · votar


    thefuga

    Falou, falou, falou e não disse nada...

    thefuga, "fugiu" da capacidade de raciocínio também?

    thefuga
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: thefuga
    · votar


    Black Horse Guitar
    thefuga, "fugiu" da capacidade de raciocínio também?

    Não. Eu "raciocinei" oque você falou. Só que foi uma grande bobagem, muito grande...

    Dica: Não tem nada pra falar, fica quieto. E vai aprender mais o sinônimo das palavras antes de falar bobagem.

    De Ros
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Bog e MMI

    Positivados!

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Black Horse Guitar
    · votar


    thefuga

    A definição de "músico" não é "pessoa que compõe músicas complexas"...
    Se você acha que é isso, mude seus conceitos ou pelo menos vai estudar um pouquinho mais.


    Onde eu escrevi isso ou algo parecido pra entender que eu disse isso? Além de fraco no intelecto ainda inventa palavras que eu possa ter dito?! Estudar?! Acho que foi você que faltou nas auldas de intepretação de texto ou que não costuma colocar a mente pra funcionar

    Só que foi uma grande bobagem, muito grande...

    Bom você deve ser muito ingênuo e com intelecto ainda por se formar. Claro, para pessoas assim quando não entendem logo ridiculariza, sinal evidente de intelecto fraco e com supremacia do ego.

    Dica: Não tem nada pra falar, fica quieto. E vai aprender mais o sinônimo das palavras antes de falar bobagem.

    Bom, acho que é você quem tem problemas, não consegue entender mesmo com poucas palavras, ou você quer que eu escreva um livro pra explicar essas poucas palavras?!

    Aliás indivíduo ingênuo, você me pede pra fazer algo que você nem desconfia o que seja?! Sinônimo das palavras?!

    Bobagem?! Pois é, pra uma mente pequena qualquer coisa (quase tudo) que fuja do fraco conhecimento logo é ridicularizado.

    Ficar quieto?! Bom esse fórum é livre, dei meu ponto de vista sobre algo que alguém escreveu e sem ofender (meu primeiro post), porém se esse "alguém" não tem maturidade suficiente pra lidar com opiniões diferentes, então esse "alguém" que deveria ficar quieto e aprender mais!

    Posso até parecer que estou te ofendendo agora, mas pra você entender usei essas palavras de entendimento de baixo escalão, quem sabe assim faça mais sentido pra você

    Vou nessa, esse tópico é inútil pra mim. Fique a vontade pra falar o que quiser, porém não conte que eu vá ver.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Acho que a galera não liga muito para o que eu falo, por motivos óbvios.

    Basta ir lá no Wikipédia e ver a seguinte frase:

    é qualquer pessoa ligada diretamente à música, em caráter profissional ou amador, exercendo alguma função no campo de música, como a de tocar um instrumento musical, cantando, escrevendo arranjos, compondo, regendo, ou dirigindo um grupo coral ou algum grupo de músicos.

    MMI
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    De Ros

    Acho que vou criar uns tópicos:

    "Legião Urbana foi a maior porcaria porque faziam músicas com 4 acordes"

    "Faíska é péssimo e não toca nada, uma porcaria, imagine que tocou com Fábio Jr e Wanessa Camargo"

    Me poupe... kkkkk

    MestreJuca
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    lucasflb
    Veja a música "Ai se eu te pego":

    Você não pode pegar esta música como referência pra nada. Este é UM caso em bilhões..

    MestreJuca
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    lucasflb
    PRECISA SER MUSICO PRA VIVER DE MUSICA?

    Se não for músico vai ter que ser empresário de músicos. Um cara pode ser pintor se não sabe pintar?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Precisa ser músico pra viver de música?