Diferença entre os acordes Bm7 e Bm7(b5)?

Autor Mensagem
SkullGold666
Veterano
# dez/11


Eu já entendi a parte teórica deles, o Bm7 é só tocar a tríade de Bm + a 7 de Bm, enquanto o Bm7(b5) é só tocar a tríade de Bm (com a quinta diminuta) + a 7 de Bm.
O problema é a parte prática deles. Eu estava pesquisando, e vi que os dois acordes são iguais:


e------------------------------------------------------
B--3(D)----------------------------------------------------
G--2(A)----------------------------------------------------
D--3(F)----------------------------------------------------
A--2(B)----------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Eu os vi em vários sites, e conferi que os dois são iguais. Então, qual é a diferença prática deles?

MMI
Veterano
# dez/11
· votar


SkullGold666

Fácil. A quinta de B é F#, então nesse desenho estaria na casa 4 da corda 4, por isso esse representado é o Bm7(b5).

SkullGold666
Veterano
# dez/11
· votar


MMI
Mas então o que eu vi nos sites e postei aí está errado?

makumbator
Moderador
# dez/11
· votar


SkullGold666

Não se prenda a desenhos. Tente entender como é construído cada acorde, e assim sempre vc mesmo poderá montar "voicings" diferentes da mesma harmonia. Lembre-se que sempre haverá montagens erradas em sites, seja por descuido(erro de digitação) ou desconhecimento do criador.

SkullGold666
Veterano
# dez/11
· votar


makumbator
Eu concordo contigo, nunca me prendi a desenhos, mas os fui conferir para ver se tinha entendido tudo certo e me deparei com essa dúvida. Então o que eu postei é um Bm7, e não um Bm7(b5)?

De Ros
Veterano
# dez/11
· votar


SkullGold666

Tu postou um Bm7(b5).

O Bm7 na mesma região é assim:




e------------------------------------------------------
B------3-(D)-----------------------------------------------
G------2-(A)-----------------------------------------------
D------4-(F#)----------------------------------------------
A------2-(B)-----------------------------------------------
E------------------------------------------------------


makumbator
Moderador
# dez/11
· votar


SkullGold666

Não, ele é um (b5), pois a quinta não está como fá#.

Claro que na verdade pode-se "entender" esse mesmo conjunto de notas como outro acorde, pois tudo depende do contexto e função. Mas não pode ser um Bm7

sidguitar1
Veterano
# dez/11 · Editado por: sidguitar1
· votar


SkullGold666
e vi que os dois acordes são iguais:

viu errado como foi falado, a internet e uma otima ferramenta de pesquiza mas deve-se tomar cuidado com informaçoes erradas q atrapalham muito o aprendizado, o ideal e sempre fazer aula ou perguntar pra algum amigo seu q tenha mais conhecimento
tem dezenas de maneirad de montar eles no braço da guitarra mas dentro dq vc postou fica assim


e----2--------------------------------------------------
B----3--Bm7-----------------3---Bm7(b5)--------------------
G----2----------------------2----------------------------
D----4----------------------3----------------------------
A----2----------------------2----------------------------
E------------------------------------------------------

abraço

SkullGold666
Veterano
# dez/11
· votar


Ah, valeu... eu vi isso em vários sites, inclusive no Dicionário de Acordes daqui do Cifraclub os dois acordes eram iguais, deem uma olhada lá!

sidguitar1
Veterano
# dez/11
· votar


SkullGold666 nem vo olhar, se ta igual ta errado, mas acho dificil mais de um site cometer esse equivoco

De Ros
Veterano
# dez/11
· votar


SkullGold666

Eu me dei o trabalho de olhar no dicionário de acordes daqui do cifra club e eles estão certos.

http://www.cifraclub.com.br/dicionario.acordes

Rafiusk
Veterano
# dez/11
· votar


Essa Bm7(b5) é acorde diminuto menor não é? Acho que é utilizado em bastante harmonia de jazz, samba e bossa nova, como na música Blue Bossa.

sidguitar1
Veterano
# dez/11
· votar


Rafiusk acorde meio diminuto,abraço

sidguitar1
Veterano
# dez/11
· votar


De Ros pior q ta errado de ros,monta um si meio diminuto e manda ele buscar o nome, fiz isso so por curiosidade e tive uma surpresa haha, se puder manda uma mensagem pra eles corrigirem isso,abraço

sidguitar1
Veterano
# dez/11 · Editado por: sidguitar1
· votar


De Ros pior q ta errado de ros,monta um si meio diminuto e manda ele buscar o nome, fiz isso so por curiosidade e tive uma surpresa haha, se puder manda uma mensagem pra eles corrigirem isso,abraço

monte com tonica na quinta corda casa dois, aquela tetrade bem conhecida, ele da 4 opçoes de nome pro acorde e aparece o bm7

rosie
Moderadora
# dez/11
· votar


teste

MMI
Veterano
# dez/11
· votar


sidguitar1

De fato, na parte que se monta o acorde dá o nome errado mesmo. Se colocar o nome do acorde para ser montado, mostra o acorde certo.

De Ros
Veterano
# dez/11
· votar


sidguitar1

Não saquei! Eu escrevo "Bm7(b5)" e aparece o acorde certo

sidguitar1
Veterano
# dez/11
· votar


De Ros
preenche as notas no diagrama como se vc nao soubece o nome do acorde meio diminuto mas soubesse fazer e dai vai aparecer uma opçao, nome do acorde, quando vc clica ele da o nome bm7,abraço

sidguitar1
Veterano
# dez/11
· votar


MMI exato, e bem isso q acontece,so pedir pro pessoal corrigir, nao deve ser dificil ne,abraço

sidguitar1
Veterano
# dez/11
· votar


rosie
opa, testa la e ja pede pra acertarem, nao testei com outros acordes,depos vo da uma olhada,bjo

MMI
Veterano
# dez/11
· votar


De Ros

Exatamente. Agora não escreve o nome, coloca bolinhas nas casas correspondentes... Dá errado!

SkullGold666
Veterano
# jan/12
· votar


Viram?! Eu não sou louca! hahahaha

SkullGold666
Veterano
# jan/12
· votar


Aproveitando o tópico aberto, me surgiu outra dúvida... qual a diferença entre um acorde diminuto e um acorde com b5?! Porque que eu saiba é o seguinte:
Pra uma tríade ser diminuta, ela tem que ter a fórmula = T + b3 + b5
Exemplo: C + D# + F# = Cº
E se eu pegasse Cm(b5), não seria C - D# -F# também?
Por favor, esclareçam essa dúvida minha e me corrijam se eu disse algo errado aí em cima ^^

SkullGold666
Veterano
# jan/12
· votar


UP

sidguitar1
Veterano
# jan/12
· votar


SkullGold666 dentro do acorde meio diminuto tem uma triade diminuta, mas oq define ele como acorde meio diminuto ou diminuto e a setima

meio diminuto Tonica, terça menor, quinta diminuta , setima menor

acorde dim Tonica , terça menor , quinta diminuta, , setima diminuta

SkullGold666
Veterano
# jan/12 · Editado por: SkullGold666
· votar


sidguitar1
Ah, não sabia que acordes diminutos tinham que ter sétima...então não existe Cm(b5)?

Atom Heart Mother
Veterano
# jan/12
· votar


SkullGold666
Cm(b5)

Existe ué. Qualquer acorde que pode ser feito existe. Só que tem aqueles que são menos usuais.

Alan_Domingues
Veterano
# jan/12
· votar


SkullGold666
Atom Heart Mother

Melhor escrever Dó Diminuto ou pela simbologia Cº (T - 3ªm - 5b).

SkullGold666
Veterano
# jan/12
· votar


Atom Heart Mother
Alan_Domingues
Ah, saquei.. Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Diferença entre os acordes Bm7 e Bm7(b5)?