Banda com muitos membros, seria bom?

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# abr/15
· votar


sebber
Na minha banda são 5 e passo por esses problemas que você mencionou. O pior é quando aqueles que têm o hábito de ceder começam a se desinteressar pela banda, deixando o peso nas costas dos demais.

Manter o interesse de um grupo grande e, ao mesmo tempo, administrar possíveis desavenças é um trabalho difícil. É preciso encontrar, além de bons músicos, gente que tenha as qualidades necessárias para trabalhar em grupo - que não são poucas.

sebber
Veterano
# abr/15 · Editado por: sebber
· votar


entamoeba

É preciso encontrar, além de bons músicos, gente que tenha as qualidades necessárias para trabalhar em grupo - que não são poucas.

Importantíssimo isso que você falou. O quanto "a pessoa toca" é só um dos vários fatores que entram na balança. A convivência tem peso também.

Estou convencido de que banda tem que ter líderes, pessoas que deem um norte, que organizem. Digo líderes porque, por exemplo, eu gostaria de ser o líder musical, definir os arranjos, e tal, mas não tenho o menor tino pro comercial, arrumar os shows, pensar na logística, etc.

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


5 é uma banda grande?! Aqui no sul, em média, tem nas bandas com 7~9 no palco.

Guitarra
Baixo
Bateria
Teclado/acordeon
Metais 1ª voz
Metais 2ª voz (alguns poucos casos com 3ª voz)
Voz solo 1 (às vezes um desses toca violão)
Voz solo 2

Algumas com um pé à mais no sertanejo, levam ainda um ou dois percussionistas, e raros casos um par de backing vocals rs

Algumas bandas típicas alemãs (Banda Choppão, K'neccus, HappyBrass) são em 12~14 no palco. Mas aí já passa para um arranjo mais orquestrado.

BrunoRodrigues
Veterano
# abr/15
· votar


sebber

Já passei por isso várias vezes e, realmente, administrar conflitos de ego é complicado.

Mas tudo depende do caso. Se for uma banda onde você "manda e paga" os outros integrantes só farão o que vc decidir.

Porém, tudo indica, que é uma banda onde todos tem "peso" igual. Nesse caso seria interessante dividir "as pastas", onde um cuida do marketing, outro das partes burocráticas, outro do repertório, etc...

Abç ! ! !

Redes
Veterano
# abr/15
· votar


197873
A banda Karnak, do Abujamra, tinha 17 músicos, uma dançarina de dança do ventre e um cachorro.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Guilherme Kwasinski - ator (1992-1994)
Luiz Macedo - guitarra (1992-1996)
Paulo Gregori - performances teatrais (1992-1996)
Carneiro Sândalo - bateria (1992-1999)
James Müller - percussão (1992-1999)
Jeton - cachorro do Carneiro Sândalo (1992-†1999)
Lulu Camargo - teclado e samplers (1992-2001)
Sérgio Bártolo - baixo (1992-2001)
Mano Bap - baixo, guitarra (1996-2002)
Lloyd Bonnemaison - saxofone (1997-1999)
Tiquinho - trombone (1997-1999)
Zuzu - dançarina do ventre (1997-1999)
Juliano Beccari - teclado e samplers (2002-)


Morreu em 1999, a banda nunca mais foi a mesma =/

entamoeba
Membro Novato
# abr/15
· votar


BrunoRodrigues
Se for uma banda onde você "manda e paga"

Aí não é bem uma banda, né?

Eu, pelo menos, interpreto "banda" como um projeto coletivo, onde os componentes são "sócios" e não "secretários".

Headstock invertido
Veterano
# abr/15
· votar


Pra Rock, pra mim o formato ideal é o Power Trio. Não falta e nem sobra.

BrunoRodrigues
Veterano
# abr/15
· votar


entamoeba

No caso sua interpretação de banda enquadra-se no segundo caso citado.

Claro que é o formato mais indicado mas - pelo menos aqui na minha região - existem ambos os modos.

Como quase tudo na vida, os dois formatos tem suas vantagens e desvantagens.

Abç ! ! !

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


entamoeba

Aí não é bem uma banda, né?

É sim uma banda. Está cheio de bandas assim por aí, como já disse outras vezes, rock ainda se salva um pouco do padrão pop de bandas... Ainda assim as bandas de artistas, como Ozzy, Slash (prevejo treta), e demais, são pau mandado... Não curtiu, faz tua troxinha e vai embora.

Headstock invertido
BrunoRodrigues

É tão relativo quando dizer que vai chover amanhã. Se vc quiser encaixar um piano ou pensar um arranjo mais complexo,para duas guitarras, a casa vem a ruir...

Não sou fã de power trio pq vc fica um pouco limitado, geralmente os músicos ficam colados ao chão (tecnicamente e esteticamente é uma MERDA usar microfone auricular) devido aos pedestais... Concordo que é o mais fácil de se levar, mas é plausível por um quarto membro, pra dividir os afazeres (vocal, guitarra, baixo e bateria), o que dá mais liberdade à todos.

BrunoRodrigues
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah

Concordo com você nas vantagens de se ter o formato "vocal, guitarra, baixo e bateria".

Ainda mais se cada um ajudar na função do outro ( vocal fazer base ou solo e/ou os demais fazerem backing vocal - por exemplo).

Abç ! ! !

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Os backs podem ser o grande problema numa banda.

Nas bandas de bar que vejo por aí, tem muitas vezes uma grande qualidade individual, e coletiva instrumental. Porém só o vocalista canta bem, os outros mastigam atrás uma segunda voz/backing vocal.

Isso é terrível. Melhor um pedal de voz pra isso então. E é aí que o problema começa... Todos querem ter a banda, mas na hora de investir NA BANDA... A maioria corre.

Ainda mais se cada um ajudar na função do outro

Eu gosto de rock ao violão... Deixar o canário segurando uma base no violão é bem tapa furo. É uma cama muito bem feita, pra músicas que teriam um teclado segurando essa base, enquanto a guitarra faz alguns floreios (termo sulista para riffs).

Uma banda que gosto e tem esse formato.



entamoeba
Membro Novato
# abr/15
· votar


Ismah
Melhor um pedal de voz pra isso então.

Quem usaria o pedal de voz? O cara que não sabe fazer backing ou o próprio vocalista, gerando uma segunda (terceira, quarta...) voz artificialmente?

sebber
Veterano
# abr/15
· votar


Quem usaria o pedal de voz?

Se entendi bem, seria o vocal principal mesmo. Na banda que vou participar ele tem exatamente um pedal desse, um Boss-não-sei-o-quê.

Eu gosto de rock ao violão... Deixar o canário segurando uma base no violão é bem tapa furo.

Justamente, essa seria uma das "enxugadas" que me referi, trocar uma guitarra por um violão.

E acho que cabe também considerar que não é necessário que todos toquem todas as músicas, afinal, pode ser encheção de linguiça criar arranjo para todos os instrumento se não cabe, soa forçado. É esperar que as pessoas saibam que às vezes menos é mais, e que esse "sacrifício" é pela música, no contexto geral.

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Se entendi bem, seria o vocal principal mesmo. Na banda que vou participar ele tem exatamente um pedal desse, um Boss-não-sei-o-quê.


Exato. O pedal deve ser o Boss VE20.

considerar que não é necessário que todos toquem todas as músicas

Concordo, desde exista a condição de sair do palco, ou tocar outro instrumento (uma percussão que seja), mas não ficar ao léu... A performance cai muito...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Banda com muitos membros, seria bom?