Ministério de Louvor

Autor Mensagem
Semprelevita
Veterano
# dez/11
· votar


Tecladista

Geralmente os instrumentos harmônicos, numa banda, como os teclados, violões e guitarras, entram em choque. Procure definir no arranjo e no ensaio o papel de cada um ritmico-harmônico.
Para os tecladistas, seria bom que estudassem técnica em um piano, isto melhora a "pegada".
O tecladista tem duas mãos, seria bom saber usá-las! Na maioria dos casos a mão esquerda limita-se a dobrar o baixo, atrapalhando, por vezes, o contrabaixista. Por isso, a técnica pianística é insubstituível!
Apesar de ser um instrumento versátil, não toque o teclado sempre da mesma forma e com os mesmos sons. Ouça! Cada estilo tem uma maneira de tocar e timbres mais coerentes a serem usados.
Estude bem o uso dos pedais. Não estrague com o pé o que você faz com as mãos.
Durante a execução de uma música não é necessário tocar muitas notas. Esteja sensível ao ritmo e ao tipo de música.
Quando estiver fazendo um fundo musical, fique atento a dinâmica do dirigente para que haja harmonia (ligação) ao que está sendo falado. Ex: ênfase na alegria - usar acordes maiores, etc.

Semprelevita
Veterano
# dez/11
· votar


Backing Vocal

O "back vocal" apesar de ser um grupo de pessoas, é um instrumento só, e como tal, é necessário estar no contexto do arranjo geral. Não pode ser um instrumento solto.
Procure atingir nos ensaios, o equilíbrio de voz entre todos. É necessário timbrar as vozes e estar atento à afinação.
Procure cantar dentro da sua tessitura (extensão vocal). Faça divisão de vozes, pois isso enriquecerá a música.
Fique atento aos sinais do dirigente de louvor para não cantar outra parte da música atrapalhando assim, o fluir do cântico.
Desenvolva expressão quando estiver cantando.
Cuidado com os improvisos, pois em excesso podem se tornar cansativo e ao mesmo tempo atrapalhar o dirigente.

Semprelevita
Veterano
# dez/11
· votar


Dirigente de Louvor

Conheça bem os arranjos e os cânticos ensaiados.
Estabeleça alguns sinais para mostrar a parte do cântico que você quer cantar, subida de tom, entre outras coisas.
Dirija a igreja, mas também os músicos. Muitos grupos musicais ficam perdidos com a falta de direção de alguns dirigentes; não sabem se voltam à 1ª estrófe, se entram no côro, etc.
Procurem falar somente o necessário. Não se esqueça que, de repente, já foi escalado um pregador para a reunião. O ministério é de música e a linguagem principal é a cantada e não a falada. Alguns dirigentes falam demais e se esqueçem de ministrar cantando.
Estude música, principalmente o canto. Muitas vezes a congregação "suporta" em amor a falta de técnica e afinação mínima de alguns dirigentes de louvor.
Seja livre e não formal. Quando errar, encare com naturalidade, porque apesar de estar na frente da congregação, você está ministrando diante de Deus e para Ele. Ele sabe como e quem somos.
Estude e viva a Palavra continuamente, para que Ela esteja sempre nos seus lábios. A boca fala do que está cheio o coração.
Permita que os músicos instrumentistas profetizem também. Dê espaço para que isso ocorra, seja sensível ao Espírito Santo.
Antes de exigir que a congregação tenha uma postura de adoração no louvor, veja se sua vida é referencial nessa adoração, queira ou não, você como dirigente é um referencial. A adoração é contagiada e não somente ensinada.
O fluir deve começar primeiramente quando você estiver a sós com Deus (no seu quarto), não espere fluir só no púlpito. Você fluirá lá em cima (púlpito) a medida que fluir em baixo (no quarto).

Semprelevita
Veterano
# dez/11
· votar


É um pouco extenso, mas são informações muito úteis para membros de Ministérios de Louvor.

Abraço.

Pemel Louvor
Membro Novato
# abr/20
· votar


Somos um projeto de capacitação musical para ministérios de Louvor no Brasil desenvolvido na Universidade do Sul de Minas para esse foco. E aplicamos um discipulado para quem deseja ser instruído para esse objetivo.

[url=www.projetopemel.com] Capacitação Musical para grupos de Louvor. [/url]

Casper
Veterano
# abr/20
· votar


Caro Pemel Louvor:

Perguntas (não estou sacaneando):

1) O curso é para músicos já capacitados aprenderem a se comportarem decentemente como banda?

2) Qualquer um é aceito em uma "banda" com essa finalidade? Mesmo que seja um desastre como músico?

3) Eu sou curioso e já entrei em várias igrejas para conferir o som. Tirando os aspectos acústicos (a igreja realmente quase sempre é um pesadelo nesse quesito), percebo que a qualidade musical é sempre muito abaixo do mínimo aceitável.

3a) Se eu estou certo, é pela aceitação de músicos medíocres?

3b) Se eu estou errado e minhas, digamos, 20 incursões em igrejas foram um desastre estatístico, poderia me indicar uma igreja em SP onde encontro qualidade técnica + qualidade musical no mesmo local?

Lelo Mig
Membro
# abr/20
· votar


Casper

Herege detected

Ismah
Veterano
# abr/20
· votar


Casper

Posso responder algumas...

(2) Depende a disponibilidade. Geralmente há uma hierarquia, todos são aceitos, mas precisam de alguma forma ascender nela.
Algumas congregações incentivam mais a arte, principalmente música. Esse é um ponto forte de congregações como a Assembléia de Deus - um ramo bastante complexo, aliás...
Não posso responder por todas, mas uma grande parte faz trabalhos e ensaios "semi-abertos". Onde um membro ou outro é adicionado, e rolam oportunidades pra pessoa mostrar. Aí acabam te encaixando, como acontecia com as bandas no passado... Um ficava na volta moscando, quando o outro abria uma brecha, ele assumia o lugar...

A primeira vez que toquei em banda, eu fui pro ensaio... E bom, de cara questionei justamente o ponto que não fazia sentido ter dois teclados numa banda. Mesmo sabendo que o nível técnico meu era intermediário, e o cara estava ainda no acorde pé de galinha, precisei saber me posicionar.
Como era um arranjo colaborativo, fiz o que cabia no contexto, umas camas de pad, mas já flertava com as enarmonias, e me incomodavam os acorde simplificados - ainda me incomoda, pois soa "errado" pro meu ouvido.

Até que despontou a Agnus Dei (David Quilan). Cogitaram tocar ela eu disse que sabia. Pediram pra fazer e eu atropelei a banda inteira, com a versão de piano completa do Michel W. Smith - a versão inédita - e que inspirado por November Rain, fiz virar uma balada de hard rock na segunda volta.
Fiz meio que sem pensar, jamais devia ter feito isso. Todos estavam travados quando parei, e vi que o tecladista não gostou nem um pouco. kkkk
Ele meio que se doeu - o que é um absurdo, pois não é pessoal - e o filme estava queimado. Peguei fama de estrelinha... Quando a ficha caiu, eu pulei fora... É compreensível, imagina largar um protótipo de filho do John Lord, no meio do cover dos Ramones... É óbvio que não daria certo...
Agora, os músicos que vinham de fora, aí era outro papo... Como eram todos músicos ao menos do meu nível, ou acima...

Agora por exemplo, a mulher do pastor-chefe... Ela só estava na banda por ser a líder, e uma outra mulher por ser muito amiga da primeira. Não tinha sentido NENHUM delas estarem ali. Nunca entenderam o que é arranjo vocal...

Como dizia o Miranda... Deus é bom, aceita tudo... O Diabo não! Ele quer as coisas bem feitas...

(3b) Geralmente, grandes catedrais como o Templo de Salomão, tem um projeto arquitetônico e acústico de fazer inveja em teatros. E a banda é de patamar profissional.
Em geral, são músicos "contratados" mesmo, pois vivem de donativos. É uma questão logística, já que uma " Catedral " como a da IURD do centro de PoA, tem cultos a cada 2~3 horas. São 7 na segunda, 6 nos outros dias, 5 no sábado, e 4 no domingo... Não tem tempo hábil pra virada de palco. Algumas vezes troca um músico ou outro, mas aí eles compartilham do equipamento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ministério de Louvor