Quem Toca Violão Toca Guitarra

Autor Mensagem
JTeixeira
Veterano
# out/11


Minha professora de religião também é professora de violão, ela estava dizendo que quem sabe tocar violão também toca guitarra, eu disse que não mas ela teimou comigo e até disse "Se eu pegar uma guitarra toco igual a esses Rockeiros ai". Eu acho que quem toca violão não toca guitarra e vice versa pois os instrumentos são diferentes, cordas diferentes, tom a ponte o controle da distorção e até o jeito de tocar é diferente. E violão não é um instrumento de base, como você vai fazer um solo nele? Quem está certo eu ou ela?

Thavinhoobj
Veterano
# out/11
· votar


A afinação padrão é a mesma. O que diferencia são os efeitos.

StratoBlues
Veterano
# out/11
· votar


JTeixeira

A afinação é exatamente a mesma. O que diferencia é o som de cada instrumento (efeitos) e as possibilidades na questão de técnica de cada um. Um violão por exemplo, não possui uma alavanca.

Espero ter ajudado,

Abraço.

alex79
Veterano
# out/11
· votar


Teoricamente é a mesma coisa. A mesma afinação, a mesma distribuição de notas nos braços. A guitarra seria um violão elétrico, com vários efeitos de distorção e corpo maciço(claro que também existem as guitarras semi-acústicas). Mas não é a mesma coisa, eu considero o violão mais difícil. Ele tem sempre o mesmo som, não emcobre tanto um eventual erro, e quem toca sabe que fazer solo no violão é bem mais foda. Enfim, a teoria é a mesma. Mas um bom violonista pode ser um péssimo guitarrista e vice-versa.

Tmusic
Veterano
# out/11
· votar


É relativo.

Quem toca violão tem mais coordenação motora e talz. E intimidade com o braço.

O modo de tocar pode ser diferente, é só acostumar com as cordas da guitarra.

E violão não é um instrumento de base, como você vai fazer um solo nele?
Vc NUNCA viu um solo no violão? D:

Quem está certo eu ou ela?
Nenhum dos dois.

Eu acho que quem toca só um dos dois se torna limitado e incompleto. Tem q pelo menos saber se virar com o outro.

Ruan Soares De Souza
Veterano
# out/11
· votar


Eu acho guitarra mais facil que violão,eu concordo com você se ela for tocar guitarra vai ter que ser com palheta né? e não é duma hora pra outra que se aprende a tocar subindo e decendo cordas a uma boa velocidade palhetando.

Tmusic
Veterano
# out/11
· votar


fazer solo no violão é bem mais foda

Depende do solo. Ninguém nunca vai fritar no violão.
Só q as cordas são mais duras. Pra se fazer ligados é tenso. Essas coisinhas.

Mas um bom violonista pode ser um péssimo guitarrista e vice-versa.
Aí vai da pegada, e do costume.

Se o cara e bom mesmo no negocio, ele pega a manha das diferenças rapidinho, como o guitarrista solar nas cordas mais rigidas, ou o violonista sair por aí configurando distorçoes e efeitos.

Tmusic
Veterano
# out/11
· votar


Eu acho guitarra mais facil que violão,eu concordo com você se ela for tocar guitarra vai ter que ser com palheta né? e não é duma hora pra outra que se aprende a tocar subindo e decendo cordas a uma boa velocidade palhetando.

Vc foi completamente contraditorio.

E outra, violão de aço dá pra palhetar tbm. E palhetar é trocentas vezes mais facil que dedilhar.

Kobepage
Veterano
# out/11
· votar


Não querendo desrespeitar, porque não sou nenhum expert, mas pela fala da sua professora o que ela faz no violão é so tocar algumas músicas de acordes fáceis, provavelmente ela não sabe o que é um solo (em ambos os instrumentos) e muito menos as ínumeras técnicas existentes na guitarra.
Depois manda ela tocar um eruption pá noix.

MMJr
Veterano
# out/11 · Editado por: MMJr
· votar







Quem sabe tocar, toca.

Quem nao toca aplaude....


Estou aplaudindo....


Valeu...

Structure
Veterano
# out/11
· votar


Muda na questão de sonoridade de cada um, e possibilidade de efeitos, o violão não tem alavanca e é impossivel tirar harmonicos artificiais sem distorção...

kiki
Moderador
# out/11
· votar


quem toca um, toca o outro sim, mas não bem.

cada instrumento é diferente. mesmo quem só toca violão nylon, se pegar um de aço, não vai tocar ele tão bem quanto o primeiro.

kiki
Moderador
# out/11
· votar


Tmusic
E palhetar é trocentas vezes mais facil que dedilhar.
ce ja viu flamenco?

concordo com o alex79:
Teoricamente é a mesma coisa. A mesma afinação, a mesma distribuição de notas nos braços. A guitarra seria um violão elétrico, com vários efeitos de distorção e corpo maciço(claro que também existem as guitarras semi-acústicas). Mas não é a mesma coisa,

só acho que nao existe mais facil ou mais dificil
depende do tipo de musica que voce toca. são diferentes.

não dá nem pra comparar um yamandu costa com o kiko loureiro, por exemplo. qual é mais dificil?

MestreJuca
Veterano
# out/11
· votar


Isso é complicado. As vezes só de trocar de violão você já sente diferença.

JTeixeira
Veterano
# out/11 · Editado por: JTeixeira
· votar


quem toca um, toca o outro sim, mas não bem.

cada instrumento é diferente. mesmo quem só toca violão nylon, se pegar um de aço, não vai tocar ele tão bem quanto o primeiro.


Concordo kiki, eu acho que alguém que toca violão não vai ter um dominio 100% de uma guitarra e seus efeitos não vai saber explorar o instrumento completamente assim quem toca guitarra não vai conseguir tirar um som tão bom no violão quanto alguém que sempre toca violão.

Doggy
Veterano
# out/11
· votar


Quem toca um instrumento de cordas e temperado, cpnsegue tocar qualquer outro instrumento de cordas e temperado.

Tocar bem é outra história.

Andras
Veterano
# out/11
· votar


Pede pra ela tocar Eruption no violão.

São instrumentos semelhantes, que tem técnicas em comum, mas que também com técnicas diferentes, próprias.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


JTeixeira
Quem está certo eu ou ela?

Nenhum dos dois

Amigo já experimento toca Sweet Child O Mine no violão como se estivesse tocando na guitarra?

Já experimento tocar Deus E Eu No Sertão na guitarra como se estivesse tocando no violão?

Sim,as cordas,distribuição de notas são as mesmas.Mas o feeling que cada um passa é muuuito diferente.

Porque você acha que os músicos adaptam uma música rocker pra violão ficando uma coisa mais suaaaaaaveeee e relaxante?

No entanto,na guitarra temos a opção de distorção para dar mais enfase na música.

Já no violão o esquema de enfase é muito diferente.Podemos começar mais calmo com um lampejo ou dedilhado e fazer enfase num refrão com as batidas mesmo,mas sempre na porrada hehe.

No violão as vezes temos que ter mais técnica do que agilidade.Digo técnica porque como disseram alí em cima o acústico dele não cobre um erro.

Já na guitarra temos tudo para uma melhor enfase.Mas na guitarra exige mais agilidade do que técnica.Agilidade para executar as técnicas ;)

Na guitarra temos mais mais meios e instrumentos para executar certas coisas.Já no violão você tem que ter muita técnica.

Ambos de vocês foram ignorantes e teimosos.

Tmusic
Veterano
# out/11
· votar


kiki
ce ja viu flamenco?

Releia a minha frase: "palhetar é trocentas vezes mais facil que dedilhar".
Ce só confirmou isso XD

thefuga
Veterano
# out/11
· votar


Guitarra e violão "são" a mesma coisa. Sim, quem toca violão toca guitarra. Provavelmente quem realmente sabe tocar violão (e entende de "música) tembém toca baixo, cavaco e outros instrumentos. Agora tem que ver o conceito de "tocar". Meu avô toca violão muito bem, porém o estilo dele é dedilhado, nada pesado. Evidentemente ele toca guitarra, porém não ao "estilo" de guitarra. Não usa palheta (não que seja obrigação), etc...
Igual aos "rockeiros" com certeza sua professora não toca, mas saber tocar ela vai saber - afinal as notas são exatamente as mesmas!
Tudo oque tu cita aí são "extras". Distorção, solos, etc... Saber tocar guitarra não quer dizer que tenha que saber fazer solos freneticos na 17ª casa, nem usar pedais de distorção, pontes com alavanca, etc...
Você se equivoca em dizer que violão é efeito de base, não é bem assim. O "estilo" do violão é um e o da guitarra é outro, mas os instrumentos são basicamente iguais.
Mas certo acho que nenhum dos dois está. Ela está errada ao dizer que pode tocar igual a um guitarrista, e você em dizer que ela não saberia tocar guitarra. Pede para um violonista flamenco tocar Blues. Ele não vai tocar bem. Faz também o inverso, pede para um guitarrista de Blues tocar flamenco. Também não vai dar muito certo. Agora se der uma guitarra para o violonista e um violão para o guitarrista, ambos vão saber tocar o instrumento, porém provavelmente terão a limitação dos estilos.
Lembrando que Guitarra e Violão (no inglês, por exemplo) tem o mesmo nome, diferenciando que o violão seria a guitarra acústica.
Ponte, braço, controles, etc... não tem nada haver, se for assim o cara que toca numa Les Paul não pode tocar numa Stratocaster...

Magrinho123
Veterano
# out/11
· votar


eu acho que quem consegue tocar 'Amo noite e dia' no violão consegue tocar na guitarra, e quem consegue tocar 'smoke in the water' na guitarra consegue tocar no violão... mas é semi quase impossível tocar 'ashes in the sea' na guitarra, assim como é impossível tocar o solo da 'cowboys from hell' no violão. Por mais que vc execute as mesmas notas(o que já é difícil), a forma/maneira que vc as executa vai ser diferente pq a vibe* do instrumento é diferente

* = desculpe, não consegui encontrar palavra mais adequada

amador_ssa
Veterano
# out/11
· votar


Tmusic

Releia a minha frase: "palhetar é trocentas vezes mais facil que dedilhar".

Isso vai de cada um. As vezes o cara ta mais habituado a dedilhar do que palhetar uma determinada música, ou vice-versa, mesmo sabendo fazer as duas coisas. Depende da cordenação e de como a pessoa treinou a música. Tem música que eu só dedilho, a depender da música, se eu for palhetar, possa ser que eu tenha facilidade ou não.

Pra você que disse Releia a minha frase: "palhetar é trocentas vezes mais facil que dedilhar".
Ce só confirmou isso XD


Gostaria de ver como você, sem outro acompanhamento, palheta Dust in the wind. É trocentas vezes mais facil que dedilhar principalmente pela velocidade e porque tem parte que tocam duas cordas um pouco distantes (La e Si) ao mesmo tempo.

Magrinho123
Veterano
# out/11
· votar


amador_ssa
Eu prefiro tocar little wing com palheta, amigo meu, que acabou de começar a tocar guitarra mas já tocava violão clássico/erudito prefere dedilhar, já que está mais habituado a tocar assim. True story!

amador_ssa
Veterano
# out/11
· votar


Magrinho123

Eu toco com palheta e dedilho um pouco. Mas o que eu queria dizer é que nem sempre a palheta é mais fácil do que dedilhar como o amigo Tmusic falou. Eu acho até que se não todas, a maioria das músicas tocadas com palhetas são possiveis de se tocar dedilhando, mas nem todos dedilhados são possiveis de palhetar. Minha opinião é essa, mas se o Tmusic acha mais fácil palhetar, respeito a opinião dele, e pra o estilo de música que ele toque, talvez seja melhor palhetar mesmo. Eu como toco violão, e nunca tomei aula, sinto mais facilidade pra dedilhar. Tem umas video aulas mesmo que o cara ensina uma palhetada, tipo com uma técnicazinha mas eu faço do meu jeito, cada um toca como quer.

Só queria dizer que o que se faz com palheta se faz com os dedos mas nem tudo que se faz com os dedos se faz com palheta.

Vitor_Jungle
Veterano
# out/11
· votar


Violao é apenas uma base para guitarra, mas quem toca violao e faz D, G, C nao pega uma guitarra e frita ate n querer mais, a nao ser se ele tiver treinado estudado e etc...

Abç...

Jeff_fryer
Veterano
# out/11 · Editado por: Jeff_fryer
· votar


A maioria dos solos de violão pode ser tocado com "facilidade" na guitarra, mas nem todo solo de guitarra pode ser tocado com "facilidade" no violão.

É mas facil tocar solo de violão na guitarra do que solo de guitarra no violão.

Quem toca guitarra, consegue tocar violão e um poco de baixo.
Quem toca violão,consegue tocar guitarra e um poco de baixo.

Mas o estilo de tocar de quem ta acostumado com um vai atrapalhar o outro!
O carinha do violão vai querer fazer acorde G maior na guitarra com distorção.
O carinha da guitarra vai querer fazer power acorde no violão.
obs: isso encima de refere pros iniciantes, pois quem já e considerado avançado pode muito bem tocar "corretamente" cada instrumento. :D

Tmusic
Veterano
# out/11
· votar


Jeff_fryer
power acorde
=P

obs: isso encima de refere pros iniciantes, pois quem já e considerado avançado pode muito bem tocar "corretamente" cada instrumento. :D

É esse o meu raciocinio tbm. Qualquer pessoa que já tenha noção da musica a ser tocada e de como os instrumentos se comunicam, etc etc, e tem a coordenação motora e os conhecimentos necessarios(seja a leitura da tab/cifra ou o proprio ouvido pra quem já é mais avançado), pode sim tocar bem o outro instrumento, com um pouquinho de treino, bem pouca coisa mesmo e reacostumada do modo de palhetar, na pegada, etc.

Por isso gosto de pegar um pouco em cada.

E é claro que o que eu falei acima não vai valer pra musicas ultra dificeis.

Como por exemplo, um violonista muito bom vai ter um pouco de dificuldade pra fazer uns arpejos from hell do malmsteen pois a velocidade é muito maior e ele não está acostumado com as tecnicas.

Ao mesmo tempo que um guitarrista vai ter dificuldade pra tocar samba e bossa nova, ou flamenco no violão, por exigir um dedilhado e uma batida caracteristica, além de uma harmonia mais avulsa.

Tmusic
Veterano
# out/11
· votar


amador_ssa
Eu acho até que se não todas, a maioria das músicas tocadas com palhetas são possiveis de se tocar dedilhando, mas nem todos dedilhados são possiveis de palhetar.

Dude...
Existe essa versatilidade por isso. Eu realmente duvido vc me mostrar QUALQUER pessoa que pegue o solo do all excess e faça aquilo no dedo.
Assim como duvido alguém tocar um samba palhetando.

E palhetada é sempre mais facil que dedilhar, mas não quer dizer, obviamente, que tudo que se faça no dedo dê pra se fazer na palheta. Mas se for uma musica que permite optar por, ok.

opinião é essa, mas se o Tmusic acha mais fácil palhetar, respeito a opinião dele, e pra o estilo de música que ele toque, talvez seja melhor palhetar mesmo.

Eu toco há pouco tempo. Gosto de usar, na maioria dos solos, a palheta, ou palhetada hibrida quando necessita. Pra tocar musicas em acordes eu palheto se for uma batida mais tranquila, e se for uma batida mais complicada eu faço no dedão :B

Só queria dizer que o que se faz com palheta se faz com os dedos mas nem tudo que se faz com os dedos se faz com palheta.

Você está redondamente enganado.
A menos que alguém tenha uns dez dedos na mao direita, eu te mostro pelo menos dez videos que seria impossivel algum ser humano fazer no dedo com a mesma precisão, e vice-versa. Há limitações de ambos os lados.

Tmusic
Veterano
# out/11
· votar


amador_ssa
Gostaria de ver como você, sem outro acompanhamento, palheta Dust in the wind.

Santo Deus...

Cra, vc realmente interpretou meus textos muito errados. Eu disse que palhetar era muito mais facil que dedilhar tecnicamente.

Por isso os estilos musicais que exigem dedilhados mais complicados são tão demorados de serem aprendidos. Eu não disse em hora nenhuma que palheto a mesma musica que alguém toca no dedo D:

Eu disse que aprender a TECNICA da palhetada(alternada, sweep, hibrida, saltos) é trocentas vezes mais facil que aprender os diversos dedilhados existentes pelo mundo. .-.

E em todos os posts vc confirmou isso mostrando coisas que são ultra-dificeis de se tocar, JUSTAMENTE porque requerem o dedilhado.

E ainda relutou discordou o.O

Tmusic
Veterano
# out/11
· votar


É trocentas vezes mais facil que dedilhar principalmente pela velocidade e porque tem parte que tocam duas cordas um pouco distantes (La e Si) ao mesmo tempo.

E só pra constar. A palhetada hibrida é otima em momentos de desamparo como esse =D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem Toca Violão Toca Guitarra