Carteirinha Da Ordem Dos Músicos!!!

Autor Mensagem
macaco veio
Veterano
# abr/09
· votar


So se for antes de 1975, (ou depois dos anos 90), em 75 comecei a estudar la os dois anos pra pegar pofissional e nao me lembro de haver nada parecido. Me lembro que algumas bandas pediam quem tinha carteira pra assinar na nota contratual como se fosse da banda pra registrar o contrato mas na hora ia outro musico tocar. Era uma troca de favores. Naquela 'epoca eu ouvia os antigos dizerem que nos anos 60 os fiscais paravam os bailes e aprendiam instrumentos mas nos meus 10 anos de baile nunca vi isso acontecer. Me lembro da presenca dos fiscais umas 3 ou 4 vezes apenas e nunca tive problema. Naquela 'epoca a Ordem ate que parecia ser uma coisa boa em conjunto com o Sindicato pareciam dar alguma protecao e seguranca a chamada profissao de musico. Mas sao coisas que pareciam funcionar em epocas do regime militar. Agora acho que deveria acabar e se criar um orgao novo com novo nome e abrangendo todo tipo de entertenimento no geral pois nao existe profissao de musico, saber tocar instrumento nao 'e profissao, se existe profissao 'e de artista. Cantor nao 'e musico, 'e um cara que sabe cantar e enterter pessoas com sua arte. Mas no Brasil as pessoas teem mais dificuldades de se reunirem e tomarem decisoes em conjunto, 'e um pai's em que as coisa parecem funcionar onde existe apenas um unico dono, como no caso em que foi criada a ordem. Hoje numa banda de baile por exemplo tem as meninas que dancam, tem os carregadores de caixas, tem o tecnico de som, tem o motorista, tem o cara que pegou o baile, tem o sapo e etc e tal. Logo depois do baile todo mundo recebe o seu, so o musico 'e obrigado a pagar a bendita carteira.

-Dan
Veterano
# abr/09
· votar


tem os carregadores de caixas, tem o tecnico de som, tem o motorista, tem o cara que pegou o baile, tem o sapo e etc e tal. Logo depois do baile todo mundo recebe o seu, so o musico 'e obrigado a pagar a bendita carteira.


concordo.. esse negocio é mto avacalhado..

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09
· votar


macaco veio
So se for antes de 1975, (ou depois dos anos 90

Se não me engano até 94 ainda existia. Era uma carteira provisória para 6 meses. (Vou buscar mais informações a respeito).

Naquela 'epoca eu ouvia os antigos dizerem que nos anos 60 os fiscais paravam os bailes e aprendiam instrumentos mas nos meus 10 anos de baile nunca vi isso acontecer.

Hoje não está acontecendo, mas à uns 5 anos ainda acontecia.

so o musico 'e obrigado a pagar a bendita carteira.

O pagar a carteira (anuidade) não é tanto o problema. Os valores pagos é que são ou estão fora da realidade.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


STR4NG3R
Quando tira a OMB não precisa pagar...eu tirei, mas nunca mais paguei...


Comigo aconteceu o seguinte, estavamos tocando na cidade de Osasco aqui em Sampa e colou o Fiscal. Nesse bar a gente tocava pacaraio lá, tipo sexta sábado e domingo...aí o cara passou o lápis no dono do bar (ui!) e ameaçou a gente dizendo que deveríamos ter no mínimo 2 com a OMB em dia...acontece que eu tava desempregado, tendo como única fonte de renda a música e fazebdo faculdade, minha mulher pagando todas as outras contas...aí eu fui lá e fiz a maldita carteirinha...e digo pra vcs, se souberem fazer um pequeno tema de estilos variados (pra mim pediram "ah, toca um jazz...toca um solo...toca um rock") vc tira!!! Nem perguntaram se eu sabia ler partitura, se eu fiz aulas e onde...mó filhadaputice mesmo!!! Enfim, tirei a carteirinha com foto de terno e me digam quantas vezes mais usei a OMB???

a resposta é: VÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁrias...
.
.
.
.
.
.
.
.
...pra guardar cartão da banda!!! (tô falando sério!!!)

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09
· votar


Will Bejar
Quando tira a OMB não precisa pagar...eu tirei, mas nunca mais paguei...


Vale lembrar que a dívida é ativa. Ela não prescreve. Sendo assim voce estará sempre devendo. E a OMB é um orgão federal. Não se assuste se o seu CPF for bloqueado. Se voce não estiver usando a carteira, o melhor que voce tem a fazer é procurar a OMB e dar baixa na carteira. Voce não paga nada por isso.

Um abraço

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Ah, já pedi...hehehehe...Tô esperto!!!

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09
· votar


Will Bejar
Ah, já pedi...hehehehe...Tô esperto!!!

É isso ai...

Valeu!!!

Marcosrcf
Veterano
# abr/09
· votar


Will Bejar
Prof. Rosélio Araujo

Isso de no mínimo 2 da banda precisarem da carteira é verdade?

Do jeito que as coisas vão to vendo que minha banda vai pegar um barzinho e acho que terei que rever esse assunto com mais calma... =/

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09
· votar


Marcosrcf
Isso de no mínimo 2 da banda precisarem da carteira é verdade?

Isso depende do bom senso do fiscal. O correto é que todos tenham (O correto e a lei) mas se 2 ou 3 da banda tiverem e estiverem em barzinho ou em um show pequeno os fiscais deixam passar. Reiterando que a lei é que todos integrantes da banda tenha a carteira. Mas ninguém para apresentação por falta de carteira. Se voce for autuado, vá a OMB e tira a carteira, e não paga a multa.

Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09
· votar


Will Bejar
aí o cara passou o lápis no dono do bar (ui!)

A multa para o dono do estabelecimento é de R$1.000,00 a R$ 5.000,00. Para o músico não passa de R$500,00.

Um abraço

nyurig3
Veterano
# abr/09
· votar


tenho que tirar a minha urgente, vejam os valores pessoal:

Novas Inscrições: R$ 100,00


+ Taxa de Exame: R$ 10,00


+ Expedição de Carteira: R$ 30,00


+ Anuidade Proporcional: R$ 74,97


Total: R$ 214,97

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Aqui em SP não é mais necessário ter a tal da carteirinha para poder tocar em bares e etc... Inclusive eu já toquei sem nem saber que poderia existir uma certa fiscalização.

Porém, eu tenho orgulho de ser músico, e quero me profissionalizar. Acho que ter a carteirinha é muito importante sim, porque te dá um embasamento legal.

Eu vi no site da OMB que tem duas opções de filiação: A Profissional e a de músico Prático.

Não sei se eu teria condições agora de tirar a de músico profissional (não sei o nível de complexidade do exame), mas meu objetivo, a longo prazo, é poder dar aulas e etc...

Então eu pergunto: Vale a pena tirar essa de músico prático, ou é melhor estudar e correr atrás para tirar a de profissional?

Obrigado!

macaco veio
Veterano
# abr/09
· votar


Nossa, esse topico ta parecendo coisa de agentes secretos da OMB se infiltrando no meio com tecnicas de persuasao. Ja botaram a tabela de precos, opcoes de filiacao, so falta botar a copia do teste, opcao de pagamento e fazer tudo por aqui mesmo.

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


so falta botar a copia do teste, opcao de pagamento e fazer tudo por aqui mesmo.

Boa idéia! hehehehe

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09
· votar


macaco veio

so falta botar a copia do teste, opcao de pagamento e fazer tudo por aqui mesmo.

Se quizer eu posso colocar. E depois coloco a nota de cada um. rsrsrsrsr Brincadeira.


Um abraço

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Não teria uma espécie de simulado?

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Será que ninguém aí pode me ajudar?

Vale a pena tirar a carteirinha do músico prático, sendo que eu pretendo, um dia, vir a dar aulas?

No caso da prova de músico profissional, com relação a parte prática, o que exatamente cai? No site da OMB está meio confuso pra mim, não entendi muito bem, especialmente uma parte que diz:

"Sequências: Maiores e menores das posições naturais"

Obrigado!

macaco veio
Veterano
# abr/09
· votar


tente o teste da profissional, se nao passar diga: ok entao eu aceito a provisoria.
"Sequências: Maiores e menores das posições naturais"
ta parecendo que eh o estudo das progressoes harmonicas que alguns chamam de sequencia ou encadeamento de acorde ou ainda campo harmonico ou ainda uma levada, fazem a maior confusao que so atrapalha qualquer aprendizado. Progressao harmonica tem o mesmo nome em livros estrangeiro, Harmonic progression.
Memorize as primeiras, quartas e quintas e algumas relativas e pronto, passou.

Jozza
Veterano
# abr/09 · Editado por: Jozza
· votar


Memorize as primeiras, quartas e quintas e algumas relativas e pronto, passou.


Se for só isso, tá fácil!

Eu li no site da OMB que eles pedem a Fundamental, Sub-dominante, Dominante e Sensível, tanto maiores quanto menores, ou seja:

I - IV - V - VII.

Maiores: IMaj7 - IVMaj7 - V7 - VIIm7b5
Menores: Im7 - IVm7 - Vm7 ou V7 (se for usar a menor harmônica) - VII7 (acho que eu nunca vi o uso do sétimo grau em um campo harmônico menor).

Mas e aí, tipo, se eu não passar na prova pra músico profissional, perco os R$ 215,00 ? Como fica?

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza
hahaha...eu fiz a de músico prático e não vi nada disso!!! Só pediram..."toca um reggae...tá bom, agora um rock...tá bom...um jazz...um solo...pronto...fala com a mocinha ali"...mais ridículo que isso só se dissessem "ei, vc tá com a grana aí??? então já fala com a mocinha ali"...é muito fácil...o pessoal fica nervoso, mas nem é tudo isso!!!

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Will Bejar

É, eu já ouvi falar, mas parece que pra mim, seria mais interessante tirar a de músico profissional.

Essa sim parece ser bem difícil.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza
Ah, sim...aí são outros 500...que não são R$...rs..

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Will Bejar

Pois é... mas eu queria mesmo saber é se, tipo, não passar na prova, perde todos os R$ 215? Como que fica hein...

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


eu ahco que não:

Novas Inscrições: R$ 100,00

+ Taxa de Exame: R$ 10,00 (esse vc faz, então já era!)

+ Expedição de Carteira: R$ 30,00 (se vc não passar, não emite a carteira)

+ Anuidade Proporcional: R$ 74,97 (se não passar, não tem anuidade)

Total: R$ 110.00

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


entendi...

Bom... vamos ver... Pretendo fazer a prova em breve...

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09
· votar


Will Bejar
Total: R$ 110.00

Voce só fez a conta errada. Este mês de Abril o valor total é: R$ 214,97. No próximo mes cai uns R$ 7,00.

Um abraço

stratosonicaster
Veterano
# abr/09
· votar


ta.. e se eu .. não pagar a carteirinha... for multado e não pagar a multa? que palhaçada..!

stratosonicaster
Veterano
# abr/09
· votar


sabe quando que eu vou tirar essa carteira?? NUNCA... porcaria anti-constitucional e o meu direito de liberdade de expressão??

Prof. Grosélio
Veterano
# mai/09
· votar


stratosonicaster
for multado e não pagar a multa? que palhaçada..!

Eles colocam restrição no seu CPF.

sabe quando que eu vou tirar essa carteira?? NUNCA

Nunca é muito tempo. Reavalie sua decisão.

porcaria anti-constitucional

A lei é de 1960. Mas é a que está valendo.

Um abraço

Ian Anderson
Veterano
# mai/09
· votar


Pqp, toda instituição publica eh cheia de taxas extras.
pra se inscreve te cobram uma paulada (so pra contar o nome),

+ 10 reais da prova (superfaturada a coisa),

+ R$ 30 a carteirinha (a carteira dde estudante tah R$ isso quando não vem de graça)

+ R$74,97 pra anuidade (pq isso???????), não poderia ser 30

Mesma coisa o Detran com a CNH , pqp que paulada que essa bosta

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Carteirinha Da Ordem Dos Músicos!!!