carteirinha da OMB

    Autor Mensagem
    jairohc
    Veterano
    # abr/06


    li numa revista dirigida à bateristas uma reportagem sobre a carteira da OMB. nessa reportagem havia varias denuncias de que muita gente que ta tocando por ai esta tocando ilegalmente, por não possuirem esta carteirinha. mas acho que isso é a realidade no Brasil porque muitos musicos que hoje se apresentam em bares, casas de shows, etc. não possuem essa carteirinha (eu me incluo), e acho que nunca vão ser impedidos de tocar, porque ate hoje não tive conhecimento de ninguem que estava se apresentando e, no meio do show, chegou o cara e parou tudo falando que a pessoa estava impedida de se apresentar por estar exercendo a profissão ilegalmente.

    Tijolo Eletrico
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Olha, amigo, achu que issu varia entaum de região para região. Meu pai cantava em bares dançantes em Cuiabá e vez por outra apareciam no meio do show os fiscais para verificar o registro dele

    McBonalds
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Sacanagem isso... Ter que pagar pra tocar...

    edbene
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: edbene
    · votar


    McBonalds
    o problema não é "ter que pagar pra tocar"
    o problema é que você ser músico teria que ter a carteirinha, afinal é a sua carteira de trabalho, e assim como eu ou qualquer trabalhador (exceto politicos) pago impostos para o governo (sobre o meu salário), o músico paga taxas ao Ecad.
    é a sobrevivência do Ecad.
    Não concordo plenamento com essa politica, mas é o correto.

    Outro fator é o uso de obras registradas. Pra vc tocar musicas de outras bandas teria que ter pagar os direitos autorais ao Ecad e as tais bandas.
    Mas isso não funciona, senão o cara que toca cover em bares a noite iria morrer de fome.

    Hj vc nao pode sequer executar musicas de outras artistas sem ter registrio no Ecad ou pagar direitos autorais. Por isso a fiscalizacao bate tanto em porta de boates e clubes para verificar a documentação.

    Por um lado nao concordo, visto q vc comprou o cd e pagou caro por ele e é seu direito escutá-lo onde e como quiser.

    Eles dizem que se vc estiver ouvindo um cd sozinho não há problema, mas se vc usar o mesmo numa festa na sua casa, ai vc teria q pagar os direitos autorais, pq esse mesmo cd deixou de ser um objeto de lazer somente seu e passou a ser um artefato de uso publico... nesse caso vc em q pagar os direitos.

    mas isso é so teoria. na pratica nao funciona bem assim. a fiscalizacao so vai atras das grandes casas de show e afins.
    Uma banda com musicos q nao tenham registro no Ecad nunca tocara no Olimpia, Via Funchal, Creedicar Hall, Claro Hall...
    mas no barzinho da esquina ele toca sem problemas.

    PS: to alugando salao pro meu casamento e em todos q eu fui perguntaram a mesma coisa: vai ter banda? vai ser som mecanico ou tera DJ?
    pra banda ou o dj tocarem na festa os saloes exigem apresentacao da carteinha de musico dos mesmos...

    Umberto Maciel
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: Umberto Maciel
    · votar


    O que acontece também é que o local aonde a banda esta se apresentando acaba sendo multado pq é considerado conivente com isto.
    Ou seja como tudo no Brasil, obrigam a todos de pagar cada vez mais impostos e fazem dos estabelecimentos postos de fiscalização para a falta de capacidade do estado.
    Infelizmente tem que tirar carterinha de músico pra tocar e ficar tranquilo, sem precisar correr ou levar multa.
    Outra coisa, se a fiscalização bate, eles apreendem teus equipamentos até você pagar a multa e regularizar as coisas. Vai pro "depósito" deles, igual depósito de carros, vão depenar aquilo que você demorou pra conseguir, fazer oq né.

    FeNtO
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    pq pagar o Ecad??? qm disse q os musicos nao pagam impostos??? isso eh ridiculo!!!! inclusive, qm garante q o q eh pado pro Ecad vai para as bandas qdo fazemos uma festa??? pq eu tnhu q pagar se a musik eh minha??? nah tm nem registro pq tm pagar??? issu eh uma pura sacanagem i uma falta de respeito com os musicos...

    McBonalds
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: McBonalds
    · votar


    É verdade, deveriamos fazer alguma coisa...

    A música é minha e eu deveria poder tocar ela quando, onde, como e pra quem quiser sem precisar pagar nada pro governo.

    FeNtO
    Pode ter certeza q o dinheiro q vc pagou tá na conta do caseiro do sr. Palocci...



    edbene
    O problema realmente não é pagar pra tocar. O problema é ter de pagar e não receber onada em troca.
    eh complicado...

    junior almeida
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    o problema é que você ser músico teria que ter a carteirinha, afinal é a sua carteira de trabalho, e assim como eu ou qualquer trabalhador



    quais seriam as vantagens a quem paga? alem do "direito" de poder tocar, eu vou receber algum tipo de seguro desmprego caso eu fique sem trabalho ou me acidente e tenha que ficar um tempo parado?? acho que não...então isso é muito diferente da carteira de trabalho! pagar so por pagar não nos interessa!! temos que ter beneficios em troca! [b][/b]

    junior almeida
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    uma guitarra não é uma pistola que é preciso um porte para provar saber manusear-la. musica não oferece perigo a ninguem

    edbene
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    junior almeida
    o problema não é so registro. o problema maior é o pagamento dos direitos autorais.
    vc precisa registrar suas musicas no Ecad pra receber os direitos da mesma.
    mas so consegue fazer isso, pelo q eu sei, tendo a carteirinha da omb

    junior almeida
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: junior almeida
    · votar


    edbene


    por exemplo, eu toco 3 vezes por semana em bares, a grande maioria das musicas são covers, é impensavel eu ter d pagar direitos autorais por isso. a grande mairia dos musicos vivem de caches e não de direitos autorais. quem vive de direito autoral são so os grandes compositores de sucesso, nos, pobres fudidos, dependemos é dos trocado q ganhamos em butecos.

    Renato Dell
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Se você estiver ganahando com o show, eles podem te impedir
    Mas se você estiver tocando por tocar, aí pode ficar tranqüilo

    junior almeida
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    ah..num importa o que! isso tdo é uma grande babaquice. se não posso, que me peguem então!! campanha pelo fim da OMB!!!

    has4
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    OMB - um mal necessário? Sim? ou não? Eis a questão! O tema... veja outro tópico no FCC

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/2682/

    Legal se direcionássemos estes tópicos também discutindo sobre como conseguir a carteira.

    Discutirmos sempre é bom, mas sobre Direitos Autorais, não sei... é um tema bastante complexo... claro, é paralelo ao assunto OMB, mas também é paralelo a assuntos como Jabás, Rádios Piratas, Pirataria, etc... caos total...

    Sugiro que tb falemos sobre o que é necessário para conseguirmos a tal Carteira, tornaria o tópico mais útil aos músicos (na minha pessoal opinião, hein!!!!).

    has band

    Renato Dell
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    O Exame é difícil, só pra ter a carteira e pagar mensalmente, não vale...
    Tem gente que se ilude com aposentadoria, meu professor paga tem uns 60 anos e não dá nada...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a carteirinha da OMB