Musica - Dom ou estudo e dedicação?

Autor Mensagem
guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


Lucas Power Metal da Silva
cara, n tem como fala q n tem gente q n tem mais facilidade,n eh todo mundo q estuda muito e fica fodão,n tem q inventa historia pra incentiva as pessoas
tem gente q tem muito mais dificuldade,fato
mais qualquer um pode ficar bom,mais quem tem o jeito faz coisas grandiosas.

JJJ
Veterano
# mai/11
· votar


Entre outras coisas, eu dou aula. É facilmente perceptível a dificuldade ou facilidade de aprendizado dentre os alunos, ainda que com a mesma aula. Isso dá pra perceber mesmo entre crianças muito pequenas, sem uma "bagagem cultural" prévia: umas tem mais facilidade nisso, mais dificuldade naquilo. Negar isso é negar o que me parece óbvio, mas tudo bem, respeito quem pensa o contrário e jamais prejudicaria alguém por parecer menos capacitado.

Concordo que mesmo não tendo muito "jeito", com muito esforço e dedicação, se pode progredir em quase tudo.

Concordo também que só o "dom" sem estudo não é lá grande coisa.

Mas que essa "coisa" existe, existe. Se quiser chamar de "dom", dádiva de Deus, jeito-pra-coisa, predisposição genética ou pura sorte de ter mais facilidade de realizar sinapses entre determinado grupo de neurônios, tanto faz...

Christian.bass
Veterano
# mai/11 · Editado por: Christian.bass
· votar


Música é tudo

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


Música é tudo
up disfarçado

guitartube
Veterano
# mai/11
· votar


Um cara pode estudar música a vida inteira e intensamente, fazer graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em música, e ainda assim ser limitado na criação. Com todo este conhecimento ele pode ser um grande maestro, arranjador, orquestrador, instrumentista,.....
Mas se ele não tiver o DOM da criação aplicada a música e o talento encrustado na alma, ele nunca será realmente um músico diferenciado, apesar de ser ainda ser músico.

Se somente a dedicação e esforço produzissem resultados,existiriam milhões de caras jogando futebol como Messi.

flw!!!!!!

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


Mas se ele não tiver o DOM da criação aplicada a música e o talento encrustado na alma, ele nunca será realmente um músico diferenciado, apesar de ser ainda ser músico.
depende,o cara pode n saber se expressar como um cara q tenha o feeling,mais pode muito bem se diferenciar de outros musicos,o cara pode inovar
varios guitarristas fodoes famosos costumavam passar horas treinando em casa

JJJ
Veterano
# mai/11 · Editado por: JJJ
· votar


guitartube
Se somente a dedicação e esforço produzissem resultados,existiriam milhões de caras jogando futebol como Messi.

Sintetizou bem bagarai! Como se dizia antigamente: falou e disse!

abfaria83
Veterano
# mai/11
· votar


a palavra "dom" intimida pq sempre traz a idéia furada de que se relaciona com algum presente divino, ou alguma qualidade inata a alguma pessoa.

bom... eu gostaria muito de achar que dom é "apenas" a capacidade que alguem tem de assimilar algum aprendizado facil e rapidamente. mas de fato, há uma questão meio misteriosa quando vemos crianças tocando piano como se tivessem dando um play no DVD.

só acho que devemos dar o devido mérito a disciplina e dedicação, porque se vc realmente as tem, nada te impede de ser excelente no que quer fazer

Lucas Power Metal da Silva
Veterano
# mai/11
· votar


JJJ
Belo ponto de vista. Muito cabível, apesar de não concordar completamente.

guitartube
Imensamente equivocado.
Um cara pode estudar música a vida inteira e intensamente, fazer graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em música, e ainda assim ser limitado na criação. Com todo este conhecimento ele pode ser um grande maestro, arranjador, orquestrador, instrumentista,.....
Você tem dados de pessoas que estudaram música a vida inteira intensamente, fizeram graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em música, e ainda assim serem limitados na criação?
Você pelo menos conhece alguém nessa situação?

Mas se ele não tiver o DOM da criação aplicada a música e o talento encrustado na alma, ele nunca será realmente um músico diferenciado, apesar de ser ainda ser músico.
Hã? Não vou me aprofundar muito aqui, porque pelo visto, acabaremos entrado numa discussão sobre religião ou algo do tipo.
Mas pra que fique de acordo, vou usar sua teoria e dizer apenas:
Não duvide. Se o cara não tiver esse tal de dom, não quer dizer que não será um grande músico.

Se somente a dedicação e esforço produzissem resultados,existiriam milhões de caras jogando futebol como Messi.
Claro! Então vamos ficar todos parados e esperar tudo cair do céu!
Afinal ninguém faz nada direito mesmo, de que adianta o esforço?
...
Entende o que quero dizer agora?

abfaria83
Num dos tópicos aqui do fcc, vi uma discussão sobre o fato de crianças orientais terem um incrível "dom" para a música.
Você sabe como é a educação no japão?
Lá eles usam de disciplina, esforço e concentração para aprender as coisas. Aqui nós ficamos esperando o tal dom que não existe.
Por isso que no oriente há tantos garotos prodígios.
Um ou outro no brasil da disciplina e educação para os filhos. Por isso há tão poucos bom profissionais em qualquer ramo.
só acho que devemos dar o devido mérito a disciplina e dedicação, porque se vc realmente as tem, nada te impede de ser excelente no que quer fazer
Com certeza!

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


Lucas Power Metal da Silva
cara,tem gente q tem mais facilidade mesmo,e tem gente q tem mais dificuldade mesmo,isso n tem como negar
se um cara q tem jeito estudar a mesma coisa q um cara q tem dificuldade,ele vai se sair melhor

AceFrehley
Veterano
# mai/11
· votar


Sei la, isso é muito relativo... acho a palavra "dom" muito forte... eu diria que alguns tem algumas facilidades em algumas coisas e outros tem em outras, por exemplo, uma pessoa que voce ache que tenha o "dom" para musica, tenha facilidade com isso, mas nao quer dizer que voce seja pior, quer dizer que seu "dom" se resuma em fazer outra coisa, que voce pode nao praticar, mas esta em voce, e se pararmos para pensar, existem muitos,muitos musicos bem sucedidos, muitos musicos bons, muitos criativos, muitos tecnicos, sera que todos esses tem o "dom"?

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


e se pararmos para pensar, existem muitos,muitos musicos bem sucedidos, muitos musicos bons, muitos criativos, muitos tecnicos, sera que todos esses tem o "dom"?
todos devem ter uma certa facilidade sim,ou passaram a ter depois de muito treino

guitartube
Veterano
# mai/11 · Editado por: guitartube
· votar


Lucas Power Metal da Silva
Você pelo menos conhece alguém nessa situação?

Sim, na universidade existem vários professores de música com titulação e que se tivessem que viver de música prática e inovação, morreriam de fome. Mesmo com toda titulação, não se aproximam de Tom Jobim, Hermeto Pascoal, ....
O difícil é encontar caras famosos, que inovaram e fizeram a diferença tendo uma titulação alta.

...
Entende o que quero dizer agora?

Não.

Num dos tópicos aqui do fcc, vi uma discussão sobre o fato de crianças orientais terem um incrível "dom" para a música.
Lá eles usam de disciplina, esforço e concentração para aprender as coisas. Aqui nós ficamos esperando o tal dom que não existe.

Pois é..., O esforço, disciplina e concentração dos orientais são responsáveis pelo grande sucesso da música japonesa, chinesa e coreama, pois ao contrário da brasileira, dominam o mundo com sua qualidade e inovação inquestionáveis. Fala sério cara....

Os considerados "prodígios orientais", são meros repetidores mecanizados que não criam nada, apenas reproduzem a música de outros. Para muitos, um repetidor perfeito é um grande músico.

flw!!!!

Bog
Veterano
# mai/11
· votar


Lucas Power Metal da Silva
Claro! Então vamos ficar todos parados e esperar tudo cair do céu!

Cara, você continua colocando um OU exclusivo entre "dom" e "dedicação". As duas coisas não se excluem.

TG Aoshi
Veterano
# jun/11
· votar


Só uma pergunta besta que me surgiu agora...

À todos

Como vocês julgam que o trabalho de um músico qualquer é fruto do seu dom (ou facilidade, ou qualquer que seja sua concepção disso), ou da sua dedicação?

Outra coisa, que interessante e pouco discutida aqui, se é que foi mencionada por alguém, independente da concepção pessoal sobre "dom", é a relação entre "dom" e "prodígio".

guitartube
Os considerados "prodígios [...]", são meros repetidores mecanizados que não criam nada, apenas reproduzem a música de outros.

Explica direito. Pelo menos eu me recuso a acreditar que você quis jogar todo o conceito de intérprete (erudito) no lixo.

Bog
Veterano
# jun/11
· votar


TG Aoshi
Como vocês julgam que o trabalho de um músico qualquer é fruto do seu dom (ou facilidade, ou qualquer que seja sua concepção disso), ou da sua dedicação?

Ao meu ver, isso só é possível conhecendo o histórico da pessoa, ou tendo acompanhado de perto o seu desenvolvimento. Não é algo que aparece se observando apenas o resultado.

Eu faço uma analogia boboca para essas coisas.

Uma pessoa com "dom" é como um terreno fértil para X. Se você não plantar X no terreno, não vai brotar. Se você não tiver um mínimo de cuidado com a sua plantação, idem.

Uma pessoa "normal" é como um terreno normal para X. Cuidando bem, você pode ter uma bela plantação de X. Talvez, melhor do que uma plantação de X largada sem cuidados em um terreno mais fértil. Mas se você dispender cuidados idênticos em um terreno fértil e outro normal, o mais fértil vai acabar produzindo mais. O menos fértil sempre vai exigir mais cuidados para produzir a mesma coisa.

Uma pessoa sem o menor jeito para coisa é como um terreno pobre para X. Você pode até colher alguma coisa, mas por mais que insista, no máximo vai conseguir uma plantacão mixuruca de X.

Não dá para saber de qual tipo de terreno veio o seu fruto X, a não ser que você tenha um conhecimento profundo sobre X, ou - o que é mais provável - conheça o histórico da plantação ou tenha acompanhado o cultivo por um tempo.

PS - Aliás, QUALQUER pessoa que tenha acompanhado o desenvolvimento de várias pessoas em QUALQUER área sabe que alguns se desenvolvem com muito mais facilidade e rapidez que outros.

Lucas Power Metal da Silva
Veterano
# jun/11
· votar


Volto eu. Mas dessa vez vou tentar ser ao máximo objetivo, ao explicar meu ponto de vista.

Obs: Sei que meu ponto de vista não é absoluto, pois não tenho ciência de tudo. Digo isso com toda a humildade possível: com o conhecimento que tenho, a conclusão que escolhi me parece ser a mais lógica dentre tudo o que pensei sobre o assunto até agora.

O que você considera dom Lucas?
Dom em si é a dádiva divina.
O que vocês chamam de dom, não acho que não exista.
Vocês chamam de dom a simples facilidade que o sujeito tem, de começar um estudo ou executar alguma ação. Isso não é dom,isso é treino antecipado.
Veja:
Quando você corre, escreve, joga vídeo-game, anda, fala, pula, rola, senta, lê, etc., seu corpo se adapta a realizar essas ações, para que você futuramente as faça com maior eficiência. Afinal os animais tem de se adaptar ao ambiente que vivem, e fazem isso realizando essas simples ações. Quanto mais as faz, mais exercita seu corpo, e consequentemente, mais se adapta.

As pessoas em geral, por viverem situações diferentes, fazem mais umas ações de que outras. Então é natural que elas exercitem partes diferentes do cérebro e corpo.

Sendo assim, um sujeito que jogou mais videogame na infância vai ter mais coordenação motora para tocar guitarra na adolescência.
Entendem? Ele vai ter mais facilidade porque já treinou algumas habilidades necessárias para fazer aquilo a vida inteira, não porque tem dom pra isso.

guizimm
Veterano
# jun/11
· votar


Lucas Power Metal da Silva
cara,as pessoas são diferentes,cada cérebro é diferente,cada pessoa tem facilidade ou dificuldade em determinada coisa,isso é um fato
e sobre esse negócio de treinamento prévio,tem gente q vai fazer alguma coisa pela primeira vez e se sai melhor que outra que ja faz isso a mais tempo
Sendo assim, um sujeito que jogou mais videogame na infância vai ter mais coordenação motora para tocar guitarra na adolescência.
cara,n viaja,eu te dou um exemplo,eu comecei a tocar junto com um amigo q jogava video game e depois de um tempo eu percebi q eu havia me saido melhor que ele(n to chamando ele de ruim nem eu de bom),sendo q eu quase nunca jogava video game
talvez com esse exemplo vc n tenha se expressado mto bem,mais eu entendi oq vc esta querendo dizer
outro exemplo,mas dessa vez nda a ver com música,na escola que eu estudo,tem mesas de ping pong,e eu e mais um monte de gente começamos a jogar sem o hábito prévio de jogar,e agora tem gente que pegou o jeito muito melhor que eu,que comecei a jogar todo o dia junto com eles
mais tem outros que jogam muito melhor pq tem mesa em casa,e ja treinam faz tempo,tem o habito,mais quem tem o habito e tambem reflexos úteis a um jogador são aqueles que jogam com todo mundo sem perder e ficam o intervalo inteiro jogando(sim tem bastante gente na escola)

Lucas Power Metal da Silva
Veterano
# jun/11
· votar


Agora com base no meu ultimo texto, refutarei alguns argumentos.

guizimm
cara,tem gente q tem mais facilidade mesmo,e tem gente q tem mais dificuldade mesmo,isso n tem como negar se um cara q tem jeito estudar a mesma coisa q um cara q tem dificuldade,ele vai se sair melhor

Veja que é cabível no seu texto, a explicação que dei sobre a origem das facilidades e dificuldades. Quem tem mais facilidade para "ação X" já treinou algumas habilidades requeridas para "ação X". Porém pode ter dificuldade na "ação Y" por não ter exercitado as habilidades necessárias.

AceFrehley

Sei la, isso é muito relativo... acho a palavra "dom" muito forte...
Com certeza. Dom a palavra usada para quando não se sabe a origem da habilidade. Como tenho uma teoria sobre essa origem, não preciso usar essa palavra mais. 8)

eu diria que alguns tem algumas facilidades em algumas coisas e outros tem em outras, por exemplo, uma pessoa que voce ache que tenha o "dom" para musica, tenha facilidade com isso, mas nao quer dizer que voce seja pior, quer dizer que seu "dom" se resuma em fazer outra coisa, que voce pode nao praticar, mas esta em voce, e se pararmos para pensar, existem muitos,muitos musicos bem sucedidos, muitos musicos bons, muitos criativos, muitos tecnicos, sera que todos esses tem o "dom"?

Para essa parte, considero válida a resposta que dei para o guizimm

guitartube

Sim, na universidade existem vários professores de música com titulação e que se tivessem que viver de música prática e inovação, morreriam de fome. Mesmo com toda titulação, não se aproximam de Tom Jobim, Hermeto Pascoal, ....
O difícil é encontar caras famosos, que inovaram e fizeram a diferença tendo uma titulação alta.


Vejo que seu texto acusa um de seus pontos de vista quanto ao que é a música em si. Você tem certeza que os professores da sua universidade são tão fraquinhos assim? Ou será que você não sabe apreciar o trabalho deles?
A música tem várias ramificações. Por exemplo: Fulano gosta de power-metal, e vê Sicrano tocando bossa nova.
Sabemos que power-metal é um estilo musical que abusa das melodias rápidas, já bossa nova não, tem as harmonias mais complexas e melodias simples.
Você acha que Fulano vai considerar Sicrano um bom músico, não sabendo observar as habilidades dele? Na boa, será que esse não é seu caso? Afinal, ninguém sabe de tudo, né?

Pois é..., O esforço, disciplina e concentração dos orientais são responsáveis pelo grande sucesso da música japonesa, chinesa e coreama, pois ao contrário da brasileira, dominam o mundo com sua qualidade e inovação inquestionáveis.

Generalizou legal aí em bicho. Normal. Pela casualidade, não é todo brasileiro que é vagabundo, e não é todo oriental que é disciplinado. A herança cultural brasileira é bem mais rica. Somos feitos de três povos diferentes; índios, europeus e africanos, enquanto os orientais geralmente não gostam de miscigenação. Naturalmente nossa música é mais rica.

Fala sério cara....
Os considerados "prodígios orientais", são meros repetidores mecanizados que não criam nada, apenas reproduzem a música de outros. Para muitos, um repetidor perfeito é um grande músico.


Lembra o que eu disse sobre sua opinião quanto o que é música?

Bog

Acho que o que eu disse até aqui já expõe meu ponto de vista quanto a sua resposta.

Falou!!!

guizimm
Veterano
# jun/11 · Editado por: guizimm
· votar


Lucas Power Metal da Silva
Quem tem mais facilidade para "ação X" já treinou algumas habilidades requeridas para "ação X"
isso q eu flei no meu ultimo post,n precisa ter treinado a habilidade antes pra levar o jeito pra coisa cara,le o meu ultimo post
n eh soh treino cara,assim como n eh soh habilidade,ou vc acha q o bb king,o eric clapton,o srv(stevie ray vaughan),o mark knopfler,mozart(agora aumentando o nível),bach,beethoven,chopin e nos esportes:pelé,neymar,michael jordan,o tal do bolt(recordista mundial dos 100 metros rasos) chagaram aonde chegaram por causa de treino?

Bog
Veterano
# jun/11
· votar


Lucas Power Metal da Silva
um sujeito que jogou mais videogame na infância vai ter mais coordenação motora para tocar guitarra na adolescência.

Quem me dera isso fosse verdade...

guitartube
Veterano
# jun/11
· votar


TG Aoshi
Explica direito. Pelo menos eu me recuso a acreditar que você quis jogar todo o conceito de intérprete (erudito) no lixo.

Vou fixar minha resposta no erudito, já que a perfeição da execução é a tônica neste estilo.
Pq que o cara optou por ser interprete?
Pq a sua aptidão maior está em interpretar a música.
Se é bom ou ruim, ouro ou lixo, aí fica a critério de cada um, assim como o gosto musical.
Mas, existe uma grande distância entre um Bach e um interprete de Bach, e ainda existem várias gradações entre os vários interpretes de Bach.
Ma minha visão, Bach teria o Dom da música, enquanto X teria o Dom de ser um interprete de Bach.

flw!!!!!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/11
· votar


Um estudo demonstrou que pessoas que apresentam o Córtex Motor mais responsivo ao neurotransmissor GABA apresentam mais facilidades em aprender, dentre outras coisas, sequencias de movimentos com os dedos, como por exemplo uma sequencia de notas no piano.

Este é , portanto, um dos primeiros mecanismos moleculares relacionados à música, o que pode ser o que muitos chamam de "Dom".

Vale frisar que este resultado apenas mostra algum tipo de facilidade MOTORA, ou seja, o que seria a técnica no instrumento, não diz respeito a outos fatores importantes para a música, como o ouvido musical, a capacidade para compor, etc etc...

Abraços

Fonte:
http://www.eurekalert.org/pub_releases/2011-03/cp-twt022811.php/


guizimm
Veterano
# jun/11
· votar


close topic

Marcus Cerutti
Veterano
# jun/11
· votar


JJJ
Entre outras coisas, eu dou aula. É facilmente perceptível a dificuldade ou facilidade de aprendizado dentre os alunos, ainda que com a mesma aula. Isso dá pra perceber mesmo entre crianças muito pequenas, sem uma "bagagem cultural" prévia: umas tem mais facilidade nisso, mais dificuldade naquilo. Negar isso é negar o que me parece óbvio, mas tudo bem, respeito quem pensa o contrário e jamais prejudicaria alguém por parecer menos capacitado.


hehehehe... estava pensando exatamente nisso e tenho um bom exemplo sobre dom ou como queiram chamar essa 'facilidade' para uma determinada atividade:

Tenho dois filhos, 7 e 4 anos de idade; ambos gostam muito de música, gostam mesmo. A gente escuta muito em casa, carro, etc... os dois gostam de cantar e sabem de cor várias músicas, entre elas uma chamada "fico assim sem você" original do Claudinho e Buchecha - eles curtem a versão da Adriana Calcanhotto.

O de 7 anos canta e consegue errar todas nas notas, é impressionante... mesmo com playback rolando, ele fica a música toda fora das notas, completamente fora... já o outro, com 4 anos, canta a música inteira bem certinho - obviamente, como uma criança de 4 anos, mas bem certinho, afinadinho...

E aí... existe dom? Algum deles tem facilidade?

Ken Himura
Veterano
# jun/11
· votar


Não desconsidero o valor que Mozart teve para a musica, mas creio que, qualquer pessoa que estivesse no lugar dele faria parecido.
Por que então que a irmã dele (Maria Anna Mozart) não foi 1 décimo do que ele foi? Já que é filha dos mesmos pais e criada sob a mesma rotina intensa de estudos e apresentações, foi até idolatrada pelo irmão quando ambos eram pequenos. E por que o filho dele (Franz Xaver Mozart) não obteve sucesso nem próximo ao do pai? Já que também era um músico filho de um músico famoso e fora criado por tutores cheios de dinheiro.

Sim, na universidade existem vários professores de música com titulação e que se tivessem que viver de música prática e inovação, morreriam de fome.
Quem vive de inovação musical hoje em dia? Cage morreu na miséria, Varèse e Stockhausen não foram milionários. Quem inovou mais que eles?

A herança cultural brasileira é bem mais rica. Somos feitos de três povos diferentes; índios, europeus e africanos, enquanto os orientais geralmente não gostam de miscigenação. Naturalmente nossa música é mais rica.
Sugiro rever alguns conceitos.

Ma minha visão, Bach teria o Dom da música, enquanto X teria o Dom de ser um interprete de Bach.
Então você diz que música é só a arte de compor? E os outros caminhos? É muito reducionismo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Musica - Dom ou estudo e dedicação?