Musica - Dom ou estudo e dedicação?

Autor Mensagem
Christian.bass
Veterano
# mai/11


eaê galera, Graça e paz!

A algumas semanas, iniciei meus estudos no contra-baixo, instumento que admiro muito, porém, fui repreendido pela seguinte frase:

"cara, desiste, musica é pra quem tem o 'dom'

.. claramente não dei ouvindo, porém, gostaria da opnião de quem tem mais experiencia, pra saber se 'um cara qualquer' pode ir longe =D. e se algum de vocês ja escutou essa frase, comemtem!

Agradeço a resposta desde já!

Carregando
Veterano
# mai/11
· votar


Pra quem tem o dom da dedicação!


ó, filosofei ahuahuha.

Christian.bass
Veterano
# mai/11 · Editado por: Christian.bass
· votar


concerteza cara, concordo plenamente!

leticia123
Veterano
# mai/11
· votar


Christian.bass
Cara, não liga pra isso
se você se dedicar você "vai longe" :P
Na minha opnião, algumas pessoas tem mais facilidade que outras, mas isso acontece com tudo
E o "dom" não sei :P
Abç

Doggy
Veterano
# mai/11
· votar


Dom não existe.


Estudo e dedicação, claro.

birometaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Olha da pra conta nos dedos os musicos que realmente tem dom, o Joe Satriani dizia que o Kirk Hammet nao tem cordenação pra tocar guitarra no futuro o Kirk virou um tremendo guitarrista. Não são todos os musicos que tem ouvido absoluto (na verdade sao bem poucos) e nao sao todos que sao capazes de compor mesmo sendo surdo ou sego. Minha conclusão é existe dom mais o ser humano é capaz de desenvolver abilidades tambem.

Brown ardanuy
Veterano
# mai/11
· votar


ai eu acho que funciona assim, se o cara tem os dom, e não estudar, de nd adianta, porem se ele NÃO tem os dom mas estuda mt, ele tem capacidade de ir longe, agora se o cara tem os dom e estuda, ai fudeu, mas tudo que uma pessoa que tem o dom consegue, uma que não tem tbm pode conseguir, talvez demore um pouco mais, e ela tenha que se esforçar, mais, porem ela consegue sim...

falow? um jóinha de longe ^^

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/11 · Editado por: Christhian
· votar


Christian.bass
Funciona mais ou menos assim...

O 'dom' (sem o sentido de dádiva, por favor!) nada mais é do que alguma facilidade, psicomotora ou de compreensão, para executar uma determinada ação. Pode ser uma facilidade espacial, de coordenação, de antecipação, entre muitas outras.

O estudo supre essas facilidades, mas é necessário dedicação, organização, disciplina, curiosidade e principalmente saber ouvir, para aprender.

Um exemplo: A busca é uma ferramenta simples do fórum e nas regras há uma menção bem clara para não se criar um tópico antes de usar a busca. Usando os termos 'Dom' e 'Estudo', vieram diversos tópicos, inclusive esse: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/104535/

O que eu quero dizer? Não estou me referindo somente às regras, até por que acho que o outro tópico está num nível inferior a esse, então vou deixar o seu rolar. O problema é que se você acha que não tem facilidades naturais, deveria ser motivado a encontrar suas respostas pelas coisas que estão em negrito no segundo parágrafo, se realmente quer aprender alguma coisa. Porém, aparentemente, sequer gastou 60 segundo lendo as regras, que são premissas básicas do fórum. Você não vai aprender a tocar algum instrumento, se não observar o que é básico no aprendizado e tentar pular etapas.

Agora, se achar que isso é bobeira... um abraço.

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


tem gente q para chegar a determinado ponto precisa de mais estudo q outras pessoas
tem gente q assimila muito mais facil,isso eh o tal do dom

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/11
· votar


O 'dom' (sem o sentido de dádiva, por favor!) nada mais é do que alguma facilidade, psicomotora ou de compreensão, para executar uma determinada ação. Pode ser uma facilidade espacial, de coordenação, de antecipação, entre muitas outras.


Exato:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/258366/

birometaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


to nessa linha tb o dom (sem a dadiva como disse o cristhian) existe, mais tb existe o estudo, o cara q nao estuda nao tem como adivinha q na musica existe uma nota chamada dó, só se ele conseguir inventa toda a musica denovo com as mesmas regras e mesmos nomes!kkkkkkk é isso ae estudando da pra ir longe mais certas pessoas por condições geneticas tem mais facilidade.

JulianaJenner
Veterano
# mai/11
· votar


Independente de dom, a dedicação é necessaria.

Eu não tenho dom, mas isso não me impede de ser bem sucedida. :)

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


Pra mim, o fundamental é o dom! O resto é aprendizado.

Abs

Lucas Power Metal da Silva
Veterano
# mai/11
· votar


Dom não existe. A miscigenação amenizou as diferenças genéticas entre as pessoas, então esse negócio de "predisposição genética" não influi tanto.

Por exemplo; se na infância você jogou muito videogame, estudou muita matemática e praticou muito esportes, tem mais chances de ser um bom músico, pois já exercitou diversas áreas do seu corpo e de seu cérebro que serão usadas na música.

Quando alguém lhe disser; "Cara, desiste, você não tem dom!" não se intimide. Afinal, qual a grande diferença entre você e Mozart?
Mozart não desistiu de estudar, e passando de DÉCADAS de estudo, se tornou o músico que foi. Ou você acha que a vida de estudo dele foi uma moleza? Ou que nasceu sabendo tudo de música?

Grande abraço!

Bog
Veterano
# mai/11 · Editado por: Bog
· votar


Lucas Power Metal da Silva
A miscigenação amenizou as diferenças genéticas entre as pessoas

?!

Mozart não desistiu de estudar, e passando de DÉCADAS de estudo, se tornou o músico que foi.

Com menos de UMA década de vida ele já era provavelmente muito melhor que qualquer um aqui. Sem contar que ele nem teve lá muitas DÉCADAS para estudar, heheh.

Edit:
Por falar em Mozart, sempre me lembro do filme Amadeus. Bem ficcional, mas muito legal. Um dos motivos da inveja do Salieri é exatamente porque ao seus olhos, Mozart recebeu o talento "de graça", era um gênio com um nível que ele, mesmo sendo disciplinado e esforçado, sabia que jamais igualaria.

Bog
Veterano
# mai/11
· votar


Christhian

Concordo plenamente. Eu não entendo por que algumas pessoas precisam colocar um OU exclusivo entre "dom" (talento, facilidade para a coisa) e "dedicação". As duas coisas não se excluem.

Lucas Power Metal da Silva
Veterano
# mai/11
· votar


Bog
Usei a palavra miscigenação, no sentido de; como cada criatura evolui em seu ambiente, é natural que criaturas de ambientes diferentes tenham habilidades diferentes. Como a miscigenação entre humanos de lugares diferentes é muito avançada hoje em dia, essas habilidades não podem ser tão diferentes dentre um ser e outro, entende?

Ok, Mozart dispunha de uma junção de fatores que aumentavam suas chances de ser um bom músico. Era rico, o pai dele era músico e o incentivou a tocar cedo. Não desconsidero o valor que Mozart teve para a musica, mas creio que, qualquer pessoa que estivesse no lugar dele faria parecido.

Devemos lembrar que os nossos ídolos são humanos também. Estudaram, comeram, cagaram, fizeram amorzinho e tudo mais... Além de que, se nós lembrarmos que eles também passaram por tudo isso, não daremos desculpas para a nossa falta de esforço.
8)

Lucas Power Metal da Silva
Veterano
# mai/11
· votar


Não me expressei agressivamente bog.
Li o texto que escrevi aqui e parece que tava dando patada... XP
É por causa do tipo da comunicação...
Abraço!

Marcelo Bico
Veterano
# mai/11
· votar


Christian.bass
Tem uma coisa aí que o pessoal não mencionou: é a vocação.
Dom para música é a facilidade em captar e executar, mas a vocação é o que leva o cara a gostar de captar e executar. Com isso ele sente prazer com o que faz e se dedica mais e mais.

Ou seja: se te falaram que você não tem o dom, não importa. Se você gosta de música é porque você tem vocação prá isso. Estude e pratique, e aí você será bom no que faz.

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


Christhian

Mandou bem no post!

Abs

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


Mozart não desistiu de estudar, e passando de DÉCADAS de estudo, se tornou o músico que foi.
na verdade ele compunha desde crinça,esse sim tinha o dom
mozart,beethoven,bach,chpin não são como qualquer um não,seja por dom,por capacidade neurológica,pela época em que viveram ou qualquer coisa
dificilmente hoje em dia existe alguem com uma capacidade para a música tão grande quanto a desses caras

Marcelo Bico
Veterano
# mai/11
· votar


guizimm
Paul Mc Cartney?

g3g3
Veterano
# mai/11
· votar


estudaa óo meuuuu!!!!!!!! que tu consegue o que tu que !1!!!!!! nem dá moral pra esse tipos de comentarioss@!!!!!!!! Msn(anderson_guitarg3@hotmail.com)

guizimm
Veterano
# mai/11 · Editado por: guizimm
· votar


Marcelo Bico
Paul Mc Cartney?
ele tem musicas legais,com letras bacanas,ele eh muito bom,ele sim eh como qualquer um,ele n eh conhecido por ser um instrumentista foda,ele apenas faiz músicas muito legais com pouco
mais olha as musicas dos compositores q eu falei(e varios outros),n tem comparaçao,depois de centenas de anos todo mundo conhece(n pelo nome e compositor,mais pela melodia),são músicas muito mais intensas,com melodia e harmonia perfeitas
ouve sonata ao luar de beethoven ou qualquer noturno de chopin e compara,vc vai ve cara

JJJ
Veterano
# mai/11
· votar


Lucas Power Metal da Silva
Mozart não desistiu de estudar, e passando de DÉCADAS de estudo, se tornou o músico que foi. Ou você acha que a vida de estudo dele foi uma moleza? Ou que nasceu sabendo tudo de música?

Décadas??? Com 12 anos, Mozart já era um grande compositor!


Sei que tem gente que não concorda e eu respeito, mas pra mim, DOM existe sim, sem sombra de dúvida.

Leex
Veterano
# mai/11
· votar


O que é o Dom sem estudo e dedicação? Não existe o vise-versa.

birometaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Lucas Power Metal da Silva

Olha até entendo oq vc ta falando o meu exemplo do kirk hammett e do joe satriani foi com o mesmo objetivo do seu exemplo e a respeito de mozart. Mais cara na moral ainda existe uma condição genetica, nao é o principal fator mais pode ser o diferencial sim. Einstein nao esplicou a fotoeletrica e a relatividade apenas estudando ja q o mesmo tinha dificuldade na escola.

JuniorGuitar_Svf
Veterano
# mai/11
· votar


E se Slash tivesse desistido de estudar? e se Jimi Hendrix tivesse desistido de estudar? e se Gilmour tivesse desistido de estudar? e se Mozart tivesse desistido de estudar? e se Fiuk tivesse desistido de estudar? auehuaheuaheuhuaeh
(Julius - Todo mundo odeia o chris)

Pra tudo tem que ter um pouco de dom, estudo e dedicação.

Lucas Power Metal da Silva
Veterano
# mai/11
· votar


guizimm e JJJ
Na infância Mozart não compunha tão bem, fazia peças simples. Foi lá pelos seus 15, 25 anos que ficou fódão. Mozart estudou pra caraca, gostava de música, tinha o pai que era um musico rico e o bancava. Não tinha como dar errado.

Como opinião pessoal (ou até religiosa, sei lá!) de vocês, ta tudo bem. Mas geneticamente, dom (ou predisposição) algo é tão sutil que quase não faz diferença. Trata-se apenas de características que são passadas de pais pra filhos, que não interferem tanto.

Nós podemos ter olhos de cores, tamanhos e distâncias diferentes, mas nenhum olho humano pode ser tão diferente do comum, a ponto de enchergar no escuro ou algo do tipo, entende?

birometaleiro
Einstein tinha dificuldade na escola sim. Mas o tinha porque era muito hiperativo e a escola naquela época era bastante rígida, não porque era muito diferente dos outros alunos.

Todo mundo...

Temos sim nossas diferenças, características mais e menos desenvolvidas, mas se analisar bem, musica trabalha tantas delas ao mesmo tempo que é quase impossível você ser ruim em todas elas. E mesmo se for, você pode levar mais tempo para trabalhar essas habilidades, mas mesmo assim conseguirá se tiver o devido esforço e disciplina.

Se temos culturas parecidas, logo fazemos coisas parecidas, então teremos as mesmas áreas do cérebro e músculos exercitados de forma parecida.

Lucas Power Metal da Silva
Veterano
# mai/11
· votar


Já ouviram aquela frase?

"A ocasião faz o ladrão"

Aqui seria:

"A ocasião faz o fulano"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Musica - Dom ou estudo e dedicação?