Sertanejo Universitário Está dominando! #TENSO

Autor Mensagem
T-Rodman
Veterano
# mai/11
· votar


ham_ham
Eu nasci em Pres. Prudente/SP. Lá sertanejo nunca foi moda. É 'local lifestyle' - isso há mais de 30 anos.

Mas vamos 'vareiar'.
Esses dias eu comprei uma viola e uma revistinha de acordes e método para viola caipira.
Eis que eu queria tocar uma música. Nem era sertaneja. Era o vanerão que eu gravei lá pro tributo FCC Brasil.
Na página que eu achei o primeiro dos 3 acordes, eu achei na verdade todos. Era a mesma progressão ensinada no 'método'.
Comecei a fazer os outros acordes e várias outras músicas apareceram.
Sim, não tem segredo não, rs. Ou o 'método' que é bom demais, rs. Capaz de ser possível usar as progressões de acordes do método e com a revistinha dá-se pra gravar um álbum inteiro.

2Humbucker
Veterano
# mai/11
· votar


El_Cabong
Você não precisa entar aonde isso toca pra saber que toca ;)

ham_ham
Veterano
# mai/11
· votar


T-Rodman
Mas pra tu que já deve tocar faz algum tempo fica fácil né hehe...

Eu não conheço muito de viola, mas se não me engano todas as cordas soltas sã um E maior??

E não entendi pq você me disse tudo isso. Nunca fale que sertanejo fosse complexo. É bem fácil e intuitivo na real!!

ham_ham
Veterano
# mai/11
· votar


Gaiteiro15
Na verdade o sertanejo cornélio existe faz bastante tempo, talvez o que o criador esteja dizendo é que o universitário é que é modinha, o que, na minha modestíssima opinião é de fato.

Ah sim, isso que eu quis dizer. Lá toca o universitário. Mesmo antes de ganhar esse rótulo as duplas da época já tocavam esse "novo" sertanejo.

E sobre a fórmula musical é aquilo mesmo.

T-Rodman
Veterano
# mai/11
· votar


ham_ham
não, era só a primeira frase relacionado ao sr, em comparação ao CTS aí de Curitiba (alusão ao CTG, rs). A segunda parte é relacionado ao post, tanto que por costume eu deixo uma linha pra separar, rs. E sim, é em E as cordas soltas.

(separando novamente)

BTW, 'sertanejo' está na segunda moda.
A primeira 'modinha' foi na época da novela Rei do Gado. Teve até a música da cerveja na sexta-feira e tal, logo depois teve os A.M.I.G.O.S. Isso foi há o quê, 15 anos atrás.

e agora, parece que tudo que colocam o nome universitário tá na moda. Antes era forró universitário. Agora é sertanejo universitário. Até nos anúncios tem acompanhantes universitárias, rs.

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


ham_ham
E sobre a fórmula musical é aquilo mesmo.


Okay, deixe-me ver se eu entendi.
O que tu chamas de "fórmula musical", seria uma simples sequência de acordes a partir do qual nasce o "resto", que por sua vez é irrelevante.
E que na verdade não se pode criticar o sertanejo porque os acordes são parecidos com o de alguns outros estilos.

Rezo a Deus que não seja isto...

ham_ham
Veterano
# mai/11
· votar


Gaiteiro15
Desculpa, acho que me expressei mal então..
Onde está fórmula musical se entende harmonia. A harmonia é bem simples mesmo.. aquele "quadrado mágico".

Citei os outros estilos pois li em algum comentário, não o seu, que musica boa é musica complexa em questão de acordes e harmonia. É claro que se tratando de execução existe um grande abismo. Mas ai é questão de virtuosismo.

T-Rodman
É verdade.. Xitão e xororó, leandro e leonardo, etc.. foi a primeira evolução do sertanejo se comparar com o sertanejo raiz, a chamada musica caipira (tião carrero e pardinho, paranaense e goiano).

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


ham_ham
Desculpa, acho que me expressei mal então..
Onde está fórmula musical se entende harmonia. A harmonia é bem simples mesmo.. aquele "quadrado mágico".

Ficam algumas perguntas:
1 - Quanto samba, metal, e rock tu já ouviu para afirmar isto?
2 - Realmente ficam passíveis de comparação estes estilos?
3 - Se, mesmo que fossem realmente iguais entre si harmonicamente, não teriam muitos outros fatores relevantes nisto?

ham_ham
Veterano
# mai/11 · Editado por: ham_ham
· votar


Gaiteiro15
1 - Bom, eu já fui guitarrista solo de uma banda cover de Angra (Isso quando tinha uns 15 anos ainda, e não sabia muita coisa). Depois toquei em uma banda de rock nacional. Mas agora só toco violão mesmo. MPB, Samba e Bossa Nova. Maria Rita, Roberta Sá e João Gilberto não saem do meu carro. E toco sertanejo quando umas duplas me pedem. Fora quando eu toco um jazz aqui em casa com meu pai que é trompetista.Então.. eu já ouvi alguma coisa disso.

2 - Claro que tudo não. Mas de um modo geral, na musica Pop e Rock sim.

3 - Muitos fatores, sim. Você pode ter na mesma harmonia varias velocidades, arranjos, instrumentos, interpretações... mas a harmonia ainda é a mesma. Né? um Gm7(b5) vai ser um Gm7(b5) em qualquer musica. O jeito que você monta essa harmonia é que muda.

Nossa... que desviada do assunto do tópico. Foi mal hehe...

Gaiteiro15
Veterano
# mai/11
· votar


ham_ham
Se é assim como disparaste isto?
E a fórmula musical I - V - VI - IV ou I - VI - IV - V que são as que mais se ouvem no sertanejo universitário, tem no samba, rock, hardrock, hardcore, raggae, metal... só muda os arranjos e a execução. Ou seja...

Agora eu vou explicitar a minha opinião.
Acho que as coisas não se resumem muito a isto. A música pode envolver inúmeros outros fatores. Não é porque uma música tem harmonias simples que pode ser comparada com o sertanejo universitário. A música vai muito além disto. Mesmo que um Gm7(b5) continue o mesmo, a música não se chama Gm7(b5), é um conjunto.
Os principais defeitos que se aponta neste estilo são a repetitividade, a futilidade (argumento que não deve ser levado realmente a sério) e exagero por parte dos vocalistas.
Eu particularmente acho um estilo muito repetitivo, e que se torna quase asqueroso, embora respeite quem gosta.

Abraços.

malucobeleza666
Veterano
# mai/11
· votar


Black Horse Guitar


Sabe o que é engraçado?!

Nunca ouço em lugar nenhum essas "coisas" tipo sertanejo universitário!

Sabe por que?

Porque eu não me misturo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Não me preocupo com o que não gosto porque minha praia é outra e não me misturo com quem ou ambiente que não tem a ver comigo, consequentemente essas "coisas" sonoras não faz parte do meu mundo!


Abraços


Meus Pêsames, gosto de me relacionar com outras pessoas, especialmente as meninas/mulheres. Deixa disso, curta seu rock, mas curta a vida, pois ao contrário de você, as outras pessoas gostam de se relacionar, não importa ''estilo''.

andremprs
Veterano
# mai/11 · Editado por: andremprs
· votar


Black Horse Guitar

Concordo com o malucobeleza666.
Acho que não podemos viver como se nada tivesse acontecendo, olhar apenas para nossa frente e não se importar com nada.
Principalmente como musico, acho que devemos sim, escutar outros estilos musicais, mesmo não gostando, mas ouvir para saber como é (pelo menos conhecer).
Na minha opinião os artista devem ser um pouco ecléticos. Sim, é óbvio que não vou ficar escutando Funk, sendo que odeio, mas sim saber que ele existe e ter um opinião sobre o mesmo!

Artistas que não escutam outros estilos, não são criativos.
Música não é só pegar uma guitarra, um violão, um contra baixo, e sair tocando 3 acordes. Música é conhecer outros estilos, inventar, juntar, criar, ser eclético... (sim, ouça muito mais o estilo que você curte, se baseie nele, mas não finja que os outros não existem).

edit: Essa é minha opinião.

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


Reclamam de tudo e não fazem "a música" que tanto idealizam.

ham_ham
Veterano
# mai/11
· votar


Gaiteiro15
Entendo seu ponto de vista. Embora não concorde em alguns poucos pontos, respeito.

embora respeite quem gosta.
Falou tudo =)

malucobeleza666
Verdade.!

2Humbucker
Veterano
# mai/11
· votar


andremprs
Música não é só pegar uma guitarra, um violão, um contra baixo, e sair tocando 3 acordes.

Na verdade isso é música sim, tem até um nome pra isso, PUNK! =P

El_Cabong
Veterano
# mai/11
· votar


Aqui no Rio Grande do Sul, tem uma emissora de TV chamada RBS TV (afiliada da Rede Globo) e nela tem um programa chamado PATROLA.
Neste programa eles estão agora perguntando:
- Se você estivesse frente a frente com o Luan Santana o que diria para ele?

Se me perguntassem acho que eu diria:
- Ah vai aprender a fazer música direito rapaz !

Allan.Melo
Veterano
# mai/11 · Editado por: Allan.Melo
· votar


Reclamam de tudo e não fazem "a música" que tanto idealizam.

Perfeito, Leandro!


Na boa?Não gosta, não ouça.

#Fikadik

El_Cabong
Veterano
# mai/11
· votar


Allan.Melo
LeandroP

Porque reclamam ???

Reclamam porque, geralmente quem gosta desse tipo de música coloca o volume alto pra todo mundo ouvir, pelo menos na minha cidade é assim.
Pagodeiros, sertanejos, forrozeiros, funkeiros, etc...

Se usassem uns headphones, ninguém se incomodaria.

Obs.: Nunca ouvi alguém colocar por exemplo: Djavan no talo.

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


El_Cabong
coloca o volume alto pra todo mundo ouvir

Isso é outro assunto. Gente mal educada tem aos montes.

Mesmo um som do Djavan em volume alto me incomoda se eu não quiser ouvir.

Chad Stroke
Veterano
# mai/11
· votar


LeandroP

Falo tudo. Esse negócio de volume alto só é bom pra quem quer ouvir.

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/11 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


malucobeleza666

Meus Pêsames, gosto de me relacionar com outras pessoas, especialmente as meninas/mulheres. Deixa disso, curta seu rock, mas curta a vida, pois ao contrário de você, as outras pessoas gostam de se relacionar, não importa ''estilo''.

Cara, desculpe minha sinceridade, mas eu nem devia responder esse seu post mas pra não ficar mal entendido no ar

Eu escolho com quem quero me relacionar, isso se chama personalidade e liberdade de escolha

Você me conhece? Pede pra eu curtir a vida?! Aliás onde está o livro da vida que diz que pra curtir a vida deve ser um robozinho e ser igual a todos aceitando tudo que te metem na guela?!

Como você pede pra eu curtir a vida se nem sabe como é minha vida?! Não gostou da minha "filosofia", problema seu, como pode achar que sua "filosofia" de vida é melhor do que outros quando cada um tem sua vida própria?!

Não tô nem aí se outras pessoas gostam de se relacionar, não sou elas! óbvio não é?!

Mais uma vez pergunto, cadê o livro da vida que diz que todos tem de ser iguais pra poder dizer que curtem a vida?

Cada uma que aparece nesses fóruns

OH MALDITA INCLUSÃO DIGITAL!

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/11
· votar


andremprs

Eu disse que só escuto rock?
Você já me viu tocando apenas três acordes?
Você conhece minhas composições pra falar de minha criatividade?

Caramba, quanto metido a intelectual mas que não sabem nem do que falam porque fantasiam inventando histórias como se alguém tivesse dito tal coisa pra eles poderem mostrar que sabem alguma coisa

OH MALDITA INCLUSÃO DIGITAL!

birometaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Caras sertanejo é muito ruim, ritmo porco, não vou nem comentar as letras pq ae é covardia e como eu ja disse antes musica é harmonia, ritmo e melodia. Fujam disso, ja ouvi muito rock de 3 acordes que mesmo assim consegue ter qualidade, as vezes não é oq vc toca mais do geito q vc toca, existe musica simples e boa, mais simples nao quer dizer repetitivo e previsivel.

malucobeleza666
Veterano
# mai/11 · Editado por: malucobeleza666
· votar


Black Horse Guitar

Tranquilo brother, cada um pensa de um jeito né? Tava te empurrando nada não, só conselho! Talvez seje melhor eu aprender um pouco com você; não se misture ou se contaminarás!!! Run to the hills!!!


^^

andremprs
Veterano
# mai/11
· votar


Black Horse Guitar

Amigo, Artistas que não escutam outros estilos, não são criativos. ....
Não estava dizendo isso sobre você, é um novo parágrafo, desculpe se me expressei mal! :D

Abraços

Vagner89
Veterano
# mai/11
· votar


Eu moro no interior, e por aqui o q domina é o sertanejo universitario, eu nem curto muito, mas toco porque é o que as pessoas aqui gostam de ouvir.

andremprs
Veterano
# mai/11
· votar


LeandroP
Reclamam de tudo e não fazem "a música" que tanto idealizam.
A questão não criar a música que idealizo! Gosto de Rock, já está criada, e muito bem pelo jeito! :D

A questão é a dominação do sertanejo e, como posso dizer, o desaparecimento (acho que pode ser está palavra, hehe) de outros estilos. =D

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/11
· votar


A questão é a dominação do sertanejo e, como posso dizer, o desaparecimento (acho que pode ser está palavra, hehe) de outros estilos. =D

Cara, na boa você precisa sair mais! Não confunda mídia com a única realidade! O rock por exemplo, sendo Hard, Heavy, Power, Progressivo, etc continua com força, a diferença é que não aparece na mídia geral e sim na especializada além do público fiel que sempre se mantém e também se renova com as gerações futuras.

Mídia sempre acaba, é tudo moda, mas quando falamos de estilos auto-suficientes, esses atravessam o tempo

A questão é ir até o estilo e não esperar o estilo ir até você! O único estilo que vai atrás das pessoas é o da mídia, estilo esse que é totalmente descartável, pois nunca duram!

Abraços

Charslot
Veterano
# mai/11
· votar


andremprs

você tem que tocar muito!!

Toque, ué.

Mas falando sério, parem de se lamentar. Vai ficar esse cenário musical desagradável até alguem tirar a bunda da frente do computador e tocar.

Não falem, façam.

Tchau, tchau.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sertanejo Universitário Está dominando! #TENSO